Suzana Morales vai do samba ao experimental para refletir uma jornada completa em seu álbum de estreia

Como uma metáfora da vida, “Respirar” está disponível em todas as plataformas de música digital

 

Suzana Morales se apresenta como cantora e compositora em “Respirar”, seu álbum de estreia. Em uma metáfora da própria jornada da vida, a artista se inspira pelos aprendizados dessa caminhada e apresenta seu primeiro trabalho autoral com toda experiência acumulada. Mergulhando em uma MPB totalmente orgânica, ela une múltiplas referências dentro da música brasileira, indo do samba ao experimental, e repaginadas para as atuais gerações. O trabalho já está disponível nas plataformas digitais.

 

Ouça “Respirar”: https://smarturl.it/RespirarAlbum

 

Reunindo referências das últimas décadas com uma nova abordagem da música brasileira vista na obra de artistas como Liniker e Luiza Lian, Suzana Morales transita por diferentes gêneros sem se prender a amarras. Cada faixa traz uma proposta única e uma identidade sonora característica.

 

“Fui criada ouvindo música clássica e MPB. Eu amo ouvir a música clássica como um processo criativo, pois sinto que me destrava e me faz achar novos acordes, novos sons, que são diferentes. Ter um álbum de MPB, com arranjos complexos e com uma profunda poesia e liberdade para mexer com a criatividade é meu verdadeiro êxtase, isso pra mim é meu propósito como artista. Acho que ‘arte’ é a palavra que este álbum respira. E pra isso a liberdade é fundamental”, resume Suzana.

 

As faixas de “Respirar” são conectadas pela voz da artista, costurando todo o ciclo narrativo que vai da primeira à última música. O álbum abre com a faixa-título, representando a arte que vai para o mundo e a conclamação da vida. Em seguida, “Mulher” surge como a identidade e a potência da voz feminina e da união em sororidade. “Sambinha do Ajuntamento” aborda as relações e o desejo, seguida pela crítica social de “Nota de Repúdio”. Em “A Rosa dos Tempos”, Suzana canta a esperança em um futuro melhor, dando lugar a “Saudade”, uma canção que lida com a mortalidade e o nascimento de novos capítulos. Por fim, “Respirar (feat. Pablo Varez)” volta ao começo e fecha o ciclo, com participação especial do violonista, que muda completamente a energia e roupagem da música original. A ideia é representar que, mesmo que voltemos aos mesmo ponto de onde partimos, chegamos lá como pessoas diferentes pelas experiências do caminho. Essa conexão foi representada e amarrada pelos arranjos do maestro Edvan Moraes, com quem Morales trabalhou em sintonia e cumplicidade de modo a mergulhar nas temáticas abordadas.

 

“Colocando num contexto de pandemia, ‘Respirar’ é ainda mais necessário, fundamental. É isso que eu quero com o novo álbum, que as pessoas voltem de alguma forma a respirar nas suas vidas, se movimentar internamente, viver em vida e sair do estado de inércia, sentirem que estão no controle e ao mesmo tempo no descontrole na vida, porém certas de quem são. Agora já sabendo o que sou e o que eu quero dizer, é um momento de alcançar novos vôos, é sair pro mundo com minha arte e ver aonde ela vai me levar. É um momento de retomar as rédeas da vida e fazer acontecer. Como se fosse um furacão”, reflete Suzana.

 

Atriz e cantora, Suzana Morales ganhou experiência nos palcos com grupos e bandas, mas foi a partir da peça “A Lira dos 20 Anos”, montada por Menelick de Carvalho, que ela entrou em contato com um repertório rico de música brasileira que a inspirou a seguir carreira como cantora solo. A temática do texto passa pela Ditadura Militar e a trilha sonora trazia representantes do cancioneiro popular dos anos 60. A partir daí, Suzana se debruçou sobre as grandes vozes brasileiras das últimas décadas para construir sua própria identidade artística.

 

Fruto do atual momento de isolamento social, “Respirar” é o resultado de um longo trabalho construído à distância, desde a preparação vocal. O álbum surgiu após o Projeto Alma, onde a artista interpretava canções de suas maiores inspirações: Elis Regina e Clara Nunes. “Aos Nossos Filhos”, “Oricuri”, “Deusa dos Orixás”, “Juízo Final” e “Como nossos pais” ganharam potentes releituras de Morales, com vídeos em seu canal no YouTube. Com “Respirar”, ela retoma para si a narrativa de sua trajetória enquanto artista e autora.

