Leila Pinheiro e Ricardo Bacelar lançam “Donato”

Álbum com novas leituras para obras de João Donato tem participação de Jaques Morelenbaum e chega às plataformas

 

Ouça o álbum: https://ffm.to/jasmin_donato

 

Assista ao videoclipe e “Brisa do Mar – Surpresa”  – https://youtu.be/_3aN3Y0Vf_A?si=cDR_VYYdA–V71wo

 

Produzido a quatro mãos pela cantora/pianista Leila Pinheiro e o cantor e multi-instrumentista Ricardo Bacelar, o álbum Donato (Jasmin Music) chega às plataformas dia 27, sexta-feira, trazendo novas leituras para obras de João Donato (1934/2023), compositor, músico, arranjador, que completaria 90 anos em 17 de agosto deste ano.

 

O convite para este mergulho profundo nas canções de Donato partiu de Ricardo Bacelar. “A ideia era fazer um disco que oferecesse um outro ponto de vista sobre a obra de João Donato. Leila veio para Fortaleza, para o Jasmin Studio, e já no primeiro dia gravamos duas faixas: “Lugar Comum” e “A Rã”. Como ela também é musicista, fomos escrevendo as harmonias, tocando, gravando, tudo fluindo muito naturalmente. Leila é muito precisa e muito exigente, como cantora, pianista e a nossa comunicação foi muito fácil”, conta Bacelar, responsável pela sonoridade acústica do piano em todo o álbum.

 

“Eu já sabia do selo Jasmim, do estúdio do Ricardo, que é certamente um dos melhores onde eu já gravei, mas confesso que foi um dos convites mais inusitados que eu já recebi. Apesar de já ter gravado várias canções do Donato, dele ter participado do meu primeiro álbum (1983) e eu do DVD “Donatural”, de termos estado muitas vezes juntos no palco, como grande referência que ele é pra mim, talvez eu não tivesse escolhido gravar um álbum inteiro em homenagem a ele, neste momento”, comenta Leila.  “Quando Ricardo trouxe essa proposta, me pareceu não só a melhor hora, pelos 90 anos do Donato, mas também um enorme desafio pra mim”, complementa. Buscar novos caminhos para canções já magistralmente gravadas e arranjadas foi, de certa forma, desconstruir a concepção original do compositor. “Me joguei de cabeça, confiando plenamente no Ricardo, no que ele propunha, no que resultaria do nosso encontro”, complementa.

 

Durante as gravações, o álbum de voz e piano ganhou novos contornos com a chegada de Jaques Morelenbaum. “Tivemos a ideia de chamar o Jaques, com quem eu já havia trabalhado no álbum “Andar com Gil”.  Considero que os arranjos são de nós três, porque o Jaques deu uma contribuição muito importante para o disco”, avalia Bacelar. Leila reforça: “Somos um trio, relendo profundamente a obra de João Donato e seus parceiros diversos”.

 

Falando em parceiros, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ronaldo Bastos, Abel Silva, Chico Buarque, Marlon Sette, Sylvio Fraga e Lysias Ênio assinam com Donato as 12 músicas selecionadas. A única inédita do repertório chegou às mãos de Leila Pinheiro através de Ivone Belém, antes da morte do compositor. Leila conta: “João pediu (e eu ouvi a voz dele, pelo telefone) que a Ivone me enviasse a canção ´Contas de Vidro´, dele com João Gilberto e Lysias Ênio, gravada até então apenas como tema instrumental. ‘Manda esse petardo para Leila que ela vai ficar louca`, ele disse, e eu fiquei, mesmo. É uma das canções nas quais eu também toco piano no disco, ao lado de ‘Verbos do amor’. Ricardo Bacelar divide os vocais com Leila na faixa inédita e também no clássico “Naturalmente”.

