Natura Musical apresenta: músico trans da Amazônia, Flor de Mururé lança o disco CROA, um manifesto de fé e resistência LGBTQIA+

Com grandes nomes da percussão nacional, disco surge como marco na música brasileira ao lançar músico trans do Norte do país

 

Ouça

  

Todo batuque é uma forma de oração. Em CROA, primeiro disco de Flor de Mururé, a força do tambor também é um manifesto de resistência. Artista transgênero da Amazônia, Flor faz da arte e da fé seu principal instrumento de sobrevivência no país mais transfóbico do mundo. “Eu nunca tinha visto um homem trans no palco. Então quis ser a minha própria referência. Pra mim, o que importa é nosso corpo-território vivo”, diz Flor de Mururé. CROA chega às plataformas digitais no dia 24 de maio. O projeto tem patrocínio da Natura Musical e do Governo do Estado via Lei Semear e Fundação Cultural do Pará, com produção executiva da Psica Produções.

 

CROA já nasce um marco: o disco é, até onde se tem registro, o primeiro trabalho gravado e lançado por uma pessoa trans no norte do Brasil, com recursos e estrutura necessários para se criar uma grande obra da música popular brasileira. Em CROA, Flor traz, de forma única, suas vivências como homem trans e a relação de afeto, cura e aquilombamento de corpos dissidentes através das religiões de matrizes africanas e originárias, que celebram orixás, voduns, guias e caboclos.
No Candomblé e na Umbanda, “croa” está relacionado ao termo “coroa”, que é utilizado para descrever a coroa de um orixá ou entidade espiritual. Para Flor, o disco é uma forma de agradecer às entidades que regem sua cabeça, seu ori. Com sua poesia política e religiosa, CROA traz ritmos como coco, hip hop, guitarrada, pop, carimbó e outras sonoridades amazônicas.

 

O trabalho deságua do acúmulo de vivências de Flor, que sai de casa muito jovem, ainda aos 16 anos, diante de tensões familiares relacionadas a sua orientação de gênero. Com dez anos de estudo de violão, canto coral, violino e flauta no Conservatório Carlos Gomes, um dos mais tradicionais do Norte, Flor se torna artista de rua nas rodas de carimbó urbano, e passa a pesquisar ritmos ancestrais. No terreiro de Tambor de Mina, encontra a Mãe Rosa de Luyara, uma travesti líder espiritual. “O nosso corpo é marginalizado em todos os lugares e ambientes. A gente não tem espaço nem para o espiritual. Então, quando eu me deparo com a Mãe Rosinha, vejo nela um corpo trans, minha imagem e semelhança. Sinto que ali poderia seguir o meu caminho”, diz.

 

Como manifesto LGBTQIA+, CROA traz diversas artistas trans que fazem parte do disco: Anastácia Marshelly, Valesca Minaj, Mulambra, Rafaela Kennedy, Rafaela Cardoso, Iris da Selva, Borblue e Bella pra Jesus são alguns dos talentos do projeto, desde concepção, identidade visual ao coral. “São mais de dez artistas trans. E eu quero incluir mais ainda pessoas trans, pra que o mundo nos conheça”, diz Flor.

 

Time dos sonhos

 

CROA faz da música uma oferenda, viaja a diversos terreiros, sobretudo no Pará e Maranhão, e traz a forte percussão do Tambor de Mina para o centro do palco. Irmãos em espiritualidade e sonoridades, os estados se reconectam no disco de Flor. O trabalho, que tem registros em áudio de cerimônias religiosas do Pará e do Maranhão e participações ilustres como Tiganá Santana, Grupo Bongar, Trio Manari e coral de vozes de artistas trans, traz sete faixas com um olhar único para a cultura popular e religiosa da Amazônia.

 

“O Flor conta uma história muito bonita de superação e de transformação nesse disco maravilhoso, uma coisa muito forte para mostrar para sociedade. Flor tem potencial para ser um grande artista fora do eixo Rio-São Paulo. Eu vejo ele na cena como uma novidade do Norte que revela um novo Pará, cheio de espiritualidade”, celebra André Magalhães, que assina a produção do álbum.

 

Premiado produtor musical, ao longo de cinco décadas de atividade André se destacou também como instrumentista e pesquisador, e assinou a produção musical de artistas icônicos da percussão brasileira, como o grupo ABarca, Tiganá Santana, Orquestra Afrosinfônica e Kiko Dinucci – todos nomes que influenciaram Flor na construção de CROA. “Ter o André nesse disco é a realização de um sonho”, comemora Flor.

