Sesc Belenzinho na Virada Cultural 2023

Sesc São Paulo participa da Virada Cultural 2023  com programação gratuita em 16 unidades na capital

 

Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, unidades do Sesc oferecem shows, espetáculos, exibições de filmes, vivências e outras ações culturais gratuitas nos dias 27 e 28 de maio

 

O Sesc São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, realiza em 16 unidades na capital paulista uma série de atividades que integram a programação da Virada Cultural 2023, entre às 17h do sábado, dia 27 de maio, e às 18h30 do domingo, dia 28. As ações do Sesc na Virada Cultural acontecem nas unidades 24 de Maio, Avenida Paulista, Belenzinho, Bom Retiro, Campo Limpo, Centro de Pesquisa e Formação, CineSesc, Consolação, Interlagos, Ipiranga, Itaquera, Pinheiros, Pompeia, Santana, Santo Amaro e Vila Mariana, com opções gratuitas voltadas a diferentes faixas etárias, em áreas como Música, Teatro, Circo, Dança, Cinema, Literatura e Artes Visuais.

 

Destaques da Programação:

 

Dentre os shows que são destaque na programação do Sesc na Virada estão as apresentações de Bruna Caram cantando em homenagem a Gonzaguinha (Sesc Bom Retiro), Céu (Sesc Consolação), Supercombo (Sesc Interlagos), Ellen Oléria cantando Beyoncé (Sesc Ipiranga), Clube do Balanço (Sesc Itaquera), Ivan Lins (Sesc Pinheiros), Otto cantando Reginaldo Rossi (Sesc Pompeia) e, especialmente para as crianças, Hélio Ziskind (Sesc Santo Amaro), com uma retrospectiva de trabalhos como “A Noite no Castelo”, “Meu Pé, Meu Querido Pé” e canções do programa “Cocoricó”.

 

O público poderá aproveitar a Virada também para visitar algumas das exposições em cartaz nas unidades do Sesc, como Utopia Brasileira — Darcy Ribeiro 100 Anos (Sesc 24 de Maio), alterações vividas absolutamente fantasiosas (Sesc Avenida Paulista), Lidia Lisbôa: Mulher Esqueleto (Sesc Pompeia) e Rios DesCobertos — Dos Jerivás aos Pinheiros (Sesc Interlagos).

 

E, no CineSesc, acontecem sessões especiais de filmes cultuados, como The Rocky Horror Picture Show (EUA, 1975), Priscilla, A Rainha do Deserto (AUS, 1994) e Flashdance (EUA, 1983), estes dois últimos, em versões restauradas em 4K.

 

Para o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, a Virada Cultural é um importante evento do calendário municipal. Já tradicional, a ação estimula a valorização da cidade como espaço de convivência, por meio do contato com manifestações artísticas e culturais. “A participação do Sesc na Virada, com uma ampla programação nas unidades da capital, reafirma a relevância desses equipamentos socioculturais — e da ação educativa da instituição como um todo — no estímulo à reflexão sobre os sentidos da noção de cidadania e sua prática, particularmente na cidade de São Paulo”.

 

A retirada antecipada de ingressos é necessária para as ações que ocorrem em espaços fechados do Sesc, respeitando as capacidades de cada local. Os ingressos devem ser retirados de maneira on-line, pelo site do Sesc São Paulo, a partir das 12h do sábado, dia 27 de maio. A retirada presencial poderá ser feita nas bilheterias das unidades do Sesc a partir das 16h do sábado. Para as exibições do CineSesc, a retirada de ingressos é somente presencial, a partir das 16h do dia 27, na bilheteria da unidade. Outras informações podem ser obtidas em Link

 

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO — SESC NA VIRADA CULTURAL 2023

 

Programação completa em Link

 

SESC BELENZINHO

 

Crianças

O Som das Cores
ESPETÁCULO Livremente baseado no livro “O Som das Cores”, do taiwanês Jimmy Liao, e em poemas de “O Livro das Imagens”, do tcheco Rainer Maria Rilke, a montagem traz a história de Lúcia, uma adolescente que, aos 15 anos, perde a visão. Com Catibrum. 60 min.
Dias 27 e 28/5. Sábado e domingo, 17h.

