Ivo Vargas traz indie caiçara e MPB universal no álbum de estreia, “Atalaia”

Trabalho mescla folk, indie rock e pop em canções em Português, Inglês, Holandês e Francês

 

A música brasileira que sempre permeou o trabalho do cantor, compositor e instrumentista Ivo Vargas ganha novos contornos em “Atalaia”, seu primeiro disco solo. Após uma longa vivência de projetos coletivos e assinando canções para outras vozes, agora é a vez de Ivo assumir seu lado de compositor e intérprete com uma visão mais plural e diversa das raízes da nossa música. Expandindo o conceito da sua MPB, o álbum canaliza uma gama de influências no que o artista denomina “indie caiçara”. O lançamento é do selo Cantores del Mundo, já disponível para streaming.

 

Ouça “Atalaia”: https://ingroov.es/atalaia

 

A sonoridade de “Atalaia” foi apresentada nos singles “Zo” e “Sol”, duas amostras da pluralidade do trabalho. Enquanto a primeira trazia tons de indie pop e folk com letras em Português, Inglês e Holandês, a segunda incorporou referências do indie rock e elementos rítmicos latinos absorvidos por Ivo ao longo de turnês pelos países da região. “Atalaia” é poliglota, da raiz etimológica de seu título às musicalidades e línguas que abarca.

 

“Atalaia provém do árabe, que significa um ‘lugar elevado onde se vigia, observa, sentinela’. Esse é o sentido do disco; a minha observação da vida, da natureza, das relações humanas e não humanas. É sobre isso que as letras de ‘Atalaia’ tratam. Também vem a ser uma  homenagem a um ponto especial na região de onde nasci”, contextualiza Ivo Vargas, em uma referência ao Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo, nas terras caiçaras de onde o artista é natural.

 

O álbum começou a ser desenvolvido em meados de 2017, durante uma turnê pela Europa com o guitarrista e compositor argentino Nicolás de Francesco no projeto Rio Rosa. Essa jornada trouxe um olhar mais pop e indie para o trabalho de Ivo Vargas. O conceito do disco foi elaborado com a fotógrafa Suzanna Tierie, diretora visual do disco e parceira em três composições. Já a identidade sonora foi completa pelos músicos Diogo Sili (guitarra, violão e banjo), Gabriel Barbosa (bateria) e Guilherme Marques (sintetizador), este último também responsável pela produção.

 

“Percebendo a necessidade de construir uma ideia de música que dialogasse mais com o meu gosto, e a necessidade dessa arte poder dialogar com o mundo, pensei um som mais moderno, com letras simples e composta também em outras línguas. Sempre ouvi muita música brasileira em geral, muita música do mundo, música clássica e rock and roll. O disco, sonoramente falando, é um resumo de toda essa influência que vai de Beethoven a Milton Nascimento, de Milton a Radiohead, de Thom Yorke a Belchior”, resume Ivo.

 

Experiente músico, cantor e compositor, o artista se volta para dentro em um álbum onde se re-apresenta enquanto autor e criador. Originário de Cabo Frio, ele atua na música desde os 17 anos como cantor, compositor e violonista. Em 2005 passou a integrar Giras Gerais, se unindo à sua irmã Júlia Vargas e a Claos Mozi, originando um EP “Cacos de Caos”, lançado em 2015. No álbum “Pop Banana”, da própria Júlia, Ivo aparece como compositor na faixa “Pedra Dura”, que a artista gravou com Ney Matogrosso.

 

Posteriormente, o grupo Iara Ira – que reúne Duda Brack, Juliana Linhares e Júlia – gravou “Negra Mata”, parceria de Ivo Vargas e Arthus Fochi na composição. Ivo se uniu a Fochi novamente em “Canção do Sol”, single lançado em 2020 onde cantam juntos. E no mesmo ano lançou seu single de estreia solo, “O Senhor H e Seu Bigode”, pelo selo Porangareté, com quem também gravou “Arara”, composição com Chico Chico e Salomão Pessoa.

 

Depois de tantas andanças, o álbum vem como construção e consolidação de sua identidade musical. “Ao mesmo tempo em que eu caminhava com a criação desse disco, eu pesquisava sobre a cultura da minha terra (Cabo Frio, cidade litorânea do estado do Rio de Janeiro), a cultura caiçara, e me entendia parte disso, buscando me expressar dentro desse contexto, depois de conhecer outras culturas, a fim de reconhecer e afirmar meu lugar. Assim nasce ‘Atalaia’ e o ‘indie caiçara’”, explica.

