Instrumental Sesc Brasil leva diversidade musical ao Sesc 24 de Maio

Humberto Zigler Sexteto, Atønito, Sergio Reze Falando Música Quarteto, Heloísa Fernandes Quarteto e Freedom Big Band são as atrações do mês

  

No mês de agosto, o palco do Sesc 24 de Maio recebe o projeto Instrumental Sesc Brasil, um dos mais importantes e longevos projetos de música instrumental do país dedicado à música instrumental brasileira em suas mais diversas vertentes. Sempre às terças, 19h, as apresentações permanecem gratuitas e abertas ao público em geral. Ao término dos espetáculos, serão fornecidas, também gratuitamente, vans para as principais estações de metrô do entorno.

 

Em setembro, ISB volta a ser apresentado no Teatro Anchieta, no Sesc Consolação.

 

Para abrir a série de 5 shows, no dia 02Humberto Zigler (baterista) e seu sexteto, trazem o repertório de seu primeiro álbum solo, The Fisherman, resultado de pesquisa realizada ao longo de 30 anos de carreira sobre as raízes africanas, tanto na música brasileira como na de New Orleans. Além de Zigler, o sexteto é composto por Vinicius Barros (percussão), Rodolfo Crepaldi (guitarra), Joseph Oliveira (contrabaixo), Jonas Dantas (piano) e Denilson Martins (sax). Já no dia 09 é a vez do show do grupo Atønitoformado pelo saxofonista Cuca Ferreira, um dos idealizadores do projeto Bixiga70, Loco Sosa (bateria) e Rô Fonseca (guitarra).

 

Na terça seguinte, dia 16Sergio Reze sobe ao palco com o projeto autoral Falando Música Quarteto, acompanhado por Alexandre Ribeiro (clarinete), Daniel Grajew (piano/acordeon) e Sidiel Vieira (contrabaixo). No dia 23, a compositora e pianista Heloísa Fernandes se apresenta ao lado de Ari Colares (percussão), Toninho Carrasqueira (flauta) e Zeca Assumpção (contrabaixo) com um repertório de músicas autorais em formações de duo, trio e quarteto. Fechando o mês de agosto, a Freedom Big Band, formada por 18 músicos, traz o repertório do seu primeiro CD Centenário da Semana de Arte Moderna, inspirado em diversas obras apresentadas na Semana de 22.

 

Para assistir aos shows, não é necessário ser matriculado no Sesc; basta retirar o ingresso na bilheteria do Sesc 24 de Maio a partir das 14h ou no portal sescsp.org.br, a partir das 12h, no dia de cada apresentação.

 

Transmissão ao vivo e interação com o público

 

Para aqueles que preferirem, as apresentações são transmitidas ao vivo, por meio do canal do YouTube do Instrumental Sesc Brasil (www.youtube.com/instrumentalsescbrasil). Além disso, os internautas têm a possiblidade de fazer perguntas aos artistas, que são respondidas com a mediação da jornalista Patrícia Palumbo durante o show.

 

Inscreva-se também no canal https://www.youtube.com/sescsp e fique por dentro de toda a programação que acontece nas unidades do Sesc no estado de São Paulo. Basta ter uma conta gratuita no Google.

 

Instrumental no SescTV 

 

Aos domingos, no canal do SescTV, são transmitidas as reprises de shows do ISB que aconteceram nos últimos anos. Nessas transmissões, o público tem a oportunidade de acompanhar diversos artistas que passaram pelo palco do Teatro Anchieta.

 

Assista a shows gravados do Instrumental Sesc Brasil e ao programa Passagem de Som, todo domingo no SescTV em www.sesctv.org.br, por operadoras de TV por assinatura ou via satélite em todo o Brasil.

 

Para sintonizar o SescTV

 

Ao vivo e sob demanda em sesctv.org.br ou consulte sua operadora

 

Sesc 24 de Maio

 

Projetado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, o Sesc 24 de Maio foi construído de maneira a ressignificar a antiga estrutura do edifício da loja de departamentos Mesbla, com 13 pavimentos principais que se integram por rampas dimensionadas como extensão da cidade. O teatro, palco do ISB de julho e agosto, possui arquitetura cênica despojada com plateia retangular e tem 245 assentos, lugares exclusivos para pessoas com deficiência, obesos, baixa visão, cadeirantes ou com mobilidade reduzida e acompanhantes.

