Sesc Pinheiros revive a era dos bailes com vivências, shows, intervenções e muito mais durante a Virada Cultural 2019

A Virada Cultural é um evento anual promovido desde 2005 pela Prefeitura de São Paulo em parceria com o Sesc SP e outros centros culturais, com o intuito de promover na cidade, eventos culturais dos mais variados tipos, como espetáculos musicais, peças de teatro, exposições de arte e história, entre outros.

 

Em 2019, o Sesc Pinheiros celebra a cultura dos bailes, exaltando a rica musicalidade e a visualidade que se constroem em torno das “festas para dançar”. Dos bailes black às gafieiras, com influências que vão do Caribe à África, da Bahia à periferia de São Paulo, passando pelo jazz e o hip hop norte-americanos. As atividades acontecem nos dias 18 e 19 de maio, sábado e domingo.

 

A GráficaFábrica apresenta o projeto “Bailes em Cartaz”, com demonstração e vivência de impressão tipográfica de convites de baile, inspirados na pesquisa que resultou no projeto ‘Bailes: uma imersão nos bailes black’, dos anos 1960 e 70, em São Paulo.

 

Na programação musical, bailes de diferentes partes do Brasil e do mundo convidam o público a conhecer ritmos e danças diferentes. O Clube do Balanço convida Nereu Mocotó (Trio Mocotó) para animar um baile de samba rock; o bandolinista Hamilton de Holanda comanda o “Baile do Almeidinha”, evento carioca de gafieira; o coletivo Unidos do Swing anima a Praça com sua mistura de música de fanfarra de rua e arranjos inspirados pela era das big bands do jazz, e a programação se encerra, no domingo, com o “Baile do Papai”, um show dançante em que Manuel Cordeiro explora diversos ritmos da música do Norte do país, como guitarrada, carimbó, zouk, brega, batuque, cacicó e boi bumbá.

 

Além dos bailes, há ainda uma jam de dança “Funk Soul Groove”, em que a companhia Chemical Funk convida o público a aprender passinhos e coreografias dos bailes de R&B. Para toda a família, o Baile das Sampalhaças, no qual nove palhaças/artistas se apresentam com seus instrumentos musicais, gagues e muita graça. Já a intervenção “Looping Bahia Overdub”, dirigida colaborativamente pelo trio formado por Felipe de Assis, Leonardo França e Rita Aquino, traz para a Praça a paisagem das festas e bailes de Largo de Salvador (Bahia).

 

Confira a programação completa:

 

Sábado (18 de maio)

 

Instalação | Bonecos de Baile

 

As artistas Gigi Manfrinato e Sandra Lee revisitam o universo dos bailes por meio de suas esculturas, confeccionadas em papel, cola, gesso e cimento. São cerca de 15 figuras humanas, dispostas em um cenário de sonho e festa, que dançam suas pequenas tragédias cotidianas com poesia, sensibilidade e, sobretudo, humor.

 

De 14 a 19 de maio. Terça a sexta, 10h às 22h. Sábado (18/5), 10h às 23h59. Domingo (19/5), 10h às 18h30.

Local: Térreo

Grátis | Classificação: livre

 

 

Teatro | O Agora que Demora – Nossa Odisseia II

 

Segundo ato da obra iniciada em “Itaca (Nossa Odisseia I)”, Christiane Jatahy conta a história dos exilados contemporâneos, constrangidos pela dor de não lembrar e impedidos pelas provações do pensamento de amanhã. Nesta montagem, o público está imerso na ficção, em um dispositivo cênico, entre teatro e cinema, é convidado, sem perceber, a tecer os fios do presente. Direção: Christiane Jatahy.

 

Dias 18 e 19 de maio.  Sábado, às 20h30. Domingo, às 18h.

Local: Teatro Paulo Autran (400 lugares)

Retirada de ingressos (dois por pessoa), no dia 18 de maio, às 17h, nas bilheterias da rede Sesc, para até três apresentações adultas.

Duração: 150 minutos

Classificação: 16 anos

 

 Intervenção dança | DJ Rafa Jazz – Baile do Disco

 

A DJ Rafa Jazz apresenta o Baile do Disco, convidando o público a dançar e curtir as músicas clássicas dos bailes de equipe de som que marcaram época na cidade de São Paulo nas décadas de 1960, 1970 e 1980. No baile, a DJ traz uma viagem sonora entre o funk de James Brown, o samba rock de Jorge Ben, a batida disco de Donna Summer e o romance de Stevie Wonder para todos curtirem os embalos de um sábado à noite.