 

2021 tem sido um ano de novidades para Ivo Vargas. Dois Varguinhas, projeto formado ao lado da irmã para cantarem composições próprias e de amigos, ganhará um disco. E com o Rio Rosa, formado em 2016, tem um álbum para ser revelado também este ano. Como artista solo, em 2021 já revelou o EP “IVO”, pelo selo Cantores del Mundo, reunindo faixas gravadas em 2015 e neste ano. “Atalaia” chega para somar a esse caldeirão sonoro e cultural, já disponível nas plataformas digitais.

 

Ouça “Atalaia”: https://ingroov.es/atalaia

 

Ficha técnica

 

Gravado, editado e mixado por Guilherme Marques no Estúdio Frigideira.

Produção musical: Guilherme Marques

Co-produção: Arthus Fochi e Ivo Vargas

Músicos: Ivo Vargas (voz e violões)

Diogo Silli (guitarra/banjo/violões)

Guilherme Marques (sintetizador)

Gabriel Barbosa (bateria)

Participações:

Ivo Senra (sintetizador na faixa “Irá”)

Diego Matos (trompete na faixa “Dó e dor”

Direção artística (capa/conceito): Suzanna Tierie

Masterização: Alexandre Rabaço

 

 

 

 

 

 

Com informações: Nathália Pandeló Corrêa – Build Up Media – http://www.buildupmedia.com.br

#SIGA NO INSTAGRAM
The Blues Brothers Live
Hoje (16/07), é aniversário do brilhante cantor e compositor Ed Kowalczky @edkowalczyk da banda Live @livetheband que completa 53 anos.

#edkowalczyk #happybirthday #Live #boomerangmusic
Hoje (16/07), é aniversário do brilhante baterista Stewart Coperland @stewart_copeland da banda The Police @thepolicebandofficial que completa 72 anos.

#thepolice #boomerangmusic #stewartcopeland
A banda MR. BIG FINALIZA SUA CARREIRA COM ‘THE BIG FINISH LIVE’ com dois lançamentos

MR. BIG formada por Eric Martin (vocal principal), Paul Gilbert (guitarra, vocal), Billy Sheehan (baixo, vocal), Nick D'Virgilio (bateria, vocal) - está encerrando sua carreira de 35 anos em GRANDE… com não um, mas dois lançamentos de álbuns. 

O primeiro é o décimo álbum de estúdio, TEN, lançado em 12 de julho. O último álbum ao vivo lançado será The BIG Finish Live, que será lançado em 6 de setembro.

 Lista de músicas 
 
1. Addicted To That Rush
2. Take Cover
3. Undertow
4. Daddy, Brother, Lover, Little Boy (The Electric Drill Song)
5. Alive And Kickin'
6. Green-Tinted Sixties Mind
7. CDFF- Lucky This Time
8. Voodoo Kiss
9. Never Say Never
10. Just Take My Heart
11. My Kinda Woman
12. A Little Too Loose
13. Road To Ruin
14. To Be With You
15. Big Love
16. The Chain
17. Promise Her The Moon
18. Where Do I Fit In
19. Wild World
20. Paul Gilbert Guitar Solo
21. Colorado Bulldog
22. Billy Sheehan Bass Solo
23. Shy Boy
24. 30 Days in the hole
25. Good Lovin'
26. Baba O' Riley

The BIG Finish Live é um novo álbum ao vivo e filme-concerto da turnê de despedida “The BIG Finish” do MR.BIG, onde a banda tocou seu álbum LEAN INTO IT, que vendeu um milhão de cópias, na íntegra, além de clássicos adicionais do MR.BIG. 

Filmado em 4K no Budokan em Tóquio, Japão, em 26 de agosto de 2023, esta performance histórica estará disponível em diversos formatos de alta qualidade: Vinil Preto 180g (3 LP), SACDs Estéreo Híbrido Multicanal (2), MQA -CDs (2), CDs MQA + Blu-Ray (2), Blu-ray 4K Ultra HD (apresentando bastidores e filmagens de entrevistas) e cassete (2). 

Todos esses formatos virão com um livreto/inserção que inclui fotos inéditas de sua apresentação no Budokan, bem como um adesivo ou cartão postal para os fãs.

Aguardem !!

#mrbig #boomerangmusic
A Netflix @netflix soltou o poster da quinta e última temporada da série Stranger Things @strangerthingstv 

A primeira parte da última temporada estreia em 2025, lembrando que ela será dividida em duas partes.

Estão curiosos? 

#strangerthings #boomerangmusic #netflix
Hoje (09/07), é aniversário do brilhante ator e produtor Tom Hanks @tomhanks que completa 68 anos.

#tomhanks #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (09/07), é aniversário do cantor e compositor Jack White @officialjackwhite que completa 49 anos.

Fundador das bandas The White Stripes e The Raconteurs

#jackwhite #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (09/07), é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Siimple Minds @simplemindsmusic Mr. Jim Kerr @jim_kerr_official_  que completa 65 anos.

#jimkerr #happybirthday #boomerangmusic