Leoni e Otto resgatam obra de Odair José no episódio de estreia da segunda temporada de ‘Os Ímpares’

Um encontro de emoções e memórias marca o episódio de estreia da segunda temporada da série inédita “Os Ímpares”, que chega com exclusividade ao Curta! No episódio “Odair José”, as canções e letras do músico inspiram os cantores e compositores Leoni e Otto, convidados para reinterpretar duas músicas do álbum “O Filho de José e Maria”, lançado em 1977.


 

A série conta a história de trabalhos de ícones da música brasileira que, quando foram lançados, não tiveram o devido reconhecimento da crítica ou do mercado, mas se tornaram peças fundamentais da música nacional. São dez episódios que resgatam esses álbuns e dão a eles nova vida, com releituras feitas por nomes da cena musical como Clara Buarque, Roberta Sá, Xande de Pilares, BNegão, Otto, Leoni, Lan Lanh e Chico Brown. Viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), a produção tem criação e direção de Isis Mello e Henrique Alqualo. A direção musical é assinada por Felipe Pinaud.


 

Cantor de sucesso e em evidência com milhões de cópias vendidas, Odair José resolve ousar no álbum que lançaria em 1977, inspirado por trabalhos de artistas como Paul McCartney e Peter Frampton. Para sair de uma fórmula que sentia estar estagnada, ele compõe músicas com novos sons, marcando uma mudança em sua carreira.


 

“Ninguém topava, ninguém queria. E de repente se espalhou pelas gravadoras, pelo mercado, pela mídia, que eu iria fazer uma ópera-rock, que eu tinha enlouquecido… quando, na verdade, era só a vontade de fazer um disco diferente”, recorda o cantor e compositor.


 

Até hoje, Odair José lamenta como o mercado e a mídia ignoraram o álbum. Sentimento compartilhado por Leoni. O cantor cresceu ouvindo as músicas do ídolo, que falava sobre temas importantes de um jeito claro e popular, e lembra que nenhuma faixa do álbum tocou na rádio. Quase 50 anos depois, ele regravou “Só pra mim, pra mais ninguém”, destacando também a habilidade de Odair José em usar, nas entrelinhas, suas músicas como protesto.
 

“É engraçado, porque não é uma música que me interessaria muito pelo tema, que é um ciúme muito doentio. Mas percebi que, atrás da história, tem muita coisa sobre a ditadura, como ‘não abra a porta para ninguém’, tinha essa paranoia que você podia ser pego pelos militares por nada”, analisa Leoni.
 

A ditadura militar também é mencionada por Otto, que exalta o jeito humano e fraterno de Odair José. O cantor se emocionou ao regravar “O Sonho Terminou” no estúdio Cia. dos Técnicos, mesmo local da gravação original e com a possibilidade de potencializar as mensagens e o talento de um dos mais influentes artistas brasileiros na segunda metade do século XX.


 

“Uma das coisas dessa música é a humanidade; ele está falando de forma sincera, está abrindo o jogo”, afirma.

“Os Ímpares” é uma produção da Das Minas Produções. O episódio pode ser visto no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro tv+ e no site oficial (CurtaOn.com.br) a partir do dia 07 de julho. A estreia é no dia temático Segundas da Música, 7 de julho, às 21h.  

Manipulações de Franco são debatidas na segunda parte do inédito ‘Franco: O Último Inquisidor’


 

Para gerações que não vivenciaram um regime ditatorial, pode ficar a dúvida sobre como um governo tirânico se sustenta. Na segunda parte do documentário inédito “Franco: O Último Inquisidor”, intitulada “O Manipulador”, que estreia com exclusividade no Curta!, somos apresentados às artimanhas e estratégias empregadas pela ditadura franquista, que começou em meados da década de 1930, sobreviveu à Segunda Guerra e se manteve em pé até o fim da Guerra Fria.


