KLEITON E KLEDIR relançam Disco Raro, “EN ESPANÕL”, nesta Sexta-Feira (23/10).
Álbum com participação de Mercedes Sosa e León Gieco foi lançado em LP apenas na Argentina em 1985 e agora versão digital é disponibilizada globalmente
KLEITON & KLEDIR “En Español” foi gravado em estúdios do Rio de Janeiro, São Paulo, Los Angeles e Buenos Aires, e conta com as participações especiais de Mercedes Sosa e León Gieco.
O álbum da Universal Music que chega agora a todas as plataformas digitais, foi lançado originalmente na Argentina em 1985 em formato de LP e traz grandes sucessos da dupla como Deu Pra Ti, Vira Virou, Paixão, Nem Pensar e Viva, em inspiradas versões para a língua espanhola do poeta e diplomata mexicano Edmundo Font.
Além de brasileiros, Kleiton & Kledir possuem cidadania espanhola. São descendentes de pai uruguaio, avó uruguaia, avô espanhol e foram criados na fronteira, ao sul do Brasil, onde a língua e a cultura dos países se confundem em torno da linha de fronteira.
Conheceram Mercedes Sosa em Cuba no ano de 1981, durante viagem organizada por Chico Buarque. Foi amor à primeira vista. Juntos, participaram de shows coletivos em Havana e no Festival de Varadero com outros artistas como Pablo Milanês, Silvio Rodrigues, Nara Leão, João Bosco, MPB4 e Jimmy Cliff.
A partir desta viagem, os “guris” e “La Negra” seguiram fazendo planos, gravações e shows no Brasil e na Europa, culminando com o espetáculo “El Gran Concierto” para milhares de pessoas no Estádio de Velez, em Buenos Aires, onde K&K participaram como convidados de Mercedes e León Gieco.
A gravação de Mercedes Sosa para Vira Virou em seu disco “Será Posible el Sur?” traz a participação da dupla cantando com ela e transformou a canção em sucesso no mundo inteiro.
A aproximação com León se deu através de Bernardo Bergeret, produtor do disco, e a identificação foi imediata. Artistas “gauchos” e universais, de uma mesma geração e formação cultural, cresceram separados apenas por uma linha divisória entre Brasil e Argentina, que nunca impediu que a música do pampa pudesse embalar igualmente os sonhos dos dois lados da fronteira.
A capa do álbum é uma criação do artista plástico Nelson Felix, com foto de Frederico Mendes.
- VIVA (Viva)
(Kledir Ramil)
- VIRA VIRÓ (Vira Virou)
(Kleiton Ramil)
- NO ESO NO (Tô que Tô)
(Kleiton Ramil e Kledir Ramil)
- SIEMBRA (Semeadura) com MERCEDES SOSA
(Vitor Ramil e José Fogaça)
- TAN BONITO (Tão Bonito)
(Kledir Ramil)
- FERROCARRIL (Maria Fumaça)
(Kleiton Ramil e Kledir Ramil)
- FUENTE DE SAUDADE (Fonte da Saudade)
(Kledir Ramil)
- NI PENSAR (Nem Pensar)
(Kleiton Ramil e Kledir Ramil)
- PARA MI, BASTA YÁ (Deu Pra Ti)
(Kleiton Ramil e Kledir Ramil)
- PASIÓN (Paixão)
(Kledir Ramil)
- ESTRELLA, ESTRELLA (Estrela, Estrela) com LEÓN GIECO
(Vitor Ramil)
Produzido por Bernardo Bergeret e Kleiton & Kledir
Versões: Edmundo Font
Um lançamento Universal Music
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA: FNP MUSIC HUB – Conexões & Relacionamentos na Música