 

Assista a “Como nossos pais”: https://youtu.be/TTyX34ZjSFQ

 

Assista a “Deusa dos Orixás”: https://youtu.be/60Ln4r9ZZrc

 

Assista a “Oricuri”: https://youtu.be/S8F9JLxmwfE

 

Assista a “Aos nossos filhos”: https://youtu.be/D6cXflG8KMM

 

Assista “Juízo Final”: https://youtu.be/iFMI2roVDFw

 

“Como atriz, o discurso é fundamental pra mim. Viver essas letras, me comunicar, dialogar através das músicas é o grande motivo de eu fazer o que faço, se não houver verdade, o trabalho está morto. Quero que este álbum possa inspirar muitos artistas a acreditar em suas criações, quero que traga as pessoas a vontade de mudar, de fazer diferente, temos que abrir novos caminhos, com coragem. A arte da capa com o furacão colorido, representa as diversas energias e cores que as músicas tem, e dentro disso tudo, está ali, quem eu sou, agora”, encerra Morales.

 

 

Com produção musical, mixagem e masterização de Juan Abreu Viana, “Respirar” pode ser ouvido em todos os principais serviços de streaming de música.

 

Ouça “Respirar”: https://smarturl.it/RespirarAlbum

 

 Ficha técnica:

 

Suzana Morales –  cantora, compositora

Edvan Moraes – Arranjos musicais, teclado e backing vocal

Gabriel Barreto – percussão e bateria

Rapha Medeiros –  baixo

Matheus Brill – violão, cavaquinho, guitarra e backing vocal

Pablo Vares – violão

Mirian Valentim – flauta transversa

Luiza Chaim – Violino

Denis Rangel – violino

Ligia Fernandes – viola

Nayara Tamarozi – cello

Gessé Souza –  trompete

Alice Castro – voz – backing vocal infantil

Sophia Wilkinson – voz – backing vocal infantil

Carol Pitzer – Letrista da música Respirar

Juan Abreu Viana – produtor musical e masterização

Carol Leal – arte e design

Preparadora Vocal: Marina Considera

 

Acompanhe Suzana Morales:

 

www.instagram.com.br/suzanamoralesoficial

https://www.youtube.com/channel/UC8Yi0Nv8YlmNnQvRqTiDxYQ

https://open.spotify.com/artist/1KcnVhbIigsUNOfe2UN9Mp?si=DYVWcTKXQJuikgjKu2wOew

 

 

 

 

 

 

Com informações: Nathália Pandeló Corrêa –  Build Up Media – http://www.buildupmedia.com.br

#SIGA NO INSTAGRAM
Em 07/07/1983, há exatamente 43 anos atrás a cantora e compositora Madonna @madonna lançava o single "Holiday", hit do seu álbum de estreia.

#madonna #holiday #boomerangmusic
Hoje, 07/09, é aniversário da compositora Diane Warren @dianewarren que completa 70 anos.

Possui muitos sucessos na voz de muitos artistas.

Listamos abaixo 10 de seus maiores sucessos:

​"I Don't Want to Miss a Thing" – Aerosmith (1998)
Escrita para o filme Armageddon, tornou-se o único hit da banda a alcançar o 1º lugar na Billboard Hot 100.

​"Because You Loved Me" – Céline Dion (1996)
Tema do filme Íntimo & Pessoal, foi um sucesso global e conquistou o Grammy de Melhor Canção Escrita para Mídia Visual.

​"Un-Break My Heart" – Toni Braxton (1996)
Um dos maiores hinos pop/R&B dos anos 90, que permaneceu por 11 semanas no topo das paradas americanas.

​"If I Could Turn Back Time" – Cher (1989)
Um dos maiores clássicos da carreira de Cher e um marco do pop-rock do final da década de 80.

​"How Do I Live" – LeAnn Rimes / Trisha Yearwood (1997)
Lançada simultaneamente por duas cantoras country, a versão de LeAnn Rimes bateu recordes e permaneceu 69 semanas na Billboard Hot 100.