 

Com um vasto material de imagens de arquivo, pesquisa histórica e depoimentos exclusivos de apoiadores, familiares, opositores e vítimas de perseguição política, o diretor Serge de Sampigny nos mostra como Franco concentrou o poder absoluto. Com a vitória na Guerra Civil, um novo regime se estabelece, e ele acumula o cargo de chefe de Estado, de Governo e líder do único partido, a Falange. Nem mesmo a iminência de um conflito mundial e a aproximação com as potências do Eixo abalaram a liderança do ditador espanhol.


 

“Hitler não era tão ruim quanto dizem. Criaram um mito de Hitler, assim como criaram uma lenda sombria sobre Franco, pois eram mestres em criar lendas sombrias sobre os inimigos”, diz Pilar Gutiérrez Vallejo, filha de um ministro franquista, em defesa daqueles dois facínoras.


 

Em escombros, militar e economicamente, após a Guerra Civil, a Espanha sangrava. Com acordos comerciais com EUA e Reino Unido sob risco, Franco se alia de vez à Alemanha nazista e reescreve a História, criando decisões estratégicas que sobrevivem até hoje entre seus apoiadores.


 

Manipulando a opinião pública, ele afirma que a entrada na guerra era uma disputa contra o comunismo. Enquanto jovens morriam na frente de combate na União Soviética, em casa a repressão apertava, especialmente contra republicanos e maçons, seus grandes inimigos. Entre 1939 e 1945, mais de 20 mil pessoas foram executadas pelo regime. Para aparentar legalidade em seus atos e leis, o ditador cria farsas judiciais e órgãos sob seu controle, como as Cortes Espanholas, com parlamentares nomeados por ele.


 

“Franco assinou sozinho todas as sentenças de morte, não tinha nenhum problema em assiná-las. Depois de assinadas, eles eram trazidos aqui para o cemitério para serem fuzilados”, conta Tomás Monteiro, filho de um militante assassinado.


 

O documentário mostra como, após o fim da Segunda Guerra, Franco precisou mostrar habilidade não só para se manter no poder, mas para se manter vivo, com receio de ter o mesmo destino de Hitler e Mussolini. A violência escancarada não passa despercebida, e a Espanha, excluída na recém-fundada ONU, sofre sanções internacionais severas. No contexto da Guerra Fria, revigora seu discurso contra o comunismo e como defensor do Ocidente cristão, aposta suas fichas em decisões populistas, que se tornam comuns em um governo contestado e cada vez mais frágil.


 

“Quando me perguntam sobre Franco, eu tremo só de pensar que essa pessoa estava no poder na Espanha e fez tudo o que fez por 40 anos”, diz o militante Alexis Mesón Doña.


 

“Franco: O Último Inquisidor” é uma produção da Histodoc for France Télévisions & DR – Danish Broadcasting Corporation. O filme pode ser visto no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro TV+ e no site oficial da plataforma (CurtaOn.com.br). A estreia do episódio é no dia temático Sextas de História e Sociedade, 11 de julho, às 22h.

 

Segunda da Música – 07/07

21h – “Os Ímpares” (Série – 2ª Temporada) – Episódio: “Odair José” – INÉDITO E EXCLUSIVO

O polêmico e visionário álbum “O Filho de José e Maria” abalou as estruturas da Igreja Católica e quase pôs fim à carreira de Odair José. Em um relato emocionante, o artista revisita as tensões da época e os bastidores de suas composições mais provocadoras. Em paralelo, Otto e Leoni recriam faixas icônicas, revelando a força e atualidade dessa obra corajosa. Direção: Henrique Alqualo e Isis Mello Duração: 27min Classificação: 10 anos Horários Alternativos: dia 08 de julho, às 01h e às 15h; dia 09 de julho, às 09h; dia 12 de julho, às 20h15; dia 13 de julho, às 12h45 

 

Terças das Artes – 08/07

22h – “O Sal da Terra” (Documentário)

Durante 40 anos, o fotógrafo Sebastião Salgado (1944-2025) viajou através dos continentes, aos passos de uma humanidade sempre em mutação. Ele testemunhou alguns dos principais eventos da nossa história recente: conflitos internacionais, a fome e o êxodo. O documentário acompanha o fotógrafo na descoberta de territórios imaculados, da flora e da fauna selvagem e de paisagens grandiosas em um enorme projeto fotográfico. Direção: Win Wenders e Juliano Salgado Duração: 110min Classificação: 12 anos Horários Alternativos: dia 09, às 02h e às 16h; dia 10 de julho, às 10h; dia 12, às 22h; dia 14 de julho, às 0h35 

