QUARTETO CURITIBANO SAMBA DE SAIA LANÇA O EP NOSSA IDENTIDADE

Em quatro faixas, com direção e produção musical de Érica Silva, as mulheres cantam sobre as suas dores, forças, orgulhos e amores

 

O quarteto curitibano Samba de Saia, formado por Cida Airam (voz), Maristela Ávila (teclas e escaleta), Halanna Águiar (percussão e voz) e Bruna Alcântara (percussão), lança no dia 27 de agosto o EP Nossa Identidade. Com produção e direção musical assinadas por Érica Silva, a obra tem por objetivo evidenciar a produção musical feminina no samba, demonstrando sua força, resistência e importância.

 

“O Samba de Saia é um grupo composto por mulheres musicistas negras, mestiças, maduras, e nós sabemos os desafios que vivemos em nossa rotina e num cenário musical onde o machismo, o preconceito e a falta de respeito ainda prevalece. Não basta só cantar, tocar, compor ou arranjar bem…o mercado musical exige o sangue e as vísceras das mulheres da música”, explica Cida Airam. “A música é nossa ferramenta de luta e nossas vozes não serão silenciadas. Podemos falar dos temas que quisermos e cada uma de nós é plural e singular sendo o que somos.”

 

A composição das faixas é assinada por integrantes atuais e ex-integrantes do Samba de Saia e as canções contam com participação especial de diversas artistas de Curitiba: Érica Silva, Amanda Cortes, Karin Oliveira, Luana Godin, Marcela Zanette, Fernanda Cordeiro e Gabriela Bruel.

 

A faixa que abre dá nome à obra, “Nossa Identidade”. Ela narra a realidade de muitas mulheres sobrecarregadas e fala da força que elas têm, sem romantizar esse sofrimento que uma vida pesada causa. A música seguinte, “Meu Primeiro”, é um relato sobre relacionamentos mal sucedidos que todas as mulheres já viveram. “Cuida de Ti, Mulher”, apresentada para o público com clipe (aqui) no começo do mês, é sobre o auto amor e autocuidado que as mulheres nunca devem esquecer. Fechando o EP, “Kbelo Meu”, single lançado em julho pelo Samba de Saia, fala sobre o orgulho do cabelo crespo e o respeito que ele impõe.

 

O grupo apresenta para o público as canções do EP em uma live no seu canal do Youtube no dia 03 de setembro, às 17h.

 

Nossa Identidade teve sua produção e gravação proporcionadas pela aprovação do projeto na Lei de Incentivo Municipal de Cultura de Curitiba.

 

Ouça https://tratore.ffm.to/nossa-identidade 

 

FAIXA A FAIXA

 

  1. “Nossa Identidade” por Cíntia Albuquerque

“Nossa Identidade” é uma canção-desabafo. Narra a história de uma mulher sobrecarregada, em uma jornada tripla de muitos e diferentes trabalhos. Essa história esbarra na história de muitas outras mulheres, esmagadas por rotinas e demandas solitárias, mesmo em suas relações afetivas. São mães-solo, são profissionais altamente dedicadas, são esposas e namoradas incubidas, pela estrutura patriarcal em que vivemos, do cuidado de várias pessoas. A dicotomia dessa história é que, muitas vezes, é também pelo trabalho que surgem oportunidades de crescimento e de transformação. A canção aponta também para a força que cada mulher tem, para a fé que sustenta, para o cuidado que ampara (a si e aos outros) e para um sofrer inerente ao papel social da mulher em um dos países mais violentos para o gênero. É um olhar para o valor que se tem e para o valor do que faz, sem romantizar a precariedade em que vive uma mulher sobrecarregada.

 

  1. “Meu Primeiro” por Edi Nunes

A música “Meu Primeiro” foi criada pensando nos relatos femininos das minhas amigas, dos meus e de outras musicistas, sobre desilusões amorosas e nos relacionamentos mal sucedidos com homens frequentadores da noite curitibana. A criação foi feita quando o Samba de Saia se preparava para se apresentar no FIFA FUN FEST em 2014. As integrantes estavam num momento muito criativo e fizeram um mutirão de composição.

