Produzido por Bem Gil, “Descese” é estreia da sergipana Tori

Disco tem produção musical assinada por Bem Gil, Bruno di Lullo e Domenico Lancellotti e conta com coro de vozes de Tainá e das integrantes da banda Bala Desejo, Dora Morelenbaum e Julia Mestre

 

OUÇA AQUI

 

A cantora, compositora e musicista sergipana Tori, radicada no Rio de Janeiro, lança seu primeiro disco solo, “Descese”, dividido em duas partes. A obra tem produção musical assinada por Bem Gil, Bruno di Lullo e Domenico Lancellotti, além de contar com a participação de Bruno Berle e com o coro de vozes de Tainá, Dora Morelenbaum e Julia Mestre, integrantes da banda Bala Desejo.

 

O Lado A de “Descese” – um lançamento do selo PWR Records – chega às plataformas digitais. Ouça aqui.

 

Enquanto “ascese” é um termo amplamente difundido para dar sentido à ascensão, ao crescimento espiritual e transcendência rumo ao etéreo, “descese” vai no caminho inverso, em busca da imanência, de descender, comungar com a matéria. “Descese / Cada vez mais gente / Um degrau abaixo do mundo / É quente”, canta Tori. O termo, embora não dicionarizado, é utilizado pela crítica literária e psicóloga brasileira Yudith Rosenbaum para se referir às epifanias vividas pelas personagens de Clarice Lispector.

 

Não à toa, a faixa que introduz o álbum é “Água Viva”, uma canção sombria musicada a partir da obra homônima de Clarice Lispector, que em grande medida inspira a narrativa do álbum. As demais cinco faixas do Lado A de “Descese”, são compostas por Tori. “Na pandemia passei a fazer gravações em casa e testar possibilidades – o que se tornou o violão de ‘Água Viva’ era um piano, uma ideia que tinha feito na emoção de ter uma controladora à disposição e possibilidades de timbre. Um dia resolvi abrir o livro de Clarice aleatoriamente pra cantar algo em cima daquele piano. O primeiro trecho que apareceu eu cantei, e assim surgiu a canção”, explica.

 

Nas seis faixas que compõem a primeira parte do disco ouvimos também cantos de João Mário, assim como de Alexandre Damasceno, Beatriz Linhares, Júlia Sízan e Ricardo Ramos, parceiros da Ipásia, grupo aracajuano que Tori integrou.  “Descese” é um retrato desses encontros todos, das confluências de desejos.

 

“O canto de Tori tem gosto de corte. Gosto de tempero integral, puro da terra, em formas diversas: pó, pólen, argila ou caramujos que habitam a pele. Hospedeiros viajantes, fungos e lendas em comunhão – e também em solidão. Lendas de um país profundo do futuro. Esse país é um filhote selvagem se arriscando nos primeiros tropeços, nos primeiros ecos petrificados onde perder parece com achar. Alívio na vertigem, abrigo estonteante. Tori é raiz, terra, pedra, planta, vento, cogumelo e erosão”, define a cantora Mãeana sobre a artista e seu disco de estreia. O Lado A de “Descese” vem provar seu teor erosivo.

 

Acompanhe TORI

SPOTIFY | INSTAGRAM | YOUTUBE

 

 

PWR Records é um selo com sede de São Paulo, que trabalha há 5 anos na difusão e promoção de artistas mulheres e minorias de gênero. Desde 2016, focando no cenário independente – somos selo, agência, produtora e podcast com olhar cuidadoso e atencioso a música produzida pela nova geração de artistas mulheres e pessoas não-binárias. Hoje trabalhamos com Mulamba, JUNE, Viridiana, Troá, Gaivota Naves, Gabriela Brown, Isis Broken, Lumanzin, Jasper e a Gana, Mariana Cavanellas e outras.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: DA LIRA CULTURAL

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje (20/05), é aniversário do cantor, compositor e pintor Bryan Behr @bryanbehroficial que completa 28 anos.

#bryanbehr #boomerangmusic #happybirthday
Hoje (15/05), é aniversário do músico e produtor Brian Eno @brianeno que completa 76 anos.

Foi integrante da banda Roxy Music, mas produziu dezenas de artistas como U2, David Bowie, entre muitos.

#brianeno #happybirthday
#boomerangmusic
Hoje (15/05), é aniversário do cantor e compositor Andrew Eldritch @andrew_eldritch que completa 65 anos.

Vocalista e fundador da banda The Sisters Of Mercy

#thesistersofmercy #andreweldritch #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (15/05), é aniversário do cantor, compositor, ator e multiinstrumentista André Abujamra @andre_abujamra que completa 59 anos.

#andreabujamra #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (13/05), é aniversário do cantor e compositor Sebastião Reis @sebastiao.reis13 que completa 29 anos.

#sebastiaoreis #boomerangmusic #happybirthday
Hoje (13/05), é aniversário do mágico cantor, compositor, pianista e multiinstrumentista Stevie Wonder que completa 74 anos.

#steviewonder #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (12/05), é aniversário do baterista e multiinstrumentista André Jung @andrejung61 que completa 63 anos.

Foi baterista dos Titãs e da banda IRA!

#Andrejung #boomerangmusic #happybirthday
Hoje (12/05), é aniversário do cantor, compositor e guitarrista Clemente @clementetadeu das bandas Plebe Rude e Inocentes.

#Clemente #happybirthday #boomerangmusic