Juliane Hooper apresenta lança seu novo álbum “Efêmero” em show gratuito na cidade de São Paulo

Em busca da sua essência, raiz e um lar, a cantora concedeu o trabalho com muita instrumentalidade, poesia, originalidade e extravagância. A artista faz sua estreia ao vivo no dia 12 de abril, na Escola de Teatro.

 

Escute aqui: https://ditto.fm/efemero-juliane-hooper

 

Nascida no Paraná, Juliane Hooper saiu de casa aos 15 anos e viveu em diversas cidades do estado de São Paulo. Ao longo dos anos, foi parar na capital. Essas idas, e nunca vindas, fez com que a cantora e compositora entendesse bem quando o assunto é estar de passagem. Mas essa palavra pode ser usada apenas para mudanças de lugares? Foi refletindo sobre esse estado de impermanência que Juliane criou o seu mais novo trabalho, o álbum Efêmero. E assim nos comprova, mais uma vez, que sabe transformar sua singularidade em arte. No dia 12 de abril, a artista sobe aos palcos no show de lançamento do álbum e de forma gratuita.

 

Efêmero nasce de uma ideia que gerou uma canção. Ao assistir ao filme Antes da Meia-Noite, dirigido por Richard Linklater, um diálogo sobre a transitoriedade da vida chamou a atenção de Juliane. Era a fala de uma personagem mais velha sobre beleza, melancolia, amor e saudade. Envolvida pela ideia e pela identificação, a cantora escreveu a poesia Leaving, que se transformou em música – a terceira faixa – e logo se tornou o ponto de partida para a construção do trabalho.

 

Acho triste e bonito ao mesmo tempo a nossa finitude e como estamos realmente de passagem. Isso contrasta e completa um tema recorrente no meu trabalho, que é a busca pela essência, pela raiz, pelo lar; a aversão ao superficial, à inconstância, de alguém que busca essas raízes porque sempre esteve ‘solta’, perdida, sem lar e sem lugar fixo. O conflito que tudo isso gera é muito profundo”, conta Juliane Hooper.

 

O álbum conta com sete faixas, mesclando Português e Inglês, sendo cinco produzidas por Julio Mossil, que também assina a produção do primeiro disco da cantora, Soulful, e uma faixa produzida por Mateus Lima, baixista que a acompanha há anos. Trazendo a percepção de não se manter no mesmo lugar, Efêmero vem com Neo Soul, mas com referências e percepções diferentes em cada música. A instrumentalidade é rica com baixo, bateria, teclados/piano, guitarra, saxofone e ainda tem uma gaita, deixando tudo refinado.

 

“Borra da Ânsia” inicia o álbum e é uma parte da última faixa “Café com Gelo”. Enquanto a primeira faixa é cantada e acompanhada por um saxofone e piano, já é entendido o motivo da escolha do nome do álbum, a que finaliza o álbum tem a sua maior parte recitada e traz a poesia completa. “Products”, cantada em Inglês, fala sobre objetificação e insuficiência, ou se sentir vendido, sem “valor”, substituível; manter uma distância para acreditar que se o real for revelado, ninguém vai admirar ou enxergar da mesma forma .  

 

“Leaving” foi a maior inspiração para a criação do álbum, e carrega um Blues com o acompanhamento de Big Chico tocando gaita. Em seguida, “Drown In Me”, lançada como single, é uma das faixas com estilos mais diferentes que a cantora já tocou, a canção é um indie rock e faz um mergulho emocional em águas turbulentas da perda e autorreflexão.

 

A animada “Better Man” é a letra mais antiga, escrita em 2016 e produzida por Mateus Lima.  E por fim, “Se Errar, A Gente Continua”, em uma atmosfera mais caseira de uma reunião entre amigos, a faixa foi gravada pelo celular, enquanto Juliane e seu namorado testavam vozes de uma música. Juliane é acompanhada no violão por Bruno Picolo em um som acústico e calmo.

 

Efêmero começou a ser gravado no ano de 2024 com apoio e realização de Xexeu Tripóli e ADAAP/SP Escola de Teatro. O álbum saiu em março e no dia 12 de abril, Juliane apresenta o show de lançamento gratuito na SP Escola de Teatro.

 

Juliane Hooper Por Evandro Feliciano

 

 Escute aqui: https://ditto.fm/efemero-juliane-hooper

 

SHOW DE LANÇAMENTO “EFÊMERO”:

 

Dia: 12/04 (Sábado)
Horário: 
19h
Local: 
SP Escola de Teatro (Praça Franklin Roosevelt, 210)

Gratuito

 

FICHA TÉCNICA:

Composição e letras: Juliane Hooper

Produção musical/arranjo: Julio Mossil (Borra da Ânsia, Products, Leaving, Drown In Me, Café com Gelo)

Produção musical/arranjo música: Mateus Lima (Better Man)

Mix: Vander Carneiro

 

Músicos:

 

Baixo: Mateus Lima

Bateria: Kaue Caldas

Teclados/piano: André Repizo

Guitarra: Junior Torres

Saxofone: Ramon Medina

Gaita (participação na faixa “Leaving”): Big Chico
Violão (participação na faixa “Se Errar, A Gente Continua”): Bruno Picolo

 

Fotos de estúdio: Evandro Feliciano

Foto da capa do álbum: Rodrigo Pysi

Arte/lettering: Sylvia Ribeiro

Assessoria de imprensa: Carolina Martins

Produtora Cultural: Raiane Ramirez

 

Agradecimentos: Xexeu Tripoli, SP Escola de Teatro, ADAAP, Cidade de SP Cultura, CULT SP, Secretaria do Estado

 

Sobre Juliane Hooper:

 

Juliane Hooper é cantora, compositora, letrista, musicista e intérprete, com um som que vai do Soul ao Blues, passando por Jazz, Rock, e R&B. Com influências de ícones como Lauryn Hill e Gil Scott-Heron, Juliane construiu um estilo único, marcado pela fusão de diversos gêneros e pela intensidade emocional de suas letras.