 

Rafa Jazz é pesquisadora musical desde 2006, quando escrevia no blog Notas Agudas, e há quatro anos atua como DJ e Beatmaker. Seu sets são construídos como uma viagem sonora de funk, soul, rap e música brasileira. Atualmente, é DJ residente do projeto Cremosa Vinil e produtora do encontro Beat Brasilis, focado em produção de beats.

 

Dia 18 de maio. Sábado, às 18h, às 19h30 e às 21h30
Duração: 30minutos
Local: Praça | Grátis | Classificação: livre

 

 

Intervenção dança | FunkSoulGroove – com Cia Chemical Funk

 

Intervenção que tem por objetivo envolver o público participante em uma atmosfera divertida  e  dançante,  inspirada  no  programa  da  TV  norte-americana  “Soul Train”, promovendo uma grande Jam Session, com momentos de “cyphers” de improviso, “lines” de passos marcados, “pocket shows” (performances  sincronizadas).

 

Resgatando a essência dos bailes e das “Social Dances” da década de 60′ até os dias atuais. Uma verdadeira viagem musical regada ao som de sucessos nacionais e  internacionais que marcaram as gerações, como James Brown, Aretha Franklin, Tim Maia, Sandra Sá, entre outros.

 

Dia 18 de maio. Sábado, às 18h30.
Local: Praça | Grátis | Classificação: livre

 

 

Show | Clube do Balanço. Participação: Nereu Mocotó

 

Com 20 anos de carreira e quatro álbuns lançados, o grupo paulistano é uma referência no samba-rock na atualidade. Formado originalmente como um conjunto que se apresentaria uma única vez em um baile na zona leste de São Paulo, a resposta do público garantiu a consolidação e fortalecimento do grupo, produzindo uma trajetória de sucessos. Partindo da tradição do samba-rock, o grupo também se fez um dos mais inventivos em estilos como samba-soul, sambalanço e soul music.

 

O grupo tem como presidente o guitarrista e vocalista Marco Mattoli. Tereza Gama é a voz feminina. Completam a banda o trompetista Reginaldo 16, o trombonista Tiquinho, o percussionista Fred Prince, o baterista Eduardo “Peixe” Salmaso, o baixista Gringo Pirrongueli e o tecladista Marcelo Maita.

 

Dia 18 de maio. Sábado, às 20h.
Local: Praça | Grátis | Classificação: livre

  

Intervenção dança | Looping: Bahia Overdub

 

Rua, política, festa e dança são trazidas ao palco no espetáculo Looping: Bahia Overdub, dirigido colaborativamente pelo trio formado por Felipe de Assis, Leonardo França e Rita Aquino. Num encontro entre pensamentos sonoro e coreográfico, Looping tem como paisagem as festas de Salvador, na Bahia, e suas muitas contradições. Assim como nas ruas, o que está em jogo em Looping são arranjos coletivos por meio de uma participação estético-política e um estudo do tempo, entre repetições e acumulações.

 

Dia 18 de maio. Sábado, às 22h.
Local: Praça | Grátis | Classificação: livre

 

 

Show | Hamilton de Holanda e o Baile do Almeidinha

 

Hamilton de Holanda apresenta o Baile do Almeidinha, uma apresentação que explora o universo da gafieira, temperada por músicos improvisadores. O Baile do Almeidinha nasceu no Rio de Janeiro como uma ação do Circo Voador que visava reunir o público em um encontro dançante. Já acontece mensalmente há seis anos e nele participaram mais de 200 músicos convidados.

 

Hamilton é acompanhado pelo gaúcho Guto Wirtti (contrabaixo); o brasiliense Rafael dos Anjos (violão); representando as origens do jongo, Thiago da Serrinha (percussão); os cariocas Eduardo Neves (sopros), Aquiles Moraes (trompete), Xande Figueiredo (bateria) e Marcelo Caldi (acordeon).

 

Dia 18 de maio. Sábado, às 23h30.
Local: Praça | Grátis | Classificação: livre

 

 

Domingo (19 de maio)

 

Circo | O Baile das Sampalhaças

 

Um baile pra dançar e para rir. O Baile das Sampalhaças é o primeiro show do grupo, em que nove palhaças se apresentam com seus instrumentos musicais, gagues e graças, trazendo para o público um repertório autoral e da cultura popular, além de pequenas cenas e coreografias.

