RAÍCES de AMÉRICA volta aos palcos para celebrar quatro décadas com espetáculo no Centro Cultural São Paulo

Raíces de América: Drummond, Neruda, Cortázar, Meireles y Galeano”. Foi exatamente com esse show que exaltava a música, a poesia e a cultura latina, que o grupo Raíces de América iniciava sua carreira, há quatro décadas. E para celebrar essa data, a banda volta aos palcos com o mesmo espetáculo, no dia 31 de julho, às 18 horas, no Centro Cultural São Paulo.

 

O retorno de Raíces de América também marca a estreia de Nicole Bueno, que assume, junto com Fabian Famin, os vocais em substituição à cantora Miriam Miràh, que faleceu em 2022 e esteve à frente do grupo nas últimas duas décadas sendo considerada uma das maiores vozes da música latinoamericana.

 

Durante essa apresentação antológica, haverá inserções pontuais da atriz Elizete Gomes com poemas e textos dos autores que dão nome ao espetáculo, e que trazem em suas obras, a diversidade e pluralidade cultural do continente, como os brasileiros Carlos Drummond de Andrade e Cecília Meireles, o chileno Pablo Neruda, o argentino Júlio Cortázar e o uruguaio Eduardo Gaelano. No repertório, clássicos da música latina como Volver a Los 17, Los Hermanos, Solo le Pido a Dios, Todo Cambia e sucessos do grupo como Fruto do Suor, com a qual Raíces conquistou o segundo lugar no Festival MPB Shell 1982.

 

A atual formação do Raíces de América conta com Willy Verdaguer (direção musical, baixo e voz), Fabian Famin (primeira voz masculina), Nicole Bueno (primeira voz feminina), Jara Arrais (violão, charango e voz), Chico Pedro (quena, zampoña, tarkas, ocarinas, flauta transversal e voz), André Perine (guitarra e voz), Jica Thomé (percussão e voz) e Abner Paul (bateria e voz).

 

O projeto foi contemplado pelo EDITAL DE FOMENTO A PROJETOS ARTÍSTICOS CULTURAIS DESCENTRALIZADOS DE MÚLTIPLAS LINGUAGENS para a cidade de São Paulo — Secretaria Municipal de Cultura.

 

SERVIÇO – Raíces de América: Drummond, Neruda, Cortázar, Meireles y Galeano 

 

Data e horário: 31 de julho, domingo, às 18 horas

Local: Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso

ESPETÁCULO GRATUITO – os ingressos serão distribuídos uma hora antes do show. Serão garantidos todos os cuidados e recomendações vigentes referentes ao coronavírus, como máscaras e distanciamento.

 

Sobre Raíces de América

 

Em 1980, o empresário Enrique Bergen, argentino radicado no Brasil, reuniu um time formado por argentinos, brasileiros e chilenos, tendo a lendária Mercedes Sosa como madrinha. O Raíces de América estreou em São Paulo com o espetáculo que unia música latino-americana e poesia, declamada pela atriz Isabel Ribeiro. O show, que foi dirigido pelo consagrado diretor Flávio Rangel, deu origem ao primeiro disco do grupo, lançado pelo selo Eldorado.

 

Em 1982, o grupo emplacou um dos seus principais sucessos: Fruto do Suor. A canção, composta por seus integrantes, foi a segunda colocada no Festival MPB Shell, promovido pela Rede Globo. Desde então, tornou-se o hino dos imigrantes latinos que vivem no país e passou a ser obrigatória nos shows realizados em todo o Brasil e no Exterior. Nos anos seguintes, vieram produções assinadas por Mirian Muniz e Cláudio Luchesi.

 

O Raíces de América conquistou imediatamente a simpatia do público brasileiro, especialmente dos estudantes, na época engajados nos movimentos Abertura e Diretas, não somente pela inegável qualidade de seus músicos, intérpretes e arranjos, mas, principalmente, pela arrojada concepção do espetáculo, que transitava por temas políticos, folclóricos, cotidianos e musicais da América Latina com extrema alegria, sensibilidade e bom gosto.

