MASP retoma Música no Vão com shows gratuitos de Alessandra Leão, Assucena, Maria Beraldo e Paola Ribeiro

Com oferecimento do Mercado Livre, nova temporada reúne destaques femininos da música brasileira no Vão Livre para homenagear nomes como Alceu Valença, Björk, Gal Costa, e David Bowie

 

MASP — Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand anuncia a edição especial de 10 anos do Música no Vão, a nova temporada se mantém gratuita e é realizada como um oferecimento do Mercado Livre, que assina o projeto com o Meli Music. A programação reúne artistas brasileiras em apresentações que reverenciam e inovam, com autenticidade, importantes nomes da música global: Alessandra Leão canta Alceu Valença, Assucena canta Gal Costa, Maria Beraldo canta David Bowie e Paola Ribeiro canta Björk. Os shows serão realizados nos segundos sábados de cada mês, de agosto a novembro, às 16h, com entrada gratuita e limite de público por apresentação.

 

Encontros e apresentações musicais fazem parte da história do Vão Livre do MASP. Antes mesmo da criação do Música no Vão, o museu recebeu shows históricos, entre eles uma apresentação de Daniela Mercury, em 1992. Desde 2016, o projeto reafirma essa vocação, consolidando uma programação gratuita e recorrente de música no museu. Já se apresentaram nomes como Juçara Marçal, Luedji Luna, Marcos Valle, MC Tha e Azymuth.

 

“O Vão Livre é, essencialmente, um lugar de encontros. Diariamente acompanhamos o movimento crescente de pessoas de todas idades e origens, que ocupam de forma coletiva e harmoniosa o espaço. Nesse sentido, o Música no Vão dialoga diretamente com o projeto original de Lina Bo Bardi, que desenhou o Vão como espaço de convivência – projeto esse que orienta toda a programação pública que fazemos ali desde a concessão do espaço”, explica Debora Pill, curadora da programação do Vão.

 

O projeto recebe, pela primeira vez, apoio do Mercado Livre, e-commerce líder na América Latina, com amplo histórico de apoio à música no país. “A música é um caminho potente para criar experiências memoráveis e aproximar pessoas de forma genuína. É nessa lógica que o Mercado Livre chega ao Música no Vão, apoiando uma programação gratuita que transforma o Vão Livre do MASP em um grande encontro com o público. Para a marca, é mais uma forma de ampliar o acesso à cultura e gerar impacto positivo para a cidade”, afirma Iuri Maia, diretor de Estratégias de Marca do Mercado Livre.

 

Em razão das características estruturais do edifício projetado por Lina Bo Bardi e dos limites de ocupação necessários para preservar o patrimônio e garantir a segurança do público, as apresentações têm capacidade controlada e estão sujeitas à lotação. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada espetáculo.

 

Confira a programação completa do Música no Vão:

 

8 de agosto, 16h | Sábado

Alessandra Leão canta Alceu Valença

Alessandra Leão e Rafa Barreto apresentam um show dedicado ao repertório de Alceu Valença, acompanhados por Sofia Freire (sintetizadores) e Arquétipo Rafa (bateria). O quarteto revisita canções marcantes do compositor em releituras que unem tradição popular, experimentação sonora e música eletrônica, com novos arranjos e paisagens sonoras. O espetáculo revela diferentes camadas da obra de Alceu Valença, preservando a força poética, rítmica e criativa de suas composições.
Alessandra Leão é cantora, compositora, percussionista e produtora de música popular brasileira, indicada ao Grammy Latino 2019.

 

12 de setembro, 16h | Sábado

Assucena canta Gal Costa

A cantora e compositora Assucena revisita, em releituras inéditas, a obra da cantora que mais influenciou sua formação artística, lançando um novo olhar sobre o legado de uma das maiores vozes da música brasileira. Assucena iniciou sua carreira solo, em 2021, com uma homenagem aos 50 anos do histórico álbum “Fatal – Gal a todo vapor”. O repertório do espetáculo passeia por momentos fundamentais da trajetória de Gal Costa, reunindo canções dos álbuns “Fatal” e “Índia” em um espetáculo que entrelaça memória, contemporaneidade e novos caminhos interpretativos.

