Natália Xavier faz banquete voraz em poético clipe “Penélope”
Artista paulistana propõe mergulho simbólico no álbum “Eu Também Sou Teus Rios”
Usando a estética de um banquete como forma de destruir poeticamente os papéis do feminino na sociedade, a cantora e compositora Natália Xavier lança o clipe de “Penélope”. A faixa é um dos destaques do álbum de estreia, “Eu Também Sou Teus Rios”, que foi imaginado como um diálogo íntimo e autoral da artista com sua ancestralidade nordestina.
Assista ao clipe “Penélope”: https://youtu.be/FY6SLlV6SX8
Ouça “Eu Também Sou Teus Rios”: https://tratore.ffm.to/eutambemsouteusrios-album
Coco de roda, maracatu, baião e afoxé povoam canções e mobilizam questões de corpo, identidade, feminino, fomes, tempos, caos e reviravoltas. “‘Penélope’ é uma música simbólica e de protesto, tem o congo de ouro como clave guia da sonoridade. Já o clipe traz a busca pelo belo que não se desvincula do desejo ético de habitar um mundo onde todos os corpos sejam verdadeiramente livres”, conta a artista, que realizou o clipe em parceria com Alice Gouveia Barroso, que assinou parte do roteiro e direção junto de toda a filmagem e edição.
Natália faz música brasileira que abarca referências teatrais e poéticas, em um diálogo com suas origens, mas também com suas múltiplas formas de expressão, incorporando sua experiência como artista visual e poeta, além de cantora e compositora. Suas canções se guiam pela palavra poética e pelo potencial de imaginar novos mundos por meio da arte.
Ela é raiz-nordeste. O pai, baiano. A mãe, pernambucana: “O que pulsa no sangue é importante”, diz Natália, também mestranda em Artes pela Unicamp, atriz, escritora e astróloga tradicional. Vinda da poesia e do teatro narrativo, a criação musical de Natália é imensamente guiada pela palavra e por seu potencial imagético. O simbolismo das águas em fricção com a selvageria dos bichos guia o caminho em “Eu Também Sou Teus Rios”. Esse norte surge como acalanto e busca por sentidos em uma parceria com o músico Eder Sandoli, guitarrista conhecido por colaborar com nomes como Itamar Assumpção e Tom Zé e que assina também a direção musical do álbum.
Tendo como referência o trabalho musical de Alceu Valença, Chico César, Lenine, Zeca Baleiro e a pesquisa sonora dos grupos A Barca, Raízes de Arcoverde, e da cantora Renata Rosa, a sonoridade do disco foi sendo tecida, ao longo de um ano, a várias mãos. Natália recebe diversos artistas, entre eles Maria Fernanda Batalha, que surge em “Penélope”.
“Eu Também Sou Teus Rios” está disponível nas principais plataformas de música e o clipe, no canal do YouTube da artista.
Ficha técnica
Elenco:
Camilla Flores
Iasmin Coni
Maria Fernanda de Barros Batalha
Natália Xavier
Roberta Ribeiro
Roteiro: Alice Gouveia Barroso e Natália Xavier
Co-direção: Alice Gouveia Barroso e Natália Xavier
Direção de fotografia: Alice Gouveia Barroso
Montagem e colorização: Alice Gouveia Barroso
Direção de arte: Agência Nebá
Beleza e figurino: Agência Nebá
Maquiagem: Natália Xavier
Produção de set: Claudio Tegg, Selma Ferreira, Paulo Paciência, Bárbara Waldorf e Débora Lima
Apoio: Tati Rizzo, Verônica de Andrade, Rachel Cristina, Priscilla Carbone, Graciela Vargas, Carlos Cândido, Isabela Morais, Marina Certo, Eric Augusto, Mônica Soares, Bruno César, Maximino Xavier, Rai Xavier, Eder Sandoli, Selma Ferreira, Paulo Paciência, Claudio Tegg, Avessa Garcia, Marcello Otsuka, Celso Campos, Silvana Lima e Leonardo Fontoura
Parcerias: Estúdio Mamilo, Frou Frou Brechó, Custôde Gioielli, Brechó Acervo das Anjas
Assessoria de imprensa: Build Up Media
Patrocínio: Selma Ferreira, Natália Xavier e Claudio Tegg
Acompanhe Natália Xavier: https://www.instagram.com/natalia.xxavier/
Com informações: BUILD UP MEDIA