O piano inquieto de Henrique Portugal

O que é uma banda? Banda é um agrupamento de pessoas de gostos e temperamentos diferentes, unidos por um objetivo comum –fazer a melhor música que puderem. Ou, como diria Jimmy Page, o líder do Led Zeppelin, “uma união de almas”. Por mais de 30 anos, o tecladista, vocalista e compositor mineiro Henrique Portugal foi uma das peças da engrenagem que transformaram o Skank num dos mais importantes grupos do pop nacional.

 

Por mais de 30 anos, ele passou por dancehall (um reggae eletrônico, surgido na segunda metade dos anos 1980), o rock britânico da segunda metade dos anos 1990 e o Clube da Esquina, além de ter tocado em discos do Sepultura.

 

O Skank encerrou suas atividades em 2023 e Henrique Portugal parte para novas combinações de almas. O tecladista saiu da posição de co-protagonista para a frente do palco e assumiu os vocais principais da Solar Big Band, um híbrido de pop e grupos de baile do jazz americano, criada por ele com a missão de realizar um sonho antigo de tocar músicas que ele gostaria de ouvir no formato big band.

 

O primeiro convocado para ajudar Henrique a fazer o projeto tornar-se realidade foi Ruben di Souza. Juntos, selecionaram as músicas e produziram as gravações somadas à criatividade do baterista Xande Tamietti. Inicialmente, todos os arranjos foram elaborados com lacunas que, posteriormente, foram preenchidas pelos metais do melhor naipe do Brasil, formado por Jessé Sadock, Rafael Rocha, Danilo Sina e Marcelo Martins. Esses, orquestrados pelo maestro Tiquinho, do Funk Como Le Gusta, e gravados pelo Luna no Cia. dos Técnicos Studios, no Rio de Janeiro. Para assumir a percussão e baterias, foram acionados os mestres Marco Lobo e Walmir Bessa, respectivamente.

 

Pronto! Estava formada a big band com uma verdadeira mistura de pop e rock. E agora, no dia 7 de junho, o sonho de Henrique Portugal se concretiza com o lançamento das primeiras releituras que compõem o EP de estreia.

 

“Este projeto demorou quatro anos para ser realizado e foi feito com muita dedicação e paixão pela música”, celebra o músico.

 

Olha, faixa escolhida para o lançamento, teve sua orquestra de cordas gravada em Chicago por Matt Jones, renomado maestro cujo currículo traz nomes como John Legend, Justin Timberlake, Usher entre outros. Além da música de Roberto Carlos, estarão disponíveis Ticket to Ride (Beatles)El dia que me quieras (Carlos Gardel) e Eu sei que vou te amar (Vinicius de Moraes).

 

Até o final do semestre, ainda serão apresentadas versões de músicas de Elton John, Lô Borges e algumas faixas inéditas.

 

Henrique Portugal, além de um entertainer nato, é dono de uma biografia respeitável. Filho de músicos, se iniciou no piano clássico aos cinco anos. Durante a adolescência, estudou Economia –ele, aliás, se formou nessa matéria– ao mesmo tempo em que se dedicava à vida como músico em Belo Horizonte. Uma dessas bandas foi a Pouso Alto, onde conheceu um certo vocalista e guitarrista chamado Samuel Rosa. O resto, como se sabe, é história.

 

Uma das habilidades de Portugal está na facilidade com a qual assimila diferentes sonoridades e absorve novas informações. E não é de hoje. Em 1989, ele aceitou o convite de uns vizinhos cabeludos para colocar sons de teclado no rock pesado e macabro que estes faziam. O nome do grupo era Sepultura e contou com o músico nos discos Schizophrenia, Beneath the Remains e Arise. Em 1992, ao presenciar a performance arrebatadora e quase punk do grupo francês Mano Negra, constatou que ele e o Skank tinham de se “mexer mais” no palco. Foi assim que se tornaram uma das bandas mais animadas do pop local.