 

Assucena é cantora e compositora, com influências da música baiana e da MPB que dialogam com ritmos diversos como o samba, o rock e a música pop contemporânea.

 

10 de outubro, 16h | Sábado

Maria Beraldo canta David Bowie

A partir de uma relação artística já estabelecida com a obra de David Bowie, Maria Beraldo concebe um show inédito em formação de guitarra e baixo, dedicado a uma releitura do repertório do artista, no ano em que se completam dez anos de seu falecimento. O projeto nasce de um desejo antigo de atravessar o universo de Bowie a partir de sua própria linguagem musical, propondo uma reescrita sensível de sua obra, filtrada pela perspectiva contemporânea e autoral de Beraldo.

 

Maria Beraldo é cantora, compositora e clarinetista. Ganhou destaque ao integrar a banda de Arrigo Barnabé, tocar com Elza Soares e co-fundar o grupo musical Quartabê. Em 2025, foi indicada ao Grammy Latino.

 

14 de novembro, 16h | Sábado

Paola Ribeiro canta Björk

Novo projeto da improvisadora vocal Paola Ribeiro que mergulha no universo sonoro, poético e emocional de Björk a partir de uma abordagem autoral. Mais do que revisitar canções do repertório da artista islandesa, o projeto propõe uma escuta criativa de sua obra, explorando a voz como instrumento expandido, território de invenção e matéria em constante transformação. Por meio da improvisação vocal, de texturas sonoras e de releituras abertas, Paola passeia pelo repertório de Björk.

 

Paola Ribeiro é cantora, performer e improvisadora cuja pesquisa artística explora a relação entre voz, corpo e espaço. Seu trabalho transita pela música experimental, unindo improvisação, noise e poesia.

 

SERVIÇO

 

Música no Vão

 

Shows aos sábados, às 16h

Vão Livre do MASP

 

08.08.26 | Alessandra Leão canta Alceu Valença

12.09.26 | Assucena canta Gal Costa

10.10.26 | Maria Beraldo canta David Bowie
14.11.26 | Paola Ribeiro canta Björk

 

Sujeito a lotação

Classificação: Livre

Entrada gratuita: Distribuição de ingressos por ordem de chegada uma hora antes do início do show no Vão Livre do MASP. Limite de 1 ingresso por pessoa.

 

REALIZAÇÃO

A edição especial de 10 anos do Música no Vão tem patrocínio do Mercado Livre.

 

MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo, SP 01310-200

Telefone: (11) 3149-5959

 

SOBRE O MASP

 

O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand é uma instituição privada sem fins lucrativos fundada em 1947. O museu, composto por dois prédios e um vão livre, é reconhecido como um dos principais centros culturais do país. O edifício original (1968), ícone da arquitetura moderna, leva o nome de sua arquiteta, Lina Bo Bardi (1914–1992), enquanto o mais recente, inaugurado em 2024, homenageia o primeiro diretor artístico do museu, Pietro Maria Bardi (1900–1999). A coleção do MASP é considerada a mais importante de arte europeia no hemisfério sul. Com mais de 11 mil obras, abrange diferentes períodos históricos, origens e linguagens artísticas. Exposições, cursos e atividades culturais integram a programação do museu, que tem como missão ser diverso, inclusivo e plural.

 

SOBRE O MERCADO LIVRE

 

Fundado em 1999, o Mercado Libre, Inc (NASDAQ: MELI) é a companhia líder em e-commerce e serviços financeiros na América Latina, com operações em 18 países. A empresa oferece soluções para que pessoas e empresas possam comprar, vender, anunciar e enviar produtos por meio da internet, assim como soluções de pagamento, crédito, investimentos, seguros e gestão de benefícios. O Mercado Livre busca facilitar o acesso ao comércio e aos serviços financeiros na América Latina, um mercado que oferece grandes oportunidades e alto potencial de crescimento. Utiliza tecnologia de qualidade mundial para criar soluções intuitivas e adaptadas à cultura local para transformar a vida de milhões de pessoas na região.

 

Site oficial

Facebook

X (ex-Twitter)

Instagram

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: ASSESSORIA DE IMPRENSA | MASP

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 19/08, é aniversário do ex-integrante e baixista da banda Queen @officialqueenmusic John Deacon que completa 75 anos.