 

Outros talentos de diversos locais do Brasil e do mundo se reúnem para erguer CROA. Grande artista baiano, o poeta e violonista Tiganá Santana é uma das maiores estrelas do disco. Lendário grupo da Amazônia, o Trio Manari faz a percussão em quatro faixas do álbum. Manoel Cordeiro, um dos maiores guitar heroes do Brasil, também mostra seus acordes no disco. De Recife, da Nação Xambá, o Grupo Bongar se faz presente em CROA mostrando a relação tecida entre religião de matriz africana, percussão e voz. Suíço radicado no Brasil, Thomas Rohrer toca rabeca em duas faixas. O norte-americano Mitchell Long, que toca violão em CROA, é multi instrumentista e pesquisador da sonoridade criola.

 

CROA foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura do Pará (Semear), ao lado de nomes como Azuliteral, Daniel ADR, Elas no Comando, Festival Lambateria e Raidol. No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para mais de 80 projetos até 2022, em diferentes formatos e estágios de carreira, como Dona Onete, Raidol, Nic Dias e os festivais Mana, Lambateria e Psica.

 

Capa: Foto de Rafaela Kennedy, design de Rafaela Cardoso

 

 

Sobre Natura Musical

 

Natura Musical é a plataforma cultural da marca Natura que há 18 anos valoriza a música como um veículo de bem estar e conexão. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu mais de R$190 milhões no patrocínio de mais de 600 artistas e projetos em todo o Brasil, promovendo experiências musicais que projetam a pluralidade da nossa cultura. Em parcerias com festivais e com a Casa Natura Musical, fomentamos encontros que transformam o mundo. Quer saber mais? Siga a gente nas redes sociais: @naturamusical.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Assessoria de Imprensa NATURA MUSICAL

#SIGA NO INSTAGRAM
Em novembro de 2007, há exatamente 18 anos atrás era lançado o 8° álbum de estúdio da banda Charlie Brown Jr. "RITMO, RITUAL E RESPONSA", produzido por Chorão e Thiago Castanho.

Integrantes:

Chorão: vocal
Thiago Castanho: guitarra
Pinguim: bateria
Heitor Gomes: baixo

Tracklist:

01. Pontes Indestrutíveis
02. O que Ela Gosta é de Barriga
03. Não Viva em Vão
04. Ritmo, Ritual e Responsa
05. Be Myself
06. Uma Criança com Seu Olhar
07. Liberdade é Tudo
08. O Universo a Nosso Favor
09. Ninguém Entende Você
10. Quando Tudo Aconteceu
11. Beco Sem Saída
12. Sem Medo da Escuridão (Part. MV Bill)
13. Nua, Linda e Inigualável
14. Vida de Magnata (Part. de João Gordo)
15. Que Espécie de Vermes São Vocês?
16. Buscando um Novo Rumo
17. Vivendo a Vida Numa Louca Viagem
18. Curva de Hill
19. Direto e Reto Sempre
20. Skateboard Amor Eterno
21. Café Fundation
22. Paranormal
23. Senhor do Tempo

#ritmoritualeresponsa #charliebrownjr #boomerangmusic
Em 15/11/1983, há exatamente 42 anos atrás era lançado o 3° álbum de estúdio do cantor e compositor Ozzy Osbourne “Bark At The Moon”

Integrantes:

Ozzy Osbourne (vocals)
Jake E. Lee (guitars)
Don Airey (keys)
Bob Daisley (bass)
Tommy Aldridge (drums)
Additional musicians: Louis Clark (strings)

Track list:

	1.	Bark At The Moon
	2.	You’re No Different
	3.	Now You See It (Now You Don’t)
	4.	Rock ‘N’ Roll Rebel
	5.	Centre Of Eternity
	6.	So Tired
	7.	Slow Down
	8.	Waiting For Darkness

#ozzyosbourne #ozzy #barkatthemoon #jakeelee #bobdaisley #tommyaldridge #donairey #boomerangmusic
Em novembro de 1988, há exatamente 37 anos atrás era lançado o álbum de estreia do duo Milli Vanilli @millivanilli.official "All Of Nothing"

Integrantes:

Milli Vanilli

Rob Pilatus 
Fab Morvan 

Tracklist:

Lado A

1- Can't You Feel My Love 3:34
2- Boy In The Tree 3:11
3- Money 4:11
4- Dance With A Devil 4:11
5- I'm Gonna Miss You 4:00
6- All Or Nothing 3:44

Lado B

1- Baby Don't Forget My Number 4:08
2- Dreams To Remember 3:57
3- Is It Love 3:24
4- Ma Baker 4:23
5- Girl, You Know It's True 4:12

#millivanilli #boomerangmusic #allornothing
Em novembro de 2000, há exatamente 25 anos atrás era lançado o sexto álbum de estúdio da banda The Offspring @offspring "Conspiracy OF One", pela Columbia Records.