 

Quarta de Cinema – 09/07

21h30 – “Na Trilha do Cinema” (Série) – Episódio: “Luiz Adelmo” – INÉDITO E EXCLUSIVO

André Abujamra conversa com o engenheiro de som Luiz Adelmo, que é também autor do livro “Som-Imagem no Cinema”. Neste episódio, eles destrincham o desenho de som dos filmes “O Palhaço” (2011) e “O Homem Que Copiava” (2003) de Jorge Furtado. Eles vão conversar sobre o sound design, termo que foi utilizado pela primeira vez por Walter Murch, quando fez o som de “Apocalypse Now” (1979) Direção: Hewelin Fernandes Duração: 24min Classificação: 10 anos Horários Alternativos: dia 10 de julho, às 01h30 e às 15h30; dia 11 de julho, às 09h30; dia 12 de julho, às 19h45; dia 13 de julho, às 12h15 

 

Quinta do Pensamento– 10/07

22h – “Desterro – A Poiesis de Imre Kertész” (Documentário)

A investigação poética da questão do desterro humano e da incessante busca pela identidade, através da vida e obra de Imre Kertész, Prêmio Nobel de Literatura de 2002 e sobrevivente de Auschwitz. Ao longo de sua obra, Kertész se coloca a pergunta “quem sou eu?”, nos fala da identidade como ato narrativo, a escrita como resistência contra o aniquilamento, o desterro, a solidão e a morte. Direção: José Alberto Cotta Duração: 57min Classificação: Livre Horários Alternativos: dia 11 de julho, às 02h e às 16h; dia 12 de julho, às 20h50; dia 14 de julho, às 10h  

 

Sextas de História e Sociedade – 11/07

22h – “Franco, O Último Inquisidor: O Manipulador” (Documentário) – INÉDITO E EXCLUSIVO

Nascido no final do século XIX, Francisco Franco teve uma ascensão notável nas hierarquias do exército espanhol, até que o regime republicano, em 1931, interrompeu sua carreira. A Guerra Civil tornou-se sua oportunidade de tomar o poder absoluto na Espanha. Ele usou o terror contra todos aqueles que não compartilhavam de sua visão da Espanha: uma visão que olhava firmemente para o passado. Direção: Serge de Sampigny Duração: 52min Classificação: 12 anos Horários Alternativos: dia 12 de julho, às 02h e às 15h; dia 13 de julho, às 22h; dia 14 de julho, às 16h; dia 15 de julho, às 10h 


 

Sábado – 12/07

19h15 – “101 Canções Que Tocaram o Brasil” (Série) – Episódio: “Dúvidas Sobre o Amanhã”

A explosão do talento de Gonzaguinha e o grito de João Bosco e Aldir Blanc pela anistia. O pop rock de Rita Lee encanta o Brasil. E outras canções que alegraram nossas vidas. Direção: Roberto de Oliveira Duração: 26min Classificação: Livre

 

Domingo – 13/07

19h55 – “Cássia Eller” (Documentário)

Cássia Eller é uma figura icônica da música brasileira. Sua breve passagem pelo cenário musical nos anos 90 deixou uma marca inegável. Com seu talento e carisma, expôs tabus e demonstrou sua força como pessoa pública. Sua morte, em 2001, teve repercussão nacional. Com seu talento e carisma, expôs tabus e demonstrou sua força como pessoa pública. Direção: Paulo Henrique Fontenelle Duração: 113min

Classificação: 12 anos


Grupo Curta!

• O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 5 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da Claro tv, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra; além de em operadoras associadas à NEO.
 

