NAY PORTTELA lança seu novo álbum “Garoa”, uma experiência cultural de autoconhecimento

Cantora e compositora Nay Porttela estreia seu segundo álbum autoral com leveza e esperança de dias melhores.

 

Ouça aqui o álbum “Garoa”:  https://onerpm.link/garoa

 

Com um som leve, positivo e minimalista, Nay Porttela lança seu segundo álbum, Garoa, que já está nas principais plataformas digitais, com visualizer em cada uma das 10 faixas do disco.

 

Intitulado Garoa, o álbum traz um repertório inédito e inteiramente autoral. O disco sucede o álbum Viradela (2023) na obra fonográfica da artista e inclui colaborações com a artista francesa REB na faixa bilíngue Todas as coisas / Toutes les choses e parceiros como a poeta Ana Souza nas letras das músicas. Luciano Portela e Rafael Paz integram o time de mix e master do álbum Garoa, gravado no estúdio Banana Música, em Goiânia, durante os meses de dezembro (2023) e janeiro (2024). Um período marcado por intensas chuvas, Nay produziu o disco trazendo ao ouvinte a sensação de estar presente, mantendo o som da chuva em praticamente todas as faixas.

 

Feita em Salvador, na Bahia, a fotografia, direção de imagem e vídeo são assinadas por Renan Benedito, com captação de Danilo Umbelino. “Garoa é um revelar, uma imersão sobre a experiência de autoconhecimento, a importância de se aceitar por completo. É sobre ser você mesmo, aprender com a vida em todas as suas partes”, explica Nay.

 

Mais que sonoro na musicalidade, Garoa é audiovisual. Renan Benedito é um artista baiano que levou um olhar que vai muito além das músicas e potencializa os sentidos das canções que falam sobre cultura, coragem, liberdade e positividade. Renan constrói uma narrativa criada com o objetivo de dar uma experiência cultural de autoconhecimento para que os ouvintes busquem a liberdade, como canta em Liberdade, vai, segundo single lançado em maio. “A cultura é diferente para cada um, ela não pode ser universal nem permanecer a mesma”, diz Nay.

 

Garoa é um álbum visual editado por Danilo Umbelino. O filme será lançado em 12 de julho. Gravado na cidade de Salvador, na Bahia, as imagens levam o espectador além do som, com cenas da cantora na natureza, correndo em matas fechadas, em cima de árvores, caminhando em dunas, meditando em pedras e mergulhando no mar da Bahia.

 

A cantora criou todo o figurino que vestiu nas filmagens, honrando sua formação acadêmica em Design de Moda. “A moda sempre foi, para mim, uma forma de me comunicar e expressar. Eu modelo, corto e costuro todos os meus figurinos de shows para transmitir, através do visual e do figurino, uma experiência que vai além da música”, conta Nay.

 

Os quatro meses que antecedem o disco foram de lançamentos dos singles que anunciaram a sonoridade de iguaria que encontramos em Garoa, o segundo álbum original de Nay Porttela. Ele carrega consigo toda brasilidade, apresentando a bagagem artística e musical que a cantora vem construindo, em um compilado de músicas que trazem memória afetiva e seu amor pela MPB. “Garoa é leveza, sensibilidade, alívio, inspira o autoconhecimento e a busca do seu lugar no mundo”, conta Nay.

 

As 10 músicas que figuram em Garoa têm a temática girando em torno de uma mistura de MPB, samba e bossa nova. A cantora promete um novo som minimalista em Garoa, com vocal em primeiro plano, Nay Porttela transforma em mantra um repertório que cura feridas abertas em músicas como Nada pode me afastar de quem eu sou, terceiro single do disco lançado em junho, uma das bossas no repertório do disco.

 

Com timbre que mescla ritmos brasileiros, para Nay, a percussão ocupa o centro das músicas e todos os outros arranjos são pensados a partir dela. “Para mim, a música sempre foi uma manifestação artística social muito além de ritmo e instrumento, ela é uma forma de me comunicar, me aprofundar na cultura e descobrir mais sobre mim mesma”, revela a cantora.

 

Garoa equilibra influências clássicas e contemporâneas da artista que se apropria das tradições musicais sem rupturas estéticas. Até porque Nay é herdeira dessas tradições quando insere catira (ritmo surgido no Centro-Oeste) na música Multidão, faixa 6 do álbum, já disponível nos tocadores de música digitais.

 

Ficha Técnica Álbum Garoa:

 

Letras e Composição: Nay Porttela e Ana Souza

Produção Musical: Nay Porttela

Direção visual:  Renan Benedito

Direção de Imagem: Danilo Umbelino

Mixagem: Luciano Portela

Masterização: Rafael Paz

 

Redes sociais NAY PORTTELA:

 

Spotify :https://open.spotify.com/intl-pt/artist/01FblsOAQauxrn2oBoVCyW

 

instagram: https://www.instagram.com/nayporttela/

 

Youtube: https://youtube.com/nayporttela

 

 

 

 

 

 

COM informações: Ana Paula Romeiro Assessoria de Imprensa

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje (09/07), é aniversário do brilhante ator e produtor Tom Hanks @tomhanks que completa 68 anos.

#tomhanks #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (09/07), é aniversário do cantor e compositor Jack White @officialjackwhite que completa 49 anos.

Fundador das bandas The White Stripes e The Raconteurs

#jackwhite #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (09/07), é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Siimple Minds @simplemindsmusic Mr. Jim Kerr @jim_kerr_official_  que completa 65 anos.

#jimkerr #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (09/07), é aniversário do apresentador e ex-baterista das bandas Titãs e IRA!, Charles Gavin @charles_gavin que completa 64 anos.

#charlesgavin #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (30/06), é aniversário do cantor e compositor Phil Anselmo que completa 56 anos.

Vocalista da banda Pantera @panteraofficial

#philanselmo #happybirthday #Pantera #boomerangmusic
Hoje (30/06), é aniversário do guitarrista, compositor e escritor Tony Bellotto @tonybellottooficial dos Titãs @titasoficial que completa 64 anos.

#titas #boomerangmusic #happybirthday
Hoje (29/06), é aniversário do cantor e compositor Colin Hay @colinhay da banda Men At Work @menatwork que completa 71 anos.

#colinhay #boomerangmusic #happybirthday
Hoje (29/06), é aniversário do guitarrista, compositor de trilhas e integrante da Legião Urbana Dado Villa-Lobos @dadovillalobos que completa 59 anos.

#dadovillalobos #happybirthday #boomerangmusic