MIS tem programação especial gratuita de música e cinema no feriado da Consciência Negra

Além de exibição de filmes da 19ª Mostra Internacional do Cinema Negro (MICINE), Museu da Imagem e do Som recebe show do duo Ana Brasil e Ronaldo

 

No dia 20 de novembro, o MIS recebe uma programação especial gratuita em celebração ao Dia da Consciência Negra. No Auditório MIS, acontece a 19ª edição da Mostra Internacional do Cinema Negro (MICINE), com a exibição de um curta e um longa-metragem. Já na área externa do Museuo duo Ana Brasil e Ronaldo apresenta o projeto Femininas Almas Negras do Samba.

 

19ª Mostra Internacional do Cinema Negro

 

Com criação e curadoria do professor Celso Luiz Prudente e com o tema “D’África à diáspora: o pensamento antirracista de Kabengele Munanga”, a Mostra Internacional do Cinema Negro – MICINE chega a sua 19ª edição em 2023. Durante o encontro, idealizado com a perspectiva de ser um projeto acadêmico e cultural que reforce o respeito à diversidade e à inclusão, serão realizadas diversas atividades que celebram, principalmente, o cinema negro. No MIS (instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo), acontecerá a exibição do curta-metragem “Kabengele, o griô antirracista”, que narra a trajetória do antropólogo congolês Kanbegele Munanga. Na sequência, será exibido o longa-metragem “Andança – os encontros e as memórias de Beth Carvalho”.

 

Programação

 

17h

Kabengele, o griô antirracista

(dir. Celso Luiz Prudente, Brasil, 2023, 27 min, Livre)

 

 

Uma observação crítica e reflexiva da trajetória de um antropólogo, Kabengele Munanga, que vem do Congo, em razão de uma perseguição implacável da ditadura local. Ele se tornou uma referência acadêmica na USP, na luta antirracista, junto com o movimento negro brasileiro.

 

18h

Andança – os encontros e as memórias de Beth Carvalho

(dir. Pedro Bronz, Brasil, 2023, 115 min, 12 anos)

 

Beth Carvalho, a “Madrinha do Samba”, foi uma das maiores sambistas do Brasil, ajudando a revelar grandes nomes e a revitalizar o gênero musical. Sua sensível capacidade de percepção da realidade fez com que ela própria documentasse os ilustres encontros ao longo dos seus 53 anos de palcos e pagode. As imagens do documentário são parte desse vasto acervo pessoal nas mais diferentes mídias: super-8, vh-s, mini-dv, k7 e fotos. O filme se debruça sobre esse material de Beth Carvalho para traçar um recorte único, íntimo da carreira e da vida dessa singular figura da cultura nacional.

 

Show Ana Brasil e Ronaldo – Femininas Almas Negras do Samba (foto destaque)

 

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, o Museu da Imagem e do Som convida o duo Ana Brasil e Ronaldo para a apresentação do projeto Femininas Almas Negras do Samba, um show intimista que homenageia mulheres, intérpretes, cantoras e compositoras do gênero. O repertório perpassa gigantes da música popular brasileira, como Clementina de Jesus, Elza Soares, Dona Ivone Lara, Leci Brandão, Jovelina Pérola Negra, Beth Carvalho e Alcione.

 

Com um show ao ar livre, Ana Brasil e Ronaldo convidam o público a partilhar da harmonia gerada em mais de vinte anos de parceria, que resultou no lançamento do álbum “Nosso samba bossa nova”, com orquestração e regência de Denys Cristian, trabalho cuja relevância o fez permanecer entre os 20 títulos mais vendidos em 2011, inclusive no Japão. A parceria também gerou o lançamento do álbum “Para uma flor que o tempo levou”, em 2019, com destaque na rádio USP FM.

