PABLO MOURA lança o álbum “DE PERNAMBUCO PARA O MUNDO”
Sanfoneiro e compositor pernambucano apresenta obra autoral que mistura tradição e modernidade com identidade forte e original
Recentemente, chegou às plataformas digitais o novo álbum do sanfoneiro, compositor e arranjador Pablo Moura: “De Pernambuco para o Mundo”. O lançamento instrumental marca um novo capítulo na trajetória do artista, que há 15 anos vem construindo uma carreira sólida na música brasileira, sempre com o forró como ponto de partida e a inovação como horizonte.
Com oito faixas autorais, o disco é o retrato artístico de Pablo Moura, refletindo suas raízes, sua versatilidade e sua capacidade de conectar o passado ao presente em uma linguagem musical contemporânea, sem perder a força ancestral da cultura nordestina.
“Esse disco é moderno e ancestral ao mesmo tempo. Eu gosto de dizer que não existe futuro sem passado, e isso está em cada faixa. A base do forró tradicional sustenta tudo, mesmo nas músicas mais experimentais”, diz Pablo.
Gravado com excelência instrumental e produção refinada, “De Pernambuco para o Mundo” propõe uma escuta plural. O repertório conduz o ouvinte por diferentes atmosferas sonoras, do frevo ao baião, do xote à concertina, com a sanfona como fio condutor e a alma nordestina presente em cada nota.
“Em alguns momentos, dá pra esquecer que é o mesmo disco. E isso é intencional. Gosto da ideia de que minha música possa tocar públicos diferentes, que ela circule, se misture, e provoque encontros.”
“De Pernambuco para o Mundo” apresenta um repertório autoral que traduz, em linguagem instrumental, a visão estética e afetiva de Pablo Moura sobre sua própria trajetória e a música nordestina. Mais do que um disco, é um manifesto artístico de pertencimento, modernidade e amor à música brasileira em sua essência mais vibrante.
OUÇA: https://onerpm.link/356193336072
Repertório (todas de Pablo Moura):
- Frevo pra Dona Maria
- Arroz com Feijão
- Passeando pela Concertina
- Baião em Si Menor
- De Olho na Zabumba
- Equilíbrio
- Baião do Destino
- De Pernambuco para o Mundo
Cada faixa traz uma combinação única entre melodia, ritmo e identidade cultural, com destaque para a sanfona como protagonista e para arranjos que valorizam a simplicidade e a sofisticação de um Brasil profundo e potente.
Aos 29 anos, Pablo Moura é discípulo de Oswaldinho do Acordeon, com quem já dividiu o palco em diversas ocasiões no Brasil e no exterior. Como instrumentista, já acompanhou nomes como Anastácia, Falamansa, Bicho de Pé, Daniel Gonzaga, entre outros. Como compositor, mantém parcerias com artistas como Zeca Baleiro, Mari Merenda, Danilo Moraes e o próprio Oswaldinho.
Em 2022, lançou seu primeiro EP instrumental autoral e deu início ao projeto “Forró do Moura: De Pernambuco para o Mundo”, com shows registrados em vídeo e participações de Antônio Nóbrega, Danilo Moraes e Oswaldinho. O novo álbum carrega o mesmo nome do projeto, agora ressignificado em estúdio.
FICHA TÉCNICA
Produção Musical: Marcos Alma
Estúdios: 185 e Nheengatu Criações
Mixagem: Marcos Alma e finalização no Bernardo Goys
Masterização: Bernardo Goys
Idealização capa: Thais Dini
Fotos capa e divulgação: Carmen Fernandes
Designer capa: Larissa Lima
Sanfonas: Pablo Moura
Zabumba: Vinicinho Magalhães
Triângulo: Flavinho Lima
Percussão: China Cunha
Baixo Elétrico: Meno Del Picchia
Cello: Adriana Lombardi (Faixa 7)
Violinos: Ricardo Herz (Faixa 7)
Piano: Marcos Alma (Faixa 7)
Violão: Marcos Alma (Faixa 6)
Pífanos: Alexandre Rodrigues (Faixa 8)
Sax Barítono: Alexandre Rodrigues (Faixa 8)
Instagram: @pablomourabr
Com informações: Débora Venturini Assessoria de Comunicação