“Interessante”: Ferrugem trilha novos caminhos em álbum de inéditas

CLIQUE AQUI E OUÇA AGORA O ÁLBUM “INTERESSANTE”!

 

Experimentos criativos e sonoros guiam disco do cantor carioca

 

É tempo de celebração para Ferrugem. O cantor lança “Interessante”, seu mais novo álbum. A tracklist composta por 11 canções – sete inéditas e uma regravação, além dos hits “Saudade”, “Me Perdoa” (com Luísa Sonza e IZA, respectivamente) e a faixa-título, que atualmente figuram entre as preferidas do público no catálogo do artista, já está disponível nas plataformas de música. Este é o primeiro registro de estúdio lançado por ele desde “Abre Alas”, de 2020.

 

A novidade vem em ótima fase para o carioca, que bate recordes na música. Na última semana, ele tornou-se o artista de pagode mais seguido no Spotify, com mais de 5,3 milhões de seguidores. “Não sou um cantor que se deslumbra muito com números, sabe? Mas me faz um bem danado saber que o meu trabalho está gerando identificação em tanta gente. E esse projeto vem exatamente com esse objetivo: contar histórias que emocionam as pessoas”, ele explica.

 

Histórias essas que passeiam por temáticas e cenários diversos, que não necessariamente condizem com suas vivências pessoais. “Pela primeira vez tô vindo com um material mais melancólico. Canções sobre amores que não dão certo, sabe? No caso dessas mais tristes, eu imprimo a minha verdade de forma diferente na música, porque o momento que tô vivendo hoje em dia é de muita felicidade no amor”, ele revela, sobre algumas das novas faixas. “É um processo legal me colocar de intérprete dessas dores”, completa.

 

Carro-chefe do lançamento, a regravação de “Todo Amor do Mundo” exemplifica esse novo campo criativo. “Cara, é um som que traz reflexões sobre o amor próprio que é necessário pra gente terminar uma relação que já não faz mais sentido… São temas que muita gente pode se identificar. É uma letra muito humana”, descreve. Originalmente gravada por Davizinho, o single ganha um videoclipe ao meio-dia desta sexta-feira (11).

 

Todas as outras faixas também ganham visuais, na quinta-feira da semana seguinte, dia 17, em seu canal no YouTube. Os videoclipes, assim como a capa do disco, foram produzidas diante das paisagens de Areal, município da região serrana do Rio de Janeiro.

 

Clique aqui e confira “Todo Amor do Mundo”:   Ferrugem – Todo Amor do Mundo (Clipe Oficial) – YouTube

 

AMORES FINITOS

 

O abre-alas desta nova era na carreira do carioca foi o single “Interessante”, lançado em maio deste ano. Com letra e videoclipe em homenagem ao seu aniversário de casamento com Thaís Vasconcelos, que completou meia década em 2023, a faixa canta sobre um romance que nasceu de repente, mas que veio para ficar.

 

“Nunca tive medo de ser romântico. A gente, que é do pagode, tá cantando sobre sentimentos o tempo todo, é parte da beleza do nosso som. Como cantor de pagode, não consigo ser blasé sobre o amor”, ele expõe, sobre o processo criativo por trás de suas músicas.

 

No single seguinte, “Saudade” (com Luísa Sonza, lançado em junho), a temática era outra: em um mix de pagode com música pop, o dueto narra as lembranças de um ex-casal, que recorda os momentos de felicidade em meio à melancolia e nostalgia.

 

Esse cenário, das relações que não deram certo, são parte da novidade do álbum que vem aí. “Nem todos os finais são felizes nesse disco”, afirma Ferrugem. “Mas isso acaba rendendo espaço para letras que são bonitas demais, ainda que possam doer em quem se identifica com elas”.

 

É o caso de “Lágrima Caindo”, que versa sobre a dificuldade de abrir mão de um relacionamento que tinha o potencial de durar toda a vida. “Coração parou no tempo/E esse sentimento tá me destruindo”, ele canta, em vocais cuja potência denota a intensidade do sentimento de que se fala. Por sua vez, “Dias de Paz” lida com a cruel verdade de que, muitas vezes, a paz interior vem de aceitarmos que um relacionamento pode não nos fazer bem e deve ter seu fim.

 

CONFISSÕES SINCERAS

 

Em outros momentos, como no hit “Me Perdoa” (em parceria com IZA), acompanhamos diálogo de peito aberto de um eu-lírico com o parceiro, na intenção de entender se, de fato, o fim é a única resposta.

 

Na mesma levada, em “Antes de Acabar” e “Pensa Bem”, Ferrugem convida a outra parte do casal a considerar e colocar na balança história linda que viveram antes de decidir pelo fim. Será que dói ver quem se ama com outra pessoa? O que fazer com um amor que é gigante, mas já não nos faz bem? São essas algumas das reflexões acarretadas pela dobradinha.

