Malu Galli estreia como cantora em show que celebra Luiz Melodia e os 50 anos do álbum ‘Maravilhas Contemporâneas

Com direção musical de Rômulo Fróes e roteiro de Fred Coelho, show acontece dia 13 de outubro, na Casa de Francisca, em São Paulo

 

Em 1976, Luiz Melodia lançava Maravilhas Contemporâneas, seu segundo LP, quatro anos após a estreia com o clássico Pérola Negra. Cinquenta anos depois, o álbum que se tornou um marco da música popular brasileira ganha uma nova leitura no palco, a partir do encontro entre a atriz e cantora Malu Galli, que faz sua estreia como cantora, o músico e compositor Rômulo Fróes e o pesquisador e escritor Fred Coelho. Juntos, eles revisitam o universo de Melodia em um espetáculo que aproxima a sonoridade e a poética do artista da produção musical contemporânea, reafirmando a atualidade de uma obra que atravessa gerações.

 

Mais do que um tributo, o projeto propõe um diálogo entre o universo sonoro de Luiz Melodia, a cena musical dos anos 1970 e a produção contemporânea. Com direção artística e musical de Rômulo Fróes, direção cênica de Malu Galli e Rômulo Fróes e pesquisa e roteiro de Fred Coelho, o espetáculo parte das onze faixas do álbum de 1976 para construir um repertório que ilumina a obra de Melodia e, ao mesmo tempo, revela como sua música continua reverberando na criação de artistas de diferentes gerações.

 

Músico carioca marcado pela originalidade de suas composições e pelo timbre inconfundível de sua voz, Luiz Melodia transformou Maravilhas Contemporâneas em um marco da canção popular brasileira. A tarefa não era simples: seu primeiro disco, Pérola Negra, lançado em 1973, já havia se tornado um clássico instantâneo.

 

A capacidade de Melodia de criar canções populares, com letras que permanecem na memória coletiva, fez dele um artista de referência para diferentes gerações. Em Maravilhas Contemporâneas, o som que nasceu no Largo do Estácio ganha novas cores e densidade ao lado de alguns dos grandes músicos de sua época. O próprio título do álbum sintetiza a potência de suas canções: maravilhas que, 50 anos depois, continuam contemporâneas.

 

É justamente a partir desse disco, dessa sonoridade e, principalmente, desse título que nasce o espetáculo.

 

DO ÁLBUM DE 1976 À MÚSICA DE HOJE

 

A ideia do projeto surgiu a partir do encontro artístico entre Malu Galli e Rômulo Fróes. Parceiros em diferentes trabalhos de teatro, os dois já haviam estabelecido uma relação de criação que encontrou um novo caminho quando Malu assistiu a Transa, releitura de Rômulo Fróes para o histórico álbum de Caetano Veloso.

 

“Um dia assisti ao show Transa, releitura de Rômulo Fróes para o grande álbum de Caetano Veloso. Rômulo, meu parceiro de alguns espetáculos de teatro, me impressionava mais uma vez. Como conseguia ser autoral e ainda assim preservar a sonoridade e a poética das canções a um só tempo? Pensei comigo: se um dia fizer alguma coisa, vai ser com ele. Pensei no Maravilhas Contemporâneas, de Luiz Melodia, como um álbum tão icônico quanto Transa. E tive vontade de iniciar a conversa com o Rômulo. Rapidamente evoluímos para um projeto diferente de um ‘tributo’, para algo que conversasse também com o ambiente musical de hoje e que paralelamente comentasse a cena musical dos anos 70, celeiro para a criação do grande Luiz Melodia”, conta Malu Galli.

 

O repertório parte das canções de Melodia, mas não se limita a elas. Entre as músicas do show estão “Questão de Posse”, “Baby Rose”, “Congênito”, “Memórias Modestas” e “Presente Cotidiano”, além de “Magrelinha” e “Amor”, também de Melodia.

