JOÃO CAVALCANTI lança Álbum IVONE RARA em todos os apps de música

OUÇA O ÁLBUM AQUI

 

No ano do centenário de Dona Ivone Lara (1922-2018), sua memória permanece viva graças a seus álbuns, a gravações históricas nas vozes de grandes cantores e cantoras e, sobretudo, a tributos prestados por artistas da atualidade que ajudam a levar a obra da “Dama da Melodia” adiante para esta e para as futuras gerações. Como o que faz agora João Cavalcanti neste Ivone Rara – 100 anos da Dona do Samba. Contemplado no edital ProAC Direto Expresso 2021, o disco foi gravado em março de 2022 no estúdio Gargolândia, no interior de São Paulo, e já está disponível nos aplicativos de música.

 

Desde o início da concepção do álbum, o norte foi o mais acertado possível, o de jogar luz sobre a arquitetura melódica da compositora. Num repertório elaborado muito menos por motivações cartesianas, João gravou 15 faixas – em encadeamentos interessantes e criativos de 22 composições da homenageada – que lhe permitissem dar a sua leitura e, por consequência, construir um discurso pessoal a partir daquilo que as canções de Dona Ivone originalmente já transmitem por si mesmas. Ele conta que teve duas intenções principais quando pensou o repertório de “Ivone Rara”. “O primeiro critério foi selecionar as melodias que eu julgo mais deslumbrantes. O segundo critério foi, entre as letras das canções, quais me ajudariam a contar uma história que respeitasse a minha relação com a música e que criasse um discurso notadamente novo a partir de canções que já foram gravadas”, explica.

 

Essas muitas mensagens estão todas ali. Desde a abertura com “Alguém Me Avisou”, enlaçada com “Menino Brasileiro”, passando por outros amálgamas como os de “Sem Cavaco Não” / “Enredo do Meu Samba” e de “Dizer Não Pro Adeus” / “Adeus à Solidão”.

 

Para ajudar a compor essa nova narrativa, o artista explica que teve um cuidado minucioso com a ordenação das músicas – algumas delas agrupadas em forma de suítes. “Com um critério simbólico em mente, uni canções que se correlacionam. Optei por cantar pedaços de certas canções, omiti pedaços de determinadas letras. Criei uma colcha de retalhos desses textos para justamente conseguir criar essa história de forma mais objetiva. As suítes não só existem em função da formação instrumental, que é uma formação que remete a um concerto, mas também para ajudar a contar essa história nova que eu queria”, completa.

 

Alguns desses entrelaçamentos suscitaram em João a construção de enredos narrativos ainda mais extensos, que ele moldou, de maneira sensível e inteligente, em forma de suítes. São os casos do que ele considera a “Suíte Voz”, que sublinha a faceta do intérprete em sua profissão-missão de cantar, agrupando “Canto do Meu Viver” / “Sereia Guiomar” / “O Trovador” / “Nasci Pra Sonhar e Cantar”; a “Suíte Romântica”, que reúne o lirismo perfeito da melodia de “Coração, Por Que Choras?”, gravada há 40 anos por Ivone, com as conhecidas “Liberdade” e “Minha Verdade”; e a “Suíte Esperança”, que aponta para um futuro melhor, mais humanizado e afetuoso, com “Samba de Roda Pra Salvador” e os clássicos “Acreditar” e “Sonho Meu”.

 

Além da densidade imersiva no universo melodioso de Dona Ivone proposto pelos pot-pourris, há também as canções apresentadas isoladamente e que encerram a mesma força. Entre elas, obras-primas como “Tendência”, “Alvorecer” e “Mas Quem Disse Que Eu te Esqueço” e outras um pouco menos conhecidas do público, como “Doces recordações”, “Resignação” e “Nos Combates Desta Vida”, todas coincidentemente gravadas pela própria autora em seu disco de 1985.

