Segunda temporada da série Sotaques do Brasil recebe artistas que representam a diversidade da música nacional

Programa terá Manoel Cordeiro, Josyara, Alessandra Leão e outros

 

Uma verdadeira viagem cultural pelo país, com destinos diversos e sonoridades ricas. Esse é o convite da série Sotaques do Brasil, que retorna neste domingo (04/09), às 20h, para sua segunda temporada no canal Music Box Brazil. O programa promove encontros criativos entre artistas de estados diferentes, porém com grande sintonia musical. Ao longo de sete episódios, 14 cantores e instrumentistas mostram a potência dos ritmos e sotaques nacionais e da cultura popular brasileira.

 

A cada episódio, um artista se apresenta e recebe um convidado. Entre música e entrevista, surgem discussões importantes sobre suas origens, trajetórias e, claro, sotaques. No episódio 1, Josyara (BA) convida Luê (PA). No domingo seguinte (11/09), Sapopemba (AL) recebe Alessandra Leão (PE). O terceiro programa (18/09) terá Luana Bayô (SP) convidando Xeina Barros (SP), seguida por Héloa (SE) com Marco Vilane (BA) no dia 25/09. Já em outubro, é a vez de Manoel Cordeiro (PA) e Nayara Guedes (PA), no dia 02; Jéssica Gaspar (RJ) e Bruna Black (SP), no dia 09; e Clarianas (SP) com Ana Maria Carvalho (MA), encerrando a temporada no dia 16/10.

 

“A escolha dos artistas abrangeu em primeiro lugar a qualidade musical dos trabalhos, a diversidade de ritmos e estilos da música popular e a preocupação com a inserção de novos artistas, junto com outros já consagrados. Os artistas principais foram convidados pela direção artística e em parceria com eles foram selecionados os convidados. Como participação nos episódios, ainda tivemos inserção de grupos de cultura popular, com grupos e ritmos como o Coco de Pernambuco,  Tambor de Crioula do Maranhão, o Samba de Caboclo, o Carimbó e o Lundu do Pará e o Samba de Roda da Bahia”, revela Sérgio Mendonça, da produtora Por do Som e curador e diretor da atração, que na sua primeira temporada teve artistas de Minas Gerais, Amapá e Paraíba, além de contar também com representantes de Maranhão, Alagoas, São Paulo, Pernambuco e Bahia.

 

O programa tem episódios inéditos exibidos sempre aos domingos, às 20h, com duração de 26 minutos e reprises às segundas às 8h, terças-feiras às 18h30 e quartas-feiras às 06h35. A classificação indicativa é livre.

 

Serviço

 

Série Sotaques do Brasil – 2ª Temporada

Exibição: de 04/09 a 16/10, sempre aos domingos

Horário: 20h

Canal: Music Box Brazil

Como assistir: Canal 623 (HD) ou 123 da Claro TV, 145 da Oi TV e 637 da Vivo TV, e também na Box Brazil Play.

Classificação: Livre

 

Sinopse dos episódios:

 

EP 01 – Josyara (BA) convida Luê (PA)

 

Cantora, compositora e violonista nascida em Juazeiro, no interior da Bahia, Josyara traz em suas composições um olhar sensível sobre seu cotidiano e sua história, embaladas por um violão percussivo e potente. Em seus discos, apresenta suas raízes do sertão baiano, escancara sua versatilidade trazendo uma voz e violão que dialogam perfeitamente com texturas eletrônicas. Morando em São Paulo, Josyara sente a metrópole como reafirmação de suas raízes e recebe como convidada Luê, artista paraense residente em São Paulo há 10 anos. Aos 9 anos entrou para a Fundação Carlos Gomes onde teve formação em violino clássico. Fez parte da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFPA (OSUFPA) e integrou o Grupo Camerístico Quorum. Lançou os discos: A Fim de Onda (2013) e Ponto de Mira (2017) e em 2020 lançou o projeto BABY Amorzinho junto com o músico e produtor Mateo, do Francisco El Hombre. Contou ainda com a participação do Samba de Roda da Nega Duda.