 

  1. “Cuida de Ti, Mulher” por Cida Airam

A música fala sobre cuidar de si, sobre o auto amor, sobre saber dizer não e sobre axé ( força e luz ) da mulher. Em tempos tão desafiadores, ouvir o coração, a intuição e ter consciência da força feminina é afirmar a existência e a resistência. “Cuida de Ti, Mulher” é um chamado para que todas as mulheres não se esqueçam, não se anulem e que nossos corações sejam aquecidos pela nossa luta de resistirmos a todo tipo de opressão sendo guiadas pelo amor a nós mesmas.

 

  1. “Kbelo Meu” por Karin Oliveira

A canção foi escrita em 2007, quando eu fazia parte do grupo Samba de Saia, o qual permaneci por 10 anos na percussão. Tive muita liberdade em poder escrever algo que sempre fez sentido na minha vida: o respeito com nossos cabelos crespos. Queria passar o sentimento de orgulho do meu cabelo, da minha raça. As pessoas precisam respeitar a todos. A “Kbelo Meu” nasceu da vontade de ter esse respeito e em forma de música fica mais fácil entrar na cabeça das pessoas, principalmente das crianças.

 

FICHA TÉCNICA

 

Produzido e dirigido por Érica Silva, gravado na Chácara Asa Branca por Fred Teixeira, no Easter Egg Studio por Érica Silva e no estúdio Coteaux Records por Fernanda Cordeiro e Fernando de Castro.

 

1.Nossa Identidade 

Composição: Cintia Albuquerque

Voz: Cida Airam feat. Luana Godin

Teclas e escaleta: Maristela Ávila

Percussão: Bruna Alcantara, Halanna Aguiar e Gabriela Bruel

Flauta: Marcela Zanette

Trombone: Fernanda Cordeiro

Violão, guitarra e baixo: Érica Silva

Coro: Bruna Alcantara, Érica Silva, Halanna Aguiar e Hannah Pinkuss

 

Edição, direção e produção musical: Érica Silva

Arranjo: Érica Silva

Mixagem e masterização: Fred Teixeira

 

  1. Meu Primeiro

Composição: Edi Nunes

Voz: Cida Airam

Teclas: Maristela Ávila

Percussão: Bruna Alcantara, Halanna Aguiar e Gabriela Bruel

Flauta: Marcela Zanette

Trombone: Fernanda Cordeiro

Violão e baixo: Érica Silva

Coro: Bruna Alcantara, Érica Silva, Halanna Aguiar e Hannah Pinkuss

 

Edição, direção e produção musical: Érica Silva

Arranjo: Érica Silva

Mixagem e masterização: Fred Teixeira

 

  1. Cuida de Ti

Composição: Cida Airam

Voz: Cida Airam feat. Amanda Cortes

Teclas: Maristela Ávila

Percussão: Bruna Alcantara, Halanna Aguiar e Gabriela Bruel

Flauta: Marcela Zanette

Trombone: Fernanda Cordeiro

Violão, guitarra e synthbass: Érica Silva

Coro: Bruna Alcantara, Érica Silva, Halanna Aguiar e Hannah Pinkuss

 

Edição, direção e produção musical: Érica Silva

Arranjo: Luis Otávio

Mixagem e masterização: Fred Teixeira

 

  1. Kbelo Meu

Composição: Karin Oliveira

Voz: Cida Airam feat. Karin Oliveira

Teclas: Maristela Ávila

Percussão: Bruna Alcantara, Halanna Aguiar e Gabriela Bruel

Flauta: Marcela Zanette

Trombone: Fernanda Cordeiro

Violão e baixo: Érica Silva

Coro: Bruna Alcantara, Érica Silva, Halanna Aguiar e Hannah Pinkuss

 

Edição, direção e produção musical: Érica Silva

Arranjo: Luis Otávio

Mixagem e masterização: Fred Teixeira

 

SOBRE SAMBA DE SAIA

 

Samba de Saia é um quarteto curitibano feminino de samba e suas vertentes. O grupo, formado em 2005, teve diversas formações e atualmente é integrado por Halanna Aguiar no pandeiro e voz, Bruna Alcântara na percussão, Cida Airam no vocal e Maristela Ávila no teclado. Ao longo desses 16 anos, o Samba de Saia esteve muito presente na cena cultural paranaense, sendo inclusive mencionado em artigo do jornal The  New York Times como um grupo feminino em crescimento no  mundo da música popular brasileira, em setembro de 2018. Apesar de ter muitos anos de estrada, apenas em agosto de 2021 que o grupo de samba de Curitiba apresenta para o público nacional suas composições com o EP Nossa Identidade.