 

Dia 19 de maio. Domingo, às 13h

Local: Praça | Grátis | Classificação: livre

 

 

Intervenção dança | Unidos do Swing – Baile do Swing

 

Formado por músicos e artistas performáticos na cidade de São Paulo, o Unidos do Swing apresenta um baile único em que se misturam suas diversas influências, passando pelo Swing Jazz, o Lindy Hop (dança afro-americana da década de 1930), e as diversas manifestações da música brasileira em repertório clássico do gênero e composições autorais, evidenciando ainda mais essa fusão e intercâmbio de culturas, entre o Carnaval Brasileiro e o Mardi Gras de New Orleans.

 

Formado em 2014, o Unidos do Swing foi o primeiro grupo a apresentar o jazz ao Carnaval de rua paulistano, com uma fanfarra inspirada pela Era das Big Bands e pelo Mardi Gras de New Orleans.

 

 

O Unidos do Swing é composto por: Ricardo Troccoli (guitarra), Narayan Pinduca e Mateus Levy (percussão), Henrique Mendonça (tuba), Pedro Levy e Eudes Santos (trombone), Denizard Basilio (sax tenor), Rafael Mansor (sax alto), Rocío Romero (sax soprano e voz), Luísa Caetano (sax soprano e voz), Sara Peper (clarinete), Metheus Cassimiro e Chico Toledo (trompete), Suzana Ruiz e Renato Lopes (dança).

 

Dia 19 de maio. Domingo, às 14h30.
Local: Praça | Grátis | Classificação: livre

 

Show | Manoel Cordeiro Apresenta o Baile do Papai. Participação: Adelson Preto e Karine Aguiar

 

O músico, compositor e produtor musical Manoel Cordeiro apresenta O Baile do Papai, um show dançante que explora diversos ritmos da música do Norte do país, como a guitarrada, o carimbó, zouk, brega, batuque, cacicó e boi bumbá. O Baile convida todo o público a dançar e conta com a participação do macapaense Adelson Preto e da manauara Karine Aguiar. Com mais de 50 anos de carreira e participações em mais de 800 álbuns de diferentes artistas, principalmente da Amazônia, Manoel Cordeiro imprimiu sua assinatura em uma parte relevante do imaginário musical dessa região.

 

Manoel Cordeiro (direção musical e guitarra) se apresenta ao lado de Klaus Sena (contrabaixo), Márcio Teixeira (bateria), Ygor Saunier (percussão), Edézio Aragão (guitarra).

 

Dia 19 de maio. Domingo, às 16h.
Local: Praça | Grátis | Classificação: livre

 

Demonstração artes visuais | Bailes em Cartaz – com GráficaFábrica

 

O projeto propõe uma experiência gráfica utilizando a máquina offset Chief Model 17 nas dependências do Sesc Pinheiros, na Virada Cultural Municipal 2019. O tema será o universo gráfico dos bailes em São Paulo, utilizando a linguagem visual aplicada aos circulares, antigos convites das festas black.

 

No período em que os bailes começam a se popularizar na cidade, os circulares eram elaborados de diversas maneiras, desde reproduções feitas a partir de originais datilografados e com interferências vernaculares, até via processos de reprodução tipográfica, ou seja, com tipos móveis, vinhetas, clichés e ornamentos.

 

Horários – Dois ciclos de 1h30 horas para demonstração: 18h às 19h30 / 20h às 21h30

Dia 18 de maio. Sábado, 18h às 23h30

Local: Térreo | Grátis | Classificação: livre

 

Vivência em artes visuais | Circulares Tipográficos – com GráficaFábrica

 

Inspirados no contexto de produção gráfica para os bailes e festas black, a ideia é que os participantes sejam apresentados ao processo  de impressão  tipográfica,  com  uma explicação sobre os métodos e artefatos utilizados, além de sua contextualização histórica.  Serão disponibilizadas quatro ramas para livre escolha, com artes prédiagramadas em formato A5, com elementos gráficos relacionados ao universo dos circulares. Texturas e cores podem ser previamente impressas na impressora offset, a fim de criar diálogos entre os processos gráficos – ambas impressões partem de relevos como matrizes.

 

Turmas de até 10 participantes, inscrição com 30 minutos de antecedência no local.

