Kleber Albuquerque lança “Asas”, em parceria com Juliano Holanda
Single em parceria com Juliano Holanda mistura emoções naturais com Inteligência Artificial e chega com clipe
Chegou às plataformas digitais o novo trabalho de Kleber Albuquerque, o single “Asas”, parceria do paulista com o pernambucano Juliano Holanda. Em sua fina poesia, com letra de Juliano musicada por Kleber, “Asas” traz uma mensagem de fé em nossa própria força interior e nos convida a novos voos: “Eu lhe daria garras pra carregar o vento / Eu lhe faria um bico de esculpir cimento / Eu emprestava olhos pra enxergar de longe / Eu lhe seria ouvidos pra escutar quem vem / Porque asas você já tem…”.
Ouça “Asas”: https://tratore.ffm.to/asas
Embora seu som esteja relacionado ao que costumamos chamar de MPB, a principal influência do compositor, cantor e artista digital Kleber Albuquerque talvez seja o movimento punk rock do início dos anos 80, com aquele velho espírito “faça você mesmo”. Há anos trafegando pelo circuito underground da música brasileira, Kleber utilizou o período pós-pandemia para reinventar a forma de expressar sua arte, incorporando elementos nordestinos em sua música, em especial o chamado “forró de plástico”, como o piseiro e o arrocha.
Recentemente, Kleber vem também utilizando Inteligência Artificial para vestir com imagens suas canções. Os primeiros resultados disso já é possível conferir nas redes sociais do artista, que anda postando quase que diariamente pequenas animações feitas com auxílio dessa e de outras ferramentas de arte digital. Para isso, Kleber mergulhou de cabeça em zilhões de fóruns e tutoriais de internet para, como diz, aprender a manipular essas máquinas de sonhar. Máquinas que dão uma roupagem um tanto surrealista para os versos de suas canções, como poderá ser visto no videoclipe de “Asas”, que será lançado simultaneamente com o single, em seu canal do youtube.
“Asas” tem bastante a ver com esta recente mudança de rumos em sua carreira artística, mudança inclusive física, já que o andreense Kleber está morando atualmente em Salvador, na Bahia. A música faz parte de um conjunto de composições feitas em parceria com o compositor, cantor e produtor musical pernambucano Juliano Holanda.
Com uma melodia de sabor antigo recheada de melancolia tropical, “Asas” ganhou uma roupagem musical inspirada em trilhas de novelas dos anos setenta com alguma pitada de “Buena Vista Social Club”. Com direção musical assinada pelo próprio artista e por Flávvio Alves Costa, o novo single foi gravado no estúdio Canto da Coruja, em Piracaia/SP, com os toques de Guto Gonzalez (bateria) e Ricardo Prado (baixo, sanfona e pianno), além de Kleber na voz e no violão. O lançamento é do selo Sete Sóis.
[letra]
ASAS (letra: Juliano Holanda / música: Kléber Albuquerque)
Eu lhe daria garras
Pra carregar o vento.
Eu lhe faria um bico
De esculpir cimento.
Eu emprestava olhos
Pra enxergar de longe
Eu lhe seria ouvidos
pra escutar quem vem.
Porque asas você já tem
Eu lhe faria penas
Pra ir molhar no rio.
Eu riscaria um céu
Desses da cor anil.
Eu lhe escutava a voz
E não daria um pio.
Eu espalhava espaço,
E abria o chão também.
Porque asas você já tem
Não usava gaiola
E nem atiradeira.
Eu lhe quebrava um galho
E não dava xerém.
Eu lhe traria a sombra
E a folha da palmeira
E lhe daria impulso
Pra ir mais além.
Porque asas você já tem
[ficha técnica]
Voz e violão: Kleber Albuquerque
Bateria: Guto Gonzalez
Baixo, piano e sanfona: Ricardo Prado
Produção fonográfica: Flávvio Alves Costa e Kleber Albuquerque
Estúdio: Canto da Coruja (Piracaia/SP)
Selo: Sete sóis
Concepção e produção do videoclipe: Kleber Albuquerque
Com informações: Assessoria de Imprensa Adriana Bueno