Mariana de Moraes lança álbum dedicado ao avô, Vinicius, com participação de Chico Buarque

Mariana de Moraes lança álbum com repertório dedicado à obra do avô, trazendo 12 faixas com arranjos de João Donato e participação especial de Chico Buarque

 

OUÇA aqui

 

Um tributo à obra e ao legado do eterno poeta. A cantora e atriz Mariana de Moraes celebra afetos temporais em seu quinto disco de carreira, o primeiro totalmente dedicado ao avô Vinicius de Moraes. Com 12 faixas e arranjos de João Donato (1932-2023), “Vinicius de Mariana” chega às plataformas digitais no próximo dia 27 pelo Selo Sesc.

 

O álbum reverencia a amizade, a justiça e a esperança, unidas em um repertório que abraça alguns dos maiores ídolos e parceiros do poetinha: Pixinguinha, Antônio Maria, Chico Buarque, Edu Lobo, Carlos Lyra e Baden Powell.

 

O single “Maria Moita”, uma parceria de Vinicius e Lyra, foi lançado no dia 19 de outubro, quando o compositor faria 110 anos. A canção – que denuncia a cultura de opressão às mulheres – ganhou nova roupagem e a participação especial de um coro formado por Camila Pitanga, Mart’nália e Jussara Silveira. “Essa é uma música emblemática para mim. Tem uma história e um desejo de justiça que retrata esse amor muito grande do Vinicius pelas mulheres, não só as “dele”, mas as mulheres do mundo. Um desejo por um mundo mais justo, onde as mulheres fossem amadas e tratadas e não violentadas, onde a terra fosse amada e tratada e não violentada, onde os trabalhadores não fossem explorados”, diz Mariana.
O repertório do álbum foi escolhido a dedo. Ao lado de Guto Wirtti e Leo Pereda, Mariana pinçou 12 canções do avô que costuram uma rede de ancestralidades. O abre-alas é “Canto do Caboclo da Pedra Preta”, gravada originalmente no clássico Afro-Sambas (1966), de Vinicius e Baden. Os arranjos evocam a herança de Brasis negros que forjaram a dança e a musicalidade do país. “Canto de Xangô”, outra parceria de Vinicius e Baden, chega com a saudação em yorubá de Mariana. Sopros e atabaques formam o terreiro camerístico para o canto de Zé Manoel e Clara Buarque.

 

“Eu sou negro de cor/ Mas tudo é só amor em mim”, “Mas amar é sofrer / Amar é morrer de dor / Xangô meu senhor, saravá / Me faça sofrer/ Ah, me faça de morrer / Mas me faça morrer de amar / Xangô meu senhor, saravá”, suplica a letra.

 

A parceria com Baden também aparece em “Tristeza e Solidão”. Já Carlos Lyra, além de “Maria Moita”, é lembrado ainda em “Marcha da Quarta-Feira de Cinzas”. A frutífera colaboração com Tom Jobim marca presença na célebre “Eu não existo sem você”. A canção ganhou leitura familiar e afetiva, com participação de Maria Luiza de Moraes (filha de Mariana) e Antônia Pitanga (filha de Camila Pitanga) além de sons de bebê na voz de Rara, filha de Mana Bernardes e Marcelo Jeneci (que toca sanfona na faixa).

 

A escolha do repertório retrata um pouco a diversidade de parceiros de Vinicius. Um deles é Edu Lobo, que comparece com “Arrastão” (vencedora do 1º Festival da Música Popular Brasileira da TV Excelsior, em 1965) e “Só me fez bem”. Chico Buarque é lembrado em “Desalento”, a oitava faixa do disco, e participa cantando com Mariana. Antônio Maria surge com “Quando a Noite me Entende”, Hermano Silva com a clássica “Onde Anda Você” e Pixinguinha fecha o álbum com “Mundo Melhor”.

 

“Vinicius de Mariana”, que traz na capa a foto de Mariana criança sentada no colo do avô, começou a ser gravado em 2021, durante a pandemia de Covid-19. Um período difícil, de dor e ao mesmo tempo de esperança.

 

A cantora cercou-se de um time de grandes colaboradores. A produção musical é de Mariana de Moraes e Guto Wirtti (também baixista e arranjador). João Donato toca piano e assina os arranjos em cinco faixas. Em destaque, as parcerias com o pianista, cantor e compositor Zé Manoel, bem como o baterista e percussionista Robertinho Silva. O álbum reúne ainda músicos como Carlinhos 7 Cordas, Joana Queiroz, Nina Becker e as participações especiais de Clara Buarque (neta de Chico) e Aurora Alves.

 

Um álbum feito de amor, tradição, inovação e perseverança. Afinal, como dizia Vinicius: “E, no entanto, é preciso cantar / Mais que tudo, é preciso cantar”.