Dia 19 de maio. Domingo, às 13h, às 14h30 e às 16h

Local: Térreo | Grátis | Classificação: livre

 

ESTREIA Teatro para família | Shake Shake Show – com Vagalum Tum Tum

 

Shake Shake Show é um espetáculo musical com as canções criadas por Fernando Escrich e Angelo Brandini. Neste show, o escritor britânico William Shakespeare, representado pelos atores da peça, é o mestre de cerimônias apresentando canções e personagens emblemáticos de suas obras.

 

O cenário constitui-se numa instalação, na qual as roupas das personagens que ali constroem o espaço ganham vida de acordo com a canção e o universo evocado pelos atores. Com maestria, os atores passeiam pelo universo de William Shakespeare, ao mesmo tempo em que rememoram suas montagens.

 

A Cia. Vagalum Tum Tum celebra 18 anos de estrada em 2019, sendo 12 deles voltados para a adaptação da obra de William Shakespeare para o público infanto-juvenil, o que rendeu a companhia a admiração do publico e muitos prêmios da crítica.

 

Dia 19 de maio. Domingo, às 15h e às 17h

Local: Auditório | Classificação: livre
Retirada de ingressos (quatro por pessoa), no dia 18 de maio, às 17h, nas bilheterias da rede Sesc, para até quatro apresentações infantis.

 

SESC PINHEIROS

Endereço: Rua Paes Leme, 195.

Bilheteria: Terça a sábado das 10h às 21h. Domingos e feriados das 10 às 18h.

Tel.: 11 3095.9400.

 

Estacionamento com manobrista: Terça a sexta, das 7h às 21h30; Sábado, das 10h às 21h30; domingo e feriado, das 10h às 18h30. Taxas / veículos e motos: para atividades no Teatro Paulo Autran, preço único: R$ 12 (credencial plena do Sesc) e R$ 18 (não credenciados).

Transporte Público: Metrô Faria Lima – 500m / Estação Pinheiros – 800m

 

Assessoria de Imprensa Sesc Pinheiros

 

Sesc Pinheiros nas redes
Facebook, Twitter e Instagram: @sescspinheiros

 

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 18/12, é aniversário do cantor e compositor Alejandro Sanz @alejandrosanz que completa 57 anos.

#alejandrosanz #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 18/12, é aniversário da cantora e compositora Billie Eilish @billieeilish que completa 24 anos.

#billieeilish #happybirthday
Hoje, 18/12, é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Papas da Língua @papasdalinguareuniao Serginho Moah @serginhomoahoficial que completa 61 anos.

#serginhomoah #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 18/12, é aniversário do guitarrista Keith Richards @officialkeef da banda The Rolling Stones @therollingstones que completa 82 anos.

#keithrichards #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 17/12, é aniversário do ex-baixista da banda R.E.M, Mike Mills que completa 67 anos.

#mikemills #rem #happybirthday
Hoje, 17/12, é aniversário do cantor e compositor Paul Rodgers @paulrodgersofficial que completa 76 anos.

Foi vocalista das bandas Bad Company e Free.

#paulrodgers #happybirthday
#boomerangmusic
Hoje, 14/12, é aniversário do baixista e compositor Cliff Williams @cliffwilliams_official ex-integrante da banda AC/DC @acdc 

#cliffwilliams #acdc #happybirthday
Em 14/12/1979, há exatamente 46 anos atrás era lançado o terceiro álbum de estúdio da banda The Clash @the_clash "London Calling".

The Clash

Joe Strummer – vocais, backing vocals, guitarra rítmica, piano
Mick Jones – guitarra solo, piano, harmónica, backing vocals
Paul Simonon – baixo, backing vocals, vocal em "The Guns of Brixton"
Topper Headon – bateria, percussão

Músicos adicionais

Mick Gallagher – órgão
The Irish Horns – metais

Tracklist 

1. London Calling
2. Brand New Cadillac
3. Jimmy Jazz
4. Hateful
5. Rudie Can’t Fail
6. Spanish Bombs
7. The Right Profile
8. Lost In The Supermarket
9. Clampdown
10. The Guns Of Brixton
11. Wrong ‘Em Boyo
12. Death Or Glory
13. Koka Kola
14. The Card Cheat
15. Lover’s Rock
16. Four Horsemen
17. I’m Not Down
18. Revolution Rock
19. Train In Vain

#theclash #londoncalling #boomerangmusic