Gorillaz revela “ORANGE COUNTY” e “The Hardest Thing”
NOVO ÁLBUM DE ESTÚDIO “The Mountain” – LANÇAMENTO EM 27 DE FEVEREIRO DE 2026
THE MOUNTAIN TOUR 2026
REINO UNIDO & IRLANDA 2026 + DATAS EM FESTIVAIS NA EUROPA
MAIOR SHOW NO REINO UNIDO ATÉ HOJE TOTTENHAM HOTSPUR STADIUM
SÁBADO, 20 DE JUNHO DE 2026
COM PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DE SPARKS E TRUENO
INGRESSOS JÁ À VENDA EM GORILLAZ.COM
HOUSE OF KONG
UMA EXPOSIÇÃO COMO NENHUMA OUTRA
EM LOS ANGELES POR TEMPO LIMITADO
26 de fevereiro – 19 de março de 2026
ROLLING GREENS, DOWNTOWN L.A.
ASSISTA AO TRAILER DA EXPOSIÇÃO AQUI
Ingressos para a exposição disponíveis AQUI
O Gorillaz escala The Mountain com uma nova faixa lançada hoje, intitulada “Orange County” (com Bizarrap, Kara Jackson e Anoushka Shankar), acompanhada por sua faixa complementar “The Hardest Thing” (com Tony Allen). Lado a lado no novo álbum de estúdio The Mountain, com lançamento em 27 de fevereiro de 2026 pelo novo selo do Gorillaz, KONG, as duas faixas também estão disponíveis agora em um vinil duplo de edição limitada de 7 polegadas (Double A Side). Experimente a peça completa de 8 minutos com as duas faixas conforme o conceito original AQUI.
Escrita por Damon Albarn, The Hardest Thing abre com a voz do colaborador e amigo de longa data, o pioneiro músico e baterista Tony Allen, que faleceu em 2020. A música é uma bela exploração do luto e da esperança, temas centrais do novo álbum The Mountain, com a letra comovente “You know the hardest thing is to say goodbye to someone you love, that is the hardest thing” (“Você sabe que o mais difícil é dizer adeus a alguém que você ama, isso é o mais difícil”), que ecoa em Orange County.
A faixa traz Albarn acompanhado pela cantora, compositora e poeta Kara Jackson nos vocais, além da sitarista Anoushka Shankar, indicada 14 vezes ao Grammy. Produzida por Gorillaz e Bizarrap, Orange County foi escrita por Damon Albarn, pela ex-Poeta Jovem Laureada Nacional dos EUA, Kara Jackson, e pelo artista, produtor e inovador musical argentino Bizarrap, vencedor de quatro Grammys Latinos.
The Mountain é o nono álbum de estúdio do Gorillaz, um vasto panorama sonoro de instrumentos e timbres, ricamente construído com vozes, melodias e batidas envolventes. São 15 faixas que representam a essência do espírito colaborativo da banda. O disco conta com uma lista extraordinária de artistas e colaboradores, incluindo: Ajay Prasanna, Amaan & Ayaan Ali Bangash, Anoushka Shankar, Asha Bhosle, Asha Puthli, Bizarrap, Black Thought, Gruff Rhys, IDLES, Jalen Ngonda, Johnny Marr, Kara Jackson, Omar Souleyman, Paul Simonon, Sparks, Trueno e Yasiin Bey, além das vozes de amigos e colaboradores que já partiram, como Bobby Womack, Dave Jolicoeur, Dennis Hopper, Mark E. Smith, Proof e Tony Allen. The Mountain é uma trilha para uma festa na fronteira entre este mundo e o que vier a seguir, explorando a jornada da vida e a emoção de existir.
A The Mountain Tour começará com dois shows de aquecimento em Bradford nos dias 13 e 14 de março, antes da abertura oficial em Manchester, em 20 de março de 2026. A turnê passará por arenas no Reino Unido e Irlanda, com shows principais em Birmingham, Glasgow (ESGOTADO), Leeds, Cardiff (ESGOTADO), Nottingham, Liverpool, Belfast (ESGOTADO) e Dublin (ESGOTADO). Haverá ainda uma apresentação única no Tottenham Hotspur Stadium, em Londres, em 20 de junho de 2026 – o maior show da banda no Reino Unido até hoje – com Sparks e Trueno como convidados. A turnê também inclui datas em festivais por toda a Europa no verão de 2026. Lista completa de datas, ingressos e informações abaixo e em Gorillaz.com.
