Luiza Carmo muda como as fases da água no EP “Seco Seu Gelo”

No novo trabalho artista explora o R&B, pop e afrobeat

 

Sair de uma gravadora, trabalhar coletivamente e de maneira independente, acreditar no próprio trabalho, no próprio eu. Esses foram alguns dos processos que a mineira Luiza Carmo passou para chegar até seu novo EP, Seco Seu Gelo. Com pop, R&B e batidas do afrobeat  Luiza apresenta 4 canções que mostram um novo lado, mais maduro e com espaço para experimentações ainda não apostadas pela cantora.

 

Com “Seco Seu Gelo”, o EP, Luiza Carmo adiciona mais duas músicas às já lançadas Seco seu Gelo e Deja Vu” ambas com produção musical de Pastor. Duas canções que ganharam videoclipe e foram escolhidas para a lista de melhores do site Hits Perdidos. A primeira homônima, foi teve clipe gravado no icônico edifício JK, em Belo Horizonte e trata da passagem de um casal pela vida adulta, fala das incertezas que esse momento de crescimento pode trazer. A segunda teve clipe gravado em um estúdio de dança em SP e traz a liberdade de criação sem amarras.

 

“A gente consegue sentir na pele o amadurecimento desde a confecção criativa de tudo até o lançamento de cada projeto, ainda mais quando comparamos um com o outro. Acho que em ‘Sublime’ [Ep lançado em 2024] eu ainda precisava muito me impor, experimentar na produção e na composição. Em ‘Seco Seu Gelo’, ainda sinto essa demanda, mas já me sinto um pouco mais madura e “calejada” pela a carreira independente, enquanto no primeiro era tudo muita novidade. E espero que isso siga acontecendo numa crescente, que eu me sinta ainda mais madura, segura e coerente no álbum do próximo ano”, revela Luiza Carmo.

 

Agora a artista apresenta “Morde e Assopra” “Rezo um Terço” que unificam o conceito do disco como um todo, unindo estético e musical. Pensando na imagem do frio, pintou os cabelos de loiro platinado e trouxe a água em diferentes estados: no vapor do banho, no copo, no rio, no suor e no gelo, trazendo a ideia de transformação constante que ela também está passando. As novas canções ganham visualizers.

 

“A gente nunca vai poder ser livre e se conhecer por inteiro se a gente não se permitir testar, experimentar até errar. Sempre gostei de R&B e definitivamente é uma influência clara no meu som. Até alguns anos atrás, só tinha feito esses trabalhos com uma gravadora, eu chegava tocava a minha música no violão e recebia uma versão da mix final pra aprovar de volta. Desde que comecei o meu trabalho independente, descobri que a música pode e, pra mim, tem que ser um trabalho colaborativo. Não tem preço estar no estúdio com pessoas que te inspiram genuinamente, todos com um propósito comum, que é tirar o melhor daquele trabalho. Acho que daí vem esse ponto dos beats e tudo, da autonomia pra experimentação. Sobre o visual, acho que o cabelo passa pelo mesmo ponto, acaba sendo bem simbólico, mas é sim um ponto importante da percepção que a gente tem de si mesmo. Tinha feito de primeira pensando no EP, o que seriam os visuais e a estética de gelo. Mas gostei tanto do resultado que acho que devo manter mais”, se diverte Luiza.

 

Foi após discussão com o então namorado que nasceu a letra de “Morde e Assopra”. Ela morava em São Paulo, ele em Belo Horizonte e num vai e vem de declarações, surgiu da boca dele: “Você vai ficar nesse morde e assopra aí?”. A música saiu em poucos minutos. A canção tem produção musical de JEFF, que tem trabalhos com Agnes Nunes e Kehlani. Já “Rezo um Terço” nasceu no começo de 2024, quando Luiza se preparava para entrar de cabeça no meio independente.

 

“Tava morando em São Paulo e eu ainda fazia parte de um selo musical com o qual já não me identificava — e, ao mesmo tempo, começava a viver os primeiros desafios de um relacionamento de longo prazo, marcados pela distância e pelo amadurecimento do casal. Era uma fase cheia de mudanças, imprevisibilidades, ansiedade e também muito ânimo pelo que estava por vir. Em várias áreas da minha vida, tudo parecia estar se transformando ao mesmo tempo. Essa faixa é muito especial pra mim. “Rezo um Terço” fala sobre predestinação, fé, caminhada e propósito. É uma música sobre confiar — em mim, na vida e no meu próprio trajeto. A produção é do KoY, um artista belo-horizontino que admiro muito e que já trabalhou com nomes como Lagum, VHOOR e Iuri Rio Branco. A gente construiu uma sonoridade que mistura fortes referências da música brasileira com elementos modernos. Tem bongô, violão de nylon, guitarra e várias percussões, que se encontram com sintetizadores e baterias eletrônicas — criando uma textura rica, orgânica e contemporânea”, comenta.

