No programa FARO, Criolo exalta a importância de tecnologias recentes e tradicionais para os rumos da música brasileira

Um dos nomes mais expressivos da música brasileira contemporânea, o cantor, rapper e compositor Criolo já marcou seu nome na história das sonoridades nacionais algumas vezes desde seu disco de estreia, Ainda Há Tempo (2006). Quinze anos depois, o artista responsável pela primeira live musical brasileira com realidade estendida segue afiado quando o assunto é originalidade e aprofunda seus caminhos criativos em um bate-papo com a jornalista Fabiane Pereira, no programa FARO. Definida pelo cantor como “um oásis musical, cultural e de afeto”, a atração vai ao ar nesta quinta, dia 18 de março, às 22h, pela Nova Brasil FM (ouça aqui).

 

Expandindo sua criatividade para outras áreas de atuação, o rapper contou sobre a influência de diferentes tecnologias na sua obra. Inspirado pelo rádio que a mãe ouvia quando era criança, ele mantém os olhos atentos às possibilidades que diferentes mídias podem oferecer sem deixar de reconhecer a relevância de meios mais tradicionais. “O rádio tem uma importância muito gigantesca. É o companheiro dos ouvidos e do coração e proporciona a possibilidade de um exercício extremamente prazeroso, que você nem percebe: quando você escuta a voz de uma pessoa, você imagina como ela é e o rádio nos proporciona milhões de cenários”, destaca.

 

Já no sentido de criações a partir de inovações mais recentes, Criolo tem se dedicado a seu perfil na plataforma Twitch. Lá, o paulistano apresenta o programa CrioloTV e exibiu a CrioloXR –  primeira live musical brasileira em realidade estendida (termo que abrange tecnologias como realidade aumentada e realidade virtual). Mesmo com o formato que gera uma experiência mais próxima de uma apresentação presencial, ele deixou claro que a saudade do calor de encontrar o público é certa. “Acredito que essas tecnologias estão viabilizando a criação de tantos trabalhos lindos, cada um a seu jeito para fazer a sua live e levar amor, música e companhia pras pessoas. Mas quando você fala de shows ou festivais, nada supera o encontro. As pessoas querem ver gente e ter contato com essa energia inexplicável que acontece quando a massa se reúne, o povo se abraça e canta junto”, reflete.

 

Guiado por Fabiane Pereira, o papo ainda passa pelo último single do artista, “Sistema Obtuso”, uma parceria com Tropkillaz. Equilibrando versos que são poéticos ao mesmo passo que colocam o dedo em diferentes feridas sociais, o cantor atribui à mãe, Dona Vilani, o “olhar de aprendizado que a gente tem que ter”. É justamente dessa ótica aberta a novas perspectivas que o artista alimenta sua força criativa. “A força da música e de todas as expressões de arte é combustível pra continuar [na vida artística]. Tem sempre alguma expressão de arte que te tira do lugar não muito legal da mente”, comenta antes de destacar que “tem tanta gente pelo Brasil fazendo coisas magníficas, lindas e significativas”.

 

Além do rapper, desde sua estreia no dia 25 de fevereiro, o programa FARO também já recebeu a carioca Letrux (ouça aqui), o vocalista do BaianaSystem, Russo Passapusso, no dia 4 de março (ouça aqui) e Céu, na última quinta-feira, dia 11. Na próxima semana, dia 25, Fabiane Pereira conversa com Johnny Hooker, que encerra esse primeiro mês do FARO na Nova Brasil (assista a todos os episódios aqui).

 

A Nova Brasil FM está presente em 11 praças: São Paulo (89,7), Rio de Janeiro (89,5), Recife (94,3), Salvador (104,7), Brasília (97,5), Campinas (103,7), Araçatuba (95,5), Ribeirão Preto (91,3), Fortaleza (106,5), Maceió (106,5) e Aracaju (93,5) alcançando mais de 400 cidades brasileiras.

 

 

Com informações: Assessoria de Imprensa: Trovoa Comunicação

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 19/08, é aniversário do ex-integrante e baixista da banda Queen @officialqueenmusic John Deacon que completa 75 anos.

