Montagem do espetáculo A Pane, de Friedrich Dürrenmatt, com direção de Malú Bazán, reestreia no Teatro Itália

Sucesso de público e crítica, o espetáculo A Pane, inspirado no conto do escritor suíço Friedrich Dürrenmatt, faz curta temporada no Teatro Itália, a partir do dia 7 de junho, quarta-feira, 20h. Dirigida por Malú Bazán, a montagem traz no elenco Antônio Petrin, Oswaldo Mendes, Heitor Goldflus, Roberto Ascar, Cesar Baccan e Marcelo Ullmann.

 

Ao chamar o seu conto A Pane – depois transformado em teatro -, Dürrenmat não estava pensando apenas na falha mecânica de um Jaguar, evento que leva o protagonista a uma situação inesperada. A pane também diz respeito ao próprio mundo, que é repleto de imperfeições e catástrofes, falhas da justiça, culpas e desculpas.

 

A situação é inusitada: um jogo em que octogenários juristas aposentados encenam suas antigas ocupações e – como diz o juiz anfitrião -, agora não mais presos “a formas, protocolos, leis e todo o entulho inútil dos tribunais”. Neste jogo, eles enredam um próspero representante comercial. Qual o seu crime? Não importa. “Crime é algo que sempre se pode encontrar”.

 

Ao brincar de tribunal, os personagens fazem o público questionar o conceito de justiça, seus sistemas e um mundo “de inocentes com culpa e culpados sem culpa”. A encenação reúne atores de várias gerações, para falar não de uma história antiga, mas de “uma história ainda possível”, como o autor a qualifica.

 

O espetáculo fez sua primeira temporada em 2021, no Sesc Santana, e prosseguiu com apresentações no Teatro FAAP e teatros da prefeitura de São Paulo, em uma temporada beneficente, em 2023, reestreia no Teatro Itália, a partir do dia 07 de junho. A Pane também circulou em unidades do Sesc no interior de São Paulo e recebeu duas indicações ao prêmio Bibi Ferreira na categoria melhor ator coadjuvante.

 

Sobre o autor

 

Dürrenmatt (Konolfingen, 5 de janeiro de 1921 – Neuchâtel, 14 de dezembro de 1990) foi um escritor suíço. Embora possua grande fama por sua obra como dramaturgo, foi também um prolífico contista e romancista.

 

Politicamente ativo, o autor escreveu dramas vanguardistas, profundos romances policiais, e algumas sátiras macabras. Um de seus principais bordões era: “Uma história não está terminada até que algo tenha dado extremamente errado”.

Como Brecht, Dürrenmatt explorou as vertentes do teatro épico. Suas peças visavam envolver o público a um debate teórico, e não somente ser entretenimento puramente passivo.

 

Quando tinha 26 anos, sua primeira peça, “Está Escrito”, (em alemão “Es steht geschrieben”), estreou causando grande controvérsia. A história da peça se passa em torno de uma batalha entre um cínico obcecado pelo sucesso e um religioso fanático que leva as escrituras ao pé da letra, tudo isto acontecendo enquanto a cidade em que vivem está cercada. A noite de estreia da peça, em abril de 1947, causou confusão e protestos por parte do público.

 

Na década de 50, com o conto “A Pane”, chegou ao que muitos consideram o auge de sua capacidade estilística e narrativa. Morreu em 1990, considerado como um dos grandes narradores e dramaturgos de sua geração.

 

Sinopse

Comédia sobre a justiça, A Pane conta a história de um hóspede inesperado que se transforma em réu de um jogo em que juiz, promotor, advogado e carrasco aposentados revivem suas profissões. Trata-se de uma fábula que fala sobre os nossos dias.

 

Fotos de Ronaldo Gutierrez

 

Ficha Técnica

 

Texto: Friedrich Dürrenmatt
Tradução: Diego Viana
Direção: Malú Bazán
Elenco: Antonio Petrin, Cesar Baccan, Heitor Goldflus, Marcelo Ullmann, Oswaldo Mendes e Roberto Ascar
Concepção cenográfica: Anne Cerutti e Malú Bazán
Figurino: Anne Cerutti
Assistente de figurino e cenário: Adriana Barreto
Cenotécnico: Douglas Caldas
Desenho de luz: Wagner Pinto
Música Original: Dan Maia
Operador de luz: Jonas Ribeiro
Operador de som: Silney Marcondes
Contrarregra: Márcio Polli
Fotos: Ronaldo Gutierrez e Rogério Alves
Visagismo: Dhiego Durso
Programador Visual: Rafael Oliveira
Assessoria de Imprensa: Angelina Colicchio e Diogo Locci – Pevi 56
Assistente de Produção: Rebeca Oliveira
Produção e Realização: Baccan Produções e Kavanpa Produções

 

Serviço

A Pane, de Friedrich Dürrenmatt, com direção de Malú Bazán

Local: Teatro Itália Bandeirantes – Av. Ipiranga, 344 – República, São Paulo – SP, 01046-010

Temporada: de 07 de junho a 12 de julho, quartas feiras, às 20 horas.

