Lívia Mattos lança VERVE, disco que fecha trilogia e expande linguagem do trio com sanfona, tuba e bateria

O lançamento conta com as participações da indiana Varijashree Venugopal e da senegalesa Senny Camara, além do videoclipe da faixa “História de Uma Cabeça”, dirigido por Luiz Corrêa

 

Ouça aqui o disco: https://www.youtube.com/watch?v=cXqkh83wnuk

 

Assista ao videoclipe “História de Uma Cabeça”: https://www.youtube.com/watch?v=XU9pEZhu438

 

 

A cantora, compositora e sanfoneira Lívia Mattos lança VERVE, pelo selo YB Music, consolidando a linguagem que vem desenvolvendo ao longo de anos de experimentação com Jefferson Babu (tuba) e Rafael dos Santos (bateria).

 

O título remete ao desejo de inventividade, à pulsão instigante e curiosa que move o processo criativo. “Criar, aturar o que eu crio, maturar, transcriar em cima da ideia original, sem perder a espontaneidade”, explica Lívia.

 

Na trilogia, o disco equilibra a luminosidade de ‘Vinha da Ida’ (2017)  com a densidade de  ‘Apneia’ (2022). As canções abordam deslocamento, movimento, saudade, amor à distância e impermanência, refletindo a vida em trânsito de quem vive na estrada.

 

O trabalho reafirma a formação minimalista – sanfona/voz, tuba e bateria – expandida por pedais, efeitos e pelo estúdio como instrumento criativo. “Esse álbum fecha a trilogia dos meus três primeiros, consolidando esse lugar híbrido entre o instrumental e a canção”, resume a artista.

 

Produzido por Alê Siqueira, que também assinou o primeiro álbum da artista, o disco retoma a parceria com Paulim Sartori, produtor musical em Apneia e agora co-diretor musical em Verve.

 

A capa, criada com o fotógrafo Tiago Lima – também responsável pelos trabalhos anteriores -, dialoga com os discos passados, revisitando elementos visuais e trazendo pela primeira vez a sanfona em si para destaque. “O acordeon aparece como minha caixa de música torácica, minha máquina de respiro, meu caminho de idas e vindas do fole”, diz Lívia.

 

O percurso sonoro de VERVE se abre com ‘Caucaia’, em que a sanfoneira dialoga com a voz indiana de Varijashree Venugopal num forró inventivo de sotaques e deslocamentos. Na sequência, ‘Ndoukahakro’ evoca a memória da Costa do Marfim em conexão com a kora e a voz da senegalesa Senny Camara. ‘Quanto Mais Doce’ traz a ternura do amor à distância, enquanto a faixa-título ‘Verve’ expande o espírito criativo do trio em samba diluído e sinuoso. Em ‘Com Você Eu Vou’, o amor aparece como caminho compartilhado; já ‘Mundo Verde Esperança’, de Hermeto Pascoal, abre espaço para uma formação quinteto.

 

‘Forrógutti’ homenageia Toninho Ferragutti em um forró-choro virtuoso, e ‘Como Se Fosse o Mar’, parceria com Ivan Lins e Thais Nicodemo, mergulha nos mistérios do tempo. ‘História de Uma Cabeça’ traduz em letra e groove as sobrecargas da mente e ganha videoclipe dirigido por Luiz Corrêa, que mistura humor e estética circense para retratar a e o caos de uma cabeça em diálogo com corpo e sentimentos. Para o encerramento festivo, Folia de fole é  um frevo baiano para dançar na rua.

 

SOBRE LÍVIA MATTOS

 

Nascida em Salvador (BA), Lívia Mattos é acordeonista, cantautora, circense e socióloga. Com seu trabalho autoral, lançou os álbuns Vinha da ida (2017), Apneia (2022) e Verve (2025), e já se apresentou em festivais ao redor do mundo, como o Womex (Espanha), Akkordeon Festival Wien (Áustria), Accordions Around the World (Estados Unidos), Macau International Parade (China), FMM Sines (Portugal), MASA (Costa do Marfim), entre outros. Possui uma sólida carreira como instrumentista: integrou a banda de Chico César por oito anos, participou como solista convidada da Orquestra Sinfônica da Bahia e colaborou em shows e/ou gravações com artistas como Rosa Passos, Badi Assad, Vanessa da Mata, Ceumar, Johnny Hooker, Alessandra Leão, Gero Camilo, entre outros.

 

FAIXA A FAIXA ASSINADO

 

1 – CAUCAIA

 

Instrumental instigante, mesclando a puxada de fole da baiana Lívia Mattos com o gogó indiano de Varijashree Venugopal, numa formação inusitada que também soma a tuba de Jefferson Babu e a bateria de Rafael dos Santos à instrumentação. “Caucaia” é o nome da cidade cearense onde a música foi composta apenas na voz, já que a sanfoneira estava sem seu instrumento na ocasião, gerando um forró levemente torto e livremente aprumado.

Pancada instrumental que mixa influências herméticas e reforça a inspiração que vem dos trânsitos entre diferentes lugares.