#queen #johndeacon #boomerangmusic #happybirthday
Hoje, 19/08, é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Europe @officialeuropetheband Joey Tempest que completa 63 anos.

#europe #joeytempest #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 19/08, é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Deep Purple @deeppurple_official Ian Gillan que completa 81 anos.

#iangillan #deeppurple #boomerangmusic
Em agosto de 2001, há exatamente 25 anos atrás era lançado o álbum de estreia do cantor e compositor Roberto Frejat @frejatoficial "Amor Pra Recomeçar".

Produzido por Tom Capone, Maurício Barros e Max de Castro

A lista de parcerias na criação das letras e das canções de Amor pra Recomeçar é extensa: Arnaldo Antunes, Marisa Monte, Lenine, George Israel, Alvin L., Humberto Effe, Bruno Levinson e o poeta Mauro Santa Cecília, amigo de Frejat desde os tempos de colégio e seu parceiro de composição mais frequente nesse início de voo solo. 

Os colegas de Barão Vermelho também estão entre os compositores das canções do disco: Maurício Barros, Fernando Magalhães e Rodrigo Santos.

Faixas:

 1. Som e Fúria
2. Quando o Amor Era Medo
3. Amor pra Recomeçar
4. Segredos
5. Eu Não Sei Dizer Te Amo
6. Homem Não Chora
7. Mão-de-obra Ilegal
8. Ela
9. Mais Que Perfeito
10. Você se Parece com Todo Mundo
11. No Escuro e Venda
12. Voltar pra Te Buscar
13. Sol de Domingo

#frejat #amorprarecomeçar #boomerangmusic
Em agosto de 1993, há exatamente 33 anos atrás era lançado o 3° álbum de estúdio da banda Type O' Negative @typeonegativeofficial "Bloody Kisses".

Integrantes:

Peter Steele – Vocal, baixo
Josh Silver – Teclados, sintetizador
Kenny Hickey – Guitarra, vocal de apoio
Sal Abruscato – Bateria, percussão

Tracklist:

1- Machine Screw 0:39
2- Christian Woman 8:57
3- Black No. 1 (Little Miss Scare-All) 11:14
4- Fay Wray Come Out And Play 1:02
5- Kill All The White People 3:23
6- Summer Breeze 4:49
7- Set Me On Fire 3:29
8- Dark Side Of The Womb 0:27
9- We Hate Everyone 6:50
10- Bloody Kisses (A Death In The Family) 10:55
11- 3.0.I.F. 2:05
12- Too Late: Frozen 7:50
13- Blood & Fire 5:32
14- Can't Lose You 6:05

#typeonegative #boomerangmusic #bloodykisses
Hoje, 18/08, é aniversário do saudoso cantor, compositor e ator Patrick Swayze que completaria 74 anos.

Falecido aos 57 anos em 14/09/2009

#patrickswayze #happybirthday #boomerangmusic
Selo Sesc @selosesc obrigado pelo presente 

Incrível esse álbum do Ivan Lins @ivanlinsoficial "Sambadouro"

Na expectativa do lançamento do álbum nos dias 29 e 30 de agosto no Sesc Pinheiros @sescpinheiros

#selosesc #ivanlins #sescpinheiros
Em 18/08/1987, há exatamente 39 anos atrás era lançado o 9° álbum de estúdio da banda Aerosmith @aerosmith "Permanent Vacation". 

Integrantes:

Tom Hamilton - baixo
Joey Kramer - bateria
Joe Perry - guitarra, percussão, vocais, background vocais
Steven Tyler - gaita, percussão, teclado, vocais, flauta
Brad Whitford - guitarra, guitarra-base

Repertório do LP: 

Lado A: 
A1. Heart's Done Time 
A2. Magic Touch
A3. Rag Doll
A4. Simoriah
A5. Dude (Looks Like a Lady)
A6. St. John 

Lado B: 
B1. Hangman Jury 
B2. Girl Keeps Coming Apart 
B3. Angel 
B4. Permanent Vacation 
B5. I'm Down 
B6. The Movie (instrumental)

#aerosmith #permanentvacation #boomerangmusic