Natura Musical apresenta ‘Avante Axé’, single de Antônio de Oliveira, que retorna à música com manifesto amazônico

Música lançada nas plataformas digitais une o batuque paraense ao grito sobre as questões da Amazônia, numa busca pelo olhar mais politizado, e também colorido, sobre a região.

 

Ouça

 

Com raízes fincadas nas referências amazônicas, o cantor e compositor paraense Antônio de Oliveira retorna à música, após hiato de cinco anos, misturando ainda mais o batuque dos domingos de junho em Belém (PA) a gritos de protesto exaltando olhares sobre as questões da Amazônia brasileira. Patrocinado por Natura Musical, o single “Avante, Axé”, lançado recentemente nas plataformas digitais, é o abre-alas de uma nova fase do artista que aponta para um arraial colorido, repleto de consciência, afeto e resistência.

 

“Essa música vem na ideia de falar e homenagear pessoas, que já foram e que estão, questionando sobre as guerras que se vê na Amazônia, no interior do Pará. Não precisa olhar para fora para enxergar a guerra quando aqui mesmo na Amazônia já existem guerras, como em Anapu (PA). ‘Avante Axé’ faz uma referência muito respeitosa a quem trava essas lutas aqui”.

 

“Avante Axé” faz é o carro-chefe do novo álbum do artista, com previsão de lançamento em julho de 2024. O projeto foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura do Pará (Semear), ao lado de nomes como AQNO, Caquiado, Festival Apoena e Rawi. No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para mais de 80 projetos até 2022, em diferentes formatos e estágios de carreira, como Dona Onete, Raidol, Nic Dias e os festivais Mana, Lambateria e Psica.

 

A inspiração da letra vem do que Antônio de Oliveira propõe nessa nova fase, ainda mais politizada, mas sem perder de vista a sonoridade singular da música amazônica em moldes mais dançantes, vislumbrando estourar a bolha para fora da região. “Vislumbro um axé que eu quero que avance. Foi a primeira música composta para essa nova era da minha carreira, e que eu acho que resume tudo que quero dizer: vamos olhar para a Amazônia. Quem é daqui, e quem não é”.

 

A faixa é uma composição de Antônio de Oliveira em parceria com Luciano Lira, do Bando Mastodontes, com produção musical do paulista e ex-baixista de Gal Costa, Lucas Martins.

 

Para Antônio, ‘Avante Axé’ busca emergir na energia do terreiro das religiões de matriz africana à serenidade e astral da música popular brasileira. “Fui criado dentro do Arraial do Pavulagem, que é um importante elemento da cultura paraense, e dentro desse imaginário de cores. Eu quis com essa música que tudo isso abrisse os caminhos para essa nova fase da minha carreira. É uma letra em que vomito os meus gritos mais profundos, da alma. E é um grito percussivo, dançante”.

 

Sobre o artista

 

Compositor e cantor paraense, Antônio de Oliveira cresceu no meio de uma das principais manifestações culturais e artísticas do estado do Pará, o Arraial da Pavulagem, onde experimentou desde menino o que é estar no palco. O contato com a cultura popular desde menino o levou para o seu primeiro EP, lançado em 2016, “O Bloco Aqui Pra Você Ó”. Na estreia, Antônio reuniu sonoridades da batucada marcante nas ruas de Belém às reflexões pessoais sobre o que é viver na Amazônia. Uma de suas músicas mais conhecidas, “Saravá”, traz atravessamentos de corpo, mente e alma que ressoam nos cultos de religiões de matrizes africanas. Já colaborou com artistas como Thais Badu, Pelé do Manifesto, Dj Waldo Squash (da Gang do Eletro), entre outros.

 

Sobre Natura Musical

 

Natura Musical é a plataforma cultural da marca Natura que há 18 anos valoriza a música como um veículo de bem estar e conexão. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu mais de R$ 190 milhões no patrocínio de mais de 600 artistas e projetos em todo o Brasil, promovendo experiências musicais que projetam a pluralidade da nossa cultura. Em parcerias com festivais e com a Casa Natura Musical, fomentamos encontros que transformam o mundo. Quer saber mais? Siga a gente nas redes sociais: @naturamusical.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: PR | Natura Musical

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje (18/01), é aniversário da cantora e compositora Liah Soares @liahsoares que completa 45 anos.

#liahsoares  #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (16/01), é aniversário do multiinstrumentista e baixista do IRA!, Mr. Johnny Boy @cjohnnyboy 

#johnnyboy #happybirthday #boomerangmusic
Faleceu hoje (16/01), aos 78 anos, o brilhante diretor e roteirista David Lynch

Quem não se recorda da série Twin Peaks e dos clássicos filmes Veludo Azul, Duna e Cidade dos Sonhos.

Descanse em Paz, mestre.

#davidlynch #rip #boomerangmusic
Hoje (12/01), é aniversário do cantor, compositor e vocalista da band Rage Against The Machine @rageagainstthemachine Zack de La Rocha @thezackdelarocha que completa 55 anos.

#zackdelarocha #rageagainstthemachine #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (12/01), é aniversário do cantor e compositor Per Gessle @pergessle que completa 66 anos.

Um dos fundadores do duo Roxette @realroxette junto com Marie Fredriksson em 1986, falecida em 2019.

Neste ano, o músico anunciou uma tour com a cantora sueca Lena Philipsson, revivendo os grandes hits que são marcantes até os dias de hoje.

#roxette #pergessle #happybirthday #boomerangmusic
Lançado em 1994, o primeiro álbum do cantor e compositor Nando Reis @nandoreis neste ano completa 31 anos de existência.

Em 2023, foi lançado uma edição comemorativa deste que é um dos clássicos da MPB.

#nandoreis #12dejaneiro #boomerangmusic
Hoje (12/01), é aniversário do cantor e compositor Nando Reis @nandoreis que completa 62 anos.

Foi integrante dos Titãs.

#nandoreis #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (11/01), é aniversário do cantor e compositor Geraldo Azevedo @geraldoazevedooficial que completa 80 anos.

#geraldoazevedo #MPB #happybirthday #boomerangmusic