Nath Rodrigues apresenta o segundo álbum da carreira, Fio

Os diversos conceitos que a palavra fio carrega, seja aquele que conecta as pessoas por meio da tecnologia ou o que aproxima no mundo offline, guiaram a mineira Nath Rodrigues na escolha do título de seu novo trabalho, Fio. “É algo que representa imageticamente bem os tempos atuais”, afirma. Ao longo das nove faixas, Nath narra histórias e tece seus próprios ambientes dentro do campo da subjetividade. O álbum apresentado pelo selo mineiro Macacolab — braço da produtora A Macaco, também responsável pela carreira da banda Lagum e Festival Sarará — é o segundo na discografia da artista e chega hoje, 13 de maio, nas plataformas digitais (ouça aqui).

 

Acompanhando o lançamento, a musicista disponibilizará em seu canal do YouTube visualizers e o registro audiovisual de “Conto”, parceria com a baiana Luedji Luna (assista aqui).

 

A conexão Minas Gerais – Bahia, que marca “Conto”, começou no centro cultural e quilombo urbano Aparelha Luzia, em São Paulo, e teve origem como um sonho. “Ela nasceu da vontade de transformar em canção as imagens que os sonhos trazem, da necessidade de falar dos desejos com poesia”, pontua Nath Rodrigues. Para celebrar esse encontro da artista com  Luedji Luna, o diretor João Alkmim produziu um registro intimista. “Ele transformou esse momento em belas memórias”, comenta.

 

Repleto de referências musicais, Fio distribui influências como as de Xenia França, Bruna Mendes, Mayra Andrade e outros nomes ao longo do disco. É possível ver a primeira delas na faixa que abre o trabalho. “Intro” ganhou um espaço na tracklist inspirada na obra da paulistana Céu. “O Cido fez um beat com uma introdução longa e superinteressante para a música que vinha na sequência, então  sugeri que essa intro tivesse vida própria, assim como ‘Vinheta Quebrante’, do disco homônimo da Céu”, declara. “Por Tudo e Todo o Indizível” dá continuidade e se deu a partir de um poema feito por Helder Quiroga. “Ele disse que se lembrava de mim com esse texto, aí me mandou e musiquei. Mexi em algumas frases, reorganizei algumas ideias e nasceu nossa canção”, relembra.

 

Nath define a sua sonoridade como MPB Contemporânea e World Music. A partir das canções “El Pesador” e “Jean qui rit, Jean qui pleure” é possível entender mais claramente essa identificação. A composição em espanhol, originalmente gravada por Totó La Momposina, ganha nas mãos da cantora sabarense uma roupagem mais atual, misturando a latino-americanidade da obra com toques eletrônicos. Já o single em francês foi responsável por garantir a primeira colocação para Nath Rodrigue na última edição do Festival da Canção Aliança Francesa. “Amo este lugar de experimentar a minha voz a partir da fonética de outros idiomas. Aproveitei esse caminho já traçado pelo espanhol e pelo francês para exercitar a musicalidade na prática”, revela.

 

A artista considera que Fio é dividido em duas partes, uma mais solar e outra com canções mais introspectivas. “Água Boa” marca essa mudança e é o registro de experiências musicais. “Ela nasceu num momento que tinha começado a encontrar minha própria forma de tocar violão, experimentando uns mantras rítmicos de acompanhamento que me davam suporte para ser mais ousada na letra e melodia”, conta.

 

D’Ajuda”, como o próprio nome elucida, foi escrita em Arraial d’Ajuda, Porto Seguro, e trata sobre a autopercepção de ser mais gentil consigo mesmo. Para completar o momento de entendimento e consciência, chega a canção “Outro”, que funciona quase como um mantra, apresentando uma referência direta à África e a todos os seus encantos. Ela foi escolhida para encerrar Fio por conta do trocadilho que faz com a primeira faixa. “No inglês, o prefixo ‘out’ pode ser lido como algo que termina e faz um contraponto com o prefixo ‘in’, de ‘Intro’[dução], que por sua vez, traz à memória a ideia de começo. As palavras não mentem e este disco é um jogo. Um jogo de palavras, de fonemas, de sonoridades e de memórias”, finaliza.

 

 

A estreia de Fio nos palcos já tem data marcada e vai acontecer no dia 10 de junho, sexta-feira, na Autêntica, em Belo Horizonte (confira aqui). No repertório do show, além das novas canções, não devem faltar faixas do primeiro trabalho da compositora, o álbum Fractal, e o xote “Verso de Céu”, single responsável por abrir os caminhos para o novo disco (ouça aqui). Quem também se apresenta neste dia é a cantora baiana Xenia França.