 

 

Para as influências ela cita nomes como Liniker, Marina Sena, Ana Frango Elétrico, Kali Uchis, Men I Trust e Clairo. Seco seu Gelo já está disponível em todas as plataformas de streaming e você pode acompanhar o trabalho da Luiza pelo Instagram.

 

Sobre Luiza Carmo

 

Com apenas um ano de carreira independente, a mineira Luiza Carmo vem se destacando na cena musical com melodias cativantes e letras marcantes. Sua sonoridade transita pelo pop, mas é fortemente embasada por referências líricas e sonoras da música brasileira e influências do R&B, resultando em uma identidade sonora única e envolvente. Atenta à estética visual de seus projetos, Luiza estreou sua carreira solo com o EP “Sublime Live Sessions”, gravado ao vivo em plano-sequência no Teatro Municipal Casa da Ópera, em Ouro Preto (MG). O trabalho chamou a atenção de players importantes da indústria, sendo destaque no site Tenho Mais Discos que Amigos e no jornal Estado de Minas. Atualmente, a artista ultrapassa a marca de 1 milhão de plays nas plataformas digitais e segue construindo sua base de fãs que já conta com mais de  200 mil seguidores nas redes sociais.

 

Fotos: Guilherme Werneck

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: FAVORITE Assessoria

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 12/12, é aniversário do ex guitarrista da banda Kiss @kissonline Bruce Kulick @bruce.kulick que completa 72 anos.

#kiss #brucekulick #happybirthday
Hoje, 10/12, é aniversário da baterista Meg White da banda White Stripes @thewhitestripes que completa 51 anos.

#megwhite #happybirthday
#whitestripes
Hoje, 10/12, é aniversário do cantor, compositor e ex integrante da banda Wang Chung @wangchungofficial Jack Hues @jackhuesofficial que completa 71 anos.

#jackhues #wangchung #boomerangmusic
Em 10/12/1985, há exatamente 40 anos atrás era lançado o primeiro álbum de estúdio da banda Fine Young Cannibals @fineyoungcannibals 

Fine Young Cannibals 

Roland Gift – vocais
Andy Cox – guitarra, órgão em "Time Isn't Kind"
David Steele – baixo, piano, teclados

Track listing

"Johnny Come Home" - 3:35
"Couldn't Care More" - 3:30
"Don't Ask Me to Choose" - 3:05
"Funny How Love Is" - 3:28
"Suspicious Minds" - 3:56
"Blue" - 3:31
"Move to Work" - 3:26
"On a Promise" - 3:06
"Time Isn't Kind" - 3:12

#fineyoungcannibals #boomerangmusic
Em 10/12/1976, há exatamente 49 anos atrás era lançado o 5° álbum de estúdio da banda Queen @queen “A Day At The Races”.

Line-up:

Freddie Mercury (vocals, keys)
Brian May (vocals, guitars)
John Deacon (bass)
Roger Taylor (vocals, drums)
Additional musicians: Mike Stone (vocals)

Track list:

	1.	Tie Your Mother Down
	2.	You Take My Breath Away
	3.	Long Away
	4.	The Millionaire Waltz
	5.	You And I
	6.	Somebody To Love
	7.	White Man
	8.	Good Old-Fashioned Lover Boy
	9.	Drowse
	10.	Teo Torriatte (Let Us Cling Together)

#queen #queenband #adayattheraces
Hoje, 10/12, é aniversário da saudosa cantora e compositora Cassia Eller @cassiaelleroficial que completaria 63 anos.

#cassiaeller #happybirthday #mpb
Em dezembro de 1972, há exatamente 53 anos atrás era lançado o álbum ao vivo do Deep Purple @deeppurple “Made in Japan” gravado ao vivo em Osaka e Tokyo,.

Line-up:

Ian Gillian (vocals, harmonica, percussion)
Ritchie Blackmore (guitars)
Jon Lord (keys)
Roger Glover (bass)
Ian Paice (drums)

Track list:

	1.	Highway Star
	2.	Child in Time
	3.	Smoke on the Water
	4.	The Mule
	5.	Strange Kind of Woman
	6.	Lazy
	7.	Space Truckin’

#deeppurple #madeinjapan #boomerangmusic
Hoje, 09/12, é aniversário do saudoso baixista e compositor Canisso @canisso_rmds da banda Raimundos @raimundosrock que completaria 60 anos.

#Canisso #raimundos #happybirthday