​"Nothing's Gonna Stop Us Now" – Starship (1987)
Tema da comédia romântica Manequim, rendeu a Diane Warren sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Canção Original.

​"Rhythm of the Night" – DeBarge (1985)
Um dos primeiros grandes sucessos da compositora, definindo o som do dance-pop de meados dos anos 80.

​"There You'll Be" – Faith Hill (1998)
Tema do filme Pearl Harbor, tornou-se uma das baladas mais icônicas do início dos anos 2000.

​"When I See You Smile" – Bad English (1989)
Uma balada rock que alcançou o 1º lugar nos Estados Unidos no final dos anos 80.

​"Till It Happens to You" – Lady Gaga (2015)
Coescrita com Lady Gaga para o documentário The Hunting Ground, a canção venceu um Emmy e recebeu indicações ao Oscar e ao Grammy.

#dianewarren #boomerangmusic #happybirthday
Hoje, 07/09,  o incrível Buddy Holly @buddyhollyfoundation completaria 90 anos.

#buddyholly #happybirthday #boomerangmusic
Em setembro de 1987, há exatamente 39 anos atrás era lançado o 13° álbum de estúdio da banda Pink Floyd @pinkfloyd "A Momentary Lapse of Reason".

Banda

David Gilmour - guitarra, violão, vocais
Nick Mason - bateria, sintetizadores e percussão

Músicos convidados

Richard Wright - teclados, sintetizadores, piano, vocais de apoio
Tony Levin – baixo eléctrico
Bob Ezrin - teclas, percussão e sequencers
Jim Keltner - Bateria
Steve Forman - Percussão
Jon Carin - teclados
Tom Scott – saxofone alto e soprano
Scott Page - saxofone tenor
Carmine Appice - Bateria
Pat Leonard - Sintetizadores
Bill Payne – órgão hammond
Michael Landau - guitarra
John Halliwell - Saxofone

Track listing

Signs of Life (Gilmour/Ezrin)
Learning to Fly (Gilmour/Ezrin/Moore/Carin)
The Dogs of War (Gilmour/Moore)
One Slip (Gilmour/Manzanera)
On the Turning Away (Gilmour/Moore)
Yet Another Movie/Round and Around (Gilmour/Leonard)
A New Machine (Part 1) (Gilmour)
Terminal Frost (Gilmour)
A New Machine (Part 2) (Gilmour)
Sorrow (Gilmour)

#pinkfloyd #boomerangmusic
Hoje, 07/09, é aniversário da cantora e compositora Gloria Gaynor @gloriagaynor que completa 83 anos.

#gloriagaynor #happybirthday #boomerangmusic
Em 07/09/1979, há exatamente 47 anos atrás era lançado o 2° álbum de estúdio do cantor e compositor Gary Numan @garynuman "The Pleasure Principle".

Integrantes:

Gary Numan – vocals; synthesizers (Minimoog, Polymoog, ARP Odyssey); synthetic percussion (Synare 3)
Paul Gardiner – bass
Chris Payne – keyboards (Minimoog, Polymoog, piano); viola
Cedric Sharpley – drums, percussion
Billy Currie – fadeout violin on "Tracks" and "Conversation"
Garry Robson – backing vocals on "Conversation"

Tracklist 

Disc 1

1. Airlane - Gary Numan (3.19)
2. Metal - Gary Numan (3.33)
3. Complex - Gary Numan (3.12)
4. Films - Gary Numan (4.09)
5. M.E. - Gary Numan (5.37)
6. Tracks - Gary Numan (2.52)
7. Observer - Gary Numan (2.54)
8. Conversation - Gary Numan (7.37)
9. Cars - Gary Numan (3.59)
10. Engineers - Gary Numan (4.01)
11. Random - Gary Numan (3.50)
12. Oceans - Gary Numan (3.03)
13. Asylum - Gary Numan (2.32)
14. Me: I Disconnect for You - Gary Numan (3.06)
15. Bombers - Gary Numan (5.47)
16. Remember I Was Vapour - Gary Numan (4.47)
17. On Broadway - Gary Numan (4.47)

#pleasureprinciple #garynuman #boomerangmusic
Em 07/09/1981, há exatamente 45 anos atrás era lançado o single Just can't get enough, da banda Depeche Mode.

Hit do álbum "Speak & Spell".

#depechemode #boomerangmusic