Guitarras e breakbeats no novo EP do duo mineiro Paira
Considerada uma das grandes revelações do indie nacional, a banda lança seu segundo trabalho pela Balaclava Records
No dia 14 de agosto, o duo Paira apresenta o seu segundo material, intitulado simplesmente EP02, com lançamento pelo selo Balaclava Records.
Neste segundo trabalho, a banda mineira de rock alternativo/eletrônico continua e avança sua proposta de unir guitarras com os breakbeats encontrados em gêneros como o Drum and Bass e UK Garage, mas dessa vez levando para um lado mais Indie e “cru” em relação ao primeiro lançamento do duo, com influência mais presente de artistas como Alex G, Porches e do produtor de funk Rensgo, do Distrito Federal.
“Esse EP foi quase todo composto no segundo semestre de 2024, em meio a uma barragem de viagens para fazer e assistir shows juntos com a Balaclava, sem contar que estávamos os dois vivendo relacionamentos a distância nesse período”, diz André Pádua.”Começamos a morar juntos pra tocar a Paira pra frente, mas quase não paramos em casa nesse tempo. Acho que o EP02 vem um pouco desse caos repleto de vivências novas e empolgantes”, complementa Clara Borges.
EP02 foi produzido por Paira e Roberto Kramer, com gravação, mixagem e masterização também assinados por Kramer.
O lançamento vem acompanhado de um videoclipe para a música “Pra Sonhar”, dirigido por Lucas Campos. O clipe foi gravado no Parque Ecológico da Pampulha de forma independente, utilizando uma câmera 360, e estrela Nuno e Cora, filhos de membros da equipe, como dois anjinhos flautistas. “Acredito que está seja a música da discografia da Paira com a letra mais positiva. Fala de nascimento e expansão, do novo. Tentamos retratar isso no clipe buscando as imagens distorcidas da câmera 360 e dos anjinhos como sinais de coisas boas por vir”, complementa Lucas.
Paira é uma dupla de alt-rock eletrônico de Belo Horizonte, Brasil, formada por Clara Borges (@claragbb) e André Pádua (@dedeco_________vgm_dj). A banda reúne influências que a princípio podem parecer incompatíveis, mas as transforma em algo nostálgico e ao mesmo tempo inovador.
Essas referências vão do som de bandas alternativas como Cap’n Jazz, Number Girl, Grouper e American Football até a produção experimental e energética de artistas como Goldie e Squarepusher, passando também pelos brasileiros Charlie Brown Jr. e Clube da Esquina. Seu material de estreia – intitulado simplesmente EP01 – lançado em julho de 2024 pela Balaclava Records, mostra toda essa gama, indo de batidas rápidas e agressivas até momentos doces e oníricos.
Ficha técnica EP02:
Produção – Paira e Roberto Kramer
Guitarra e Voz – Clara Borges e André Pádua
Mixagem e Masterização – Roberto Kramer
Letras – Vinicius Cabral
Arranjos – André Pádua
Bateria – André Pádua e Clara Borges
Baixo – André Pádua e Roberto Kramer
Com informações: FRANCINE RAMOS – Assessoria de Imprensa