Após a aclamada temporada em Londres no ano passado, os portões icônicos de Kong – o lendário lar do Gorillaz – se abrirão no centro de Los Angeles quando a nova exposição imersiva House of Kong inaugurar para uma temporada limitada de quatro semanas, de 26 de fevereiro a 19 de março de 2026, no Rolling Greens. Os ingressos para a exposição já estão à venda aqui. A exposição será acompanhada por dois shows únicos e especiais do Gorillaz no Hollywood Palladium, nos dias 22 e 23 de fevereiro. Essas datas únicas nos EUA contarão com Damon Albarn e a banda ao vivo do Gorillaz acompanhados por convidados especiais no palco para apresentar o novo álbum da banda, ‘The Mountain’, na íntegra, do começo ao fim, sob o olhar atento de Murdoc, Noodle, Russel e 2D.
Orange County (com Bizarrap, Kara Jackson e Anoushka Shankar) + The Hardest Thing (com Tony Allen) é um lançamento duplo, disponível digitalmente e em vinil duplo de edição limitada de 7 polegadas. Ouça aqui.
Ouça também as faixas já lançadas de The Mountain: Damascus (feat. Omar Souleyman and Yasiin Bey) AQUI, The God of Lying (feat. IDLES) AQUI The Manifesto (feat. Trueno and Proof) AQUI e The Happy Dictator (feat. Sparks) AQUI.
The Mountain foi produzido por Gorillaz, James Ford, Samuel Egglenton e Remi Kabaka Jr., além de Bizarrap (em Orange County). O álbum foi gravado no Studio 13, em Londres e Devon, e em diversos locais na Índia, incluindo Mumbai, Nova Délhi, Rajastão e Varanasi, além de Asgabate, Damasco, Los Angeles, Miami e Nova York. O disco reúne artistas que cantam em cinco idiomas: árabe, inglês, hindi, espanhol e iorubá.
A arte de The Mountain apresenta o estilo distinto, e sempre em evolução, do artista visual Jamie Hewlett, retratando o universo do Gorillaz com detalhes intrincados e belíssimos em uma série de ilustrações feitas à mão. As imagens mostram Murdoc, Noodle, Russel e 2D durante seu tempo na Índia, trabalhando no novo álbum, e estarão disponíveis em livro e em uma coleção de gravuras 12×12.
The Mountain – Lista de faixas:
- The Mountain (feat. Dennis Hopper, Ajay Prasanna, Anoushka Shankar, Amaan Ali Bangash and Ayaan Ali Bangash)
- The Moon Cave (feat. Asha Puthli, Bobby Womack, Dave Jolicoeur, Jalen Ngonda and Black Thought)
- The Happy Dictator (feat. Sparks)
- The Hardest Thing (feat. Tony Allen)
- Orange County (feat. Bizarrap, Kara Jackson and Anoushka Shankar)
- The God of Lying (feat. IDLES)
- The Empty Dream Machine (feat. Black Thought, Johnny Marr and Anoushka Shankar)
- The Manifesto (feat. Trueno and Proof)
- The Plastic Guru (feat. Johnny Marr and Anoushka Shankar)
- Delirium (feat. Mark E. Smith)
- Damascus (feat. Omar Souleyman and Yasiin Bey)
- The Shadowy Light (feat. Asha Bhosle, Gruff Rhys, Ajay Prasanna, Amaan Ali Bangash and Ayaan Ali Bangash)
- Casablanca (feat. Paul Simonon and Johnny Marr)
- The Sweet Prince (feat. Ajay Prasanna, Johnny Marr and Anoushka Shankar)
- The Sad God (feat. Black Thought, Ajay Prasanna and Anoushka Shankar)
The Mountain estará disponível nos seguintes formatos: Download Digital; CD Standard; CD Deluxe 2 discos (inclui uma seleção de faixas ao vivo do Mystery Show); Vinil Standard; Edição em Vinil com Livro de Capa Dura; Box de Colecionador em Edição Limitada (inclui Art Prints). Adquira na pré-venda AQUI.
Pré-venda / pre-save The Mountain AQUI
The Mountain Tour 2026:
Ingressos e informações: www.gorillaz.com
UK & Ireland Dates:
13 March – BRADFORD, Bradford Live (Warm Up Show) – SOLD OUT!
14 march – BRADFORD, Bradford Live (Warm Up Show) – SOLD OUT!
