Julie Neff se liberta em seu segundo EP: ouça “Over It”

Compositora canadense convida o público a impor limites para se sentir livre

 

 Julie Neff é daquelas artistas que catalisa suas vivências em canções. Espírito livre, a cantautora canadense de 33 anos já morou na Espanha, passou por Dinamarca, Suécia, Argentina, Chile, México, Portugal, França e ensaiou uma residência em São Paulo, que teve que ser cancelada por causa da pandemia da Covid-19. No entanto, suas memórias permanecem vivas nas seis canções do seu novo EP chamado Over It lançado hoje (27), data que comemora seu aniversário. Ouça aqui.

 

Sucessor de Carthasis (2018), Over It é uma espécie de redenção para Neff e é essa energia que ela quer transmitir ao público: “produzir este segundo EP foi uma maneira incrível de perceber como estou aprendendo a definir limites saudáveis em minha vida e, assim, priorizando as coisas que mais importam. E eu desejo que essas canções façam pelas pessoas o que elas fizeram por mim”.

 

Gravado no Canadá em 2019, o disco conta com a participação do rapper 3-Card, natural da Uganda, que vive em Toronto. A mix e master é assinada por Bradley McClure, menos a última faixa, A Lot Left To Learn, que foi gravada, mixada e masterizada por Tiz McNamara. Já a capa de Over It é assinada pela dupla brasileira Larissa Lisboa e Mayra Soares, da SoLi Girls. Quanto às suas inspirações, a artista aponta a conterrânea Feist, a neozelandesa Kimbra, a espanhola Rosalía, além das inglesas Florence Welch (Florence + the Machine) e Lianne La Havas e a icônica norte-americana Nina Simone.

 

Neff também é co-fundadora do Eclectic Comfort, um coletivo de audiovisual que até 2019 registrou diversas sessions de artistas em seu canal. Por lá passaram alguns artistas brasileiros que estiveram no Canadá, como Scalene, Far From Alaska e Trampa. E em seu instagram ela promove a Neff Said Series, uma série de conversas com 90% do foco voltado para artistas mulheres.

 

Brasil

 

A artista esteve no Brasil pela primeira vez em 2018, quando se apresentou no Festival COMA, depois de ter feito conexão com o Scalene no Indie Week, em 2017. Em 2019, ela retornou ao país para se apresentar em uma das noites da SIM São Paulo que levou o nome do seu coletivo: Noite Eclectic Comfort Apresenta: Poder Feminino e contou com a apresentação da também canadense AIZA, além de um feat entre Neff e o Far From Alaska.

 

A conexão foi tanta que em fevereiro de 2020 ela voltou ao país para fixar residência, o que acabou sendo adiado devido à pandemia: “Eu realmente gostei muito do período que estive no Brasil, me senti bastante confortável. Fiquei grata por poder realizar mais alguns shows e conhecer as pessoas de uma forma mais profunda. Valorizo muito as amizades que fiz aí e foi muito difícil para mim sair”. Atualmente, ela se prepara para viver mais próxima da natureza, no Canadá, mas espera voltar ao Brasil assim que possível.

 

A capa de Over It é assinada pela dupla brasileira Larissa Lisboa e Mayra Soares,  da SoLi Girls 

 

Faixa a faixa

 

Ao longo das seis canções do EP, Neff transita por temas que têm como foco refletir a força transformadora dos limites necessários que devem ser impostos em diferentes relações e situações ao longo da vida. Com uma voz doce, porém não menos forte e potente, que lembra os timbres de Feist e Stevie Nicks, ao longo do disco ela mistura rock, pop e blues com notas de R&B.

 

A faixa-título abre o EP, Over It é sobre dar um basta em situações que a pessoa se vê no limite e sabe que precisa ir embora, deixar pra trás. Um momento de epifania, como diz Neff: “é aquele insight no qual você foi iluminado, viu como o outro lado poderia ser, mas não tem certeza de como atravessar o rio”. O recado que fica é “siga em frente”.

 

Those Dreams fala de projeções e expectativas criadas em cima de suposições que, na realidade, não existem. Por exemplo, Neff aborda situações que já viveu de quando um sorriso, um abraço ou uma conversa levam homens a achar que têm algum tipo de direito sobre ela, sobre seu corpo. “Essa música é um convite para ter conversas mais abertas, respeitosas e honestas sobre consentimento”, conta a artista.

 

Swagger é uma faixa sobre como, às vezes, as aparências são formas de esconder inseguranças. “Charme e brilho do lado de fora podem ser uma máscara que usamos, uma armadura para nos defender contra as vulnerabilidades da conexão romântica”, aponta Neff.

 

Siren Call fala da magia de conhecer alguém em uma viagem, mas que quando termina, ambos se deparam com a realidade de tentar entrelaçar duas vidas diferentes. Para quem conhece o trabalho anterior de Neff vai identificar a faixa, pois é uma nova versão da canção que fecha o Catharsis. “Escrevi e gravei uma versão acústica dessa música no final do meu primeiro EP, mas sempre imaginei criar uma versão cinematográfica de Siren Call que realmente refletisse as emoções intensas sentidas nessas situações. Essa nova roupagem nos leva do calor delicado ao hard rock para harmonias atraentes e vice-versa”, ressalta Neff.