#queen #johndeacon #boomerangmusic #happybirthday
Hoje, 19/08, é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Europe @officialeuropetheband Joey Tempest que completa 63 anos.

#europe #joeytempest #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 19/08, é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Deep Purple @deeppurple_official Ian Gillan que completa 81 anos.

#iangillan #deeppurple #boomerangmusic
Em agosto de 2001, há exatamente 25 anos atrás era lançado o álbum de estreia do cantor e compositor Roberto Frejat @frejatoficial "Amor Pra Recomeçar".

Produzido por Tom Capone, Maurício Barros e Max de Castro

A lista de parcerias na criação das letras e das canções de Amor pra Recomeçar é extensa: Arnaldo Antunes, Marisa Monte, Lenine, George Israel, Alvin L., Humberto Effe, Bruno Levinson e o poeta Mauro Santa Cecília, amigo de Frejat desde os tempos de colégio e seu parceiro de composição mais frequente nesse início de voo solo. 

Os colegas de Barão Vermelho também estão entre os compositores das canções do disco: Maurício Barros, Fernando Magalhães e Rodrigo Santos.

Faixas:

 1. Som e Fúria
2. Quando o Amor Era Medo
3. Amor pra Recomeçar
4. Segredos
5. Eu Não Sei Dizer Te Amo
6. Homem Não Chora
7. Mão-de-obra Ilegal
8. Ela
9. Mais Que Perfeito
10. Você se Parece com Todo Mundo
11. No Escuro e Venda
12. Voltar pra Te Buscar
13. Sol de Domingo

#frejat #amorprarecomeçar #boomerangmusic
Em agosto de 1993, há exatamente 33 anos atrás era lançado o 3° álbum de estúdio da banda Type O' Negative @typeonegativeofficial "Bloody Kisses".

Integrantes:

Peter Steele – Vocal, baixo
Josh Silver – Teclados, sintetizador
Kenny Hickey – Guitarra, vocal de apoio
Sal Abruscato – Bateria, percussão

Tracklist:

1- Machine Screw 0:39
2- Christian Woman 8:57
3- Black No. 1 (Little Miss Scare-All) 11:14
4- Fay Wray Come Out And Play 1:02
5- Kill All The White People 3:23
6- Summer Breeze 4:49
7- Set Me On Fire 3:29
8- Dark Side Of The Womb 0:27
9- We Hate Everyone 6:50
10- Bloody Kisses (A Death In The Family) 10:55
11- 3.0.I.F. 2:05
12- Too Late: Frozen 7:50
13- Blood & Fire 5:32
14- Can't Lose You 6:05

#typeonegative #boomerangmusic #bloodykisses
Hoje, 18/08, é aniversário do saudoso cantor, compositor e ator Patrick Swayze que completaria 74 anos.

Falecido aos 57 anos em 14/09/2009

#patrickswayze #happybirthday #boomerangmusic
Selo Sesc @selosesc obrigado pelo presente 

Incrível esse álbum do Ivan Lins @ivanlinsoficial "Sambadouro"

Na expectativa do lançamento do álbum nos dias 29 e 30 de agosto no Sesc Pinheiros @sescpinheiros

#selosesc #ivanlins #sescpinheiros
Em 18/08/1987, há exatamente 39 anos atrás era lançado o 9° álbum de estúdio da banda Aerosmith @aerosmith "Permanent Vacation". 

Integrantes:

Tom Hamilton - baixo
Joey Kramer - bateria
Joe Perry - guitarra, percussão, vocais, background vocais
Steven Tyler - gaita, percussão, teclado, vocais, flauta
Brad Whitford - guitarra, guitarra-base

Repertório do LP: 

Lado A: 
A1. Heart's Done Time 
A2. Magic Touch
A3. Rag Doll
A4. Simoriah
A5. Dude (Looks Like a Lady)
A6. St. John 

Lado B: 
B1. Hangman Jury 
B2. Girl Keeps Coming Apart 
B3. Angel 
B4. Permanent Vacation 
B5. I'm Down 
B6. The Movie (instrumental)

#aerosmith #permanentvacation #boomerangmusic