Selo Sesc lança single “Eu, tu, elxs” de Ricardo Breim e Chico César

Canção faz parte do repertório de “Sons e Tons”, primeiro álbum do compositor, arranjador, pianista e educador musical Ricardo Breim com participações especiais de Zeca Baleiro, Chico César, Mônica Salmaso e Ná Ozzetti

 

Single disponível nas Plataformas de Streaming no dia 7 de fevereiro

 

Lançamento do álbum completo nas Plataformas de Streaming e Sesc Digital no dia 16 de fevereiro

 

Arranjador, compositor e educador musical com mais de cinquenta anos dedicados ao ensino da música, Ricardo Breim lança no dia 7 de fevereiro, pelo Selo Sesc, o single Eu, tu, elxs. A faixa conta com participação de Chico César e está na tracklist de SONS E TONS, álbum produzido por Swami Jr. e Camilo Carrara, com participações também de Zeca Baleiro, Mônica Salmaso e Ná Ozzetti como intérpretes. A maioria das músicas do repertório do álbum nasceu com fins pedagógicos, em estreita conexão com as concepções do autor, que diz: “Sinto-me músico e educador musical o tempo todo, seja no palco ou na sala de aula.”

 

O foco da escola era a canção e não o lance virtuoso do instrumental. Eu passei a entender melhor qual é o meu papel no mundo como criador de música a partir desse encontro com Ricardo Breim”, diz o cantor e compositor paraibano Chico César, ex-aluno da escola Espaço Musical, dirigida por Ricardo Breim há quarenta anos.

 

A respeito da experiência com “Eu, tu, elxs”, Chico César conta: “Breim me enviou a melodia, eu fiquei alguns dias ouvindo e comecei a sentir que a música era sobre as possibilidades das relações entre as pessoas – inclusive as relações sexuais, amorosas e afetivas. A melodia do Breim, para mim, é isso.”

 

Combinando células rítmicas com dois sons em um único tempo, a composição soava inicialmente como um choro, mas ao receber a letra de Chico, Ricardo Breim percebeu que ela pedia uma levada mais dançante. Com o piano de Breim, o baixo de Swami Jr., a bateria de Sérgio Reze, a percussão de Beto Angerosa e o acordeom de Toninho Ferragutti, foi possível obter para o arranjo uma levada que se tornou uma espécie de salsa.

 

Com substituição do pronome “eles” por “elxs”, o nome da canção foi proposto por Stella Franco, esposa de Breim, adotando a linguagem gênero-neutra.

 

Confira um trecho:

 

“nós / vocês / todos nós / todos vocês / homem ou mulher / e mais quantos houver / toda chuva que vier / de gente feito tempestade / de amor aqui além”

 

Faça o pré-save da música AQUI.

 

Letra:

 

Eu, Tu, Elxs  – Ricardo Breim / Chico César

 

chama, geme clama a arder
frenesi do corpo, da paixão
goza jorra em sofreguidão
encanto de gozo, de prazer
essa chama é luz na escuridão
essa gema, centro do viver
chave que abre os portais do ser
e inunda os dentros do sertão
Eu
e tu
eu e tu
eu ele tu
eu ele ela tu
tu eles eu alguém
fora não fica ninguém
o amor amar aqui além

Nós
vocês
todos nós
todos vocês
homem ou mulher
e mais quantos houver
toda chuva que vier
de gente feito tempestade
de amor aqui além

 

Ficha técnica:

 

Voz e piano: Ricardo Breim
Participação especial: Chico César
Acordeom: Toninho Ferragutti
Baixo: Swami Jr.
Bateria: Sergio Reze
Percussão: Beto Angerosa

 

Mais de Ricardo Breim

 

Ricardo Breim nasceu em 1952 e começou a estudar piano aos 4 anos de idade. Participou de conjuntos musicais como o Quintaessência e o Grupo Rumo, tem parcerias com cancionistas brasileiros como Luiz Tatit e José Miguel Wisnik e escreveu arranjos para a Orquestra Jazz Sinfônica. No PAM – Projeto Alfabetização Musical – pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, além da coordenação pedagógica, atuou na direção musical das gravações feitas por Dominguinhos, Milton Nascimento, Marisa Monte, Lulu Santos, Erasmo Carlos, Joyce, Ná Ozzetti e Cássia Eller, entre outros.