Integrantes:

Dexter Holland – Vocal e guitarra rítmica
Noodles – Guitarra líder e vocal de apoio
Greg K. – Baixo e vocal de apoio
Ron Welty – Bateria

Tracklist:

Lado A

1. Intro 0:05
2. Come Out Swinging 2:47
3. Original Prankster 3:40
4. Want You Bad 3:22
5. Million Miles Away 3:39
6. Dammit, I Changed Again 2:48
7. Living In Chaos 3:28

Lado B

1. Special Delivery 3:00
2. One Fine Day 2:44
3. All Along 1:38
4. Denial, Revisited 4:32
5. Vultures 3:34
6. Conspiracy Of One 2:17
7. 80 Times 2:05

#conspiracyofone #boomerangmusic #theoffspring
Em 15/11/1986, há exatamente 39 anos atrás era lançado o álbum de estreia da banda Beastie Boys @beastieboys "Licence To III".

Produzido por Rick Rubin

Integrantes:

Michael Diamond (Mike D)
Adam Yauch (MCA)
Adam Horovitz (Ad-Rock)

Tracklist:

"Rhymin & Stealin"
"The New Style"
"She's Crafty"
"Posse in Effect"
"Slow Ride"
"Girls"
"Fight for Your Right"
"No Sleep Till Brooklyn"
"Paul Revere"
"Hold It Now, Hit It"
"Brass Monkey"
"Slow and Low"
"Time To Get Ill"

#licencetoIII #boomerangmusic #beastieboys
Em novembro de 1985, há exatamente 40 anos atrás era lançado o álbum de estreia do duo The Jesus And Mary Chain @jesusandmarychain "PsychoCandy".

The Jesus and Mary Chain

Jim Reid – vocals, guitar
William Reid – vocals, guitar
Douglas Hart – bass
Bobby Gillespie – drums

Tracklist:

1. Just Like Honey
2. The Living End
3. Taste The Floor
4. The Hardest Walk
5. Cut Dead
6. In A Hole
7. Taste Of Cindy
8. Some Candy Talking
9. Never Understand
10. Inside Me
11. Sowing Seeds
12. My Little Underground
13. You Trip Me Up
14. Something's Wrong
15. It's So Hard

#thejesusandmarychain #psychocandy #boomerangmusic
Em 13/11/1981, há exatamente 44 anos atrás era lançado o álbum de estreia da banda New Order @neworderofficial "Movement", pela Factory Records.

Integrantes:

New Order

Bernard Sumner – lead vocals, guitars, melodica, synthesisers and programming
Peter Hook – 4- and 6-stringed bass, lead vocals ("Dreams Never End" and "Doubts Even Here") and backing vocals
Gillian Gilbert – synthesisers and programming, guitars, spoken words ("Doubts Even Here")
Stephen Morris – drums, synthesisers and programming

Tracklist:

“Dreams Never End” 3:13
“Truth” 4:37
“Senses” 4:45
“Chosen Time” 4:07
“ICB” 4:33
“The Him” 5:29
“Doubts Even Here” 4:16
“Denial”

#neworder #movement #boomerangmusic
Em 12/11/1996, há exatamente 29 anos atrás era lançado o 2° álbum de estúdio do cantor, compositor e rapper Snoop Doggy Dogg @snoopdogg "The Doggfather".

Tracklist:

1        Intro    
2        Doggfather
3        Ride 4 Me
4        Up Jump Tha Boogie
5        Freestyle Conversation

6        When I Grow Up
7        Snoop Bounce
8        Gold Rush
9        (Tear 'Em Off) Me & My Doggz
10        You Thought
11       Vapors
12        Groupie
13        2001
14        Sixx Minutes
15        (O.J.) Wake Up
16        Snoop's Upside Ya Head
17        Blueberry
18        Traffic Jam
19        Doggyland
20        Downtown Assassins
21        Outro

#snoopdogg #thedoggfather #boomerangmusic