Tartamudo apresenta “Êxtase”, clipe para a versão de Guilherme Arantes

Música sobre amor entre pai e filho fica ainda mais eletrônica nas mãos do duo brasiliense

 

O duo brasiliense Tartamudo apresenta o clipe Êxtase, versão para a música de Guilherme Arantes que está no primeiro álbum do grupo A loop is a loop is a loop”, lançado este ano. Com clima dark e com jogos de luzes, o clipe traz uma linguagem direta e voltada para a letra da canção lançada em 1979 sobre o amor paternal.

 

“Antes de mais nada, é uma bela música com camadas de teclados e efeitos num trabalho realmente impecável de produção. Mas é, sobretudo, uma música que traz uma mensagem de revelação, da dimensão do amor – no caso, de um pai no nascimento do filho. Na verdade, é uma música que canta a vida e a magia de existir nesse planeta. E o nascimento de um filho traz essa urgência de maneira mais carnal: a vida exige cuidado, exige amor. O mundo exige amor e precisamos pensar sempre nisso”, conta Wilton Rossi  (guitarras, teclados, loops, baixo) uma das metades do duo.

 

Na outra metade temos Zepedro Gollo (bateria eletrônica, loops, teclados) e também o responsável pelos clipes da banda, que foi o autor das trilhas sonoras de filmes como “Se Nada Mais Der Certo” (2008), de José Eduardo Belmonte e “O Último Cine Drive-in” (2014), de Iberê Carvalho, e que levou a Tartamudo até a trilha de “Alemão 2”. Trabalhando com muita luz, o clipe aposta na simplicidade.

 

“O clipe é bem simples, traz os músicos na penumbra, banhados por luzes coloridas. Isso casa com a nossa versão da música, que é muito voltada para a sonoridade ambient, com timbres mais espraiados e sutis. Queríamos o mínimo de elementos e o trabalho de luz trouxe esse movimento que segue em paralelo com as modulações dos arpejos e reverberações de delays. Os três foram filmados separadamente e unidos na edição em alguns momentos. Ficou assim: simples e bonito”, conta Zepedro Gollo.

 

A artista convidada para os vocais, foi a também brasiliense Mila Fá:

 

“A Mila Fá é uma amiga de longa data que já tinha cantado em uma banda de curta duração chamada Motorik, comigo na guitarra. Ela foi convidada por ter uma bela voz e uma formação musical acadêmica com um grande domínio vocal. E isso nos trouxe uma experiência nova bastante enriquecedora. Somos músicos autodidatas muito intuitivos e tivemos que nos ater ao registro dela, mudando o tom e ajustando a música para acomodar a contribuição da voz. E foi lindo ver o resultado”, comenta Wilton Rossi.

 

O álbum “Loop is a loop is a loop” é inspirado no verso do poema “Sacred Emily” da   escritora e ativista estadunidense Gertrude Stein, que ajudou a revelar grandes nomes da arte moderna quando morava na França, desde Picasso a Matisse, passando por Hemingway e Scott Fitzgerald: “a rose is a rose is a rose”. A repetição está no nome do disco, no ponto central de como as músicas são criadas (loop) e também no nome da banda, pois “tartamudo” é um substantivo masculino para “gago”, a personificação da repetição.

 

Para quem gosta de clipe, o grupo lançou em agosto de 2021 a versão de  Countergambit em que mostra as jogadas ipsis litteris da competição entre o computador Deep Blue e o campeão mundial de xadrez Garry Kasparov. Com 8 faixas e com produção da própria banda, o disco tem a repetição como ponto central da estrutura musical, a partir da qual as músicas são criadas. O conceito também se reflete nas artes escolhidas pela banda para representar visualmente o som.

 

Além dos artistas citados, o álbum tem também participações especiais do brasiliense Kelton ao lado de Jair Marcos, guitarrista da cultuada banda paulista Fellini, em “Heist”; a versão de Convite ao Prazer da banda paulista Gang 90 e que tem Edgard Scandurra e da própria Taciana Barros e em “O Intruso” temos o bluesman Carlos Café.

 

 

Confira o disco “A loop is a loop is a loop” nas principais as plataformas digitais.

 

Mais sobre Tartamudo

 

Tartamudo é um duo de multi-instrumentistas com foco na criação de camadas musicais repetitivas, desenvolvendo  sonoridades que variam de criações ruidosas e baseadas na distorção até melodias ambient sensoriais e imersivas.

 

As influências do duo vão da repetição do krautrock (Neu!, Kraftwerk, Can), à música minimal e aos tape loops da avant garde (Philip Glass, Steve Reich, Terry Riley), ao ruído da No Wave e do Velvet Underground, chegando até à linguagem visual do cinema experimental (Chris Marker, Kenneth Anger, Robert Frank).

 

Tartamudo é música na sua forma mais primitiva, algo que opera no seu corpo com base no volume e na repetição. É uma busca por algo mais elementar e primal. Provavelmente sua pulsação vai se acelerar e seu corpo vai se mover, quer você queira ou não. Tartamudo é aquela pessoa que tem dificuldade na fala e, portanto, gagueja. Ou seja, ela repete algumas palavras ou sílabas, enquanto a dupla brasilense repete os sons.

 

Tartamudo é  Zepedro Gollo (bateria eletrônica, loops, teclados) e Wilton Rossi (guitarras, teclados, loops, baixo).

 

Redes Sociais

 

SoundCloud: https://soundcloud.com/tartamudobsb

 

Instagram: https://www.instagram.com/tartamudomusic/

 

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCpATyBH4pfOZalKPC5e4nGg/featured

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações Favorite Assessoria

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje (21/06), é aniversário da cantora, compositora e atriz Juliette Lewis @juliettelewis que completa 51 anos.

#juliettelewis #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (21/06), é aniversário do Joey Kramer, baterista da banda Aerosmith @aerosmith que completa 74 anos.

#joeykramer #aerosmith #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (21/06), é aniversário da cantora e compositora Lana Del Rey @honeymoon que completa 39 anos.

#lanadelrey #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (20/06), é aniversário do lendário cantor e compositor Brian Wilson @brianwilsonlive da banda The Beach Boys que completa 82 anos.

#brianwilson #boomerangmusic #happybirthday
Hoje (20/06), é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Zero, Guilherme Isnard @guilhermeisnardzero que completa 67 anos.

#guilhermeisnard #boomerangmusic #happybirthday
Hoje (20/06), é aniversário do cantor e compositor Lionel Richie @lionelrichie que completa 75 anos.

#lionelrichie #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (20/06), é aniversário compositor, baixista e cofundador da banda Duran Duran, Mr. John Taylor que completa 64 anos.

#johntaylor #duranduran #happybirthday
Hoje (19/06), é aniversário do cantor, compositor e escritor Chico Buarque @chicobuarque que completa 80 anos.

#chicobuarque #boomerangmusic #happybirthday #mpb