“Sucesso Bendito” – Arthur Nogueira canta Caetano Veloso (voz e violão) pela gravadora Joia Rara

“Caetano é todo meu. Digo, meu favorito. E olha que tenho muitos preferidos! É que são muitos e grandes, tantos e diversos e imensos… Mas Caetano “é” eu. Uma escolha pessoal, biográfica. Então, quando ouço Arthur, com essa voz de Arthur, que é só dele, dizendo letras que conheço tanto, botando tudo no colo e me entregando de novo, recebo e me emociono, renovada”.   Zélia Duncan

 

Em voz e violão, o artista paraense percorre 50 anos de música em 10 canções. O álbum reúne composições de Caetano Veloso de diferentes épocas, que carregam em si aspectos fundadores deste país e tiveram papel fundamental também na construção da poética de Arthur Nogueira, com lançamento nas plataformas digitais em 16 de julho de 2021.

 

Prestes a lançar seu quinto álbum de composições inéditas, o cantor e compositor Arthur Nogueira recebeu o convite do SESC RJ para fazer uma live interpretando as canções de Caetano Veloso em voz e violão. O projeto despertou o interesse do DJ Zé Pedro, proprietário e curador da gravadora Joia Moderna, que provocou o paraense a registrar suas versões em estúdio. “Sucesso Bendito”, música gravada por Maria Bethânia em 1984, é a faixa escolhida para dar nome à homenagem de Arthur Nogueira ao artista brasileiro que mais o inspira. Trata-se de um passeio pela obra excelsa e atemporal de Caetano Veloso através da voz de um dos mais destacados compositores brasileiros contemporâneos.

 

Jogando luz no ofício de cantar, Arthur saúda a força estranha que move o trabalho de todo artista, por meio de canções pouco revisitadas, como “Pronta pra cantar”, composta para Maria Bethânia e lançada por ela em dueto com Nina Simone em 1990, e “José”, lançada pelo próprio Caetano em 1987. O repertório abarca ainda toda a dramaticidade do compositor baiano mais apaixonado pelo cinema, com “Giulietta Masina” e “Drama”, e o romantismo sui generis de “Menino Deus” e “Eu te amo”.

 

Produzido por Alexandre Fontanetti, o álbum foi gravado ao vivo no estúdio Space Blues, em São Paulo, no dia 19 de junho de 2021. Para captar o som de forma analógica, foram usados microfones valvulados e de fita (Ribbon) para a voz e dois pares estéreo de condensadores para o violão, além de pré-amplificadores valvulados dos anos 1960, das marcas Ampex e Altec, e o clássico Neve 33135. Premiado no Grammy Latino pela Engenharia de Som dos álbuns “APKÁ” (2019), de Céu, e “Jardim-Pomar” (2016), de Nando Reis e os Infernais, Alexandre Fontanetti também produziu os discos “Rita Lee em Bossa ‘n’ Roll” (1991) e “Sem Destino” (2010), de Luiz Tatit.

 

Arthur Nogueira (Belém, 1988) é cantor, compositor e produtor musical. Lançou quatro álbuns próprios e compôs para grandes vozes, como Gal Costa e Fafá de Belém. Considerado o artista contemporâneo responsável por “renovar a tradição dos poetas na canção brasileira” (O Globo), sua música agrega, por exemplo, a poesia de Antonio Cicero, Adília Lopes (Portugal) e Adonis (Síria). Dentre outros títulos, lançou os CDs: “Sem Medo Nem Esperança” (2015) e “Rei Ninguém” (2017). Produziu os álbuns “Humana” (2019), de Fafá de Belém, e “Só” (2020), de Adriana Calcanhotto.

 

Texto de Zélia Duncan

 

“Caetano é todo meu. Digo, meu favorito. E olha que tenho muitos preferidos! É que são muitos e grandes, tantos e diversos e imensos… Mas Caetano “é” eu. Uma escolha pessoal, biográfica. Então, quando ouço Arthur, com essa voz de Arthur, que é só dele, dizendo letras que conheço tanto, botando tudo no colo e me entregando de novo, recebo e me emociono, renovada.

 

O lugar essencial, minimalista, da voz com o violão – que é a alma de tantos compositores –, nos silêncios de Arthur gritam o grito tão docemente solitário e lindo desse cantor, que respira olhando para cima, rezando pela chuva de canções que saiu de sua boca e sobre ela cairá de volta, na forma de tantas vidas.

 

Não é fácil recantar canções, mas é tão necessário, quando legítimo. Porque se não for, não é, não vale, não temos tempo a perder. Então, é claro que Arthur Nogueira pode e deve cantar Caetano. Ele tem seus motivos e essa sua voz tamanha, do tamanho singular que sempre vai ter a obra que o inspirou”.