20 March – MANCHESTER, Co-op Live – NEW DATE DUE TO DEMAND!
21 March – MANCHESTER, Co-op Live
22 March – BIRMINGHAM, bp pulse LIVE
24 March – GLASGOW, OVO Hydro* – SOLD OUT!
25 March – LEEDS, First Direct Arena*
27 March – CARDIFF, Utilita Arena* – SOLD OUT!
28 March – NOTTINGHAM, Motorpoint Arena*
29 March – LIVERPOOL, M&S Bank Arena*
31 March – BELFAST, SSE Arena* – SOLD OUT!
01 April – DUBLIN, 3Arena* – SOLD OUT!
02 April – DUBLIN, 3Arena* – NEW DATE DUE TO DEMAND! SOLD OUT!
* com participação de Trueno
20 junho – LONDRES, Tottenham Hotspur Stadium
Com participação de Sparks e Trueno
Datas em Festivais Europeus
05 de junho – FRANÇA, Paris – We Love Green Festival
06 de junho – ESPANHA, Barcelona – Primavera Sound Barcelona
10 de junho – REPÚBLICA TCHECA, Hradec Králové – Rock For People
11 a 13 de junho – PORTUGAL, Porto – Primavera Sound Porto
14 de junho – HOLANDA, Hilvarenbeek – Best Kept Secret
23 de junho – CROÁCIA, Zagreb – INmusic Festival
25 de junho – GRÉCIA, Atenas – Release Athens x SNF Nostos 2026
27 de junho – ITÁLIA, Lido di Camaiore – La Prima Estate Festival
2 de julho – DINAMARCA – Roskilde Festival
4 de julho – BÉLGICA – Rock Werchter
5 de julho – LUXEMBURGO, Luxepo Open Air
9 de julho – ESLOVÁQUIA, Trencin – Pohoda Festival
11 de julho – FRANÇA, Ais-les-Bains – Musilac Festival
14 de julho – TURQUIA, Istambul – Pozitif Vibrations – NOVA DATA DEVIDO À ALTA DEMANDA!
16 de julho – TURQUIA, Istambul – Pozitif Vibrations
18 de julho – BULGÁRIA, Plovdiv – PhillGood Festival
23 de julho – SUIÇA, Nyon – Paleo Festival
25 de julho – ITÁLIA, Trieste – Piazza Unità d’Italia
13 de agosto – POLÔNIA, Poznan – BitterSweet Festival
15 de agosto – SUÉCIA, Gotemburgo – Way Out West
22 de agosto – CAZAQUISTÃO, Almaty – Kazakhstan Park Live
29 de agosto – IRLANDA, Stradbally – Electric Picnic
Sobre o GORILLAZ:
Criado pelo músico Damon Albarn e pelo artista Jamie Hewlett, o Gorillaz é formado pelo vocalista 2D, o baixista Murdoc Niccals, o baterista Russel Hobbs e a guitarrista prodígio japonesa Noodle. A banda virtual vencedora do BRIT e do Grammy surgiu a partir de uma combinação de acasos, encontros e pura sorte, explodindo um mundo pré-digital com sua colorida narrativa e suas maneiras virtuais inovadoras. Baseado no Kong Studios, o Gorillaz consolidou uma vida de inovação musical com uma lista impressionante de colaboradores, incluindo lendas, gênios e futuras estrelas como Elton John, Little Simz, MF Doom, Jean-Michel Jarre, Grace Jones, slowthai, Kali Uchis, Sidiki Diabaté, entre tantos outros. Com oito álbuns lançados – Gorillaz (2001), Demon Days (2005), Plastic Beach (2010), The Fall (2011), Humanz (2017), The Now Now (2018), Song Machine: Season One – Strange Timez (2020) e Cracker Island (2023), o Gorillaz é um verdadeiro fenômeno global, conquistando sucesso de maneiras sempre novas e únicas, em turnês que vão de San Diego a Síria, Montevidéu a Manchester, além de diversos prêmios, incluindo a cobiçada Jim Henson Creativity Honor.
Sobre ANOUSHKA SHANKAR:
Ler a lista de conquistas da sitarista e compositora Anoushka Shankar é como percorrer várias vidas em uma só. Ela é uma artista prolífica indicada 13 vezes ao Grammy, veterana de turnês, compositora de trilhas de cinema, curadora artística, autora publicada e ativista apaixonada.
