Montagem do espetáculo A Pane, de Friedrich Dürrenmatt, com direção de Malú Bazán, reestreia no Teatro Itália

Sucesso de público e crítica, o espetáculo A Pane, inspirado no conto do escritor suíço Friedrich Dürrenmatt, faz curta temporada no Teatro Itália, a partir do dia 7 de junho, quarta-feira, 20h. Dirigida por Malú Bazán, a montagem traz no elenco Antônio Petrin, Oswaldo Mendes, Heitor Goldflus, Roberto Ascar, Cesar Baccan e Marcelo Ullmann.

 

Ao chamar o seu conto A Pane – depois transformado em teatro -, Dürrenmat não estava pensando apenas na falha mecânica de um Jaguar, evento que leva o protagonista a uma situação inesperada. A pane também diz respeito ao próprio mundo, que é repleto de imperfeições e catástrofes, falhas da justiça, culpas e desculpas.

 

A situação é inusitada: um jogo em que octogenários juristas aposentados encenam suas antigas ocupações e – como diz o juiz anfitrião -, agora não mais presos “a formas, protocolos, leis e todo o entulho inútil dos tribunais”. Neste jogo, eles enredam um próspero representante comercial. Qual o seu crime? Não importa. “Crime é algo que sempre se pode encontrar”.

 

Ao brincar de tribunal, os personagens fazem o público questionar o conceito de justiça, seus sistemas e um mundo “de inocentes com culpa e culpados sem culpa”. A encenação reúne atores de várias gerações, para falar não de uma história antiga, mas de “uma história ainda possível”, como o autor a qualifica.

 

O espetáculo fez sua primeira temporada em 2021, no Sesc Santana, e prosseguiu com apresentações no Teatro FAAP e teatros da prefeitura de São Paulo, em uma temporada beneficente, em 2023, reestreia no Teatro Itália, a partir do dia 07 de junho. A Pane também circulou em unidades do Sesc no interior de São Paulo e recebeu duas indicações ao prêmio Bibi Ferreira na categoria melhor ator coadjuvante.

 

Sobre o autor

 

Dürrenmatt (Konolfingen, 5 de janeiro de 1921 – Neuchâtel, 14 de dezembro de 1990) foi um escritor suíço. Embora possua grande fama por sua obra como dramaturgo, foi também um prolífico contista e romancista.

 

Politicamente ativo, o autor escreveu dramas vanguardistas, profundos romances policiais, e algumas sátiras macabras. Um de seus principais bordões era: “Uma história não está terminada até que algo tenha dado extremamente errado”.

Como Brecht, Dürrenmatt explorou as vertentes do teatro épico. Suas peças visavam envolver o público a um debate teórico, e não somente ser entretenimento puramente passivo.

 

Quando tinha 26 anos, sua primeira peça, “Está Escrito”, (em alemão “Es steht geschrieben”), estreou causando grande controvérsia. A história da peça se passa em torno de uma batalha entre um cínico obcecado pelo sucesso e um religioso fanático que leva as escrituras ao pé da letra, tudo isto acontecendo enquanto a cidade em que vivem está cercada. A noite de estreia da peça, em abril de 1947, causou confusão e protestos por parte do público.

 

Na década de 50, com o conto “A Pane”, chegou ao que muitos consideram o auge de sua capacidade estilística e narrativa. Morreu em 1990, considerado como um dos grandes narradores e dramaturgos de sua geração.

 

Sinopse

Comédia sobre a justiça, A Pane conta a história de um hóspede inesperado que se transforma em réu de um jogo em que juiz, promotor, advogado e carrasco aposentados revivem suas profissões. Trata-se de uma fábula que fala sobre os nossos dias.

 

Fotos de Ronaldo Gutierrez

 

Ficha Técnica

 

Texto: Friedrich Dürrenmatt
Tradução: Diego Viana
Direção: Malú Bazán
Elenco: Antonio Petrin, Cesar Baccan, Heitor Goldflus, Marcelo Ullmann, Oswaldo Mendes e Roberto Ascar
Concepção cenográfica: Anne Cerutti e Malú Bazán
Figurino: Anne Cerutti
Assistente de figurino e cenário: Adriana Barreto
Cenotécnico: Douglas Caldas
Desenho de luz: Wagner Pinto
Música Original: Dan Maia
Operador de luz: Jonas Ribeiro
Operador de som: Silney Marcondes
Contrarregra: Márcio Polli
Fotos: Ronaldo Gutierrez e Rogério Alves
Visagismo: Dhiego Durso
Programador Visual: Rafael Oliveira
Assessoria de Imprensa: Angelina Colicchio e Diogo Locci – Pevi 56
Assistente de Produção: Rebeca Oliveira
Produção e Realização: Baccan Produções e Kavanpa Produções

 

Serviço

A Pane, de Friedrich Dürrenmatt, com direção de Malú Bazán

Local: Teatro Itália Bandeirantes – Av. Ipiranga, 344 – República, São Paulo – SP, 01046-010

Temporada: de 07 de junho a 12 de julho, quartas feiras, às 20 horas.

Ingressos: R$ 60,00
Compras pelo site: https://www.teatroitaliabandeirantes.com.br

Informações: (11) 3131-4262

Duração: 70 minutos

Classificação: 14 anos

Capacidade: 292 lugares

Estacionamento: O teatro oferece um serviço de valet na porta

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Assessoria de imprensa Pevi 56| Pane 

#SIGA NO INSTAGRAM
Em 12/11/1996, há exatamente 29 anos atrás era lançado o 2° álbum de estúdio do cantor, compositor e rapper Snoop Doggy Dogg @snoopdogg "The Doggfather".