 

SOBRE O SELO SESC

 

Desde 2004 o Selo Sesc traz a público obras que revelam a diversidade e a amplitude da produção artística brasileira, tanto em obras contemporâneas quanto naquelas que repercutem a memória cultural, estabelecendo diálogos entre a inovação e o histórico. Em catálogo, constam álbuns em formatos físico e digital que vão de registros folclóricos às realizações atuais da música de concerto, passando pelas vertentes da música popular e projetos especiais. Entre as obras audiovisuais em DVD, destacam-se a convergência de linguagens e a abordagem de diferentes aspectos da música, da literatura, da dança e das artes visuais. Os títulos estão disponíveis nas principais plataformas de áudio, Sesc Digital e Lojas Sesc. Saiba mais em: Link

 

SOBRE O SESC SÃO PAULO

 

Com 77 anos de atuação, o Sesc – Serviço Social do Comércio conta com uma rede de 40 unidades operacionais no estado de São Paulo e desenvolve ações com o objetivo de promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio, serviços, turismo e para toda a sociedade. Mantido pelos empresários do setor, o Sesc é uma entidade privada que atua nas dimensões físico-esportiva, meio ambiente, saúde, odontologia, turismo social, artes, alimentação e segurança alimentar, inclusão, diversidade e cidadania. As iniciativas da instituição partem das perspectivas cultural e educativa voltadas para todas as faixas etárias, com o objetivo de contribuir para experiências mais duradouras e significativas. São atendidas nas unidades do estado de São Paulo cerca de 30 milhões de pessoas por ano. Hoje, aproximadamente 50 organizações nacionais e internacionais do campo das artes, esportes, cultura, saúde, meio ambiente, turismo, serviço social e direitos humanos contam com representantes do Sesc São Paulo em suas instâncias consultivas e deliberativas. Mais informações, clique aqui.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Assessoria de Imprensa SELO SESC

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje (01/03), é aniversário do cantor e compositor Jorge Aragão @jorgearagaodacruz que completa 75 anos.

Foi integrante do grupo Fundo de Quintal.

#jorgearagao #happybirthday #boomerangmusic #mpb #Samba
Hoje (01/03), é aniversário do cantor, compositor, ator, cofundador e vocalista da banda The Who @officialthewho Mr. Roger Daltrey que completa 80 anos.

#rogerdaltrey #thewho #boomerangmusic #happybirthday
Lançado em 1987, há 37 anos era lançado o clássico filme "Somekind Of a Wonderful", título em português "Alguém Muito Especial". 

Produzido por John Hugues e dirigido por Howard Deutch. 

No elenco Eric Stolz @ericstoltzofficial Mary Stuart Materson @marystuartmasterson Lea Thompson @lea_thompson Craig Sheffer Elias Koteas e grande elenco. 

A trilha sonora é deliciante com The March Violets, Flesh for Lulu, The Jesus & Mary Chain, The Rolling Stones, The Psychedelic Furs e por aí vai. 

Sensacional !! 

#boomerangmusic #37years #somekindofwonderful
Hoje (23/02), é aniversário do cantor e compositor Wilson Simonal que completaria 86 anos.

Um dos maiores nomes da música popular brasileira.

E quando pinta saudade de ouvir os clássicos, ainda bem que temos o show "O novo Baile do Simonal", com @wsimoninhaoficial e Max de Castro @maxdecastrooficial 

#wilsonsimonal #happybirthday