 

Também não houve tempo para contar com a participação especialíssima do homenageado, como lembra Bacelar: “Tínhamos planejado ir ao Rio para que Donato participasse em uma faixa, mas infelizmente ele partiu antes de conseguirmos gravar”.

 

O cello de Jaques Morelenbaum brilha em 9 faixas do álbum: “A Rã”, “Açafrão”, “Naquela Estação”, “Naturalmente”, “Contas de Vidro”, “Já Que Você Deu Motivo”, “Nua Ideia”, “Flor de Maracujá” e no medley de “Brisa do Mar”/”Surpresa”.

 

Antes do novo álbum, Leila e Ricardo haviam colaborado em dois outros projetos do selo Jasmin Music. Em 2023, convidada por Roberto Menescal, Leila gravou “Bye Bye Brasil” (Menescal-Chico Buarque) no álbum “Nós e o Mar”, de Ricardo Bacelar, Diogo Monzo e Menescal. No final do mesmo ano, lançaram o single “Semente da Maré” (Guilherme Arantes).

 

A sonoridade do álbum Donato reflete o esmero na produção assinada por Leila Pinheiro e Ricardo Bacelar. “Fomos muito criteriosos em relação ao tratamento que daríamos à obra de João Donato: quando se pretende criar novas leituras para obras-primas como as dele, é preciso fazê-lo com muito respeito e rigor”. Para Leila Pinheiro, o álbum também apresenta a obra do compositor para novas gerações de pianistas, cantores e arranjadores. “É muito interessante poder dar uma visão particular, que eu acredito que vá surpreender a quem ouvir. É uma nova fotografia do João Donato, digamos assim”, finaliza.

 

DONATO – LEILA PINHEIRO e RICARDO BACELAR

FEAT. JAQUES MORELENBAUM

 

Repertório

 

1- A Rã (João Donato / Caetano Veloso)

Leila Pinheiro – voz

Ricardo Bacelar – piano

Jaques Morelenbaum – cello

 

2-Lugar Comum (João Donato / Gilberto Gil)

Leila Pinheiro – voz

Ricardo Bacelar – piano

 

3-Açafrão (João Donato / Marlon Sette / Sylvio Fraga)

Leila Pinheiro – voz

Ricardo Bacelar – piano

Jaques Morelenbaum – cello

 

4-Naquela Estação (João Donato / Caetano Veloso / Ronaldo Bastos)

Leila Pinheiro – voz

Ricardo Bacelar – piano

Jaques Morelenbaum – cello

 

5- Brisa do Mar – Surpresa (João Donato / Abel Silva – João Donato / Caetano Veloso)

Leila Pinheiro – voz

Ricardo Bacelar – piano

Jaques Morelenbaum – cello

 

6-Verbos do Amor (João Donato / Abel Silva)

Leila Pinheiro – voz e piano

Ricardo Bacelar – piano solo

 

7-Naturalmente (João Donato / Caetano Veloso)

Leila Pinheiro – voz

Ricardo Bacelar – voz e piano

Jaques Morelenbaum – cello

 

8-Cadê Você (João Donato / Chico Buarque)

Leila Pinheiro – voz

Ricardo Bacelar –   piano

 

9-Contas de Vidro (João Donato / João Gilberto / Lysias Ênio)

Leila Pinheiro – voz e piano

Ricardo Bacelar – voz

Jaques Morelenbaum – cello

 

10-Já Que Você Deu Motivo (João Donato / Ronaldo Bastos)

Leila Pinheiro – voz

Ricardo Bacelar – piano

Jaques Morelenbaum – cello

 

11-Nua Ideia (João Donato / Caetano Veloso)

Leila Pinheiro – voz

Ricardo Bacelar – piano

Jaques Morelenbaum – cello

 

12- Flor de Maracujá (João Donato / Lysias Ênio)

Leila Pinheiro – voz

Ricardo Bacelar – piano

Jaques Morelenbaum – cello

Capa: MZK

Gravado no Jasmin Studio por Melk

Mixagem: Beto Neves no Manduri Studio

Masterização: Carlos Freitas

Produzido por Leila Pinheiro e Ricardo Bacelar

 

 

 

 

Com informações – Coringa Comunicação

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje (19/07), é aniversário do compositor, produtor e guitarrista da banda Queen @officialqueenmusic Mr. Brian May @brianmayforreal que completa 78 anos.