 

Confira a programação de agosto do Instrumental Sesc Brasil

 

Humberto Zigler Sexteto – The Fisherman  

Terça, 2 de agosto, às 19h

Teatro Sesc 24 de maio

Grátis*

Livre

The Fisherman é um show que traz toda a energia do baterista Humberto Zigler para os palcos. Fruto de experiências com as múltiplas linguagens musicais vivenciadas ao longo de sua carreira, ele apresenta seu trabalho autoral, trazendo forte influência da sonoridade africana na diáspora. O músico é acompanhado por Vinicius Barros (percussão), Rodolfo Crepaldi (guitarra), Joseph Oliveira (contrabaixo), Jonas Dantas (piano) e Denilson Martins (sax). O sexteto também apresenta músicas de Hermeto Paschoal, Smokey Johnson e W. Quezergue.

 

Atønito

Terça, 9 de agosto, às 19h

Teatro Sesc 24 de maio

Grátis*

Livre

Numa proposta que resultou em um som potente, inovador, urgente e inquieto, Cuca Ferreira (saxofone) escolheu como parceiros para compor a banda Atønito dois artistas contemporâneos e amigos de muitos anos: Loco Sosa (bateria) e Rô Fonseca (guitarra). Cuca carrega destaque e história na cena musical paulistana como integrante e um dos idealizadores do projeto Bixiga70. Como compositor e arranjador, ele também vem participando de vários trabalhos de grandes artistas brasileiros. Neste show o grupo apresenta um repertório cuja sonoridade, inspirada na poluição sonora de São Paulo, é “forte, urgente e inquieta, como nossos dias”, nas palavras de Cuca, mixando freejazz, indierock, punk e outros gêneros não classificáveis.

 

O projeto instrumental Atønito, criado pelo músico e arranjador saxofonista Oscar Cuca Ferreira e, está no seu segundo álbum autoral que leva o nome de AQUI e, toca músicas dos dois discos no dia 09/08 no Instrumental Sesc Brasil.

 

Cuca é músico instrumentista que carrega destaque e história na cena musical paulistana como integrante e um dos idealizadores do reconhecido internacionalmente e nacionalmente projeto Bixiga70.
Numa proposta que resultou em um som potente, inovador, urgente e inquieto, Cuca escolheu como parceiros para compor a banda Atønito dois artistas contemporâneos e amigos de muitos anos: Loco Sosa e Rô Fonseca.

 

Na bateria ou disparando samples, Loco Sosa é um dos músicos mais requisitados da cena paulistana. Loco tem em sua trajetória passagem pela banda base do programa Conversa com Bial na TV Globo, Membro fundador da banda Los Pirata, trabalhou com artistas como Agridoce(Pitty), Curumin, Meno Del Picchia, Pélico, Vanguart, Arnaldo Antunes, Lu Horta, Patricia Bastos, Dante Ozzetti, entre outros. É também produtor musical e engenheiro de som formado pela Oxford School of Audio – Inglaterra e um dos bateristas mais requisitados para gravações no país.

 

Rô Fonseca é músico, compositor e produtor paulistano. Formado pelo Guitar Institute of Technology em Los Angeles, atua como produtor de áudio e fonográfico há mais de 20 anos, à frente da Baticum Music com dezenas de discos lançados e trabalhos veiculados. Tradicionalmente um “artista de estúdio”, Rô Fonseca volta aos palcos com o projeto Atønito.

 

Com o segundo álbum lançado em 2020, em meio a pandemia, a banda lançou novos projetos audiovisuais com artistas visuais do Brasil.

 

Os singles do disco foram lançados em obras de arte visual-fotografia e vídeo clipe, com livre criação dos artistas convidados como Marcos Vilas Boas para a música “Limite” e Francisco Porto e Luiza Queiroz para a faixa Sentido (part2) que possui voz de Luiza Lian. (https://www.youtube.com/watch?v=eX6RGwij9Mo)

 

Sergio Reze Falando Música Quarteto  

Terça, 16 de agosto, às 19h

Teatro Sesc 24 de maio

Grátis*

Livre

O baterista Sergio Reze, acompanhado de Alexandre Ribeiro (clarinete), Daniel Grajew (piano/acordeon) e Sidiel Vieira (contrabaixo), apresenta um show cuja proposta é fazer uma viagem por meio da linguagem dos sons para um Brasil que conecta suas raízes e memórias afetivas, utilizando diferentes estilos musicais como maxixe, choro, samba, bossa nova, sons do Nordeste, de Minas Gerais e de parceiros musicais. No repertório estão músicas como Asa Branca (Luiz Gonzaga) e Chovendo na Roseira (Tom Jobim).

