Sesc São Paulo leva debates sobre música para a 27ª Bienal Internacional do Livro
Integram a programação nomes como a cantora e compositora Anastácia, considerada a Rainha do Forró, o músico e apresentador Luiz Thunderbird, o cantor Tiganá Santana, o biógrafo Rodrigo Faour, a drag queen Thália Bombinha, entre outros
Participam também as jornalistas especializadas em música Chris Fuscaldo, Kamille Viola e Patricia Palumbo
A música é um dos destaques da programação do Sesc São Paulo na 27ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, maior evento literário do país, que acontece no Distrito Anhembi de 06 a 15 de setembro. Serão algumas mesas de debates sobre livros que abordam trabalhos de Jorge Ben Jor, Gilberto Gil e Leny Eversong, além de uma mesa no Salão de Ideias, cuja curadoria acontece em conjunto com o Sesc.
Apoiador cultural do evento desde 2012, nesta edição o Sesc conta com três espaços de programação, o Estande das Edições Sesc, com atividades ligadas à editora, as Praças de Histórias e da Palavra, com dois BiblioSescs, mesas e apresentações, além de assinar parte da curadoria do Salão de Ideias.
Gil e Jorge Ben, a música no centro de debates
No primeiro dia, 6 (sexta-feira), às 19h30, acontece a mesa O voo de Jorge Ben em “África Brasil” com a jornalista Kamille Viola e o músico e apresentador Luiz Thunderbird. Kamille pesquisa a música de Jorge Ben há mais de uma década e é autora do livro África Brasil: um dia Jorge Ben voou para toda a gente ver, que escreveu após entrevistar músicos e produtores para recontar a história do artista.
Em duas datas, 13, sexta e 14, sábado, ambos às 19h30, é a vez de Gilberto Gil estar no centro do debate. Refazenda: Gilberto Gil em letra e música é o nome da mesa em que a jornalista e cantora Chris Fuscaldo fala sobre o seu livro Refazenda, lançado pelas Edições Sesc, sobre o disco homônimo de Gil lançado em 1975, e apresenta canções ao lado do acordeonista Rodrigo Ferrero no dia 13 e, também, da cantora e compositora Anastácia dia 14. Considerada a ‘Rainha do Forró’, com mais de mil canções compostas, muitas delas em parceria com Dominguinhos, como o sucesso Eu só quero um xodó, gravada por Gil, Anastácia tem também 30 discos lançados e uma indicação ao Grammy Latino.
Nos dias 14 e 15, sábado e domingo, às 16h, o jornalista e biógrafo Rodrigo Faour, que lançou A incrível história de Leny Eversong, fala, na mesa Leny Eversong, a cantora que o Brasil esqueceu, sobre o fenômeno desta cantora que ganhou fama internacional nos anos 1950 e 60, mas foi completamente esquecida posteriormente. A mesa tem a participação da drag queen Thália Bombinha, que interpreta a poderosa voz de Leny.
Salão de Ideias
O Salão de Ideias é um dos palcos centrais da Bienal. Entre as mesas feitas com curadoria do Sesc para este espaço, está a mesa Música de protesto, para falar sobre a música de protesto como instrumento de arte e resistência. Participam Tiganá Santana e Patricia Palumbo, dia 9, segunda-feira, às 20h. A cultura da periferia está presente na mesa Poesia: no livro e no slam, com Luiza Romão, Fabricio Corsaletti e Ryane Leão, com mediação de Edson Cruz, dia 15, domingo, às 18h45.
Gratuidade para Credencial Plena
O Sesc oferece aos trabalhadores do comércio, serviços e turismo, bem como a seus dependentes, acesso gratuito à Bienal. Para isso, basta apresentar a Credencial Plena válida e um documento com foto para garantir o ingresso na catraca do evento (para saber mais informações sobre a Credencial Plena, acesse www.sescsp.org.br/credencialplena).
Sobre a 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
A Bienal Internacional do Livro de São Paulo é uma realização da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e reúne as principais editoras, livrarias e distribuidoras do ramo, com uma programação multicultural abrangente, mesclando literatura, gastronomia, cultura, negócios, inovação e entretenimento. Sob o tema Quem lê faz grandes amigos, essa edição da Bienal enfatiza o poder agregador da leitura e terá a Colômbia como o país convidado. Este ano, a Bienal terá 75 mil metros quadrados, com 227 expositores, e deve receber cerca de 600 mil pessoas.
Serviço
Sesc São Paulo na 27ª Bienal Internacional do Livro
De 06 a 15 de setembro de 2024
www.sescsp.org.br/bienaldolivro
Dias e horários de funcionamento:
Dias 06/09 (sexta-feira) e de 09 a 13/09 (segunda a sexta), das 9h às 22h
Dias 07 (sábado), 08 (domingo) e 14/09 (sábado), das 10h às 22h
Dia 15/09 (domingo), das 10h às 21h
Distrito Anhembi
Rua Olavo Fontoura, 1209 – Santana – SP
Estande Edições Sesc – Estande E70
BiblioSesc Praça de Histórias – G48
BiblioSesc Praça da Palavras – C30
Salão de Ideias – D68
Entrada gratuita – Credencial Plena Sesc válida e um documento com foto (1 ingresso por pessoa).
Com informações: Buriti Comunicação