Tatiana Dauster lança plural novo álbum “Origami”

Destaque do alternativo carioca traz parceria com Jorge Mautner

 

A multiartista carioca Tatiana Dauster se desdobra em muitas em seu novo álbum de estúdio, “Origami”. Produzido por Emiliano Sette, o álbum reunirá poemas recriados em música, gravados com um espírito de performance livre ao vivo. O repertório do álbum é uma junção de composições com parceiros de longa data, como Jam da Silva, Wagner Pá e Magali, e inclui uma parceria com Jorge Mautner em “O Amor é Fatal”.

 

Ouça “Origami”: https://tratore.ffm.to/origamidauster 

 

“O Origami tem dobras, tem papel, tem poesia, tem brincadeira. Você cria diversas formas, é divertido e poético! Achei uma boa analogia para o que penso sobre esse disco, que se desdobra em diversos ritmos sem perder a unidade tímbrica”, conta Tatiana.

 

E o disco passa pelo samba (como “Mar” de Beto Brown com poesia de Fernando Pessoa), por uma explosão de alegria carnavalesca (“Chuá”, uma marchinha em parceria com Magali) e uma MPB leve (como em “Azul”,  em parceria com Guilherme Guimarães e Wagner Pá). Tudo para falar, com um olhar feminino, sobre o amor, a sensualidade, a boêmia, a política e o humor. Essa multiplicidade é a base de criação do álbum que tem como destaque a parceria com Mautner.

 

“O Mautner é um marco pro disco. Em 2015, eu o conheci e chamei ele para fazer o meu show no festival Verão no Castelinho. Nós lotamos o lugar e desde então, criamos um carinho um pelo outro. Na pandemia, eu falei que estava fazendo um disco e queria fazer uma música com ele e ele me ofereceu um poema”, ela conta.

 

Logo depois, inspirada pelo que ouviu, ela compôs a melodia sem mexer em nenhuma palavra do poema original. A faixa ganhará também um clipe especial dirigido pelo cineasta Roberto Berliner (“Nise – O coração da loucura”, “A pessoa é para o que nasce”, “Todos os corações do mundo” e clipes icônicos dos Paralamas do Sucesso).

 

Completando 30 anos de carreira neste ano, a artista deu seus primeiros passos na carreira nos anos 90, como backing vocal para a banda Acabou La Tequila e sua estreia, com um disco homônimo produzido por Pedro Luís, foi em 1998.

 

Assista o clipe de “Fora da Curva”: https://youtu.be/utiIt8Wm2Ks 

 

Agora, “Origami” marca uma nova fase. “Este é um disco muito espontâneo. Praticamente nós gravamos tudo ao vivo”, ela antecipa.

 

O álbum está disponível em todas as plataformas de música digital.

 

Ficha Técnica:

Direção Artística: Tatiana Dauster

Produção: Emiliano Sette

Mixagem e Masterização: Duda Mello

 

Emiliano Sette: Guitarra e Violão

Marcelo Sant’Anna: Bateria

Rique Bardana: Teclado e Piano

Rodrigo Sebastian: Baixo Elétrico e Acústico

 

Foto: Edu Monteiro

Capa: Mariana Hermeto

Escultura: Daisy Xavier

Galeria: Anita Schwartz

 

Músicos Convidados:

Alexandre Flautas: Flauta e Sax Alto

Maico: Trompete

Sandro Lustosa: Percussão

Thiagô: Sax Tenor (Arranjo de Naipe para “Another Day”)

 

Siga Tatiana Dauster

https://www.instagram.com/tatianadauster

 

Origami – por Júlio Moura

 

Origami é a arte de dobrar papel, sem cortes ou cola, que transforma uma folha plana quadrada numa escultura acabada.

Trata-se de um termo inclusivo para todas as práticas de dobradura, independente de sua cultura de origem.

 

Origami também é o título do novo álbum da cantora e compositora carioca Tatiana Dauster, já disponível em todas as plataformas. São doze faixas que se desdobram como papel fino para formar um mosaico de canções autorais, dela e de seus colegas de geração. Assim como o origami, a música de Tatiana é laminar, transformadora, inclusiva, surpreendente. Terna sem abrir mão da contundência.

 

“Todo dia é dia de renascer / e não temos tempo de temer o tempo / porque o tempo vai passar”, anunciam os versos de Nova Era, composição de Rodrigo Sebastian, responsável pelos contrabaixos do álbum, já na faixa de abertura. Escrita durante a pandemia, combina resignação e esperança, entre vírus de desigualdades e castelos de areia, sob um esperto groove setentista em ambiente roqueiro, com destaque para o piano honky tonky de Rick Bardana e a batera viralizante de Marcelo Santanna.

 

O Amor é Fatal tem música de Tatiana sobre poema de Jorge Mautner, o demiurgo profeta do Kaos, que fez a cabeça de diversas gerações, desde o início dos anos 70. “Conheci Mautner em 2015, na casa do (jornalista) Jorge Bastos Moreno e imediatamente o convidei para participar do meu show no Projeto Verão no Castelinho, no Rio. Ele topou no ato e desde então cultivamos uma relação de amizade e admiração mútua”, alinha Tatiana.

 

“Ligava para ele durante a pandemia e falávamos muito pelo telefone. Até que um dia ele recitou estes versos, que fui anotando com cuidado para não perder nada. Quando desliguei, a melodia veio instantaneamente”: “Despertar o amor de quem é mortal / e quer ter a beleza da natureza / o bom humor e lá em cima na centésima décima oitava dimensão / o amor e a paixão / compaixão”, filosofa o poeta. A música ganhou um clipe dirigido pelo cineasta Roberto Berliner da TV Zero.