Ingressos: R$ 60,00
Compras pelo site: https://www.teatroitaliabandeirantes.com.br

Informações: (11) 3131-4262

Duração: 70 minutos

Classificação: 14 anos

Capacidade: 292 lugares

Estacionamento: O teatro oferece um serviço de valet na porta

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Assessoria de imprensa Pevi 56| Pane 

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 13/10, é aniversário do brilhante cantor e compositor Paul Simon @paulsimonofficial que completa 85 anos

#paulsimon #happybirthday #boomerangmusic
Em 13/10/1989, há exatamente 37 anos atrás era lançado o 3° álbum solo de estúdio do cantor, compositor e guitarrista Ace Frehley @acefrehleyofficial "Trouble Walkin'".

Participações especiais de Peter Criss e Sebastian Bach.

Ace Frehley e banda:

Ace Frehley guitars, vocals
John Regan bass, synth FX
Richie Scarlet guitars, vocals
Anton Fig drums, percussion
Sandy Slavin drums, percussion

Tracklist:

1. 	Shot Full of Rock 
2. 	Do Ya 
3. 	Five Card Stud 
4. 	Hide Your Heart 
5. 	Lost in Limbo 
6. 	Trouble Walkin' 
7. 	Too Young to Die 
8. 	Back to School 
9. 	Remember Me 
10. 	Fractured III 

#troubletalkin #acefrehley #boomerangmusic
Em 13/10/1992, há exatamente 34 anos atrás era lançado o álbum de estreia da banda 4 Nor Blondes 
Bigger, Better, Faster, More!

Non Blondes

Linda Perry – lead vocals, acoustic guitar
Christa Hillhouse – bass, background vocals
Roger Rocha – lead guitar (credited but joined after the album's completion)
Dawn Richardson – drums

Tracklist:

1.	"Train"
2.	"Superfly"
3.	"What's Up?"
4.	"Pleasantly Blue"
5.	"Morphine & Chocolate"
6.	"Spaceman"
7.	"Old Mr. Heffer"
8.	"Calling All the People"
9.	"Dear Mr. President"
10.	"Drifting"
11.	"No Place Like Home"

#4nonblondes #Boomerangmusic
Hoje, 13/10, é aniversário do cantor e  compositor Sammy Hagar @sammyhagar que completa 79 anos.

Foi vocalista da banda Van Halen 

#sammyhagar #happybirthday #boomerangmusic
Em 13/10/1982, há exatamente 44 anos atrás era lançado o 10° álbum de estúdio da banda Kiss @kissonline “Creatures Of The Night”..

Integrantes:

Paul Stanley (vocals, guitars)
Gene Simmons (vocals, bass)
Ace Frehley (guitars)
Eric Carr (drums)
Additional musicians: Vinnie Vincent, Bob Kullick, Robben Ford, Steve Farris, Adam Mitchell (guitars) Mike Porcaro, Jimmy Haslip (bass)

Track list:

	1.	Creatures of the Night
	2.	Killer
	3.	Keep Me Comin
	4.	Rock And Roll Hell
	5.	Danger
	6.	I Love It Loud
	7.	I Still Love You
	8.	Saint And Sinner
	9.	War Machine

#kiss #kissband #kissarmy #paulstanley #genesimmons acefrehley ericcarr creaturesofthenight
Em 12/10/1987, há exatamente 39 anos atrás era lançado o 4° álbum de estúdio da banda ABC "Alphabet City".

ABC

Martin Fry – lead and backing vocals
Mark White – keyboards, programming, guitars

Track List

Rage and Then Regret
King Without a Crown
When Smokey Sings (The Miami mix)
The Night You Murdered Love (The Whole Story
Chicago (Abridged)
Avenue A
When Smokey Sings Music Video Icon
The Night You Murdered Love
Think Again
Ark-Angel
Bad Blood
Jealous Lover
One Day
Avenue Z
Minneapolis

#ABC #alphabetccity
Hoje, 12/10, é aniversário do saudoso cantor e tenor Luciano Pavarotti @lucianopavarotti que completaria 91 anos.

Falecido em 06/09/2007.

#lucianopavarotti #happybirthday #Boomerangmusic