 

FAIXAS

 

  1. CANTO DO CABOCLO DA PEDRA PRETA (CANTO DA PEDRA PRETA) 3:46
  1. CANTO DE XANGÔ 5:50
  2. MARIA MOITA 4:31
  3. TRISTEZA E SOLIDÃO 3:33
  4. ARRASTÃO 4:19
  5. QUANDO A NOITE ME ENTENDE 4:12
  6. SÓ ME FEZ BEM 3:07
  7. DESALENTO 5:21
  8. MARCHA DA QUARTA-FEIRA DE CINZAS 4:09
  9. ONDE ANDA VOCÊ 3:32
  10. EU NÃO EXISTO SEM VOCÊ 4:09
  11. MUNDO MELHOR 3:40

 

FICHA TÉCNICA – VINICIUS DE MARIANA

 

Produção musical: Guto Wirtti e Mariana de Moraes

Direção artística, pesquisa de repertório: Leo Pereda, Mariana de Moraes e Guto Wirtti

Arranjos João Donato e Guto Wirtti

Gravação e mixagem: Duda Mello

Produção executiva: Circus Produções Culturais

Diretor de produção: Guto Ruocco

Produção Rio de Janeiro: Flávio Loureiro

Pós produção e produção gráfica: Marina Novelli

Filmagem: Vicente Zirretta

Preparação vocal e fonoterapia: Lucia Gayotto

Fotos: Vicente Zirreta

Foto capa: Vera Barreto Leite Valdez

Gravado no Rio de Janeiro nos estúdios Cia dos Técnicos e Rockit entre outubro de 2021 e janeiro de 2022, por Duda Mello.

Gravado em Salvador no estúdio Ilha dos Sapos em fevereiro de 2022 por Thiago Pulgas.

Auxiliar técnico: Uelinton Cerqueira (Leninho).

Gestora do estúdio Cleise Almeida

Mixado entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022 por Duda Mello.

Masterizado em fevereiro de 2022 por Carlinhos Antunes no estúdio Classic Master.

Assistente de estúdio Cia dos Técnicos – Raphael Rui Castro

Roadie Júlio Diniz (Robertinho Silva)

Sexteto de Amor Total ROBERTINHO SILVA, THIAGO SILVA, CARLINHOS SETE CORDAS, JOANA QUEIROZ, ZÉ MANOEL e GUTO WIRTTI

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: LUPA Comunicação

#SIGA NO INSTAGRAM
Em 01/06/1983, há exatamente 43 anos atrás era lançado o 5° e último álbum de estúdio da banda The Police @thepolicebandofficial "Synchronicity".

Integrantes 

Sting - Baixo, vocal e teclado
Andy Summers - Guitarra, vocal de apoio, teclado e vocal em "Mother"
Stewart Copeland - Bateria, percussão e vocal de apoio em "Miss Gradenko"

Tracklist:

Original Album Remastered

1. Synchronicity I
2. Walking In Your Footsteps
3. O My God
4. Mother
5. Miss Gradenko
6. Synchronicity II
7. Every Breath You Take
8. King Of Pain
9. Wrapped Around Your Finger
10. Tea In The Sahara
11. Murder By Numbers

#thepolice #synchronicity
#boomerangmusic
Hoje, 01/06, é aniversário do guitarrista e compositor Ron Wood da banda The Rolling Stones que completa 79 anos 

#ronwood #happybirthday #boomerangmusic
Em 01/06/1985, há exatamente 41 anos atrás era lançado o álbum de estreia da banda norueguesa A-Ha @officialaha "Hunting High and Low".

Integrantes:

A-Ha

Morten Harket – vocal principal e de apoio
Magne Furuholmen – teclados, programação de baixo , backing vocals
Pål Waaktaar – guitarras, programação de bateria, backing vocals

Tracklist:

HUNTING HIGH AND LOW (1985)
01 – Take on Me
02 – Train of Thought
03 – Hunting High and Low
04 – The Blue Sky
05 – Living a Boy’s adventure tale
06 – The Sun Always Shines on Tv
07 – And you tell me
08 – Love is Reason
09 – Dream myself alive
10 – Here I Stand and face the rain

#aha #huntinghighandlow #boomerangmusic
Em junho de 2000, há exatamente 26 anos atrás era lançado o 12° álbum de estúdio da banda Iron Maiden @ironmaiden "Brave New World"

Iron Maiden

Bruce Dickinson – vocals
Dave Murray – guitars
Adrian Smith – guitars
Janick Gers – guitars
Steve Harris – bass, keyboards
Nicko McBrain – drums

Tracklist:

1 – The Wicker Man 
2 – Ghost Of The Navigator 
3 – Brave New World 
4 – Blood Brothers 
5 – The Mercenary 
6 – Dream Of Mirrors
7 – The Fallen Angel
8 – The Nomad (2015 Remaster 
9 – Out Of The Silent Planet 
10 – The Thin Line Between Love And Hate 

#IronMaiden
#bravenewworld #boomerangmusic
Hoje, 01/06, é aniversário da cantora e compositora Alanis Morissette @alanis que completa 52 anos.

#alanismorissette #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 30/05, é aniversário do compositor e guitarrista Tom Morello @tommorello que completa 62 anos.

Conhecido por ser Integrante da banda Rage Against The Machine 

#tommorello #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 30/05, é aniversário da saudosa cantora, compositora e vocalista da banda Roxette @realroxette Marie Fredriksson que completaria 68 anos.

Falecida em 09/12/2019

#roxette #happybirthday #boomerangmusic
Em 29/05/1984, há exatamente 42 anos atrás era lançado o 5° álbum de estúdio da cantora e compositora Tina Turner "Private Dancer".

Tracklist 

1984

I Might Have Been Queen 4:10
What’s Love Got To Do With It 3:49
Show Some Respect 3:18
I Can’t Stand The Rain 3:41
Private Dancer 7:11
Let’s Stay Together 5:16
Better Be Good To Me 5:10
Steel Claw 3:48
Help 4:30
1984 3:09

#tinaturner #privatedance #boomerangmusic