 

Ana Brasil possui uma longa trajetória na música, perpassando por diversos equipamentos culturais do Estado de São Paulo, com a voz doce e sincopada ecoando em Bibliotecas Municipais, CEUS, Casas de Cultura, Teatros, além de importantes casas de shows e rádios. Ronaldo Perez encarregou-se de liderar diversas bandas de artistas consolidados da música brasileira, como Charles da Flauta, Carmem Silva, Eliana de Lima, Noite Ilustrada e Silvinho. Estudou harmonia e composição em uma temporada no exterior, fato que lhe permitiu realizar viagens como maestro, arranjador e violonista.

 

Serviço

 

19ª Mostra Internacional do Cinema Negro

Local: Auditório MIS | Museu da Imagem e do Som (MIS)

Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo

Data: 20.11, às 17h e às 18h

Ingresso: gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)

Classificação: de acordo com cada filme

 

Show Ana Brasil e Ronaldo – Femininas Almas Negras do Samba

 

Local: Área externa | Museu da Imagem e do Som (MIS)

Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo

Data: 20.11.2023, às 15h30

Ingresso: não há necessidade de ingressos

Classificação: livre

 

O Núcleo de Cinema e o Núcleo de Música do MIS têm como patrono Goldman Sachs. A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O MIS tem como mantenedora a empresa B3 e tem o apoio institucional das empresas Kapitalo Investimentos, Vivo, Grupo Travelex Confidence, Grupo Veneza, John Deere, TozziniFreire Advogados, Siemens e Lenovo. O apoio operacional é da Kaspersky, Pestana Hotel Group, Telium, Quality Faria Lima e Hilton Garden Inn São Paulo Rebouças.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações:  Assessoria de Imprensa MIS SP

#SIGA NO INSTAGRAM
Em setembro de 1975, há exatamente 51 anos atrás era lançado o álbum de estreia do cantor e guitarrista “Ted Nugent”.

Integrantes:

Derek St. Holmes (vocals, guitars)
Ted Nugent (vocals, guitars)
Rob Grange (bass)
Cliff Davies (drums)
Additional musicians: Steve McRay (keys) Brian Staffeld, Tom Werman (Percussion)

Track list:

	1.	Stranglehold
	2.	Stormtroopin’
	3.	Hey Baby
	4.	Just What The Doctor Ordered
	5.	Snakeskin Cowboys
	6.	Motor City Madhouse
	7.	Where Have You Been All My Life
	8.	You Make Me Feel Right At Home
	9.	Queen Of The Forest

#tednugent #derekstholmes #robgrange #cliffdavies
Em 16/09/1982, há exatamente 44 anos atrás era lançado o 2° álbum de estúdio do cantor e compositor Gary Moore “Corridors Of Power”. 

Integrantes:

Gary Moore (vocals, guitars)
Tommy Eyre (keys)
Neil Murray (bass)
Ian Paice (drums)
Additional musicians: Jack Bruce (vocals) Bobby Chouinard (drums) Mo Foster (bass)

Track list:

	1.	Don’t Take Me For A Loser
	2.	Always Gonna Love You
	3.	Wishing Well
	4.	Gonna Break My Heart Again
	5.	Falling In Love With You
	6.	End Of The World
	7.	Rockin’ Every Night
	8.	Cold Hearted
	9.	I Can’t Wait Until Tomorrow

#garymoore #corridorsofpower #tommyeyre #neilmurray #ianpaice
Em 16/9/1985, há exatamente 41 anos atrás era lançado o 13° álbum de estúdio da banda Kiss @kissonline “Asylum”. 

Integrantes:

Paul Stanley (vocals, guitars)
Gene Simmons (vocals, bass)
Bruce Kulick (guitars)
Eric Carr (drums)

Track list:

	1.	King Of The Mountain
	2.	Any Way You Slice It
	3.	Who Wants To Be Lonely
	4.	I’m Alive
	5.	Trial By Fire
	6.	Love’s A Deadly Weapon
	7.	Tears Are Falling
	8.	Secretly Cruel
	9.	Radar For Love
	10.	Uh! All Night

#kiss #kissarmy #asylum #paulstanley #genesimmons ericcarr brucekulick
Em 16/09/1963, há exatamente 63 anos atrás era lançado o 3° álbum de estúdio da banda The Beach Boys @thebeachboys "Surfer Girl".

