Marcelo Segreto e Celeste Moreau Antunes apresentam “Compacto e Simples”

 Em canções delicadas, artistas se unem para falar de amor

 

Link das plataformas: https://links.altafonte.com/compactoesimples

 

Foi no alto da quarentena, que Marcelo Segreto (Filarmônica de Pasárgada) e Celeste Moreau Antunes ficaram mais próximos. Já havia uma admiração mútua entre eles e uma ligação ao longe. “Eu ouvi o EP do Marcelo [América, América] na mesma época em que meu disco saiu [Rio Manso]. Era o auge da pandemia. Gostei muitíssimo e marcamos de nos encontrar numa praça de máscara, onde troquei meu livro de poesia pelos discos dele da Filarmônica de Pasárgada, que ouvi naquele ano”, comenta Celeste.

 

Nessa troca musical e de enfrentamento de um momento tão incerto, nasceu a vontade de compor juntos. Chega a todas as plataformas de streaming o primeiro fruto dessa união, o Compacto e Simples, duas canções pensando num formato lado A e lado B, “Janela” e “No ar”. O processo de composição foi bem fluido. “Janela” nasceu a partir de um áudio que Celeste mandou pra Marcelo com um trechinho de letra, que ele transformou numa canção, na qual ela incluiu alguns versos. “No ar” nasceu de uma letra de Celeste (para uma melodia de Marcelo) que foi lapidada pelos artistas em conjunto, tudo à distância (pelo zap), especialmente depois que a artista se mudou para Salvador (BA) no começo de 2023.

 

“As duas canções são canções de amor. ‘Janela’ é bem uma canção da quarentena. Quando a gente começou a compor, a gente ainda se encontrava de máscara na Praça das Corujas. Tem essa coisa do distanciamento, da relação mediada pela tela, pelo clique, da impossibilidade do encontro. Já ‘No ar’ é mais sobre esse movimento de vai e vem, dos encontros e desencontros em uma relação amorosa. Gosto muito dessa dupla de canções”, revela Marcelo.

 

Para Celeste, esta é uma dupla de canções que fala de relações, sejam elas amorosas ou não. Ela cita, por exemplo, que “No ar” pode ser também interpretada para pais e filhos ou amigos. E é nas inspirações para o projeto, que os dois mostram ainda mais sintonia, Marcelo e Celeste citam a importância da letra e de pensar os respiros que cada canção merece.

 

“Eu gosto dessa delicadeza, de ter ‘espaço’ para a letra e as frases instrumentais respirarem nas canções. Agora eu pensei no dueto “Something Stupid” do Frank e Nancy Sinatra, que eu amo e tem um pouco disso, de ficar acompanhando a letra, como uma história sendo contada. Mas durante o projeto eu também não tinha uma inspiração específica. Foi como saiu a parceria”, explica Celeste.

 

Já Marcelo cita alguns nomes que representam um pouco da sutileza que buscou nas músicas. “Eu particularmente gosto muito de canções simples e delicadas (como as canções do Marcelo Jeneci, da Tiê, da Roberta Campos) e acho que esse tipo de canção tem a ver com esse nosso projeto”, expõe Marcelo.

 

“Compacto e simples”  marca o começo de uma parceria e também do fortalecimento de uma amizade. O projeto tem produção musical, gravação, mixagem e masterização de Tó Brandileone (5 a Seco) e participação do Risco Quarteto, um quarteto de cordas formado por quatro instrumentistas: a Mathilde Fillat (1º violino), a Mica Marcondes (2º violino), a Carla Raiza (viola) e a Erica Navarro (violoncelo), Marcelo está também na voz e violões e Celeste na voz.

 

Mais sobre Marcelo Segreto

 

Cantor, compositor e idealizador do grupo Filarmônica de Pasárgada com o qual lançou os álbuns “O Hábito da Força” (2012), “Rádio Lixão” (2014), “Algorritmos” (2016) e “PSSP” (2022). Em 2020, lançou o EP solo “América, América”. É formado em letras pela FFLCH-USP e em música (composição) pela ECA-USP. É mestre e doutor pela FFLCH-USP sob a orientação do Prof. Dr. Luiz Tatit, desenvolvendo pesquisa sobre a composição de canção popular. Realizou pós-doutorado no Departamento de Música da ECA-USP sobre a estruturação de um curso de composição de canção no ensino técnico e superior. Formou-se em Composição Musical na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), orientado pelo compositor e professor Rodrigo Lima. Formou-se em violão erudito na Universidade Livre de Música-ULM (atual EMESP) com Éverton Gloeden. Participou como compositor, arranjador e músico do EP “Tribunal do Feicebuqui” (2013) e do CD “Vira lata na via láctea” (2014) do compositor Tom Zé realizando o arranjo da canção Pequena Suburbana, primeira parceria de Tom Zé e Caetano Veloso.

 

Mais Sobre Celeste Moreau Antunes

 

Celeste Moreau Antunes iniciou sua carreira nas letras, escreveu poemas e textos para revistas e sites, e tem dois livros publicados, de prosa e poesia. Já trabalhou como roteirista e dialoguista para o teatro e o cinema, e com direção de atores. Hoje é cantora e compõe canções, tem dois discos lançados: “Rio Manso Vol.1” e “Luzir Vol.2”. Possui diversas parcerias musicais lançadas. Canta, recita e escreve  poesia para eventos de moda e campanhas. Fez shows em casas de música como Cineclube Cortina e Bona. Participou do programa Cultura Livre, do Sarau filmado da Casa Rosa com Carlinhos Brown e do Documentário Lágrimas no MAM de Arnaldo Antunes, ambos filmados em Salvador. Lançou recentemente a animação “Alago e arejar”, na qual recita seus poemas, com roteiro assinado por ela e Gabriela Boeri.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Favorite Assessoria

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje (21/11), é aniversário da cantora e compositora Alcione @alcioneamarrom que completa 77 anos.

#Alcione #marrom #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (21/11), é aniversário da atriz, cantora e compositora Björk @bjork que completa 59 anos.

#bjork #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (21/11), é aniversário do ator, cantor e compositor Fábio Jr. @fabiojroficial que completa 71 anos.

#fabiojr #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (12/11), é aniversário do cantor e compositor Paulinho da Viola @paulinhodaviola que completa 82 anos.

#paulinhodaviola #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (12/11), é aniversário do cantor e compositor Neil Young @neilyoungarchives que completa 79 anos.

#neilyoung #happybirthday #folkmusic #boomerangmusic
Show "Invisible Woman" da cantora Silvia Machete @silvia.machete 

Participação especial dos músicos Peter Buck (R.E.M) e Barrett Martin na clássica "The One I Love".

07/11, Casa Natura Musical @casanaturamusical

#boomerangmusic #silviamachete #invisiblewoman #peterbuck #rem #casanaturamusical
Hoje (07/11), é aniversário da cantora e compositora Joni Mitchell @jonimitchell que completa 81 anos.

#jonimitchell #happybirthday ##boomerangmusic