Anoushka foi a pessoa mais jovem e a primeira mulher a receber o British House of Commons Shield aos 18 anos. É membro honorário da Royal Academy of Music, a primeira musicista indiana a se apresentar ao vivo ou atuar como apresentadora no Grammy Awards, e a primeira mulher indiana indicada ao prêmio. Foi uma das cinco primeiras compositoras mulheres incluídas no currículo de música do A-level no Reino Unido. Recebeu o título honorário em Música pela Universidade de Oxford, foi indicada ao Ivor Novello por sua trilha de A Suitable Boy e, mais recentemente, venceu o Ivor Novello Innovation Award 2025.
Atualmente, Anoushka celebra trinta anos de carreira em turnês internacionais desde sua estreia prodigiosa aos treze anos. Ela começou a estudar sitar e música clássica indiana sob a intensa tutoria de seu pai, Pandit Ravi Shankar, aprendendo de ouvido não apenas a tradição musical transmitida por gerações, mas também a liberdade de improvisação pela qual seu pai era amplamente reconhecido.
Seu amor por essa liberdade criativa a levou a atravessar fronteiras e tempos para colaborar com uma impressionante variedade de artistas, incluindo Herbie Hancock, Patti Smith, Sting, Zubin Mehta, Joshua Bell, Arooj Aftab, Jacob Collier, Nils Frahm, M.I.A., Sua Santidade o Dalai Lama e sua meia-irmã Norah Jones.
Sua versatilidade vem de anos aperfeiçoando sua arte em palcos que vão de cafés de jazz lendários a salas sinfônicas icônicas e festivais para 40 mil pessoas. Tocou com orquestras renomadas e formações de banda em constante mudança, desenvolvendo confiança para ser artisticamente autêntica e se conectar com o público de coração aberto.
Seu lançamento mais recente é Chapter III: We Return to Light, parte final de uma trilogia de mini-álbuns. Ela também foi diretora convidada do Brighton Festival 2025. Reconhecida como uma artista singular e que transcende gêneros, Anoushka é conhecida por abrir novos caminhos e manter um compromisso inabalável em criar conexões, esperança e paz através da música.
Sobre BIZARRAP:
BIZARRAP (BZRP), artista e produtor argentino, é uma das figuras centrais da música global. Um verdadeiro inovador da música latina, ele conquistou o público internacional e consolidou sua posição como um dos artistas mais ouvidos do mundo nos últimos anos.
Vencedor de quatro Grammys Latinos e quatro recordes mundiais do Guinness em 2023, Bizarrap redefiniu o papel do produtor, deixando uma marca indiscutível na história da música.
Entre os dez artistas mais reproduzidos globalmente, ele ultrapassou 16 bilhões de streams somando Spotify e YouTube, tornando-se o primeiro artista argentino a colocar três músicas em primeiro lugar no ranking global. 28 de suas faixas entraram no Top 200 Global, e sua Session #53 com Shakira alcançou a maior estreia em espanhol da história das duas plataformas.
Seu único EP, “en dormir sin Madrid”, já ultrapassou 1 bilhão de reproduções no Spotify. Em 2024, Bizarrap iniciou sua turnê LIVE TOUR, apresentando seu DJ set como um dos artistas principais do Coachella, um dos festivais mais icônicos do mundo, além de levar seu próprio show pela primeira vez ao México, Nova York e Porto Rico.
Recentemente, lançou sua aguardada sessão com Daddy Yankee, que se tornou um sucesso global instantâneo. Com esse marco, fez história como o primeiro artista argentino a se apresentar no intervalo de um jogo da NFL, consolidando ainda mais seu impacto mundial.
Sobre KARA JACKSON:
Kara Jackson é poeta premiada, cantora, compositora, produtora e performer, nascida e criada em Chicago, Illinois. Criada em Oak Park, em uma família com raízes profundas no sul dos Estados Unidos, seu trabalho traça um mapa vivo que conecta o sul profundo ao meio-oeste, explorando linhagem, lugar e memória.
Inspirando-se fortemente nas histórias e experiências das mulheres de sua família, Jackson usa a escrita e a música para examinar como as histórias herdadas moldam o presente.
Ela foi Poeta Jovem Laureada Nacional dos Estados Unidos em 2019 e Poeta Jovem Laureada de Chicago em 2018. Seus textos já foram publicados em POETRY, Frontier Poetry, Nimrod Literary Journal, Rookie Mag, The Lily e Saint Heron.
Com informações: Imprensa HQ MUSIC