#bryanmay #happybirthday #Queen #boomerangmusic
Em 18/07/1980, há exatamente 45 anos atrás era lançado o terceiro e último álbum de estúdio da banda britânica Joy Division @officialjoydivision "Closer".

Produzido por Martin Hannett, “Closer” ganhou bastante atenção por ter sido lançado pouco menos de dois meses depois da morte de Ian Curtis. Mas chamaria atenção de qualquer jeito por ser uma das obras-primas dos anos 1980. O grupo encerrou as atividades semanas depois, mas o legado continua vivo ao influenciar diversas bandas até os dias atuais.

Lista de Músicas:

Lado A:

1. Atrocity Exhibition

2. Isolation

3. Passover

4. Colony

5. A Means To An End

Lado B:

1. Heart And Soul

2. Twenty Four Hours

3. The Eternal

4. Decades

Integrantes

Ian Curtis – vocais
Bernard Sumner – guitarra, teclados
Peter Hook – baixo
Stephen Morris – bateria, percussão

#closer #40years #joydivision #happybirthday
Em 18/07/1986, há exatamente 39 anos atrás era
 lançado nos cinemas dos EUA o filme de ficção científica "Aliens, o Resgate", dirigido por James Cameron e no elenco a atriz Sigourney Weaver.

Filmaço! 

#aliensoresgate #boomerangmusic
Em 18/07/1995, há exatamente 30 anos atrás era lançado o 14° e último álbum de estúdio da banda Ramones @ramones ! Adios Amigos!

RAMONES:

Joey Ramone (vocal), Johnny Ramone (guitarra), CJ Ramone (baixo) e Marky Ramone (bateria) 

Músicas 

1.I don´t want to grow up
2.Make monsters for my friends
3.It´s not for me to know
4.The crusher 
5.Life[s a gas 
6.Take the pain away 
7.I love you
8.Cretin family 
9.Have a nice day 
10.Scattergun 
11.Got alot to say 
12.She talks to rainbows 
13.Born to die in Berlin

#adiosamigos #ramones #boomerangmusic #30years
Em 18/07/1997, há exatamente 28 anos atrás era lançado o oitavo e último álbum de estúdio da banda Legião Urbana "Uma Outra Estação", pela Emi, nove meses depois após a morte do vocalista e líder Renato Russo e o fim das atividades do grupo.

Produzido por Dado Villa-Lobos @dadovillalobos e o saudoso Tom Capone.

Faixas 

1.Riding Song3:03 
2.Uma Outra Estação3:59 
3.As Flores Do Mal4:32 
4.La Maison Dieu6:33 
5.Clarisse10:32 
6.Schubert Ländler1:09 
7.A Tempestade4:13 
8.High Noon (Do Not Forsake Me)1:30 9.Comédia Romântica2:55 
10.Dado Viciado2:32 
11.Marcianos Invadem A Terra2:37 
12.Antes Das Seis5:09 
13.Mariane3:14 
14.Sagrado Coração6:30 
15.Travessia Do Eixão3:35

Legião Urbana

Renato Russo @renatorussooficial
Dado Villa-Lobos @dadovillalobos
Marcelo Bonfá @marcelobonfa

#umaoutraestação
#boomerangmusic
#legiãourbana
Hoje (18/07), é aniversário da cantora Luísa Sonsa @luisasonza que completa 33 anos.

#luisasonsa #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (18/07), é aniversário da cantora e compositora Baby do Brasil @babydobrasiloficial que completa 73 anos.

#babydobrasil #happybirthday #boomerangmusic