 

2 – NDOUKAHAKRO

 

Música composta para a aldeia homônima, na Costa do Marfim, que a sanfoneira conheceu quando foi tocar em Abidjan. Compartilha a emoção, o sentimento de familiaridade e o arrebatamento que essa visita provocou nela, bem como os sabores e saberes da terra. O feat com a senegalesa Senny Camara, na kora e voz, expressa a conexão transatlântica da baiana de Salvador com a Costa do Marfim e o Senegal.

Aldeia de dentro, familiar, saborosa, emocionante, transatlântica.

 

3 – QUANTO MAIS DOCE

 

O amor de quem vai vem com o amor de quem espera. Canção de doçura com o dengo de quem está longe querendo estar perto. O reverbe do amor que tremula na sanfona e balança a rede. O tempo da saudade demora mais. É uma canção com influência de Dominguinhos e Chico César, com envenenamentos sonoros no fole e na tuba, com aquele especial no meio pra todo mundo cantar junto.

Desejo de quem vai, de quem fica.

 

4 – VERVE

 

Essa é a faixa cerne do álbum, concebida para a formação-base desse trabalho: tuba, acordeon e sanfona. Uma música instrumental que explora a versatilidade desses instrumentos, brincando com inversões de funções e desvarios em cima de uma leitura diluída de samba. A verve está nesse espírito criativo, aventureiro, sinuoso, que vai se instigando a cada parte. Essa música começou na estrada, foi trabalhada em diferentes lugares e acabou em casa.

De longe, é um samba sinuoso, que começa onde não se espera e segue em trilha de aventura, na instiga, na verve.

 

5 – COM VOCÊ EU VOU

 

Canção terna e ternária, de amor demais, mas não desmedido. De quem vê que no encontro nem todo caminho é doce e largo, mas que topa nadar em rio por vezes raso e salobro. O amor como um caminho de ida, de quem vai, de quem pode ir junto.

Guarânia do sim, do vamos nessa, sigamos.

 

6 – MUNDO VERDE ESPERANÇA

 

Música de Hermeto Pascoal que também tem o nome de “Taiane” – a única não autoral do disco e a primeira vez que a sanfoneira grava em seu disco uma música que não é dela… mas é do campeão. O título já revela a poética da composição, que também é estruturada de um jeito interessante: as partes não são repetidas, como de praxe, mas vão se seguindo micromódulos que revelam essa esperança e inventividade no seguir. Para essa música, o “Lívia Mattos Trio” transmuta para “Lívia Mattos Quinteto”, convidando à farra sonora a flauta de Aline Gonçalves (RJ) e as taças de vidro de Tomás Gleiser (RS) – formação pluriestadual que a sanfoneira vinha apresentando em shows.

 

7 – FORRÓGUTTI

 

A música foi composta em homenagem ao acordeonista Toninho Ferragutti, grande inspiração para Lívia Mattos, depois de ela assistir a um show dele no ano passado. Sempre um arrebatamento vê-lo tocar, mas havia tempo que ela não o via, o que aumentou a densidade do impacto que desaguou na composição. A faixa tem características de forró com choro, fazendo uma espécie de coletânea de características marcantes da forma de Ferragutti abordar o instrumento, que foram captadas e cooptadas pela sanfoneira.

Forró instrumental da beleza, do virtuosismo e da saliência ferragutiana.

 

8 – COMO SE FOSSE O MAR

 

Parceria inédita da sanfoneira com o mestre Ivan Lins e a pianista Thais Nicodemo, a canção nasceu com harmonia classuda e letra afiada, convocando o ouvinte a uma imersão marejada. A poética gira em torno da impermanência, do respiro, da amizade com o tempo e seus mistérios. Arranjo mais aerado, vaporoso, dando espaço para a construção de imagens e narrativas.

Marejo, marulhos na margem do tempo.

 

9 – HISTÓRIA DE UMA CABEÇA

 

Essa parceria inédita é com o pianista Thadeu Romano, que compartilhou uma melodia já maturada para a sanfoneira colocar letra – em todos os seus álbuns ela é também letrista das músicas. A narrativa se desenrola em torno das crises, contradições, sobrecargas e devaneios de uma cabeça, que pode ser a de qualquer um.

Incertezas e tropeços no groove.

 

10 – FOLIA DE FOLE

 

Frevo baiano, lembrando a herança carnavalesca de Armandinho, Dodô e Osmar. A soteropolitana Lívia Mattos traz, por meio do acordeon, a linguagem da guitarra baiana, com distorções e swing, encerrando o disco e acabando a festa na rua. É uma verdadeira folia de fole, na qual se pode dançar frevo e galope na mesma passada, ao gosto do folião.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Assessoria Bianco

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 26/11, é aniversário da saudosa cantora e compositora Tina Turner @tinaturner que completaria 86 anos.

#tinaturner #happybirthday #boomerangmusic
Em 25/11/1987, há exatamente 38 anos atrás era lançado nos cinemas dos Estados Unidos o filme "Três Solteirões e Um Bebê".