 

EP 02 – Sapopemba (AL) convida Alessandra Leão (PE) 

 

Sapopemba é um cantor, compositor, ogã e percussionista alagoano radicado em São Paulo. Com mais de 50 anos de aprendizagem e engajamento nas tradições afrobrasileiras – Candomblés Ketu e Angola, Coco e Samba de Roda -, Sapopemba nos apresenta uma trajetória singular de brincante em Alagoas a caminhoneiro e mestre da cultura popular. Ganhou o apelido de Sapopemba aos 14 anos, quando mudou-se com a família para o Jardim Sapopemba na Zona Leste da cidade de São Paulo. Foi cantor do balé folclórico Abaçaí e neste episódio recebe como convidada Alessandra Leão, cantora, compositora, percussionista e produtora de música popular brasileira. Nascida em Pernambuco, a artista iniciou sua carreira com o grupo Comadre Fulozinha, ainda na década de 1990 e, desde 2006, desenvolve seu trabalho autoral.

 

EP 03 – Luana Bayô (SP) convida Xeina Barros (SP) 

 

Luana Bayô é cantora, compositora e educadora paulistana. Dona de uma voz grave, potente e marcante, seu trabalho é fortemente marcado pela presença da música negra em diáspora. Realiza um forte trabalho na cultura popular brasileira apresentando ritmos como vissungos, sambas, jongos. No episódio, recebe como convidada em um encontro inédito Xeina Barros. Natural de Piracicaba, interior de São Paulo , em sua estreia como cantora, Xeina, ainda criança, passou a integrar o grupo de tambu Batuque de Umbigada.  A musicista é considerada referência na percussão, tanto por sua representatividade feminina, quanto pela excelência e pela personalidade impressas em seu estilo percussivo. Contou ainda com a participação do Grupo Umoja.

 

EP 04 – Héloa (SE) convida Marco Vilane (BA) 

 

Multiartista, atriz, cantora, compositora e bailarina, Heloá leva pautas de resistência do povo negro e de sua comunidade indígena para os palcos, buscando despertar a consciência do público acerca dessas temáticas através de sua arte. Natural de Sergipe, também é licenciada em artes visuais, já lecionou em projetos socioculturais e realizou pesquisas pelo sertão sergipano, se mantendo em contato com as aldeias localizadas em torno do Rio São Francisco e as diversas expressões e manifestações culturais ribeirinhas da região. No episódio, recebe como convidado Marco Vilane, cantor, compositor, músico e poeta. Natural de Jequié, na Bahia, com roupagem contemporânea e pitadas da poesia nordestina, ele tem a canção como elemento mais importante, trazendo sempre a modernidade e realizando um resgate da tradição da música popular brasileira. Contou ainda com a participação do grupo Coco de Oyá.

 

EP 05 – Manoel Cordeiro (PA) convida Nayara Guedes (PA) 

 

Nascido em Ponta de Pedras, na Ilha de Marajó (PA), e criado em sua juventude em Amapá, Manoel Cordeiro atuou como produtor musical e arranjador na Amazônia e no nordeste brasileiro em centenas de discos entre 1979 e 2002. Foi músico fundamental na consolidação das sonoridades de música popular nas regiões norte e nordeste, pioneiro em ritmos como a lambada e o brega. Com 65 anos e dois discos solos lançados, recebe como convidada sua grande amiga, a paraense Nayara Guedes, com formação mesclada entre a música erudita e o canto Coral. Contou ainda com a participação de Grupo de Lundu e Carimbó.

