Sesc São Paulo leva debates sobre música para a 27ª Bienal Internacional do Livro

Integram a programação nomes como a cantora e compositora Anastácia, considerada a Rainha do Forró, o músico e apresentador Luiz Thunderbird, o cantor Tiganá Santana, o biógrafo Rodrigo Faour, a drag queen Thália Bombinha, entre outros

 

Participam também as jornalistas especializadas em música Chris Fuscaldo, Kamille Viola e Patricia Palumbo

 

A música é um dos destaques da programação do Sesc São Paulo na 27ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, maior evento literário do país, que acontece no Distrito Anhembi de 06 a 15 de setembro. Serão algumas mesas de debates sobre livros que abordam trabalhos de Jorge Ben Jor, Gilberto Gil e Leny Eversong, além de uma mesa no Salão de Ideias, cuja curadoria acontece em conjunto com o Sesc.

 

Apoiador cultural do evento desde 2012, nesta edição o Sesc conta com três espaços de programação, o Estande das Edições Sesc, com atividades ligadas à editora, as Praças de Histórias e da Palavra, com dois BiblioSescs, mesas e apresentações, além de assinar parte da curadoria do Salão de Ideias.

 

Gil e Jorge Ben, a música no centro de debates

 

No primeiro dia, 6 (sexta-feira), às 19h30, acontece a mesa O voo de Jorge Ben em “África Brasil” com a jornalista Kamille Viola e o músico e apresentador Luiz Thunderbird. Kamille pesquisa a música de Jorge Ben há mais de uma década e é autora do livro África Brasil: um dia Jorge Ben voou para toda a gente ver, que escreveu após entrevistar músicos e produtores para recontar a história do artista.

 

Em duas datas, 13, sexta e 14, sábado, ambos às 19h30, é a vez de Gilberto Gil estar no centro do debate. Refazenda: Gilberto Gil em letra e música é o nome da mesa em que a jornalista e cantora Chris Fuscaldo fala sobre o seu livro Refazenda, lançado pelas Edições Sesc, sobre o disco homônimo de Gil lançado em 1975, e apresenta canções ao lado do acordeonista Rodrigo Ferrero no dia 13 e, também, da cantora e compositora Anastácia dia 14. Considerada a ‘Rainha do Forró’, com mais de mil canções compostas, muitas delas em parceria com Dominguinhos, como o sucesso Eu só quero um xodó, gravada por Gil, Anastácia tem também 30 discos lançados e uma indicação ao Grammy Latino.

 

Nos dias 14 e 15, sábado e domingo, às 16h, o jornalista e biógrafo Rodrigo Faour, que lançou A incrível história de Leny Eversong, fala, na mesa Leny Eversong, a cantora que o Brasil esqueceu, sobre o fenômeno desta cantora que ganhou fama internacional nos anos 1950 e 60, mas foi completamente esquecida posteriormente. A mesa tem a participação da drag queen Thália Bombinha, que interpreta a poderosa voz de Leny.

 

Salão de Ideias

 

O Salão de Ideias é um dos palcos centrais da Bienal. Entre as mesas feitas com curadoria do Sesc para este espaço, está a mesa Música de protesto, para falar sobre a música de protesto como instrumento de arte e resistência. Participam Tiganá Santana e Patricia Palumbo, dia 9, segunda-feira, às 20h. A cultura da periferia está presente na mesa Poesia: no livro e no slam, com Luiza Romão, Fabricio Corsaletti e Ryane Leão, com mediação de Edson Cruz, dia 15, domingo, às 18h45.

 

Gratuidade para Credencial Plena

 

O Sesc oferece aos trabalhadores do comércio, serviços e turismo, bem como a seus dependentes, acesso gratuito à Bienal. Para isso, basta apresentar a Credencial Plena válida e um documento com foto para garantir o ingresso na catraca do evento (para saber mais informações sobre a Credencial Plena, acesse www.sescsp.org.br/credencialplena).

 

Sobre a 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

 

A Bienal Internacional do Livro de São Paulo é uma realização da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e reúne as principais editoras, livrarias e distribuidoras do ramo, com uma programação multicultural abrangente, mesclando literatura, gastronomia, cultura, negócios, inovação e entretenimento.  Sob o tema Quem lê faz grandes amigos, essa edição da Bienal enfatiza o poder agregador da leitura e terá a Colômbia como o país convidado. Este ano, a Bienal terá 75 mil metros quadrados, com 227 expositores, e deve receber cerca de 600 mil pessoas.

 

Serviço

 

Sesc São Paulo na 27ª Bienal Internacional do Livro

De 06 a 15 de setembro de 2024

www.sescsp.org.br/bienaldolivro

 

Dias e horários de funcionamento:

 

Dias 06/09 (sexta-feira) e de 09 a 13/09 (segunda a sexta), das 9h às 22h

Dias 07 (sábado), 08 (domingo) e 14/09 (sábado), das 10h às 22h

Dia 15/09 (domingo), das 10h às 21h

 

Distrito Anhembi

 

Rua Olavo Fontoura, 1209 – Santana – SP

Estande Edições Sesc – Estande E70

BiblioSesc Praça de Histórias – G48

BiblioSesc Praça da Palavras – C30

Salão de Ideias – D68

 

Entrada gratuita – Credencial Plena Sesc válida e um documento com foto (1 ingresso por pessoa).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Buriti Comunicação

#SIGA NO INSTAGRAM
Em 17/09/1991, há exatamente 35 anos atrás era lançado o 6° álbum de estúdio do cantor e compositor Ozzy Osbourne “No More Tears”.

