Data
Categoria
Fotos shows
Tags
emiliana, lapastina, vierose
Sobre

Vie Rose e Emiliana Organic promovem jantar com vinhos sustentáveis e biodinâmicos

 

Chef Álvaro Alencar assina o menu do restaurante de inspiração mediterrânea, novidade em Pinheiros, e que trabalha com horta orgânica

 

Nem todo vinho é vegano, nem todo vinho orgânico é vegano ou biodinâmico. Essas e outras curiosidades serão tema de aula-jantar que o restaurante Vie Rose promoveu, nesta terça (08/10), em Pinheiros, em parceria com a Emiliana Organic, empresa chilena considerada hoje a maior vinícola orgânica do mundo. O jantar harmonizado em seis etapas é assinado pelo chef Álvaro Alencar (ex-Maní, Manioca e A Figueira Rubayat).

 

A empresa Emiliana, que completa aniversário de 20 anos de trabalho com orgânicos, é hoje a maior vinícola orgânica do mundo com vinhedos em regiões como Casablanca, Maipo e Colchágua:

vinhos veganos, sem aditivos químicos e respeito ao meio ambiente.

 

Na cozinha do Vie Rose, recém-inaugurado em Pinheiros, inspirações numa culinária mediterrânea, simples, fresca e versátil. A restauratrice Leticia Lopes têm a preocupação de trabalhar com pequenos produtores rurais e produtos agroecológicos. Ela fechou parceria com a Fazu Rede de Fazendas Urbanas, que promove um trabalho de produção de hortaliças orgânicas em São Paulo. Alface, alface roxa, rúcula e agrião são todos hidropônicos, não levam agrotóxicos ou outros produtos químicos e são plantados e colhidos diretamente da horta do restaurante, às vistas do cliente. Total sintonia com a proposta da Emiliana e sua linha de vinhos orgânicos e biodinâmicos.

 

Também estiveram presentes no jantar, Celso La Pastina e sua esposa Liliane.

 

Para começar o jantar, o Vie Rose sugere: Dadinho de Tapioca com Queijo Serra da Canastra e Geleia de Pimenta, Pastel de Abóbora com Especiarias Servido com Geleia de Pimenta, Queijo Coalho Grelhado com Mel Trufado e Tartare de Beterraba (beterraba defumada com sour cream vegano, feito com leite de castanha, óleo de canola e limão). As entradinhas harmonizam com o Adobe Rosé, lançamento da vinícola Emiliana. O vinho é orgânico, ou seja, as videiras são cultivadas com adubos e fertilizantes naturais, preservando o fruto da forma mais pura.

 

No evento, o Filé Mignon com Molho Rôti e Gratin de Mandioquinha, criação do chef Álvaro Alencar, do Vie Rose, foi acompanhado do vinho tinto biodinâmico e sustentável Gê, composto pelas uvas Syrah,  Carmenère e Cabernet Sauvignon.

 

Na sequência, foi servida a Salada Tropical com Queijo (folhas verdes colhidas da horta do Vie Rose, acompanhadas de frutas da estação, gorgonzola, nozes e emulsão de mostarda e mel). Para harmonizar, o vinho branco orgânico e biodinâmico Novas Chardonnay, feito com uvas Chardonnay, cultivadas em solo franco-argiloso. Um rótulo que reproduz fielmente seu terroir. Como pratos principais, o Risoto de Cogumelos finalizado com azeite trufado (prato que pode vir na versão vegana) e que combina com o tinto orgânico e biodinâmico Coyam (que, em dialeto mapuche, significa carvalho chileno, fazendo referência às majestosas árvores frondosas dos vinhedos de Los Robles). O segundo prato será Filé Mignon com Molho Rôti e Gratin de Mandioquinha, acompanhado do vinho tinto Gê, composto pelas uvas Syrah,  Carmenère e Cabernet Sauvignon. O rótulo, intenso em aromas e sabores, traduz muito bem o conceito de biodinâmico: seu nome faz menção ao planeta Terra e a toda a energia biodinâmica que o envolve. Para finalizar com doçura, o Pudim de Leite do Vie Rose e o Brownie de Chocolate, servido com sorvete de caramelo com flor de sal e ganache de chocolate amargo.