 

Mudou-se sozinha para São Paulo muito jovem, onde começou a receber incentivos sobre o potencial de sua voz em contextos informais, mesmo que até então nunca tivesse cantado nem tocado nenhum instrumento. Em 2015, começou a cantar em uma banda de rock no interior, mas foi em 2016 que deu um passo importante: aprofundou-se no estudo da técnica vocal e, com isso, notou uma grande evolução em sua voz. Apaixonada pelo canto, Juliane comprou seu primeiro violão e, mesmo sozinha, aprendeu a tocá-lo.

 

Em 2017, ao seguir carreira solo, Juliane enfrentou os desafios de uma artista mulher e completamente independente. Seguiu por anos fazendo shows em eventos e bares, com banda e também sozinha (voz e violão).

A transição do rock para o blues, soul e jazz foi essencial para o desenvolvimento de sua identidade musical. Passou a criar suas próprias canções e contou com a ajuda de Mateus Lima, seu baixista, no violão. Seu trabalho é distintamente marcado por seu timbre grave e visceral, e também letras intensas.

 

A parceria com o produtor Júlio Mossil surgiu em 2022 e foi o ponto de partida para a criação de seu primeiro álbum. Nesse mesmo ano, Juliane lançou as faixas “Soulless” e “Wasting Away”, que receberam clipes produzidos por Rodrigo Pysi. Esses singles antecederam o lançamento de Soulful, seu primeiro álbum, em 2023.

 

Agora, em 2024, com o apoio e a realização de Xexeu Tripóli e da ADAAP/SP Escola de Teatro, Juliane apresenta seu novo projeto: o álbum Efêmero, que será lançado no dia 13 de março de 2025. O projeto já tem como destaque as faixas “Drown In Me”, “Borra da Ânsia” e “Products”, que trazem novas camadas da artista.

 

Juliane Hooper nas redes sociais:

Youtube | Instagram | Facebook

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Carolina Martins Assessoria de Imprensa

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 08/02, é aniversário do compositor e maestro John Williams que completa 94 anos.

Compositor de dezenas de marcantes trilhas sonoras.

#johnwilliams #boomerangmusic
Em 07/02/2020, há exatamente 6 anos atrás era lançado o 15° álbum de estúdio da banda Sepultura @sepultura "Quadra".

Integrantes:

Sepultura

Derrick Green − vocais
Andreas Kisser − guitarra
Paulo Jr. − baixo
Eloy Casagrande − bateria, percussão

Tracklist:

01. Isolation
02. Means To An End
03. Last Time
04. Capital Enslavement
05. Ali
06. Raging Void
07. Guardians Of Earth
08. The Pentagram
09. Autem
10. Quadra
11. Agony Of Defeat
12. Fear; Pain; Chaos; Suffering

#quadra #Sepultura #boomerangmusic
Hoje, 07/02, é aniversário do baterista Simon Dawson, o novo baterista do Iron Maiden @ironmaiden que completa 68 anos.

#Simondawson #happybirthday #ironmaiden
Hoje, 07/02, é aniversário do compositor e tecladista da banda Bon Jovi @bonjovi David Bryan @davidbryanmusic que completa 64 anos.

#davidbryan #bonjovi #happybirthday
Em 07/02/2012, há exatamente 14 anos atrás era lançado o 12° álbum de estúdio da banda Van Halen @vanhalen “A Different Kind of Truth”.

Integrantes:

David Lee Roth (vocals)
Eddie Van Halen (guitars, keys)
Wolfgang Van Halen (bass)
Alex Van Halen (drums)

Track list:

	1.	Tattoo
	2.	She’s The Woman
	3.	You And Your Blues
	4.	China Town
	5.	Blood And Fire
	6.	Bullethead
	7.	As Is
	8.	Honeybabysweetiedoll
	9.	The Trouble With Never
	10.	Outta Space
	11.	Stay Frosty
	12.	Big River
	13.	Beats Workin’

#vanhalen #davidleeroth #eddievanhalen #alexvanhalen
Hoje, 07/02, é aniversário do guitarrista, multiinstrumentista, um dos membros dos Novos Baianos, Pepeu Gomes @pepeugomesoficial que completa 74 anos.

#pepeugomes #happybirthday #mpb
Hoje, 06/02, é aniversário da saudosa cantora e compositora Natalie Cole @nataliecoleofficial que completaria 76 anos.

Falecida em 31/12/2015

#nataliecole #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 06/02, é aniversário do saudoso cantor e compositor Bob Marley @bobmarley que completaria 81 anos.

#bobmarley #happybirthday #reggaemusic