Integrantes:

Ozzy Osbourne (vocals)
Zakk Wylde (guitars)
John Sinclair (keys)
Michael Inez (bass)
Randy Castillo (drums)
Additional musicians: Bob Daisley (bass)

Track list:

	1.	Mr. Tinkertrain
	2.	I Don’t Want To Change The World
	3.	Mama, I’m Coming Home
	4.	Desire
	5.	No More Tears
	6.	S.I.N.
	7.	Hellraiser
	8.	Time After Time
	9.	Zombie Stomp
	10.	A.V.H.
	11.	Road To Nowhere

#ozzyosbourne #nomoretears #zakkwylde #johnsinclair #michaelinez randycastillo bobdaisley
Em 15/09/1987, há exatamente 39 anos atrás era lançado o 10° álbum de estúdio da banda Ramones @ramones "Halfway To Sanity".

Ramones

Joey Ramone – lead vocals (tracks 1–7, 9–12)
Johnny Ramone – guitar
Dee Dee Ramone – bass guitar, backing vocals, lead vocals (track 8)
Richie Ramone – drums, backing vocals
Additional musicians

Debbie Harry – backing vocals (track 5)
Walter Lure – additional guitar
Daniel Rey – bass guitar

Tracklist:

01 - I Wanna Live 02:26
02 - Bop 'Til You Drop 02:09
03 - Garden of Serenity 02:35
04 - Weasal Face 01:49
05 - Go Lil Camaro Go 02:00
06 - I Know Better Now 02:37
07 - Death of Me 02:39
08 - I Lost My Mind 01:33
09 - A Real Cool Time 02:38
10 - I'm Not Jesus 02:52
11 - Bye Bye Baby 04:33
12 - Worm Man 01:52

#Halfwaytosanity #Boomerangmusic #ramones
No dia 20 de setembro, das 14h às 18h, o MIS, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, promove um evento gratuito em homenagem ao baixista Champignon, integrante da banda Charlie Brown Jr., com oficina de beatbox, palestra e lançamento do livro Champ: a incrível história do baixista Champignon do Charlie Brown Jr., com sessão de autógrafos do autor Pedro de Luna. 

Champignon foi baixista da Charlie Brown Jr., banda de rock formada em Santos, conhecida por misturar rock, rap, reggae e skate punk. Liderada pelo vocalista Chorão, a banda marcou gerações com músicas que falavam sobre amizade, amor, dificuldades da vida e liberdade.

Confira a Programação 

14h | Oficina de beatbox com Radja de Santos.

15h | Bate-papo com o jornalista e escritor Pedro de Luna, biógrafo do Champignon. 

16h | Lançamento e sessão de autógrafos do livro Champ: a incrível história do baixista Champignon do Charlie Brown Jr. 

#missp #champignon #ilustreeditora #pedrodeluna  #biografiachamp
Em setembro de 1975, há exatamente 51 anos atrás era lançado o álbum de estreia do cantor e guitarrista “Ted Nugent”.

Integrantes:

Derek St. Holmes (vocals, guitars)
Ted Nugent (vocals, guitars)
Rob Grange (bass)
Cliff Davies (drums)
Additional musicians: Steve McRay (keys) Brian Staffeld, Tom Werman (Percussion)

Track list:

	1.	Stranglehold
	2.	Stormtroopin’
	3.	Hey Baby
	4.	Just What The Doctor Ordered
	5.	Snakeskin Cowboys
	6.	Motor City Madhouse
	7.	Where Have You Been All My Life
	8.	You Make Me Feel Right At Home
	9.	Queen Of The Forest

#tednugent #derekstholmes #robgrange #cliffdavies
Em 16/09/1982, há exatamente 44 anos atrás era lançado o 2° álbum de estúdio do cantor e compositor Gary Moore “Corridors Of Power”. 

Integrantes:

Gary Moore (vocals, guitars)
Tommy Eyre (keys)
Neil Murray (bass)
Ian Paice (drums)
Additional musicians: Jack Bruce (vocals) Bobby Chouinard (drums) Mo Foster (bass)

Track list:

	1.	Don’t Take Me For A Loser
	2.	Always Gonna Love You
	3.	Wishing Well
	4.	Gonna Break My Heart Again
	5.	Falling In Love With You
	6.	End Of The World
	7.	Rockin’ Every Night
	8.	Cold Hearted
	9.	I Can’t Wait Until Tomorrow

#garymoore #corridorsofpower #tommyeyre #neilmurray #ianpaice
Em 16/9/1985, há exatamente 41 anos atrás era lançado o 13° álbum de estúdio da banda Kiss @kissonline “Asylum”. 

Integrantes:

Paul Stanley (vocals, guitars)
Gene Simmons (vocals, bass)
Bruce Kulick (guitars)
Eric Carr (drums)

Track list:

	1.	King Of The Mountain
	2.	Any Way You Slice It
	3.	Who Wants To Be Lonely
	4.	I’m Alive
	5.	Trial By Fire
	6.	Love’s A Deadly Weapon
	7.	Tears Are Falling
	8.	Secretly Cruel
	9.	Radar For Love
	10.	Uh! All Night

#kiss #kissarmy #asylum #paulstanley #genesimmons ericcarr brucekulick