 

Todos os vinhos do menu-degustação da noite no Vie Rose foram veganos. Os enólogos da Emiliana explicarão por que a maioria dos vinhos do mercado não é vegana. No processo de clarificação do vinho, normalmente entra algum tipo de proteína animal: como caseína (proteína do leite), gelatina (de origem bovina ou suína), cola de peixe, óleo de peixe, quitina (produto da casca de crustáceos) e até clara de ovo. Para ser vegano, o produtor faz uso de agentes não-animais no processo, como carbono, argila, calcário, sílica e caseína vegetal.

 

O jantar marca também os 20 anos de início da vinícola Emiliana com o trabalho de orgânicos. É considerada hoje a maior empresa do mundo certificada nas práticas de vinhos orgânicos e biodinâmicos, com manejo 100% orgânico. Foi reconhecida como “Companhia Verde do Ano”, em concurso realizado pela prestigiada revista inglesa The Drink Businness. A divisão de vinhos da La Pastina é a responsável pelos vinhos da Emiliana no Brasil.  Noite que harmoniza alta qualidade de vinhos e gastronomia com o respeito ao meio ambiente.

 

Sobre o Vie Rose:

 

Celebrar o encontro. Do almoço entre amigos, na varanda com jardim ao estilo provençal, até um miniwedding, do happy hour ao jantar romântico, do almoço no jardim com seu pet preferido ao coquetel-surpresa no bar da casa, do aniversário animado no mezanino ao almoço de negócios em sala reservada. Momentos especiais em um ambiente especial, assim nasceu o Vie Rose, em Pinheiros, zona oeste de São Paulo. Criado pela empresária e restauratrice paulistana Letícia Lopes (barista e sommelier de formação, executiva do mercado financeiro, ex-sócia do Grupo Ruella), o Vie Rose surgiu para ser, mais do que um restaurante, um espaço para celebrar a vida em seus diferentes momentos. O décor cult e divertido traz objetos de arte e de contemplação. Vie Rose – literalmente “vida rosa” – tem esse espírito romântico e astral, como na música, buscando ver a vida sempre com lentes cor-de-rosa. A rosa, que dá nome à casa, aparece em desenhos nas mesas, decorando pratos e até sendo a estrela principal de drinques, como o Vie Rose, que reúne rosa, gim e limão-siciliano. Culinária para alimentar e alegrar a alma. O lado rosa, o lado mágico da vida.

 

www.vierose.com.br

Rua Vupabussu, 199 – Alto de Pinheiros

CEP: 05429-040 – São Paulo – SP

Tel. 11 3097-9257 / 4858-1996 e 9 3318-2019.

Instagram: @vierosecelebrar

Facebook: /vierosebistro

 

 

Sobre a Emiliana Organic:

Criada em 1986 pelos visionários irmãos José e Rafael Guilisasti no Chile, a Emiliana Organic Vineyards é considerada hoje a maior vinícola orgânica do mundo, produzindo vinhos com caráter e personalidade únicos, com a máxima expressão do terroir, com vinhedos em Casablanca, Maipo e Colchágua. Todo o trabalho é marcado por elevados padrões de produção que se refletem em seu extenso portfólio de vinhos sustentáveis orgânicos e biodinâmicos.

https://tienda.emiliana.cl/

 

Fotos 1, 2, 5, 6 e 7: Celso La Pastina e Letícia Lopes (Vie Rose) (centro),  enólogos da Emiliana (direita e a esquerda)

Fotos 3 e 4: Celso La Pastina e Letícia Lopes (Vie Rose)

Foto 8: Enólogos da Emiliana

Foto 9: Enólogos da Emiliana (direita e a esquerda), Liliane La Pastina e Fernanda de Moraes (Marketing La Pastina)

Fotos 10 a 12: Letícia Lopes (Vie Rose)

 

 

Informações à imprensa: SG Comunicação & Imagem

#SIGA NO INSTAGRAM