Livre – Autoclassificação

GRÁTIS | Ingressos on-line no dia 27 a partir das 12h e, partir das 16h, nas bilheterias das unidades

 

SESC BELENZINHO

Esporte e Atividade Física
Treinando com Atletas de Lucha Libre
DEMONSTRAÇÃO Vivência de lucha libre – luta composta por “chaves”, saltos e movimentos acrobáticos, derivados do Wrestling. Com Equipe Brazilian Wrestling Federation.
Dias 27 e 28/5. Sábado, 17h às 18h. Domingo, 15h30 às 16h30.

A partir de 6 anos

GRÁTIS | Sem retirada de ingressos.

 

Crianças

À Beira do Sol
ESPETÁCULO A peça explora a temática da loucura inspirada em personagens como Arthur Bispo do Rosário e o Profeta Gentileza, além dos relatos da Doutora Nise da Silveira. O espetáculo mostra que diferentes mundos e percepções coexistem, convidando o público de todas as idades a refletir sobre temas como medo, solidão e realidade versus imaginação em um espaço poético e simbólico. Com Cia. Os Buritis. 60 min.
Dia 28/5. Domingo, 12h.

Livre – Autoclassificação

GRÁTIS | Ingressos on-line no dia 27 a partir das 12h e, partir das 16h, nas bilheterias das unidades

 

Literatura

Nosso Norte é o Sul – Contos da América Daqui
BIBLIOTECA Afinal, como o mundo começou a ser mundo? Como as montanhas, lagos, animais e alimentos foram criados? Como os seres humanos passaram a habitar a terra? Para desvendar um pouquinho destes mistérios, escolhemos colher na oralidade e memória dos povos originários da América do Sul, histórias que contam sobre a criação do mundo e das coisas que nele habitam. Com O Casulo Viajante.
Dia 28/5. Domingo, 13h às 17h.

Livre – Autoclassificação

GRÁTIS | Sem retirada de ingressos.

 

Teatro

Cortejo Paulo Freire
ESPETÁCULO Trabalho musical poético realizado ao ar livre. Como em Olinda, no momento da saída do Homem da Madrugada que inaugura o carnaval, nos juntaremos aos nossos bonecos gigantes, num coro para reabertura dos trabalhos depois de um longo inverno. Junto de nós, o aniversariante, nosso personagem principal, Paulo Freire. Com Cia. do Tijolo. 80 min.
Dias 27 e 28/5. Sábado e domingo, 18h.

Livre – Autoclassificação

GRÁTIS | Sem retirada de ingressos

 

Música

DJ CecYza (Peru)
ESPETÁCULO Em sua pick up, a peruana Cecília faz a fusão dos ritmos samba-rock, funk, soul brasileiro com ritmos latinos que engloba guaracha, salsa, merengue e em especial música de grupos peruanos, como cumbia, chicha, bugaloo e ritmos afro-peruanos.
Dia 27/5. Sábado, 18h. Local: Convivência.

Livre – Autoclassificação

GRÁTIS | Sem retirada de ingressos.

 

Música

Mariachi Reyes Azteca (México)
ESPETÁCULO Mariachi é um gênero musical popular do México originado no estado de Jalisco. Floresceu entre os peões, lavradores e nativos como música popular, incorporando ritmos e harmonia provenientes dos Astecas e dos Europeus. Apresentam-se em todos os cantos, executando canções a pedido dos visitantes.
Dia 27/5. Sábado, 19h. Local: Praça Central.

Livre – Autoclassificação

GRÁTIS | Sem retirada de ingressos.