 

Ao lado delas, entram canções de artistas de diferentes gerações, criando uma espécie de conversa musical com o compositor carioca. O repertório inclui “It’s a Long Way”, de Caetano Veloso; “Quando Canto”, de Rômulo Fróes e Rodrigo Campos; “Promessas e Previsões”, de Ana Frango Elétrico; “Dessemelhantes”, de Juçara Marçal; “Mistério do Planeta”, dos Novos Baianos; “Para-Raio”, de Djavan; e “Você Não Vai Passar”, de Ava Rocha e Negro Leo.

 

A seleção procura estabelecer conexões entre diferentes épocas e linguagens. As canções de Melodia funcionam como ponto de partida para um universo que envolve a cidade, o amor, a solidão, o carnaval, a morte, a desigualdade social e a alegria trágica de vidas transgressoras — temas que continuam reverberando na produção artística brasileira.

 

UM NOVO ESPAÇO PARA MALU GALLI

 

Embora tenha uma trajetória consolidada como atriz no teatro, no cinema e na televisão, Malu Galli encontra em Maravilhas Contemporâneas um novo espaço de criação artística como cantora.

 

A escolha pelo repertório de Luiz Melodia não nasce de uma tentativa de contar a própria história através das canções, mas do desejo de encontrar, na obra do compositor, um território capaz de reunir voz, presença cênica e interpretação.

 

O projeto permite que Malu dialogue simultaneamente com um álbum, com o

trabalho de um dos grandes compositores brasileiros e com uma época particularmente fértil da música do país.

 

A BANDA COMO PARTE DA CRIAÇÃO

 

A direção musical de Rômulo Fróes propõe uma sonoridade que não busca simplesmente reproduzir o disco de 1976. A banda participa ativamente da construção das performances, explorando a versatilidade de seus integrantes e ampliando as possibilidades sonoras do espetáculo.

 

Formam a banda Rodrigo Campos (guitarra e cavaquinho), Danilo Penteado (baixo), Arquétipo Rafa (bateria e percussão) e Filipe Nader (sax e clarinete), músicos que também transitam pela composição e pela criação musical contemporânea.

 

Rômulo Fróes, além da direção artística e musical, participa do espetáculo como convidado.

 

Com uma trajetória de destaque na música independente brasileira, Fróes já produziu e dirigiu trabalhos de artistas como Elza Soares, Jards Macalé e Benito de Paula, além de ter suas composições gravadas por nomes como Juçara Marçal, Ná Ozzetti, Mariana Aydar e Nina Becker. Também integra o grupo Passo Torto.

 

MEMÓRIA E RENOVAÇÃO

 

O roteiro e a pesquisa de Fred Coelho partem do disco de Melodia como “farol de seu tempo” e, ao mesmo tempo, como uma espécie de DNA para compositores contemporâneos que incorporaram sua influência em suas músicas, conscientemente ou não.

 

O projeto pretende ampliar o reconhecimento da obra de Luiz Melodia, mantendo o compromisso com a qualidade e a exigência musical presentes no álbum escolhido e na trajetória do artista.

 

Além das apresentações, Maravilhas Contemporâneas prevê possíveis desdobramentos como conversas abertas com o público, podcasts, textos e conteúdos para redes sociais, criando novos espaços de escuta e reflexão sobre a obra de Melodia.

 

A proposta conta com o reconhecimento de Jane Melodia, companheira do músico, que define o projeto como “abrangente e consistente”.

 

SERVIÇO

 

Maravilhas Contemporâneas

Homenagem aos 50 anos do álbum de Luiz Melodia

 

08 de outubro — Ribeirão Preto

Teatro Pedro II

 

13 de outubro — São Paulo

Casa de Francisca

 

FICHA TÉCNICA

 

Concepção: Malu Galli, Rômulo Fróes e Fred Coelho

Direção artística: Rômulo Fróes

Direção cênica: Malu Galli e Rômulo Fróes

Pesquisa e roteiro: Fred Coelho

Textos: Fred Coelho

Vocal: Malu Galli

Direção musical: Rômulo Fróes

 

Músicos:

Rodrigo Campos — guitarra e cavaquinho

Danilo Penteado — baixo

Arquétipo Rafa — bateria e percussão

Filipe Nader — sax e clarinete

Convidado: Rômulo Fróes

Design de projeção: Tiago Lacaz

Figurino: Isabela Capeto

Luz: Ricardo Barbosa

Produção executiva: Daniela Simonassi

Direção de produção: Cícero de Andrade

Realização: Mosaico Produções

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Assessoria de Imprensa Pedro Neves

#SIGA NO INSTAGRAM
Em 16/10/1981, há exatamente 45 anos atrás era lançado o 3° álbum de estúdio da banda The Human League @humanleaguehq "Dare!".

The Human League

Ian Burden – synthesizers
Jo Callis – synthesizers
Joanne Catherall – vocals
Philip Oakey – vocals, synthesizers, cover design
Susan Ann Sulley – vocals
Philip Adrian Wright – slides, occasional synthesizer, cover design

Tracklist:

Side 1:

1. “The Things That Dreams Are Made Of”
2. “Open Your Heart”
3. “The Sound of the Crowd”
4. “Darkness”
5. “Do or Die”

Side 2:

6. “Get Carter” (Instrumental) Roy Budd 1:02
7. “I Am the Law” Oakey, Wright 4:09
8. “Seconds” Callis, Oakey, Wright 4:58
9. “Love Action (I Believe in Love)” Burden, Oakey 4:58
10. “Don’t You Want Me”

#thehumanleague #dare #boomerangmusic
Em 16/10/2001, há exatamente 25 anos atrás era lançado o 8° álbum de estúdio do cantor e compositor Ozzy Osbourne @ozzyosbourne
 “Down to Earth”. 

Integrantes:

Ozzy Osbourne (vocals)
Zakk Wylde (guitars)
Robert Trujillo (bass)
Mike Bordin (drums)
Additional musicians: Danny Saber (guitars) Tim Palmer guitars, keys, drums) Michael Railo (keys)

Track list:

	1.	Gets me through
	2.	Facing hell
	3.	Dreamer
	4.	No easy way out
	5.	That I never had
	6.	You know… (Part I)
	7.	Junkie
	8.	Running out of time
	9.	Black illusion
	10.	Alive
	11.	Can you hear them?

#ozzy #ozzyosbourne #downtoearth #zakkwylde #roberttrujillo mikebordin
Em 16/09/1981, há exatamente 45 anos atrás era lançado o álbum de estreia da banda Eurythmics @eurythmicsmusic "In The Garden".

Eurythmics

Annie Lennox – keyboards, synthesizer, flute, percussion, vocals
David A. Stewart – keyboards, synthesizer, bass guitar, guitar, backing vocals

Músicos adicionais:

Clem Burke (of Blondie) – drums
Holger Czukay (of Can) – French horn (2, 7), brass (5), Thai stringed instrument, walking
Crista Fast (wife of Conny Plank) – backing vocals (10), laughs
Robert Görl (of D.A.F.) – drums (2)
Jaki Liebezeit (of Can) – drums (3, 7–8); brass (5)
Roger Pomphrey – guitar and backing vocals (1, 5–6, 9), shouts
Markus Stockhausen (son of Karlheinz Stockhausen) – brass (5)
Tim Wheater – saxophone (7)

Tracklist:

English Summer
Belinda
 Take Me To Your Heart
She's Invisible Now
Your Time Will Come
Caveman Head
Never Gonna Cry Again
All The Young (People Of Today)
Sing-Sing
Revenge

#Eurythmics
#inthegarden #Boomerangmusic
Em 16/10/1989, há exatamente 37 anos atrás era lançado o 4° álbum do duo Erasure @erasureinfo "Wild!".