 

INTEGRANTES

 

Cida Airam – Voz

Maristela Ávila – Teclas e Escaleta

Halanna Águiar – Percussão e Voz

Bruna Alcântara – Percussão

 

REDES SOCIAIS

 

Facebook: https://www.facebook.com/SambadeSaia

Youtube: https://www.youtube.com/user/desaia 

Twitter: https://twitter.com/Sambadesaia

Instagram: https://www.instagram.com/sambadesaia

 

 

 

 

 

Com informações:  ALETS COMUNICAÇÃO

#SIGA NO INSTAGRAM
Há exatamente 13 anos, em 23/07/2011, falecia a cantora Amy Winehouse @amywinehouse aos 27 anos de idade.

#amywinehouse #boomerangmusic
Hoje (23/07), é aniversário do guitarrista e compositor Saul Hudson mais conhecido como Slash @slash que completa 59 anos.

Integrante do Guns n' Roses @gunsnroses 

Foto 📷 @rosshalfin 

#slash #happybirthday #boomerangmusic
The Blues Brothers Live
Hoje (16/07), é aniversário do brilhante cantor e compositor Ed Kowalczky @edkowalczyk da banda Live @livetheband que completa 53 anos.

#edkowalczyk #happybirthday #Live #boomerangmusic
Hoje (16/07), é aniversário do brilhante baterista Stewart Coperland @stewart_copeland da banda The Police @thepolicebandofficial que completa 72 anos.

#thepolice #boomerangmusic #stewartcopeland
A banda MR. BIG FINALIZA SUA CARREIRA COM ‘THE BIG FINISH LIVE’ com dois lançamentos

MR. BIG formada por Eric Martin (vocal principal), Paul Gilbert (guitarra, vocal), Billy Sheehan (baixo, vocal), Nick D'Virgilio (bateria, vocal) - está encerrando sua carreira de 35 anos em GRANDE… com não um, mas dois lançamentos de álbuns. 

O primeiro é o décimo álbum de estúdio, TEN, lançado em 12 de julho. O último álbum ao vivo lançado será The BIG Finish Live, que será lançado em 6 de setembro.

 Lista de músicas 
 
1. Addicted To That Rush
2. Take Cover
3. Undertow
4. Daddy, Brother, Lover, Little Boy (The Electric Drill Song)
5. Alive And Kickin'
6. Green-Tinted Sixties Mind
7. CDFF- Lucky This Time
8. Voodoo Kiss
9. Never Say Never
10. Just Take My Heart
11. My Kinda Woman
12. A Little Too Loose
13. Road To Ruin
14. To Be With You
15. Big Love
16. The Chain
17. Promise Her The Moon
18. Where Do I Fit In
19. Wild World
20. Paul Gilbert Guitar Solo
21. Colorado Bulldog
22. Billy Sheehan Bass Solo
23. Shy Boy
24. 30 Days in the hole
25. Good Lovin'
26. Baba O' Riley

The BIG Finish Live é um novo álbum ao vivo e filme-concerto da turnê de despedida “The BIG Finish” do MR.BIG, onde a banda tocou seu álbum LEAN INTO IT, que vendeu um milhão de cópias, na íntegra, além de clássicos adicionais do MR.BIG. 

Filmado em 4K no Budokan em Tóquio, Japão, em 26 de agosto de 2023, esta performance histórica estará disponível em diversos formatos de alta qualidade: Vinil Preto 180g (3 LP), SACDs Estéreo Híbrido Multicanal (2), MQA -CDs (2), CDs MQA + Blu-Ray (2), Blu-ray 4K Ultra HD (apresentando bastidores e filmagens de entrevistas) e cassete (2). 

Todos esses formatos virão com um livreto/inserção que inclui fotos inéditas de sua apresentação no Budokan, bem como um adesivo ou cartão postal para os fãs.

Aguardem !!

#mrbig #boomerangmusic
A Netflix @netflix soltou o poster da quinta e última temporada da série Stranger Things @strangerthingstv 

A primeira parte da última temporada estreia em 2025, lembrando que ela será dividida em duas partes.

Estão curiosos? 

#strangerthings #boomerangmusic #netflix