Single “Aqui, Oh!” reúne Flora Purim, Airto Moreira e Ricardo Bacelar
Single chega às plataformas dia 29 de agosto
Ouça o single: https://ffm.to/jasmin_aquioh
Assista ao videoclipe: https://youtu.be/nLk6tjvQg_s?si=T5bPDSPv2_m636xj
Dois dos artistas brasileiros de maior projeção no exterior, considerados referências para gerações de músicos e amantes do jazz, Flora Purim e Airto Moreira voltaram a gravar, a convite do músico e produtor Ricardo Bacelar. A cantora e o percussionista fizeram uma imersão criativa e musical no estúdio Jasmin Music, em Fortaleza, e o primeiro fruto deste encontro é o single “Aqui, Oh!”, parceria de Toninho Horta e Fernando Brant, que chega às plataformas como single, no dia 29 de setembro.
Produtor do single que chega agora às plataformas, e do álbum de Flora Purim e Airto Moreira, previsto para o início de 2026, junto com documentário dirigido pelo premiado Jom Tob Azulay, que será captado nos bastidores das gravações -, Ricardo Bacelar conheceu o casal por intermédio do cineasta. “Conheci o trabalho da Flora Purim e do Airto Moreira ainda muito jovem. Desde cedo acompanho a obra dos dois, com muita admiração. Fui apresentado a eles por Jom Tob Azulay, que me convidou para participar, como diretor musical, de um documentário sobre os dois. Depois que iniciamos o trabalho, conversei com a Flora sobre a possibilidade de fazermos um disco — um álbum dela com o Airto —, que funcionasse em conjunto com o filme do Jom”, conta Bacelar.
Antes deste projeto, a cantora havia lançado o álbum “If you will”, primeiro em 15 anos, gravado durante a pandemia. No single “Aqui, Oh!”, Flora Purim divide os vocais com Ricardo Bacelar e Airto Moreira pilota percussões variadas e vocais.
“Foi uma imensa surpresa chegar ao estúdio Jasmin, em Fortaleza, e encontrar um time de músicos fantásticos, que jamais vou esquecer. Graças ao Ricardo Bacelar, que escolheu a música, produziu e tocou na gravação. Aprendi com ele coisas que eu não sabia… e eu achava que sabia tudo!”, pontua Flora Purim.
“Apresentei a música a Flora, ela gostou muito, e veio a ideia de gravarmos juntos. Airto fez vocais e gravou percussões”, complementa Ricardo. “Flora e Airto seguem com o espírito experimentalista, sempre buscando o novo e fugindo do óbvio. E tudo isso com uma brasilidade impressionante. A performance de ambos é marcante, com muita maturidade, inventividade e delicadeza musical”. Posteriormente, a gravação virá como faixa bônus no álbum de Flora Purim e Airto Moreira.
Sobre a gravação do single, Airto Moreira comenta: “O som que tiramos foi bem diferente do que eu esperava. Tudo correu muito bem: fui muito bem recebido, com uma vibração positiva alta”. O percussionista gravou ainda um álbum de músicas inéditas, ao lado de Ricardo Bacelar, em fase de finalização.
Todo o processo será registrado para virar um longa-metragem documental com direção de Jom Tob Azulay e direção de fotografia de Luís Abramo. “Este é o segundo documentário que faço no Jasmin Estúdio: minha intenção é investir cada vez mais em documentários musicais, com material de relevância artística e histórica”, finaliza Bacelar.
O single “Aqui, Oh!” (que virá como faixa bônus no álbum de Flora e Airto) está sendo lançado simultaneamente no Brasil, EUA, Japão, França, China e Portugal. Além do álbum de Flora Purim e Airto Moreira, Ricardo Bacelar gravou ainda um álbum em duo com Airto, todos projetos da gravadora Jasmin Music. Multi-instrumentista, cantor e arranjador, Ricardo Bacelar vem produzindo, à frente de seu selo e do Jasmin Studio, um catálogo de singles e álbuns em colaboração com artistas como Flávio Venturini, Leila Pinheiro, Toninho Horta, Roberto Menescal, Fagner, Flora, Jaques Morelenbaum, Ednardo, Amelinha, Delia Fischer e Gilberto Gil, privilegiando a boa música brasileira.
Sobre Flora Purim e Airto Moreira
Juntos, Flora e Airto já têm cerca de seis décadas de parceria musical e amorosa, cinco delas nos Estados Unidos, onde construíram uma carreira sólida.
Flora Purim mudou-se para os Estado Unidos em 1967 e, cinco anos mais tarde, casou-se com Airto Moreira. Os críticos norte-americanos a elegeram a melhor cantora de jazz dos EUA por quatro anos sucessivos (de 1974 e 1977). Foi indicada três vezes ao Grammy e participou de dois discos vencedores do prêmio, um do baterista Mickey Hart e outro do trompetista Dizzy Gillespie. Nos anos 1970, gravou com gênios do jazz, como Stan Getz, Bill Evans e Miles Davis. Ao lado de Airto Moreira, integrou o celebrado grupo de jazz fusion “Return to Forever”, de Chick Corea e Stanley Clarke.
Airto Moreira é um dos maiores músicos brasileiros, considerado por muitos o pai da percussão contemporânea. Mudou-se para os Estados Unidos na década de 1960, e por lá participou da banda de Miles Davis e com ele gravou os álbuns “Bitches Brew”, “Bitches Brew Live – The Isle of Wight”, “On the Corner” e “Live-Evil”. Gravou com alguns dos artistas mais importantes da história do jazz: Wayne Shorter, Dave Holland, Jack DeJohnette, Chick Corea, John McLaughlin, Keith Jarrett, Santana, Joe Zawinul, Jaco Pastorius, Al di Meola, Stan Getz e George Benson, entre outros.
Depois de décadas vivendo em Los Angeles e viajando pelo mundo, Flora e Airto voltaram ao Brasil; atualmente, vivem no Rio de Janeiro.
Ficha Técnica – Aqui, oh! (Toninho Horta e Fernando Brant)
Ricardo Bacelar – Voz, piano e teclados
Flora Purim – Voz
Airto Moreira – Percussão e vocal
André Rass – Percussão
Stênio Gonçalves – Guitarra e Violão
Márcio Resende – Flauta
Nélio Costa – Baixo
Pantico Rocha – Bateria
Gravado por Melk Dias, Geu Bahia e Amedício Junior no Jasmin Studio.
Assistente de Studio: Eliel Ferreira
Mixado por Alex Reis e Luiz Orsano no Jasmin Studio
Masterizado por Carlos Freitas
Assistente de Produção: Livia Campina Fotos
Fotos: Maria Bacelar
Make up: Gegê
Criativo Gato Preto
Arte da capa: MZK
Direção de Fotografia: Isabelle Guedes
Assistente de Câmera: Giselle Matias
Editor e Color Grading – Gabriel Lage
Produzido por Ricardo Bacelar Jasmin Music
Com informações: Coringa Comunicação