 

Ouça o disco “Fio” aqui

 

Assista ao videoclipe de “Conto” aqui

 

Ficha Técnica:

Realização: MacacoLab | @amacacolab

 

Videoclipe “Conto”


Imagens, edição e finalização: João Alkmim
Estúdio: Refinaria Sonora
Técnico: Rodrigo Funai Costa
Agradecimentos: Coven e Felipe Rameh

 

Visualizers


Direção de Arte, Fotografia e Stylist: Studio Tertúlia
Vídeo: Paula Dante
Marcas Parceiras no Stylist (figurino): Liana Atelier, Coven, Apartamento 03, Tatiana Queiroz, Frutacor
Maquiagem: Indianara Araújo
Conceito: Nath Rodrigues, Studio Tertúlia e Girundi
Identidade Visual: Hudson e William Girundi
Parceires: Antônia Chaves, Túlio Cipó, João Alkmim, Felipe Rameh, Luedji Luna, Débora Campos, Rafael Fantini

 

MACACOLAB – Selo e Management

Direção executiva: Carol de Amar
Produção executiva: Catarina Capelossi
Comunicação e Marketing: Julia Ferreira, Aniké Pellegrini e Nataly Santos
Direção Administrativa: Felipe Rosa
Administrativo: Áurea Amorim
Assistente Administrativo: Johnny Sant’anna

 

“Intro”
Composição: Pedro Cambraia (CIDO)
Beats: Pedro Cambraia (CIDO)
Masterização: Felipe Tichauer

 

“Por Tudo e Todo o Indizível”
Composição: Nath Rodrigues e Helder Quiroga
Voz/Coros: Nath Rodrigues
Beats/Teclados/Arranjo: Pedro Cambraia (CIDO)

 

“Verso de Céu” 
Composição: Pedro Cambraia (CIDO)
Beats: Pedro Cambraia (CIDO)
Masterização: Felipe Tichauer

 

“El Pescador” 
Composição: José Barrios Palomino
Voz/Coros/Violino: Nath Rodrigues
Trechos de depoimentos: Totó La Momposina
Beats: Pedro Cambraia (CIDO)

 

“Água Boa” 
Composição: Nath Rodrigues
Voz/Violão de Nylon: Nath Rodrigues
Beats: Pedro Cambraia (CIDO)
Baixo Elétrico: Patrick Santos

 

“Jean qui rit, Jean qui pleure” 
Composição: Riff Cohen e Patricia Cohen
Voz/Backing Vocal: Nath Rodrigues
Beats/Guitarra: Pedro Cambraia (CIDO)
Guitarras: Baka

 

“Conto” (feat. Luedji Luna) 
Composição: Nath Rodrigues
Voz/Violino: Nath Rodrigues
Voz/Backing Vocal: Luedji Luna
Piano Elétrico: Davi Fonseca
Beats/Guitarra: Pedro Cambraia (CIDO)

 

“d’Ajuda” 
Composição: Nath Rodrigues
Voz: Nath Rodrigues
Beats: Pedro Cambraia (CIDO)

 

“Outro”
Composição: Pedro Cambraia (CIDO)
Vozes: Nath Rodrigues
Beats: Pedro Cambraia (CIDO)

 

Serviço:
Nath Rodrigues @Autêntica, Belo Horizonte

 

Data: 12 de maio (sexta-feira)

Horário:22h | Abertura da Casa
23h30 | Nath Rodrigues
1h | Xênia França

Endereço: Rua Álvares Maciel, 312 – Santa Efigênia – Belo Horizonte/MG

Valores: 1º Lote | Meia e Meia Social: R$50 + taxas
1º Lote | Inteira: R$100 + taxas

Link: https://autentica.byinti.com/#/event/xeniaenath

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações:  TROVOA COMUNICAÇÃO

#SIGA NO INSTAGRAM
Em 13/008/1991, há exatamente 35 anos atrás era lançado o álbum de estreia da banda Mr. Bungle @mrbungleofficial 

Mr. Bungle

Vlad Drac – vocals, keyboards, production
Scummy – electric guitar, keyboards, production
Trevor Roy Dunn – bass guitar, production
Bär – tenor saxophone, keyboards, production
Theobald Brooks Lengyel – alto saxophone, baritone saxophone, production
Heifetz – drums, production

Tracklist 

A1. Quote Unquote
A2. Slowly Growing Deaf
A3. Squeeze Me Macaroni
A4. Carousel

B1. Egg
B2. Stubb (A Dub)
B3. My Ass Is On Fire

C1. The Girls Of Porn
C2. Love Is A Fist
C3. Dead Goon

#mrbungle #boomerangmusic
Em agosto de 1995, há exatamente 31 anos atrás era lançado o filme Dangerous Minds, em português Memtes Perigosas.