 

Heloísa Fernandes Quarteto

Terça, 23 de agosto, às 19h

Teatro Sesc 24 de maio

Grátis*

Livre

A pianista e compositora Heloísa Fernandes possui uma linguagem original, de muita brasilidade, que mescla diversas fontes inspiradoras e que tem no improviso uma de suas características principais. Ao longo de sua trajetória, tocou e gravou com artistas como Naná Vasconcelos, Teco Cardoso, Cláudio Cruz e Alceu Reis. Neste show, ao lado de Ari Colares (percussão), Toninho Carrasqueira (flauta) e Zeca Assumpção (contrabaixo), ela mostra suas composições em formação de duos, trios e em quarteto.

 

Freedom Big Band

Terça, 30 de agosto, às 19h

Teatro Sesc 24 de maio

Grátis*

Livre

O show apresenta a Semana de Arte Moderna, o primeiro álbum da Freedom Big Band, com a proposta de musicar quadros, esculturas, monumentos e poemas vinculados à Semana de 22. O repertório autoral faz referência a diversas obras que foram apresentadas na época. Quatorze dos 18 músicos da Freedom têm em comum a experiência da atuação na consagrada Orquestra Jovem Tom Jobim, popularmente conhecida como “Jazzinha”.

 

*Ingressos disponíveis, a partir das 14h no dia de cada apresentação, nas bilheterias do Sesc 24 de Maio ou no portal sescsp.org.br , a partir das 12h .

 

Sesc TV

 

Redes do SescTV

Twitter @sesctv

facebook.com/sesctv

Instagram @sesctv

 

Sesc 24 de Maio

 

Rua 24 de Maio, 109, Centro, São Paulo

350 metros do Metrô República

Informações: (11) 3350-6300

sescsp.org.br/24demaio

Facebook, Instagram e Twitter: /sesc24demaio

Transmissão ao vivo em: youtube.com/instrumentalsescbrasil

 

Horário de Funcionamento

 

Terça a sábado, das 9h às 21h

Domingos e feriados, das 9h às 18h

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações:  Assessoria de Imprensa | Sesc 24 de Maio | Sesc Consolação

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje (20/05), é aniversário do cantor, compositor e pintor Bryan Behr @bryanbehroficial que completa 28 anos.

#bryanbehr #boomerangmusic #happybirthday
Hoje (15/05), é aniversário do músico e produtor Brian Eno @brianeno que completa 76 anos.

Foi integrante da banda Roxy Music, mas produziu dezenas de artistas como U2, David Bowie, entre muitos.

#brianeno #happybirthday
#boomerangmusic
Hoje (15/05), é aniversário do cantor e compositor Andrew Eldritch @andrew_eldritch que completa 65 anos.

Vocalista e fundador da banda The Sisters Of Mercy

#thesistersofmercy #andreweldritch #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (15/05), é aniversário do cantor, compositor, ator e multiinstrumentista André Abujamra @andre_abujamra que completa 59 anos.

#andreabujamra #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (13/05), é aniversário do cantor e compositor Sebastião Reis @sebastiao.reis13 que completa 29 anos.

#sebastiaoreis #boomerangmusic #happybirthday
Hoje (13/05), é aniversário do mágico cantor, compositor, pianista e multiinstrumentista Stevie Wonder que completa 74 anos.

#steviewonder #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (12/05), é aniversário do baterista e multiinstrumentista André Jung @andrejung61 que completa 63 anos.

Foi baterista dos Titãs e da banda IRA!

#Andrejung #boomerangmusic #happybirthday
Hoje (12/05), é aniversário do cantor, compositor e guitarrista Clemente @clementetadeu das bandas Plebe Rude e Inocentes.

#Clemente #happybirthday #boomerangmusic