 

 

Dança
Conjunto Folclórico QuinchamaLí (Chile)
SHOW Empresta o nome de uma pequena cidade do sul chileno famosa por sua cerâmica de argila negra. O Grupo é uma entidade cultural independente que divulga a cultura chilena através de música e dança do folclore do Chile sem fins lucrativos. Em atividade desde abril de 1985 em São Paulo, conta com 60 integrantes que permanentemente estudam a cultura chilena.
Dia 27/5. Sábado, 20h.

Livre – Autoclassificação

GRÁTIS | Sem retirada de ingressos.

 

Esporte e Atividade Física
Apresentação de Lucha Libre
DEMONSTRAÇÃO Apresentação de lucha libre – luta composta por “chaves”, saltos e movimentos acrobáticos, derivados do Wrestling. Com Equipe Brazilian Wrestling Federation.
Dias 27 e 28/5. Sábado, 20h às 21h30. Domingo, 17h às 18h30.

Livre – Autoclassificação

GRÁTIS | Sem retirada de ingressos.

 

Música

Quimbará

SHOW Grupo multicultural especializado em ritmos caribenhos, apresenta show temático especial, focado em música cubana tradicional e salsa. Ritmos como Bolero, Cha Cha Cha, Son Cubano, Danzón e Salsa serão canalizados através de músicas clássicas do repertório cubano e salsero como “Chan Chan”, “El Carretero”, “Quizas Quizas”, “Caballo Viejo”, “Quimbara”, entre outras.
Dia 27/5. Sábado, 20h30. Local: Teatro.

12 anos – Autoclassificação

GRÁTIS | Ingressos on-line no dia 27 a partir das 12h e, partir das 16h, nas bilheterias das unidades

 

Dança

Queñual
ESPETÁCULO Texto-dança conduzido por dois personagens que se imaginam numa história contada por um mestre ancião. Nesta jornada por territórios da Cordilheira dos Andes, eles passam a se questionar o porquê de serem brasileiros os colocam distantes de noções de identidade sul-americana, latino-americana, amefricana. Dir. Cláudia Nwabasili e Roges Doglas. Com Cia. Pé No Mundo. 90 min.
Dias 27 e 28/5. Sábado, 21h. Domingo, 18h30.

14 anos – Autoclassificação

GRÁTIS | Ingressos on-line no dia 27 a partir das 12h e, partir das 16h, nas bilheterias das unidades

 

Música

Raíces de América – foto destaque
SHOW Raíces de América completa 42 anos. Em seu repertório, há alguns clássicos do cancioneiro latino-americano e brasileiro como: “Soy Loco Por Ti América”, “Fruto do Suor” e “Guantanamera”. Esse show homenageia Miriam Mirah, cantora do Raíces de América falecida em 2022, e conta com a participação de Maetê Gonçalves, sua filha, e Lula Barbosa, autor de “Mira Ira”.
Dia 27/5. Sábado, 21h30h. Local: Comedoria.
14 anos – Autoclassificação
GRÁTIS | Ingressos on-line no dia 27 a partir das 12h e, partir das 16h, nas bilheterias das unidades

 

Dança

Grupo Jeroky Paraguay mi Pasión (Paraguai)
SHOW Reúne crianças, jovens e adultos paraguaios e amantes da cultura guarani residentes e em São Paulo. Proporciona a integração dos seus participantes e valorização das raízes como forma de respeito ao próximo, inclusão social e responsabilidade.
Dia 28/5. Domingo, 13h30. Local: Convivência.

Livre – Autoclassificação

GRÁTIS | Sem retirada de ingressos.

 

Artes Visuais

Performances Fabulosas
ESPETÁCULO O projeto Costura Ancestral apresenta, em encontros com o público, uma roda de reflexão e prática sobre a reconstrução ancestral, realizando uma costura por meio de obras como esculturas de vestir, exercícios com tecidos e exercícios de imaginação conduzidos pela artista e educadora Carolina Velasquez que, há dez anos, conduz performances coletivas em diversas instituições culturais. 90 min.
Dia 28/5. Domingo, 14h.

Livre – Autoclassificação

GRÁTIS | Sem retirada de ingressos.