 

Tão interessantes quanto a montagem do repertório são a instrumentação, os arranjos e, por consequência, a sonoridade do disco. Gregárias como a obra de Dona Ivone Lara, as atuações de Adriana Holtz (violoncelo), Claudia Elizeu (piano), Marcelo Caldi (sanfona) e Wanessa Dourado (violino e rabeca) dividem o protagonismo com o canto de João Cavalcanti, passando ao largo das obviedades e dos lugares-comuns ao encarar as criações de uma compositora umbilicalmente ligada ao samba.

 

Este é o primeiro álbum solo exclusivamente de intérprete de João, cuja história fonográfica conta com os discos “Placebo” (2012) e “Garimpo” (2018), esse último em duo com Marcelo Caldi, os projetos audiovisuais “Samba Mobiliado” (2019) e “Desengaiola” (2022) – feito na companhia de Alfredo Del-Penho, Moyseis Marques e Pedro Miranda – além dos sete álbuns e dois DVDs lançados ainda como integrante do grupo Casuarina. Diante de um cenário de terra arrasada para a Cultura e para o país como um todo, João compreendeu que o exercício de se debruçar sobre o cancioneiro de Dona Ivone (“uma das maiores melodistas do mundo”, nas palavras dele) poderia levá-lo, inclusive, a se tornar um compositor melhor do que ele já é.

 

No ano de seu centenário, Dona Ivone Lara ganha muito mais do que uma reinterpretação de sua obra. Ganha a renovação de seu legado num país que anseia, acredita e sonha com um alvorecer mais musical e acolhedor num horizonte próximo.

 

Por Lucas Nobile, autor de “Dona Ivone Lara: A Primeira-Dama do Samba” (Sonora Editora)

 

FAIXAS

 

ÁLBUM “Ivone Rara – 100 Anos da Dona do Samba”, de João Cavalcanti

 

  1. Alguém Me Avisou ( Dona Ivone Lara) / Menino Brasileiro (Dona Ivone Lara / Rildo Hora)
  2. Canto do Meu Viver (Dona Ivone Lara / Delcio Carvalho) / Sereia Guiomar (Dona Ivone Lara / Delcio Carvalho)
  3. O Trovador (Dona Ivone Lara / Delcio Carvalho)
  4. Nasci Pra Sonhar e Cantar (Dona Ivone Lara / Delcio Carvalho)
  5. Nos Combates Dessa Vida (Dona Ivone Lara / Delcio Carvalho)
  6. Sem Cavaco Não (Dona Ivone Lara / Mano Décio da Viola) / Enredo do Meu Samba (Dona Ivone Lara / Jorge Aragão)
  7. Doces Recordações (Dona Ivone Lara / Delcio Carvalho)
  8. Tendência (Dona Ivone Lara / Jorge Aragão)
  9. Coração, Por Que Choras? (Dona Ivone Lara) / Liberdade (Dona Ivone Lara / Delcio Carvalho) / Minha Verdade (Dona Ivone Lara / Delcio Carvalho)
  10. Resignação (Dona Ivone Lara / Hélio dos Santos)
  11. Dizer Não Pro Adeus (Dona Ivone Lara / Luiz Carlos da Vila / Bruno Castro) / Adeus à Solidão (Dona Ivone Lara / Delcio Carvalho)
  12. Alvorecer (Dona Ivone Lara / Delcio Carvalho)
  13. Samba de Roda Pra Salvador (Dona Ivone Lara) / Acreditar (Dona Ivone Lara / Delcio Carvalho)
  14. Sonho Meu (Dona Ivone Lara / Delcio Carvalho)
  15. Mas Quem Disse Que Eu te Esqueço (Dona Ivone Lara / Hermínio Bello de Carvalho)

 

FICHA TÉCNICA

 

João Cavalcanti: voz

Adriana Holtz: violoncelo

Claudia Elizeu: piano

Marcelo Caldi: sanfona

Wanessa Dourado: violino e rabeca

 

Direção Artística e Produção Musical: João Cavalcanti

Direção Musical e Arranjos: Marcelo Caldi

Direção de Produção e Gerência de Projeto: Renata Grecco

Produção Executiva: Guete Oliveira

 

Gravado em março de 2022 por Diogo Guedes e Thiago Baggio no Estúdio Gargolândia (Alambari / SP)