The Beach Boys

Al Jardine - harmony and backing vocals, bass, handclaps
Mike Love - lead vocals, harmony and backing vocals, handclaps, possible saxophone
Brian Wilson - lead vocals, harmony and backing vocals, piano, organ, bass, producer, handclaps
Carl Wilson - harmony and backing vocals, lead guitar, handclaps, possible bass and rhythm guitar
Dennis Wilson - lead vocals, harmony and backing vocals, drums
David Marks - rhythm guitar, possible harmony and backing vocals

Tracklist:

Lado A
A1. Surfer Girl
A2. Catch A Wave
A3. The Surfer Moon
A4. South Bay Surfer
A5. The Rocking Surfer
A6. Little Deuce Coupe

Lado B
B1. In My Room
B2. Hawaii
B3. Surfer's Rule
B4. Our Car Club
B5. Your Summer Dream
B6. Boogie Woodie

#thebeachboys #surfergirl #Boomerangmusic
Hoje, é aniversário do cantor e compositor Richard Marx @therichardmarx que completa 63 anos.

#richardmarx #Boomerangmusic #happybirthday
Hoje, 16/09, é aniversário do cantor, compositor e lendário bluesman B.B King @bbkingofficial que completaria 101 anos.

Um dos maiores do mundo!!

#bbking #happybirthday #Boomerangmusic
Em setembro de 1999, há exatamente 27 anos atrás era lançado o 3° álbum de estúdio da banda O Rappa @orappa "Lado B, Lado A".

Produzido por Chico Neves e Bill Laswell

Rappa

Lauro Farias: baixo, synth bass em "Cristo e Oxalá", vocal
Marcelo Falcão: voz, violão em "Tribunal de Rua" e "A Todas As Comunidades Do Engenho Novo", guitarra, cítara em "Nó de Fumaça", tamborim em "Me Deixa" e "Cristo e Oxalá", mellotron em "A Todas As Comunidades Do Engenho Novo"
Marcelo Lobato: teclados, cuíca, vibrafone, talk box e Djembê em "O Que Sobrou do Céu", melódica em "Homem Amarelo", programação MPC, derbak, flauta transversal, vocal
Marcelo Yuka: bateria; voz em "Tribunal de Rua", derbak, agogô, harmônio em "Minha Alma", teclados, tambores em "Homem Amarelo", purrinhola em "Nó de Fumaça", vocal
Xandão: guitarra, derbak em "Nó de Fumaça", vocal em "Se Não Avisar, o Bicho Pega"

Músicos participantes 

Flávio Lemos: baixo ao final de "Na Palma da Mão"
Carlos Eduardo Hack: violino em "Na Palma da Mão"
DJ Negralha: scratch, frases de metais em "Me Deixa" e "Cristo e Oxalá", percussão e vocais
Armando Marçal: pandeiro em "Favela"
Aline, Amilaque, Felipe, Fernando, Gustavo, Núbia e Pedro: coro de crianças em "A Todas as Comunidades do Engenho Novo"
Carlinhos Vaca Prenha, Carlos Henrique Groid, Eduardo Fifi, Rodrigo Molusco e O Rappa: palmas erradas em "Na Palma da Mão"

Faixas do álbum:

1.	"Tribunal de Rua"
2.	"Me Deixa"
3.	"Cristo e Oxalá"
4.	"O Que Sobrou do Céu"
5.	"Se Não Avisar o Bicho Pega"	
6.	"Minha Alma (A Paz que Eu Não Quero)"	
7.	"LadoB LadoA"
8.	"Favela"	
9.	"Homem Amarelo"	
10.	"Nó de Fumaça"	
11.	"A Todas as Comunidades do Engenho Novo"	
12.	"Na Palma da Mão"

#orappa #ladobladoa #boomerangmusic
Hoje, 16/09, é aniversário do guitarrista e compositor Dave "Snake" Sabo, da banda Skid Row @officialskidrow que completa 62 anos.

#davesnakesabo #skidrow #happybirthday #boomerangmusic