 

Dança

Um Pouco de Tudo, com Pitadas de Nada

INTERVENÇÃO Uma performance em trânsito: crianças e adultos em estado de dança. Uma intervenção e, ao mesmo tempo instalação. Nesse passeio, o corpo e o movimento criam imagens, paisagens e cenários cheios de imaginação. 90 min.
Dia 28/5. Domingo, 14h.

Livre – Autoclassificação

GRÁTIS | Sem retirada de ingressos.

 

Dança
Aula de Dança de Salão – Ritmos Latinos

AULA ABERTA Aula de dança de salão com DJ.
Dia 28/5. Domingo, 15h30 às 16h30.

Todas as idades

GRÁTIS | Sem retirada de ingressos.

 

Crianças

Histórias para Brincar
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA Histórias para brincar é um convite para brincar com as palavras. A cada encontro uma nova história que mistura contos da tradição oral, canções e a interação com público que marca as apresentações da dupla. Ouvir histórias é uma forma de nos conhecer e aumentar o que sabemos das coisas e pessoas ao nosso redor. Com Lili Flor e Paulo Pixu.

Dia 28/5. Domingo, 16h.

Livre – Autoclassificação

GRÁTIS | Sem retirada de ingresso

 

Música
Dunstin Farias
SHOW O integrante do Coletivo Estopô Balaio é rapper, indígena em retomada, e tem um trabalho autoral de música em que o Jardim Romano e a zona leste de São Paulo são protagonistas de suas canções.
Dia 28/5. Domingo, 18h. Local: Comedoria.

Livre – Autoclassificação

GRÁTIS | Sem retirada de ingressos
Sesc na Virada Cultural: Link

 

SESC BELENZINHO
Endereço: Rua Padre Adelino, 1000.
Belenzinho — São Paulo (SP)
Telefone: (11) 2076-9700
 
 

Estacionamento

De terça a sábado, das 9h às 21h. Domingos e feriados, das 9h às 18h.

Valores: Credenciados plenos do Sesc: R$ 5,50 a primeira hora e R$ 2,00 por hora adicional. Não credenciados no Sesc: R$ 12,00 a primeira hora e R$ 3,00 por hora adicional.

Transporte Público

Metro Belém (550m) | Estação Tatuapé (1400m)

 

 

 

 

 

Com informações: Assessoria de Imprensa Sesc Belenzinho

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje (20/05), é aniversário do cantor, compositor e pintor Bryan Behr @bryanbehroficial que completa 28 anos.

#bryanbehr #boomerangmusic #happybirthday
Hoje (15/05), é aniversário do músico e produtor Brian Eno @brianeno que completa 76 anos.

Foi integrante da banda Roxy Music, mas produziu dezenas de artistas como U2, David Bowie, entre muitos.

#brianeno #happybirthday
#boomerangmusic
Hoje (15/05), é aniversário do cantor e compositor Andrew Eldritch @andrew_eldritch que completa 65 anos.

Vocalista e fundador da banda The Sisters Of Mercy

#thesistersofmercy #andreweldritch #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (15/05), é aniversário do cantor, compositor, ator e multiinstrumentista André Abujamra @andre_abujamra que completa 59 anos.

#andreabujamra #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (13/05), é aniversário do cantor e compositor Sebastião Reis @sebastiao.reis13 que completa 29 anos.

#sebastiaoreis #boomerangmusic #happybirthday
Hoje (13/05), é aniversário do mágico cantor, compositor, pianista e multiinstrumentista Stevie Wonder que completa 74 anos.

#steviewonder #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (12/05), é aniversário do baterista e multiinstrumentista André Jung @andrejung61 que completa 63 anos.

Foi baterista dos Titãs e da banda IRA!

#Andrejung #boomerangmusic #happybirthday
Hoje (12/05), é aniversário do cantor, compositor e guitarrista Clemente @clementetadeu das bandas Plebe Rude e Inocentes.

#Clemente #happybirthday #boomerangmusic