Integrantes:

• Andy Bell: Vocalista principal e compositor.
• Vince Clarke: Tecladista, guitarrista, programador e compositor

Tracklist:

Piano Song [1:09]
Blue Savannah [4:23]
Drama! [4:09]
How Many Times? [3:17]
Star [3:54]
La Gloria [3:19]
You Surround Me [3:58]
Brother And Sister [3:24]
2000 Miles [3:39]
Crown of Thorns [4:00]
Piano Song [3:14]

#erasure #Boomerangmusic #wild!
Em 16/10/1989, há exatamente 37 anos atrás era lançado o maravilhoso e 5° álbum de estúdio da banda Titãs @titasoficial "O Blésq Blom".

Produzido por Liminha @liminha e Titãs 

O lançamento do álbum contou com uma ação inédita jamais vista, o disco foi apresentado ao vivo pela Rádio Transamérica FM (direto de seu estúdio) e simultaneamente pela TV Cultura SP.

Titãs

Arnaldo Antunes: vocal
Branco Mello: vocal
Charles Gavin: bateria e percussão
Marcelo Fromer: guitarra e violão (em "Medo" e "32 Dentes")
Nando Reis: baixo e vocal
Paulo Miklos: saxofone (em "Flores" e "Faculdade") e vocal
Sérgio Britto: teclado e vocal
Tony Bellotto: guitarra, violão (em "Flores") e violão de 12 cordas (em "32 Dentes")

Participações especiais

Liminha: bateria eletrônica ("Miséria", "Deus e o Diabo" e "Faculdade"), guitarra ("O Pulso" e "Deus e o Diabo"), percussão eletrônica ("O Camelo e o Dromedário") e programação de teclados ("O Pulso", "Miséria" e "Deus e o Diabo").
Mauro e Quitéria: introdução e vinheta final, com gravação na Praia de Boa Viagem, Recife, Pernambuco.

Faixas

Lado A
1. “Introdução por Mauro e Quitéria” (Mauro – Quitéria)
2. “Miséria “ (Arnaldo Antunes - Paulo Miklos - Sérgio Britto)
3. “Racio Símio” (Arnaldo Antunes - Marcelo Fromer - Nando Reis)
4. “O Camelo E O Dromedário” (Marcelo Fromer - Nando Reis - Paulo Miklos - Tony Bellotto)
5. “Palavras” (Marcelo Fromer - Sérgio Britto)
6. “Medo” (Arnaldo Antunes - Marcelo Fromer - Tony Bellotto)
7. “Natureza Morta” (Arnaldo Antunes – Liminha - Branco Mello - Marcelo Fromer - Paulo Miklos - Sérgio Britto)

Lado B
8. “Flores” (Charles Gavin - Paulo Miklos - Sérgio Britto - Tony Bellotto)
9. “O Pulso” (Arnaldo Antunes - Marcelo Fromer - Tony Bellotto)
10. “32 Dentes” (Branco Mello - Marcelo Fromer - Sérgio Britto)
11. “Faculdade” ( Arnaldo Antunes - Branco Mello - Marcelo Fromer - Nando Reis -Paulo Miklos)
12. “Deus E O Diabo” (Nando Reis - Paulo Miklos - Sérgio Britto)
13. “Vinheta Final por Mauro e Quitéria” (Mauro – Quitéria)

#titãs #õblésqblom #Boomerangmusic
Hoje, 16/10, é aniversário do baixista Flea @flea333 da banda Red Hot Chilli Peppers @chilipeppers que completa 64 anos.

#flea #redhotchillipeppers #Boomerangmusic
Em 16/10/1981, há exatamente 45 anos atrás era lançado o 2° álbum de estúdio da banda Bauhaus @bauhaus "Mask".

Bauhaus

Peter Murphy – vocals, additional guitar, production
Daniel Ash – guitars, saxophone, album cover illustration, production
David J – bass guitar, vocals, production
Kevin Haskins – drums, keyboards, production

Track List

Hair of the Dog
The Passion of Lovers
Of Lilies and Remains
Hollow Hills
Kick in the Eye 2
In Fear of Fear
Muscle in Plastic
The Man with X-Ray Eyes
Mask
Dancing

#bauhaus #mask #Boomerangmusic