Filme dirigido por John N. Smith

No elenco Michelle Pfeiffer e grande elenco.

#mentesperigosas #boomerangmusic
Em agosto de 1985, há exatamente 41 anos atrás era lançado o 9° álbum de estúdio da banda Miami Sound Machine 

Tracklist:

A:
1) Body To Body
2) Primitive Love
3) Words Get In The Way
4) Bad Boy
5) Falling In Love (Uh-Oh)

B:
1) Conga
2) Mucho Money
3) You Made A Fool Of Me
4) Movies
5) Surrender Paradise

#primitivelove #miamisoundmachine #gloriaestefan
Em 13/08/1982, há exatamente 44 anos atrás era lançado nos cinemas dos Estados Unidos a Fast Times at Ridgemont High, em português Picardias Estudantis.

Filme dirigido por Amy Heckerling, roteiro de Cameron Crowe.

No elenco, jovens atores que viriam no futuro a se tornar astros, como Sean Penn, Jennifer Jason Leigh, Judge Reinhold, Phoebe Cates e Robert Romanus.

Filme nostálgico, Sessão da tarde.

#picardiasestudantis #boomerangmusic
Hoje, 12/08, é aniversário do guitarrista,  compositor e vocalista Pat Metheny @patmetheny que completa 72 anos.

#patmetheny #happybirthday #boomerangmusic
Nos dias 12 e 13 de agosto de 2005, há exatamente 21 anos atrás era gravado em Florianópolis, Santa Catarina o album e DVD "MTV Ao Vivo" da banda Titãs. 

Produzido por Jack Endino.

Integrantes:

Titãs @titasoficial

Paulo Miklos @miklospaulo
Charles Gavin @charles_gavin
Sérgio Britto @sergiobritto_oficial
Branco Mello @brancomello
Tony Bellotto @tonybellottooficial

Participações- Emerson Villani e Lee Marcucci 

Fotos @mrossifoto

Faixas:

1. A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana
2. AA UU
3. Domingo
4. Aluga-se
5. O Inferno São Os Outros (Inédita)
6. Eu Não Sou Um Bom Lugar
7. Enquanto Houver Sol
8. Provas de Amor
9. Mentiras
10. Anjo Exterminador (Inédita)
11. Vamos Ao Trabalho
12. Cabeça de Dinossauro
13. Não Vou Lutar
14. Bichos Escrotos
15. Eu Não Sei Fazer Música
16. Nem Sempre Se Pode Ser Deus
17. Polícia
18. Vou Duvidar
19. Lugar Nenhum
20. Homem Primata
21. Sonífera Ilha
22. Epitáfio
23. Flores
24. Vossa Excelência
25. Diversão

#mtvaovivo #Titãs #boomerangmusic
Em agosto de 1984, há exatamente 42 anos atrás era o 2° álbum de estúdio da banda Os Paralamas do Sucesso @osparalamas "O Passo do Lui".

Paralamas do Sucesso

Herbert Vianna: vocal e guitarra
Bi Ribeiro: baixo
João Barone: bateria e percussão

Músicos convidados

Léo Gandelman: saxofone
Jota Moraes: teclado em "Óculos", "Meu Erro" e "Me Liga"
Ricardo Cristaldi: teclado em "Óculos"
Paula Preuss: vocais em "Fui Eu" e "Me Liga"
Lulu Santos e Scarlet Moon: vocais em "Assaltaram a Gramática"

Lado A

“Óculos”
“Meu Erro”
“Fui Eu”
“Romance Ideal” (Martim Cardoso - Herbert Vianna)
“Ska”

Lado B

“Mensagem de Amor
“Me Liga”
“Assaltaram a Gramática” (Lulu Santos - Waly Salomão)
“Menino e Menina”
“O Passo do Lui”

#opassodolui #osparalamasdosucesso #boomerangmusic