 

Além de shows pelo Brasil, o grupo realizou duas turnês pela Europa (Espanha, Holanda e Bélgica), tendo participação marcante no Festival Íbero Americano de Teatro de Cádiz (Espanha). Em sua história, colecionou inúmeras parcerias com artistas consagrados internacionalmente como Mercedes Sosa, Pablo Milanês, Chico Buarque, Milton Nascimento, Renato Teixeira e Dominguinhos. No repertório, registrado em 13 discos, há alguns clássicos do cancioneiro latinoamericano e brasileiro como Soy Loco Por Ti América, Fruto do Suor e Guantanamera, além de obras dos compositores Atahualpa Yupanqui, Daniel Vigliette, Violeta Parra, Chico Buarque de Holanda, Vinicius de Moraes, Geraldo Vandré, entre outros, além de composições próprias. Em seus mais de quarenta anos de existência, o grupo continua olhando para o interior de sua América do Sul. Cantando, como sempre cantou e cantará, a “esperanza” de América”, que emana de todos seus povos e suas tribos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Venturini Assessoria de Comunicação

#SIGA NO INSTAGRAM
Em 14/02/1980, há exatamente 46 anos atrás era lançado o 5° álbum de estúdio da banda Heart @heartofficial “Bébé Le Strange”.

Integrantes:

Ann Wilson (vocals, bass)
Nancy Wilson (vocals, guitars)
Chrissy Shefts (guitars)
Howard Leese (guitars)
Sue Ennis (guitars)
Steve Fossen (bass)
Michael Derosier (drums)

Track list:

	1.	Bebe Le Strange
	2.	Down On Me
	3.	Silver Wheels
	4.	Break
	5.	Rockin Heaven Down
	6.	Even It Up
	7.	Strange Night
	8.	Raised On You
	9.	Pilot
	10.	Sweet Darlin

#heart #heartband #bebelestrange #annwilson #nancywilson
Em 13/02/1987, há exatamente 40 anos atrás era lançado nos cinemas dos Estados Unidos o filme Over The Top, em português Falcão,  Campeão dos Campeões 

Estrelado por Sylvester Stallone

Fez grande sucesso aqui no Brasil, na Sessão da Tarde.

#falcãoocampeãodoscampeões #boomerangmusic
Em 13/02/1981, há exatamente 45 anos atrás era lançado o álbum de estreia do cantor e compositor Phil Collins @officialphilcollins "Face Value", pela Virgin Records 

Track List: Phil Collins – Face Value
 

1. In The Air Tonight
2. This Must Be Love
3. Behind The Lines
4. The Roof Is Leaking
5. Droned
6. Hand In Hand
7. I Missed Again
8. You Know What I Mean
9. Thunder And Lightning
10. I’m Not Moving
11. If Leaving Me Is Easy
12. Tomorrow Never Knows

#facevalue #philcollins #boomerangmusic
Em 13/02/1970, há exatamente 56 anos atrás era lançado o álbum homônimo de estreia da banda Black Sabbath @blacksabbath 

Happy 56th anniversary to Black Sabbath debut studio album “Black Sabbath” released on February 13th 1970.

Integrantes:

Ozzy Osbourne (vocals, harmonica)
Tony Iommi (guitars)
Geezer Butler (bass)
Bill Ward (drums)

Track list:

	1.	Black Sabbath
	2.	The Wizard
	3.	Behind the Wall of Sleep
	4.	N.I.B.
	5.	Evil Woman
	6.	Sleeping Village
	7.	Warning
	8.	Wicked World

#blacksabbath #ozzyosbourne #tonyiommi #geezerbutler #billward
Em 13/02/1976, há exatamente 50 anos atrás era lançado o 7° álbum de estúdio da banda Genesis @genesis_band "A Trick Of The Tail".

Integrantes:
Genesis

Phil Collins – drums, percussion, lead and backing vocals
Steve Hackett – electric guitar, 12-string guitars, backing vocals[21]
Mike Rutherford – bass guitar, bass pedals, 12-string guitar, backing vocals
Tony Banks – pianos, synthesizers, Hammond organ, Mellotron, 12-string guitar, backing vocals

Tracklist:

1. Dance on a Volcano (5:53)
2. Entangled (6:28)
3. Squonk (6:27)
4. Mad Man Moon (7:35)
5. Robbery, Assault and Battery (6:15)
6. Ripples (8:03)
7. A Trick of the Tail (4:34)
8. Los Endos (5:46)

#atrickofthetail #genesis #boomerangmusic
Hoje, 13/02, é aniversário do cantor e compositor Peter Gabriel @itspetergabriel que completa 76 anos.

Foi integrante da banda Genesis @genesis_band 

#petergabriel #boomerangmusic #happybirthday
Hoje, 13/02, é aniversário do cantor, compositor, multiinstrumentista e co-fundador das bandas Joy Division e New Order, Peter Hook @peterhook_thelight que completa 70 anos.

Foto 📷 @natrilha.van

#peterhook #happybirthday #boomerangmusic