 

What Am I Doing This For? fala sobre a frustração que Neff sente ao ouvir frases como “as mulheres podem ter tudo” e “nós somos iguais agora”. “A música aborda apenas algumas das situações diferenciadas em que nos encontramos, nas quais a desigualdade ainda é abundante, e como aqueles que têm o poder muitas vezes não estão dispostos a compartilhá-lo”.

 

Para finalizar o EP, A Lot Left to Learn é uma canção delicada que aborda a vulnerabilidade de compartilhar o sentimento com alguém mesmo quando pode não dar certo: “a pessoa pode ser doce e adorável, mas ainda pode não ser para você”.

 

 

OUÇA OVER IT AQUI

 

FICHA TÉCNICA

 

“Over It”

  • Música e letra por Julie Neff
  • Produção, mixagem e masterização por Bradley McClure do Home Studios
  • Vocais e backing vocal por Julie Neff
  • Teclados por Charlotte Lytle
  • Guitarra e baixo por Tyler Emond
  • Bateria por Tiz McNamara

 

“Those Dreams” ft 3-Card

  • Música e letra por Julie Neff
  • Verso da participação escrito por 3-Card
  • Produção, mixagem e masterização por Bradley McClure do Home Studios
  • Vocais e backing vocal por Julie Neff
  • Teclados por Charlotte Lytle
  • Guitarra e baixo por Tyler Emond
  • Bateria por Tiz McNamara

 

“Swagger”

  • Música e letra por Julie Neff
  • Produção, mixagem e masterização por Bradley McClure do Home Studios
  • Vocais e backing vocal por Julie Neff
  • Teclados por Charlotte Lytle
  • Guitarra e baixo por Tyler Emond
  • Bateria por Tiz McNamara

 

“Siren Call”

  • Música e letra por Julie Neff
  • Produção, mixagem e masterização por Bradley McClure do Home Studios
  • Lead and background vocals by Julie Neff
  • Teclados por Charlotte Lytle
  • Guitarra e baixo por Tyler Emond
  • Bateria por Tiz McNamara

 

“What Am I Doing This For?”

  • Música e letra por Julie Neff
  • Produção, mixagem e masterização por Bradley McClure do Home Studios
  • Lead and background vocals by Julie Neff
  • Teclados por Charlotte Lytle
  • Guitarra e baixo por Tyler Emond
  • Bateria por Tiz McNamara

 

“A Lot Left to Learn”

  • Música e letra por Julie Neff
  • Produção, mixagem e masterização por Tiz McNamara
  • Vocais por Julie Neff
  • Backing vocal por Julie Neff, Dylan Ó’hEochaidh e Tiz McNamara
  • Piano e cello por Dylan Ó’hEochaidh

 

LINKS

Instagram
Facebook
Youtube

 

SOBRE JULIE NEFF

 

Julie Neff é uma artista de rock alternativo / indie-pop que apresenta as suas experiências em melodias poderosas e ritmos intensos. Baseada em Toronto, Neff já levou sua música para o Brasil, México e Argentina, construindo ao longo do caminho sua paixão pelas diversas línguas e culturas. Os vocais da compositora são emocionalmente potentes e ajudam a processar as emoções complexas de todos os dias. Enquanto seu EP de estreia, Catharsis, é focado nesta liberação emocional, o EP Over It ilumina o coração ao plantar os pés firmemente no chão para criar os limites saudáveis necessários ao longo da vida.

 

 

 

Com informações: Assessoria de Imprensa Thais Pimenta – Café 8

#SIGA NO INSTAGRAM
Um ano após um fim de semana memorável no Estádio de Wembley, na Inglaterra, chega “Live at Wembley Stadium”, o novo álbum ao vivo que captura os históricos shows de julho de 2023, onde o blur apresentou suas icônicas e amadas canções para 150 mil fãs. 

O projeto já está disponível nas plataformas digitais. Na tracklist, destaque para as músicas "The Narcissist" e "St Charles Square", de seu último álbum número 1, o aclamado "The Ballad of Darren", bem como "There’s No Other Way", "Popscene", "Beetlebum", "Trimm Trabb", "Villa Rosie", "Coffee & TV", "Under the Westway", "Out of Time", "To the End", "Parklife", "Song 2", "This is a Low", "Girls & Boys", "Tender" e "The Universal".

Confira na sua plataforma de streaming favorita.

#blur #newalbum #boomerangmusic
Hoje (26/07), é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda The Rolling Stones @therollingstones Mr. MICK JAGGER @mickjagger que completa 81 anos.

#mickjagger #boomerangmusic #happybirthday #therollingstones
Há exatamente 13 anos, em 23/07/2011, falecia a cantora Amy Winehouse @amywinehouse aos 27 anos de idade.

#amywinehouse #boomerangmusic
Hoje (23/07), é aniversário do guitarrista e compositor Saul Hudson mais conhecido como Slash @slash que completa 59 anos.

Integrante do Guns n' Roses @gunsnroses 

Foto 📷 @rosshalfin 

#slash #happybirthday #boomerangmusic
The Blues Brothers Live
Hoje (16/07), é aniversário do brilhante cantor e compositor Ed Kowalczky @edkowalczyk da banda Live @livetheband que completa 53 anos.

#edkowalczyk #happybirthday #Live #boomerangmusic
Hoje (16/07), é aniversário do brilhante baterista Stewart Coperland @stewart_copeland da banda The Police @thepolicebandofficial que completa 72 anos.

#thepolice #boomerangmusic #stewartcopeland