 

Edição de Áudio: Bruno Giorgi

Mixagem: Ricardo Mosca

Masterização: Carlos Freitas

 

Arte Gráfica e Digital: Anna Turra

Fotos: Leo Aversa

Assessoria de Imprensa e Mídias Digitais: Miriam Roia e Vivien Drumond (Somar Comunicação Integrada)

 

Licenciamento: Som Livre / MP,B Discos

Realização: Moleka Produções Artísticas

 

*O projeto “IVONE RARA – 100 anos da Dona do Samba” foi contemplado no Edital ProAC Expresso Direto 2021

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Assessoria de Imprensa e Mídias Digitais | João Cavalcanti

SOMAR COMUNICAÇÃO INTEGRADA

#SIGA NO INSTAGRAM
Em 17/11/1998, há exatamente 27 anos atrás era lançado o 5° album de estúdio da banda The Offspring @theoffspring "WELCOME TO AMERICANA".

Integrantes:

Dexter Holland – vocal, guitarra
Noodles – guitarra, vocais de apoio
Greg K. – baixo
Ron Welty – bateria

Tracklist:

01 Welcome
02 Have You Ever
03 Staring at the Sun
04 Pretty Fly (for a White Guy)
05 The Kids Aren’t Alright
06 Feelings
07 She’s Got Issues
08 Walla Walla
09 The End of the Line
10 No Brakes
11 Why Don’t You Get a Job?
12 Americana
13 Pay the Man

#theoffspring #welcometoamericana #boomerangmusic
Em 17/11/1987, há exatamente 38 anos atrás era lançado o primeiro álbum de remixes da cantora Madonna @madonna ‘You Can Dance’.

Tracklist

1. Spotlight” Madonna / Stephen Bray / Curtis Hudson / John “Jellybean” Benitez 6:23
2. “Holiday” Hudson / Lisa Stevens / Benitez 6:32
3. “Everybody” Madonna / Mark Kamins / Bruce Forest / Frank Heller 6:43
4. “Physical Attraction” Reggie Lucas 6:20
5. “Over and Over” Madonna / Bray / Nile Rodgers / Steve Thompson / Michael Barbiero 7:11
6. “Into the Groove” Madonna / Bray / Shep Pettibone 8:26
7. “Where’s the Party” Madonna / Bray / Patrick Leonard / Pettibone 7:16

#Madonna #youcandance #boomerangmusic
Em 16/11/2000, há exatamente 25 anos atrás era lançado o 3° álbum de estúdio da banda Charlie Brown Jr.  @charliebrownjr "Nadando com os Tubarões".

Produzido por Tadeu Patolla @tadeupatolla 

Formação

Chorão: vocal
Champignon: baixo, vocal e beatbox
Marcão Britto: guitarra
Thiago Castanho: guitarra
Renato Pelado: bateria

Tracklist 

01 Rubão
02 Ralé
03 Não é Sério
04 O Penetra
05 A Banca
06 Tudo Mudar
07 Fichado
08 Ouviu-se Falar
09 Amor Pelas Ruas
10 Essa é por Quem Ficou pra Trás
11 Transar no Escuro
12 Fundão
13 Somos Extremes no Esporte e na Música
14 Talvez a Metade do Caminho
15 Pra Mais Tarde Fazermos a Cabeça
16 No Desafio, Ibiraboys ( Vinheta ) / A União Prevalece
17 Trocando uma Idéia com Deus

#charliebrownjr #nadandocomostubarões #boomerangmusic
Em 16/11/1987, há exatamente 38 anos atrás era lançado o álbum de estreia do cantor e compositor Rick Astley @officialrickastley "Whenever You Need Somebody".