 

A curiosidade de Portugal não se limita à música. Ele foi colunista de futebol no Estado de Minas e hoje é responsável por uma coluna de Tecnologia e Música do mesmo matutino. Um observador atento, ele investe em start ups de música, empresas de biotecnologia e fundos de investimento. Mas seu principal ramo de atuação, como se pode perceber, ainda é a música.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Lu Etzel Assessoria de Imprensa

#SIGA NO INSTAGRAM
Em 14/02/1980, há exatamente 46 anos atrás era lançado o 5° álbum de estúdio da banda Heart @heartofficial “Bébé Le Strange”.

Integrantes:

Ann Wilson (vocals, bass)
Nancy Wilson (vocals, guitars)
Chrissy Shefts (guitars)
Howard Leese (guitars)
Sue Ennis (guitars)
Steve Fossen (bass)
Michael Derosier (drums)

Track list:

	1.	Bebe Le Strange
	2.	Down On Me
	3.	Silver Wheels
	4.	Break
	5.	Rockin Heaven Down
	6.	Even It Up
	7.	Strange Night
	8.	Raised On You
	9.	Pilot
	10.	Sweet Darlin

#heart #heartband #bebelestrange #annwilson #nancywilson
Em 13/02/1987, há exatamente 40 anos atrás era lançado nos cinemas dos Estados Unidos o filme Over The Top, em português Falcão,  Campeão dos Campeões 

Estrelado por Sylvester Stallone

Fez grande sucesso aqui no Brasil, na Sessão da Tarde.

#falcãoocampeãodoscampeões #boomerangmusic
Em 13/02/1981, há exatamente 45 anos atrás era lançado o álbum de estreia do cantor e compositor Phil Collins @officialphilcollins "Face Value", pela Virgin Records 

Track List: Phil Collins – Face Value
 

1. In The Air Tonight
2. This Must Be Love
3. Behind The Lines
4. The Roof Is Leaking
5. Droned
6. Hand In Hand
7. I Missed Again
8. You Know What I Mean
9. Thunder And Lightning
10. I’m Not Moving
11. If Leaving Me Is Easy
12. Tomorrow Never Knows

#facevalue #philcollins #boomerangmusic
Em 13/02/1970, há exatamente 56 anos atrás era lançado o álbum homônimo de estreia da banda Black Sabbath @blacksabbath 

Happy 56th anniversary to Black Sabbath debut studio album “Black Sabbath” released on February 13th 1970.

Integrantes:

Ozzy Osbourne (vocals, harmonica)
Tony Iommi (guitars)
Geezer Butler (bass)
Bill Ward (drums)

Track list:

	1.	Black Sabbath
	2.	The Wizard
	3.	Behind the Wall of Sleep
	4.	N.I.B.
	5.	Evil Woman
	6.	Sleeping Village
	7.	Warning
	8.	Wicked World

#blacksabbath #ozzyosbourne #tonyiommi #geezerbutler #billward
Em 13/02/1976, há exatamente 50 anos atrás era lançado o 7° álbum de estúdio da banda Genesis @genesis_band "A Trick Of The Tail".

Integrantes:
Genesis

Phil Collins – drums, percussion, lead and backing vocals
Steve Hackett – electric guitar, 12-string guitars, backing vocals[21]
Mike Rutherford – bass guitar, bass pedals, 12-string guitar, backing vocals
Tony Banks – pianos, synthesizers, Hammond organ, Mellotron, 12-string guitar, backing vocals

Tracklist:

1. Dance on a Volcano (5:53)
2. Entangled (6:28)
3. Squonk (6:27)
4. Mad Man Moon (7:35)
5. Robbery, Assault and Battery (6:15)
6. Ripples (8:03)
7. A Trick of the Tail (4:34)
8. Los Endos (5:46)

#atrickofthetail #genesis #boomerangmusic
Hoje, 13/02, é aniversário do cantor e compositor Peter Gabriel @itspetergabriel que completa 76 anos.

Foi integrante da banda Genesis @genesis_band 

#petergabriel #boomerangmusic #happybirthday
Hoje, 13/02, é aniversário do cantor, compositor, multiinstrumentista e co-fundador das bandas Joy Division e New Order, Peter Hook @peterhook_thelight que completa 70 anos.

Foto 📷 @natrilha.van

#peterhook #happybirthday #boomerangmusic