Globo Livros lança obra sobre os bastidores do Rock in Rio
Em edição revista e ampliada, Luiz Felipe Carneiro conta segredos e curiosidades das oito edições brasileiras do evento
“Não existe só uma história do Rock in Rio. Existem ao menos três: a história do festival propriamente dito, aquele que ocorre no palco; a saga da produção, que faz o who’s who do pop rock mundial nos últimos 37 anos; e a crônica da passagem pelo Rio dos astros e suas manias, sejam mil rosas compradas, centenas de toalhas brancas ou vinte quentinhas de comida kosher. Luiz Felipe Carneiro entrelaça todas essas dimensões e […] seu relato nos teletransporta às melhores noites de nossa vida” – Arthur Dapieve
Chega às livrarias e lojas digitais, pela Globo Livros, o lançamento de Rock in Rio: a história, em uma edição revista e ampliada, elaborada pelo jornalista Luiz Felipe Carneiro. A obra, cuja primeira versão foi publicada em 2011, ganhou uma nova roupagem para abarcar detalhes de todas as oito edições brasileiras do festival, até agora.
Desde a estreia, o Rock in Rio marcou a história dos grandes eventos, mas no início, empresários e agentes de artistas internacionais não acharam que a ideia daria certo. O publicitário e empresário Roberto Medina e sua equipe tiveram mais de 400 reuniões, durante 70 dias em Nova Iorque, tentando convencer artistas internacionais a se apresentarem no primeiro Rock in Rio. Até um renomado astrólogo, Bola, foi consultado para prever os pontos altos e baixos do evento.
E ele acertou tudo! Desde o sucesso, recorde de público e até a chuva. Roberto Medina, com esse festival, surgiu com uma possibilidade de revigorar a imagem brasileira dos anos anteriores, ao mesmo tempo em que gerava empregos e turismo. Ozzy Osbourne, por exemplo, foi o primeiro a assinar contrato para se apresentar. Queen veio logo depois e Medina até chorou quando o AC/DC topou ser um dos nomes do primeiro Rock in Rio.
Durante os oito festivais em solo carioca, o Rock in Rio garantiu, não apenas apresentações de tirar o fôlego do público, como também histórias eletrizantes de bastidores que estão detalhadas neste lançamento, como o recorde de público do Queen e Iron Maiden, de suas carreiras, já na primeira edição.
Em uma grande viagem no tempo, Luiz Felipe Carneiro abre as portas dos bastidores do maior festival de música e entretenimento do mundo e revela diversos segredos de produção dos mais de 30 anos de história. Para coroar a edição, o livro conta, ainda, com 32 páginas de fotos para ilustrar grandes momentos. Este trabalho é, certamente, um tesouro para os amantes de festivais.
Sobre o autor:
Luiz Felipe Carneiro é jornalista e pesquisador musical. Trabalhou na Folha de São Paulo, na International Magazine, no SRzd, além de ter colaborado para veículos como Jornal do Brasil e Carta Capital. É autor do livro Os 50 maiores shows da história da música e idealizador do Alta Fidelidade, canal no YouTube com mais de 1,5 mil vídeos publicados sobre música.
Título: Rock in Rio: a história
Autor: Luiz Felipe Carneiro | Páginas: 504 | Formato: 15,5cmX23cm
ISBN: 9786555670592 | Preço: R$ 69,90 | Preço e-book: R$ 49,90
Com informações: Assessoria de comunicação Editora Globo