Tracklist

A1 – Never Gonna Give You Up – 3:32
A2 – Whenever You Need Somebody – 3:53
A3 – Together Forever – 3:25
A4 – It Would Take A Strong Strong Man – 3:40
A5 – The Love Has Gone – 4:20
B1 – Don’t Say Goodbye – 4:08
B2 – Slipping Away – 3:52
B3 – No More Looking For Love – 3:13
B4 – You Move Me – 3:42
B5 – When I Fall In Love – 3:02

#rickastley #wheneveryouneedsomebody #boomerangmusic
Em novembro de 2007, há exatamente 18 anos atrás era lançado o 8° álbum de estúdio da banda Charlie Brown Jr. "RITMO, RITUAL E RESPONSA", produzido por Chorão e Thiago Castanho.

Integrantes:

Chorão: vocal
Thiago Castanho: guitarra
Pinguim: bateria
Heitor Gomes: baixo

Tracklist:

01. Pontes Indestrutíveis
02. O que Ela Gosta é de Barriga
03. Não Viva em Vão
04. Ritmo, Ritual e Responsa
05. Be Myself
06. Uma Criança com Seu Olhar
07. Liberdade é Tudo
08. O Universo a Nosso Favor
09. Ninguém Entende Você
10. Quando Tudo Aconteceu
11. Beco Sem Saída
12. Sem Medo da Escuridão (Part. MV Bill)
13. Nua, Linda e Inigualável
14. Vida de Magnata (Part. de João Gordo)
15. Que Espécie de Vermes São Vocês?
16. Buscando um Novo Rumo
17. Vivendo a Vida Numa Louca Viagem
18. Curva de Hill
19. Direto e Reto Sempre
20. Skateboard Amor Eterno
21. Café Fundation
22. Paranormal
23. Senhor do Tempo

#ritmoritualeresponsa #charliebrownjr #boomerangmusic
Em 15/11/1983, há exatamente 42 anos atrás era lançado o 3° álbum de estúdio do cantor e compositor Ozzy Osbourne “Bark At The Moon”

Integrantes:

Ozzy Osbourne (vocals)
Jake E. Lee (guitars)
Don Airey (keys)
Bob Daisley (bass)
Tommy Aldridge (drums)
Additional musicians: Louis Clark (strings)

Track list:

	1.	Bark At The Moon
	2.	You’re No Different
	3.	Now You See It (Now You Don’t)
	4.	Rock ‘N’ Roll Rebel
	5.	Centre Of Eternity
	6.	So Tired
	7.	Slow Down
	8.	Waiting For Darkness

#ozzyosbourne #ozzy #barkatthemoon #jakeelee #bobdaisley #tommyaldridge #donairey #boomerangmusic
Em novembro de 1988, há exatamente 37 anos atrás era lançado o álbum de estreia do duo Milli Vanilli @millivanilli.official "All Of Nothing"

Integrantes:

Milli Vanilli

Rob Pilatus 
Fab Morvan 

Tracklist:

Lado A

1- Can't You Feel My Love 3:34
2- Boy In The Tree 3:11
3- Money 4:11
4- Dance With A Devil 4:11
5- I'm Gonna Miss You 4:00
6- All Or Nothing 3:44

Lado B

1- Baby Don't Forget My Number 4:08
2- Dreams To Remember 3:57
3- Is It Love 3:24
4- Ma Baker 4:23
5- Girl, You Know It's True 4:12

#millivanilli #boomerangmusic #allornothing
Em novembro de 2000, há exatamente 25 anos atrás era lançado o sexto álbum de estúdio da banda The Offspring @offspring "Conspiracy OF One", pela Columbia Records.

Integrantes:

Dexter Holland – Vocal e guitarra rítmica
Noodles – Guitarra líder e vocal de apoio
Greg K. – Baixo e vocal de apoio
Ron Welty – Bateria

Tracklist:

Lado A

1. Intro 0:05
2. Come Out Swinging 2:47
3. Original Prankster 3:40
4. Want You Bad 3:22
5. Million Miles Away 3:39
6. Dammit, I Changed Again 2:48
7. Living In Chaos 3:28

Lado B

1. Special Delivery 3:00
2. One Fine Day 2:44
3. All Along 1:38
4. Denial, Revisited 4:32
5. Vultures 3:34
6. Conspiracy Of One 2:17
7. 80 Times 2:05

#conspiracyofone #boomerangmusic #theoffspring