 

Repertório:

 

01 – Sucesso bendito (Caetano Veloso)

02 – Pronta pra cantar (Caetano Veloso)

03 – Drama (Caetano Veloso)

04 – Força estranha (Caetano Veloso)

05 – Eu te amo (Caetano Veloso)

06 – Giulietta Masina (Caetano Veloso)

07 – Tempestades solares (Caetano Veloso)

08 – Menino Deus (Caetano Veloso)

09 – Estou triste (Caetano Veloso)

10 – José (Caetano Veloso)

 

Ficha técnica:

 

Produzido por Alexandre Fontanetti

Concepção, voz, violão e arranjos: Arthur Nogueira

Consultoria artística: DJ Zé Pedro

Fotografia: Miro

Edição de moda: Paulo Martinez

Beleza: Silvana Gurgel

Design gráfico: Elisa Arruda

Gravadora: Joia Moderna

 

Captação de áudio, mixagem e masterização: Alexandre Fontanetti.

Gravado ao vivo no estúdio Space Blues, em São Paulo, no dia 19 de junho de 2021.

 

 

 

 

 

 

Com informações: Debs Comunicação

#SIGA NO INSTAGRAM
Em 11/06/2010, há exatamente 16 anos atrás era lançado o 11° álbum de estúdio do cantor e compositor Ozzy Osbourne @ozzyosbourne “Scream".

Integrantes:

Ozzy Osbourne (vocals)
Gus G. (guitars)
Adam Wakeman (keys)
Blasko (bass)
Tommy Clufetos (drums)

Track list:

	1.	Let It Die
	2.	Let Me Hear You Scream
	3.	Soul Sucker
	4.	Life Won’t Wait
	5.	Diggin’ Me Down
	6.	Crucify
	7.	Fearless
	8.	Time
	9.	I Want It More
	10.	Latimer’s Mercy
	11.	I Love You All

#ozzyosbourne #scream #gusg #adamwakeman #blasko
A banda The Strokes @thestrokes já está em contagem regressiva para o lançamento de seu novo álbum "Reality Awaits".

Esse é o 6° album da banda e foi produzido por Rick Rubin.

Integrantes:

Julian Casablancas (vocal)
Albert Hammond Jr. (guitarra)
Fabrizio Moretti (bateria)
Nikolai Fraiture (baixo)
Steve Schiltz (guitarra,que está substituindo temporariamente Nick Valensi).

Reality Awaits

Tracklist:

1. Psycho Shit
2. Dine N’Dash
3. Lonely in the Future
4. Falling out of Love
5. Going to Babble On
6. Going Shopping
7. Liar’s Remorse
8. The Fruits of Conquest
9. Tyrants of the Mellow Moon

#thestrokes #newalbum #realityawaits #boomerangmusic
Em 11/06/1991, há exatamente 35 anos atrás era lançado o 2° álbum de estúdio da banda Skid Row @skidrow “Slave to the Grind”.

Detalhe em 1992, a banda se apresentou no festival Hollywood Rock e foi um estouro.

Integrantes:

Sebastian Bach (vocals)
Dave “The Snake” Sabo (guitars)
Scotti Hill (guitars)
Rachel Bolan (bass)
Rob Affuso (drums)

Track list:

	1.	Monkey Business
	2.	Slave To The Grind
	3.	The Threat
	4.	Quicksand Jesus
	5.	Psycho Love
	6.	Get The Fuck Out
	7.	Livin’ On A Chain Gang
	8.	Creepshow
	9.	In A Darkened Room
	10.	Riot Act
	11.	Mudkicker
	12.	Wasted Time

#skidrow #slavetothegrind #sevastianbach #snakesabo #rachelbolan
Em 11/06/1986, há exatamente 40 anos atrás era lançado a comédia Ferris Bueller's Day Off, em português Curtindo a Vida Adoidado.

Clássico filme Sessão da Tarde, dirigido e escrito por John Hughes.

No elenco Mia Sara, Matthew Broderick, Alan Ruck, Jeffrey Jones e Jennifer Grey.

Filme inesquecível

#ferrisbuelersdayoff #curtindoavidaadoidado #boomerangmusic
Em junho de 1993, há exatamente 33 anos era lançado a trilha sonora do filme Last Action Hero, em português O Último Grande Herói.

No Tracklist, músicas de  bandas como AC/DC, Megadeth, Anthrax, Alice In Chains, Def Leppard, Queensrÿche.

Tracklist:

1 - "Big Gun" (AC/DC)
2 - "What The Hell Have I" (Alice in Chains)
3 - "Angry Again" (Megadeth)
4 - "Real World" (Queensryche)
5 - "Two Steps Behind" (Def Leppard)
6 - "Poison My Eyes" (Anthrax)
7 - "Dream On" (Aerosmith)
8 - "A Little Bitter" (Alice in Chains)
9 - "Cock The Hammer" (Cypress Hill)
10 - "Swim" (Fishbone)
11 - "Last Action Hero" (Tesla)
12 - "Jack And The Ripper" (Michael Kamen / Buckethead)

#LastActionHero #ACDC #Megadeth #Anthrax #boomerangmusic
Hoje, 10/06, é aniversário do cantor e compositor João Gilberto @joaogilbertooficial que completaria 95 anos.

Expert em Bossa Nova de Primeira Qualidade

#joaogilberto #bossanova #boomerangmusic