Dirigido por Leonardo Nimoy.

Com Tom Selleck, Steve Gutenberg e Ted Danson.

#trêssolteirõeseumbebê #boomerangmusic
Em 25/11/1987, há exatamente 38 anos atrás era lançado nos cinemas dos Estados Unidos o filme "Antes Só Do Que Mal Acompanhado".

Dirigido por John Hughes e estrelando Steve Martin e John Candy.

Filmaço de comédia super divertido.

#antessódoquemalacompanhado #boomerangmusic #johnhughes
Em 24/11/1988, há exatamente 27 anos atrás era lançado o 8° álbum de estúdio da banda Metallica @metallica “Garage Inc.” released on November 24th 1998.

Line-up:
James Hetfield (vocals, guitars)
Kirk Hammett (guitars)
Jason Newsted (bass)
Lars Ulrich (drums)

Track list:
	1.	Free Speech For The Dumb
	2.	It’s Electric
	3.	Sabbra Cadabra
	4.	Turn The Page
	5.	Die, Die My Darling
	6.	Loverman
	7.	Mercyful Fate (Medley)
	8.	Astronomy
	9.	Whiskey In The Jar
	10.	Tuesday’s Gone
	11.	The More I See

	1.	Helpless
	2.	The Small Hours
	3.	The Wait
	4.	Crash Course In Brain Surgery
	5.	Last Caress/Green Hell
	6.	Am I Evil?
	7.	Blitzkrieg
	8.	Breadfan
	9.	The Prince
	10.	Stone Cold Crazy
	11.	So What
	12.	Killing Time
	13.	Overkill
	14.	Damage Case
	15.	Stone Dead Forever
	16.	Too Late Too 
Happy 27th anniversary to Metallica eighth studio album “Garage Inc.” released on November 24th 1998.

Line-up:
James Hetfield (vocals, guitars)
Kirk Hammett (guitars)
Jason Newsted (bass)
Lars Ulrich (drums)

Track list:
	1.	Free Speech For The Dumb
	2.	It’s Electric
	3.	Sabbra Cadabra
	4.	Turn The Page
	5.	Die, Die My Darling
	6.	Loverman
	7.	Mercyful Fate (Medley)
	8.	Astronomy
	9.	Whiskey In The Jar
	10.	Tuesday’s Gone
	11.	The More I See

	1.	Helpless
	2.	The Small Hours
	3.	The Wait
	4.	Crash Course In Brain Surgery
	5.	Last Caress/Green Hell
	6.	Am I Evil?
	7.	Blitzkrieg
	8.	Breadfan
	9.	The Prince
	10.	Stone Cold Crazy
	11.	So What
	12.	Killing Time
	13.	Overkill
	14.	Damage Case
	15.	Stone Dead Forever
	16.	Too Late Too Late

#metallica
#garageinc 
#boomerangmusic
Em 23/11/1993, há exatamente 32 anos atrás era lançado o 5° álbum de estúdio da banda Guns N ' Roses, “The Spaghetti Incident?.

Integrantes:

Axl Rose (vocals, keys)
Slash (guitars)
Gilby Clarke (guitars)
Dizzy Reed (keys)
Duff McKagan (vocals, bass)
Matt Sorum (drums)
Additional musicians: Michael Monroe (vocals) Mike Staggs, Richard Duguay (guitars) Mike Fasano (percussion)

Track list:

	1.	Since I Don’t Have You
	2.	New Rose
	3.	Down On The Farm
	4.	Human Being
	5.	Raw Power
	6.	Ain’t It Fun
	7.	Buick Makane (Big Dumb Sex)
	8.	Hair Of The Dog
	9.	Attitude
	10.	Black Leather
	11.	You Can’t Put Your Arms Around A Memory
	12.	I Don’t Care About You

#gunsnroses #thespaghettiincident #boomerangmusic
Hoje, 23/11, é aniversário do cantor, compositor e pianista Bruce Hornsby @brucehornsby que completa 71 anos.

#brucehornsby #happybirthday #boomerangmusic
Em 21/11/1986, há exatamente 39 anos atrás era lançado o 4° álbum de estúdio da banda Duran Duran @duranduran "Notorious".

Integrantes:

Simon Le Bon - Vocal
John Taylor - Baixo
Nick Rhodes - Teclado

Tracklist:

1. Notorious 4:18
2 American Science 4:43
3 Skin Trade 5:57
4 A Matter Of Feeling 5:56
5 Hold Me 4:31
6 Vertigo (Do The Demolition) 4:44
7 So Misled 4:03
8 "Meet El Presidente" 4:19
9 Winter Marches On 3:25
10 Proposition 4:57

#duranduran #notorious #boomerangmusic
Em 21/11/1986, há exatamente 39 anos atrás era lançado nos cinemas dos Estados Unidos o filme Firewalker - Os Aventureiros do Fogo.

Com Chuck Norris, Louis Gossett Jr. e grande elenco.

Dirigido por J. LEE Thompson

#firewalker #boomerangmusic #chucknorris