 

Mas nem tudo no mundo de “Interessante” é triste. Narrar, sob o som do tambor, histórias de flerte, sexo e companheirismo tornou-se parte do show do artista, ainda que ele permita se desafiar sempre. “Sou muito fiel à minha identidade, ao meu jeito de cantar e ao universo que criei com a minha arte… Mas tem sempre espaço para novas cores nesse universo, sabe? Fico felizaço de poder exercer essa liberdade e de ser abraçado pelo público com isso”, ele comemora.

 

Leveza e intensidade, por mais que sejam características opostas, se complementam na felicidade narrada em “Modo Absurdo”. Ao mesmo tempo, ele usa de figuras de linguagem e brincadeiras poéticas para expressar seus sentimentos poderosos em “Cuidar de Mim”.

 

Mais bem humorada, “Bota a Cara” nos coloca diante de um flerte que só esquenta, tem química e encaixe, mas não é assumido publicamente. “Tá com medo de quê?”, canta.

 

PRODUÇÕES DE SUCESSO

 

Não é só no campo lírico que o artista explora novas possibilidades no disco. “Tô atacando muito mais como produtor nesse trabalho, desafiando o limite entre pagode e pop, brincando criativamente no estúdio…”, ele divide.

 

Lincoln de Lima, que é seu parceiro de longa data e brilha tocando cavaquinho na banda de Ferrugem, é quem assina a produção musical de toda a tracklist. O músico, que já trabalhou com nomes como Belo e Alexandre Pires, comemora a colaboração com o artista: “Ao meu ponto de vista, ele é atualmente o maior intérprete da música popular brasileira, porque tudo que ele pega para cantar fica bom – do sertanejo, ao samba, ao rock, ao pop… Ele sabe interpretar e fazer o negócio funcionar, entendeu?”.

 

O cantor compartilha do entusiasmo: “Eu e o Lincoln já somos irmãos de estúdio. A gente trabalha numa sintonia parecida, ele é um mago com a caneta na mão e consegue muito facilmente traduzir o que sinto, a mensagem que quero passar, em música”.

 

E a parceria tem dado certo, pois o projeto “Interessante” já nasce um sucesso. No dia 5 de agosto, nos bastidores do show que apresentou no Qualistage (Rio de Janeiro), Ferrugem recebeu dois discos de ouro de sua gravadora: um pela faixa-título do trabalho, que alcançou mais de 15 milhões de streams em áudio e vídeo, e outra por “Saudade” e seus 11 milhões de plays.

 

Outro sucesso recente é “Me Perdoa”, parceria com a cantora IZA, lançado em setembro de 2022. O single chegou ao TOP 50 das mais escutadas do Spotify, alcançando a 36ª colocação.

 

Confira a tracklist completa do álbum:

 

1. Interessante
2. Saudade (feat. Luísa Sonza)
3. Lágrima Caindo
4. Bota a Cara
5. Todo Amor Do Mundo
6. Me Perdoa (feat. IZA)
7. Dias De Paz
8. Cuidar De Mim
9. Antes De Acabar
10. Modo Absurdo
11. Fases Da Gente

 

Ouça os maiores sucessos do Ferrugem! Clique aqui!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: PRESS WARNER MUSIC

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje (20/05), é aniversário do cantor, compositor e pintor Bryan Behr @bryanbehroficial que completa 28 anos.

#bryanbehr #boomerangmusic #happybirthday
Hoje (15/05), é aniversário do músico e produtor Brian Eno @brianeno que completa 76 anos.

Foi integrante da banda Roxy Music, mas produziu dezenas de artistas como U2, David Bowie, entre muitos.

#brianeno #happybirthday
#boomerangmusic
Hoje (15/05), é aniversário do cantor e compositor Andrew Eldritch @andrew_eldritch que completa 65 anos.

Vocalista e fundador da banda The Sisters Of Mercy

#thesistersofmercy #andreweldritch #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (15/05), é aniversário do cantor, compositor, ator e multiinstrumentista André Abujamra @andre_abujamra que completa 59 anos.

#andreabujamra #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (13/05), é aniversário do cantor e compositor Sebastião Reis @sebastiao.reis13 que completa 29 anos.

#sebastiaoreis #boomerangmusic #happybirthday
Hoje (13/05), é aniversário do mágico cantor, compositor, pianista e multiinstrumentista Stevie Wonder que completa 74 anos.

#steviewonder #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (12/05), é aniversário do baterista e multiinstrumentista André Jung @andrejung61 que completa 63 anos.

Foi baterista dos Titãs e da banda IRA!

#Andrejung #boomerangmusic #happybirthday
Hoje (12/05), é aniversário do cantor, compositor e guitarrista Clemente @clementetadeu das bandas Plebe Rude e Inocentes.

#Clemente #happybirthday #boomerangmusic