 

EP 06 – Jéssica Gaspar (RJ) convida Bruna Black (SP) 

 

Nascida no Rio de Janeiro e radicada em Diamantina, Jéssica Gaspar é cantora, compositora, performer, diretora criativa e pesquisadora periférica. Ela cria obras que honram as memórias da população afrobrasileira. Com uma poesia sofisticada e timbre peculiar de voz, suas composições acolhem e suscitam reflexões importantes sobre ancestralidade, emancipação negra e feminina. No episódio, recebe como convidada a cantora Bruna Black, natural de Diadema (SP), e um dos nomes de destaque da nova cena musical. Marcada por influências da música gospel desde a primeira infância, hoje seus fones tocam o que há de mais novo, sem esquecer dos clássicos fundamentais. Em 2020, participou em um grande programa de calouros da TV Globo e criou com o cantor e compositor Jota.pê o Duo Avuá, além do seu trabalho solo.

 

EP 07 – Clarianas (SP) convida Ana Maria Carvalho (MA)

 

Grupo musical formado pelas cantoras e atrizes Martinha Soares, Naloana Lima e Naruna Costa, as Clarianas têm como mote principal a investigação da voz da mulher ancestral na música popular do Brasil a partir do contexto da música “natural”, de tradição popular, dos cantos caboclos de matriz africanordestina-indígena-periférica e das comunidades brasileiras. Elas recebem como convidada a Mestra Ana Maria Carvalho, compositora, cantora, atriz e figurinista, herdeira direta das tradições populares maranhenses como o bumba meu boi, o tambor de crioula, cacuriá, cirandas, ladainhas do Divino Espírito Santo, acalantos, sambas e cantigas de roda tradicionais. É integrante do Teatro Ventoforte há 25 anos e fundadora do Grupo Cupuaçu. Contou ainda com a participação de grupo de tambor de crioula e grupo Coco de Oyá.

 

Ficha técnica

 

Realização: Por do Som Produções

Produção Executiva: Sérgio Mendonça

Direção e Roteiro: Beto Mendonça

Direção de Arte: Paulinho Ribeiro

Direção de Produção: Leonardo Escobar

Curadoria: Sérgio Mendonça

Consultoria Musical: Laura Lopes

Cenografia: Julio Dojcsar

Produção: Patrick Karassawa e José Marcos Pires Bueno

Redação e entrevistas: Sérgio Fogaça

Música Abertura – OXE – Na Rede  (Bruno Mosca)

Gravação e Produção Audiovisual: Estúdio 185 Apodi

Direção: Beto Mendonça

Câmera e corte ao vivo: Bruno Marques

Câmera e assistente audiovisual: Gabi Oliveira

Câmera e gimbal: Anna Julia Santos

Finalização: Gabi Oliveira

Motion: Nani Oliveiras

Teasers: Marco Vilane e Fernando Capelari

Técnico de Som: Gustavo do Vale e Rodrigo Carraro

Mixagem: Gustavo do Valle

 

Realização – Pôr do Som @pordosomcultural

 

Projeto realizado através do Pro-Mac –  Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais – Secretaria de Cultura do Município de São Paulo – Patrocínio Meta.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: BUILD UP MEDIA

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje (19/04), é aniversário do baixista e um dos  fundadores da Plebe Rude @pleberude André Mueller X @apmmx

#andrex #pleberude #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (19/04), é aniversário do cantor e compositor Roberto Carlos @robertocarlosoficial que completa 83 anos.

Um dos maiores artistas da música popular brasileira 

#robertocarlos #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (18/04), é aniversário do músico e jornalista Rodrigo Rodrigues que completaria 49 anos.

Fundador da banda @thesoundtrackers 

Faleceu em 28/07/2020

#rodrigorodrigues #thesoundtrackers #happybirthday #boomerangmusic
Rocksoulblues no @sesc14bis 

Lançamento do novo álbum do cantor Nasi @oficialnasi 

Vídeo: Jailson /Produção Boomerang Music 

#nasi #rocksoulblues #sesc14bis #boomerangmusic
Hoje (11/04), é aniversário da cantora e compositora Lisa Stanfield @lisajstansfield que completa 58 anos.

#lisastanfield #happybirthday #boomerangmusic