Tracklist:

1        Intro    
2        Doggfather
3        Ride 4 Me
4        Up Jump Tha Boogie
5        Freestyle Conversation

6        When I Grow Up
7        Snoop Bounce
8        Gold Rush
9        (Tear 'Em Off) Me & My Doggz
10        You Thought
11       Vapors
12        Groupie
13        2001
14        Sixx Minutes
15        (O.J.) Wake Up
16        Snoop's Upside Ya Head
17        Blueberry
18        Traffic Jam
19        Doggyland
20        Downtown Assassins
21        Outro

#snoopdogg #thedoggfather #boomerangmusic
Em novembro de 1999, há exatamente 26 anos atrás era lançado o MTV Unplugged da cantora e compositora Alanis Morissette @alanis 

Tracklist 

1.	"You Learn"	4:22
2.	"Joining You"	5:09
3.	"No Pressure Over Cappuccino" (Morissette, Nick Lashley)	4:41
4.	"That I Would Be Good"	4:14
5.	"Head over Feet"	4:23
6.	"Princes Familiar"	4:37
7.	"I Was Hoping"	4:54
8.	"Ironic"	4:14
9.	"These R the Thoughts"	3:26
10.	"King of Pain" (lyrics and music: Sting)	4:05
11.	"You Oughta Know"	5:00
12.	"Uninvited" (Alanis Morissette)	4:37

#alanismorissette #mtvunplugged #boomerangmusic
Em 12/11/1975, há exatamente 50 anos atrás era lançado o 4° álbum de estúdio do cantor e compositor Raul Seixas @raulseixasnaweb "Novo Neon".

Produzido por Marco Mazzola.

Músicos

Raul Seixaa

Violão: Antenor Gandra - Raul Seixas - Neco - Rick Ferreira
Guitarra elétrica: Antenor Gandra - Gabriel O'Meara - Rick Ferreira - Almir Bezerra - Pedrinho da Luz - Luiz Cláudio Ramos
Piano: Antonio Adolfo - Miguel Cidras - Hugo Bellard
Teclados: José Roberto Bertrami
Baixo: Paulo César Barros - Jamil Joanes - Luizão Maia - Liebert Ferreira
Bateria: Pedrinho Batera - Mamão - Lécio do Nascimento

Tracklist:

01. Tente Outra Vez - 2:22
02. Rock Do Diabo - 2:11
03. A Maçã - 3:21
04. Eu Sou Egoísta - 2:47
05. Caminhos - 1:48
06. Tu És O MDC Da Minha Vida - 3:49
07. A Verdade Sobre A Nostalgia - 2:05
08. Paranóia - 3:50
09. Peixuxa (O Amiguinho Dos Peixes) - 2:09
10. É Fim De Mês - 2:59
11. Sunseed - 2:38
12. Caminho II - 0:56
13. Novo Aeon - 2:31
Bônus
14. A Maçã (Versão De 1993) - 3:20

#raulseixas #novoneon #happybirthday
Hoje, 12/11, é aniversário do cantor e compositor Neil Young que completa 80 anos.

#neilyoung #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 12/11, é aniversário do cantor e compositor Paulinho da Viola @paulinhodaviola que completa 83 anos.

#paulinhodaviola #happybirthday #boomerangmusic
Em 12/11/1984, há exatamente 41 anos atrás era lançado o álbum ao vivo da banda Duran Duran @duranduran "Arena".

Duran Duran

Simon Le Bon - vocal
Nick Rhodes - teclado
John Taylor - baixo
Roger Taylor - bateria
Andy Taylor - guitarra

Tracklist:

Lado 1
Is There Something I Should Know
Hungry Like The Wolf
New Religion
Save A Prayer
The Wild Boys

Lado 2
The Seventh Stranger
The Chauffeur
Union Of The Snake
Planet Earth
Careless Memories

#duranduran #arena #boomerangmusic
Em 12/11/1984, há exatamente 41 anos atrás era lançado o 2° álbum de estúdio da cantora e compositora Madonna @madonna "Like a Virgin", pela Sire Records e Warner Records.

Tracklist

A1 – Material Girl – 3:58
A2 – Angel – 3:55
A3 – Like A Virgin – 3:57
A4 – Over And Over – 4:09
A5 – Love Don’t Live Here Anymore – 4:47
B1 – Dress You Up – 4:02
B2 – Shoo-Bee-Doo – 5:17
B3 – Pretender – 4:30
B4 – Stay – 4:06
B5 – Into The Groove – 4:40

#madonna #likeavirgin #boomerangmusic
Em 11/11/1976, há exatamente 49 anos atrás era lançado o 5° álbum de estúdio da banda Kiss @kissonline “Rock and Roll Over”.

Integrantes:

Paul Stanley (vocals, guitars)
Ace Frehley (guitars)
Gene Simmons (vocals, bass)
Peter Criss (vocals, drums)

Track list:

	1.	I Want You
	2.	Take Me
	3.	Calling Dr. Love
	4.	Ladies Room
	5.	Baby Driver
	6.	Love ‘em And Leave ‘em
	7.	Mr. Speed
	8.	See You In Your Dreams
	9.	Hard Luck Woman
	10.	Makin Love

#kiss #kissarmy #kissband #paulstanley #genesimmons #acefrehley #petercriss #rocknrollover #boomerangmusic