• O CurtaOn, clube de documentários do Curta!, disponível no Prime Video Channels, na Claro tv+ e no site da plataforma, conta com centenas de filmes e episódios de séries documentais organizadas por temas de interesse sobre cultura e humanidades. Há também pastas especiais com novidades — que estreiam a cada mês –, conteúdos originais, inéditos e exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço. A assinatura tem o valor de R$ 14,90/mês.
 

• O BrasilianaTV é o novo streaming do Curta!. Distribuído gratuitamente para todos os assinantes da Claro tv+ inicialmente sem custo adicional. O serviço oferece uma ampla gama de séries e filmes brasileiros, abrangendo tanto as ficções quanto os documentários, desde os clássicos do nosso cinema até produções mais recentes.
 

• O Porta Curtas, primeiro e maior site de catalogação e exibição de curtas-metragens do Brasil, tem em seu acervo desde clássicos do cinema nacional a obras recentes que se destacaram em festivais. Para ter acesso ao catálogo, basta assinar o plano através do site oficial Porta Curtas no valor de R$ 6,90/mês. Assinantes Claro tv+ têm acesso gratuito a todo o acervo.
 

• O CurtaEducação, plataforma de streaming que une educação e entretenimento para promover ciência e cultura por meio do audiovisual. No site, as obras são classificadas por disciplinas e etapas de ensino, e são acompanhadas por ferramentas pedagógicas e materiais didáticos complementares.

• A Curta! Cine-Distribuidora visa impulsionar a produção nacional de longas-metragens oferecendo apoio estratégico diferenciado a projetos de ficção e documentário para o público adulto.


• O Curta! Humanidades e o Curta! Música & Artes são os canais FAST do Grupo Curta!. Com mais de 70 horas de programação por canal, é uma oportunidade do público assistir gratuitamente a uma seleção especial dos documentários do Canal Curta!. Estão disponíveis no TCL Channel, app presente nas smart TVs da TCL, nos canais 3445 (“Curta! Humanidades”) e 3465 (“Curta Música & Artes”).

 

Com informações: Agencia Febre

#SIGA NO INSTAGRAM
Em 06/11/2015, há exatamente 10 anos atrás era lançada a caixa com 3 discos do cantor e compositor country Genuine "Alan Jackson" Story.

Tracklist

Disc One
1. Blue Blooded Woman
2. Here In The Real World
3. Wanted
4. Chasin’ That Neon Rainbow
5. I’d Love You All Over Again
6. Don’t Rock The Jukebox
7. Someday
8. Dallas
9. Midnight In Montgomery
10. Love’s Got A Hold On You
11. She’s Got The Rhythm (And I Got The Blues)
12. Tonight I Climbed The Wall
13. Chattahoochee
14. Mercury Blues
15. (Who Says) You Can’t Have It All
16. Summertime Blues
17. Gone Country
18. Born Too Late (Previously Unreleased)
19. If Tears Could Talk (Previously Unreleased)
20. Seven Bridges Road – LIVE (Previously Unreleased)

Disc Two
1. Livin’ On Love
2. I Don’t Even Know Your Name
3. Tall, Tall Trees
4. I’ll Try
5. Home
6. Little Bitty
7. Who’s Cheatin’ Who
8. There Goes
9. Between The Devil And Me
10. A House With No Curtains
11. I’ll Go On Loving You
12. Right On The Money
13. Gone Crazy
14. Little Man
15. Pop A Top
16. The Blues Man
17. It Must Be Love
18. Wings (Previously Unreleased)
19. Seguro Que Hell Yes (Previously Unreleased)
20. The Star-Spangled Banner (Previously Unreleased)

Disc Three
1. Where I Come From
2. When Somebody Loves You
3. Where Were You (When The World Stopped Turning)
4. Drive (For Daddy Gene)
5. Work In Progress
6. That’d Be Alright
7. It’s Five O’Clock Somewhere—with Jimmy Buffett
8. Remember When
9. Too Much Of A Good Thing
10. Monday Morning Church
11. Like Red On A Rose
12. A Woman’s Love
13. Small Town Southern Man
14. Good Time
15. Country Boy
16. Sissy’s Song
17. As She’s Walking Away—Zac Brown Band featuring Alan Jackson
18. Love Is Hard (Previously Unreleased)
19. Ain’t Just A Southern Thing (Previously Unreleased)

#alanjackson #countrymusic #genuine #boomerangmusic
Em novembro de 2002, há exatamente 23 anos atrás era lançado o 8° álbum do cantor, compositor e guitarrista Eric Clapton @ericclapton o ao vivo e duplo "One More Car One More Rider".

Também foi lançado em DVD

Eric Clapton e banda 

Eric Clapton – guitar, lead vocals
Andy Fairweather-Low – guitar, backing vocals
Billy Preston – Hammond B-3 organ, keyboards, backing vocals
David Sancious – piano, keyboards, melodica, guitar, backing vocals
Greg Phillinganes - Hammond B-3 organ, keyboards/synthesizers
Nathan East – bass guitar, backing vocals
Steve Gadd – drums

Tracklist DVD

1 Key To The Highway
2 Reptile
3 Got You On My Mind
4 Tears In Heaven
5 Bell Bottom Blues
6 Change The World
7 My Father's Eyes
8 River Of Tears
9 Goin' Down Slow
10 She's Gone
11 I Want A Little Girl
12 Badge
13 Hoochie Coochie Man
14 Have You Ever Loved A Woman?
15 Cocaine
16 Wonderful Tonight
17 Layla
18 Will It Go Round In Circles
19 Sunshine Of Your Love
20 Over The Rainbow

#ericclapton
#onemorecaronemorerider #boomerangmusic
Em 06/11/1990, há exatamente 35 anos atrás era lançado o 11° álbum de estúdio da banda alemã Scorpions @scorpions “Crazy World”
.

Line-up:

Klaus Meine (vocals)
Matthias Jabs (guitars)
Rudolf Schenker (guitars)
Francis Buchholz (bass)
Herman Rarebell (drums)
Additional musicians: Koen Van Baal, Jim Vallance (keys)

Track list:

	1.	Tease Me Please Me
	2.	Don’t Delieve Her
	3.	To Be With You In Heaven
	4.	Wind Of Change
	5.	Restless Nights
	6.	Lust Or Love
	7.	Kicks After Six
	8.	Hit Between The Eyes
	9.	Money And Fame
	10.	Crazy World
	11.	Send Me An Angel

#scorpions #crazyworld #klausmeine #rudolfschenker #matthiasjabs #francisbuchholz #hermanrarebell
Hoje, 06/11, é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Bad Religion @badreligionband Gregg Graffin @greggraffin que completa 61 anos.

Foto @gabrieluizramos uizramos

#gregggraffin #badreligion #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 06/11, é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Living Colour @livingcolourofficial Mr. Corey Glover @coreyglover que completa 61 anos.

#coreyglover #livingcolour #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 05/11, é aniversário do DJ, cantor e compositor Thaíde @thaideoficial que completa 58 anos.

#thaide #happybirthday #boomerangmusic
Em 5 de novembro de 1984, há exatamente 41 anoa atrás era lançado "Reckless", o quarto álbum de estúdio do músico e compositor de rock canadense Bryan Adams @bryanadams 

Banda:

Bryan Adams: lead vocals on all songs, lead guitar on 5 and 9, rhythm guitar

Keith Scott: guitar

Tommy Mandel: keyboards on 1-3, 5, 7-10

Rob Sabino: keyboards on 4

Dave Taylor: bass

Pat Steward: drums on 1, 6, and 7

Mickey Curry: drums on 2, 3, 5, 8-10

Participações:

Tina Turner: co-lead vocals on "It's Only Love"
Steve Smith: drums on 4

Tracklist 

One Night Love Affair
She's Only Happy When She's Dancin'
Run to You
Heaven
Somebody
Summer of '69
Kids Wanna Rock
It's Only Love
Long Gone
Ain't Gonna Cry

#reckless #bryanadams #boomerangmusic
Hoje, 05/11, é aniversário do cantor e compositor Bryan Adams @bryanadams que completa 66 anos.

Em breve ele volta para ao Brasil com seu novo show.

#bryanadams #happybirthday #boomerangmusic