 

Another Day, como o título indica, é uma canção em inglês, escrita pelo músico carioca radicado em Barcelona, Wagner Pa. Puxa para o reggae oitentista, em ambiente two tone de bandas como The Beat e The Specials, sobre o qual Dauster pulveriza o acento jazzy estiloso da escola Winehouse.

 

Chuá, primeiro single do álbum, lançado em maio, com letra de Tatiana e melodia bordada a quatro mãos com a compositora Magali, jorra gêneros em profusão: da marcha ao batidão, do frevo ao reggae com fumaça de cabaré. A letra inunda o balanço sanguíneo de uma parabeleza pop pós-concretista:

 

Parabeleza

Pararaios

Eu fui eu sou

Chi Chu

Chi Chuá

Hahahaha

Já fui já vim

Tô aqui pra falar

 

“Muitas das canções surgiram de poemas que escrevi e mostrei a parceiros. Magali puxou o cavaquinho e criamos uma música divertida, vibrante, um jato de vida. Passeia pela marchinha, vai pro reggae, desemboca no carnaval. Puro zig zag da existência”, destaca a cantora.

 

Surgida na cena musical no final dos anos 90, quando cantava com a banda Acabou La Tequila, Tatiana desde o início da carreira deu voz à turma que agitava o circuito carioca no período. Seu primeiro EP (1998) foi produzido por Pedro Luís, trazia uma composição de Rodrigo Maranhão, e contou com a participação de Rodrigo Amarante no show de lançamento. Em seu álbum de estreia, Tatiana Dauster (2004), com produção de Celso Fonseca, começava a desenvolver-se como compositora. No CD Medo e Força (2014), produzido por Alexandre Kohl, Tatiana assinou a autoria de quase todas as faixas do projeto.

 

Em Origami, a intérprete e a autora se complementam. Um dos destaques é Azul, parceria de Tatiana com Guilherme Guimarães, cantor do grupo Acorda Bamba, e o já citado Wagner Pá. Escrita há cerca de dez anos, a canção fora registrada no estúdio Garimpo, do produtor Emiliano Sette – responsável também pelas guitarras e a direção musical do trabalho – e permaneceu guardada. Durante a produção do álbum, Emiliano descobriu quase por acaso a gravação perdida, convocou os músicos e ajustaram as matizes: “refizemos minha voz e a de Wagner, modificamos a levada, mantivemos o violão e a voz do Guilherme da gravação original”, pontua Tatiana.

 

Outros compositores do universo de Dauster são os cariocas Raphael Gemal e Ernani Cal (em Serenata para São Sebastião), Beto Brown (que musicou o poema Mar, de Fernando Pessoa), o pernambucano Jam da Silva (que engrossa o caldo em Fora da Curva). Multicolor, Gnomos e Vento Sudoeste consolidam o trabalho até desaguar no suingue de Origami (Tatiana, Emiliano Sette e Rodrigo Sebastian). A faixa título arremata o álbum, repaginando os preceitos da delicada arte milenar:

 

Jogue fora aquilo que não cabe mais

Remova da cabeça

E deixe a brisa te pegar

Beba o sol, pegue o trem

E sinta que o fluxo saia da saia

 

“O origami tem dobras, tem papel, tem poesia, tem brincadeira. Você cria diversas formas, é divertido e poético. Este álbum também se desdobra em vários ritmos, sem perder a unidade dos timbres”, compara a cantora.

 

Como atesta o mestre do zen surfismo, Nelson Motta: “Tatiana é um talento carioca, cheia de suingue e bom humor. Vai longe e alto”.

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: BUILD UP MEDIA

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje (05/05), é aniversário do cantor e compositor Ian McCulloch @official_ianmcculloch que completa 66 anos.

Vocalista da banda Echo and The Bunnymen @officialbunnymen 

#IanMcCulloch #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (05/05), é aniversário da cantora e compositora Adele @adele que completa 37 anos.

#adele #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (04/05), é aniversário do cantor e compositor Lulu Santos @lulusantosoficial que completa 72 anos.

#lulusantos #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (04/05), é aniversário do cantor e compositor Herbert Vianna @herbertvianna dos Paralamas que completa 64 anos.

#herbertvianna #happybirthday #boomerangmusic
Lançado em maio de 1988, há exatamente 37 anos, era lançado "Stay On These Roads", o terceiro álbum de estúdio da banda norueguesa A-Ha @officialaha pela Warner Bros Records. 

Na época o álbum vendeu cerca de aproximadamente 4 milhões de cópias em todo o mundo. 

Faixas:

A1 Stay On These Roads

A2 The Blood That Moves The Body

A3 Touchy

A4 This Alone Is Love

A5 Hurry Home

B1 The Living Daylights

B2 There's Never A Forever Thing

B3 Out Of Blue Comes Green

B4 You Are The One

B5 You'll End Up Crying

Morten Harket @mortenharket
Paul Waaktaar-Savoy @waaktaarpal
Magne Furuholmen @magne_furuholmen 

#stayontheseroads #boomerangmusic #aha
Hoje (03/05), é aniversário do saudoso cantor e compositor James Brown @jamesbrown que completaria 92 anos.

#jamesbrown #happybirthday #soulman #soulmusic #boomerangmusic
A cantora e compositora Suzanne Vega @therealsuzannevega lança Flying With Angels , seu novo álbum,

É o primeiro álbum de estúdio de Vega desde Lover, Beloved: Songs from an Evening with Carson McCullers , de 2016 , embora, como esse disco continha músicas escritas meia década antes (para a peça Carson McCullers Talks About Love ) , Flying With Angels é, na verdade, o primeiro álbum de novas músicas de Suzanne em 11 anos ( Tales from the Realm of the Queen of Pentacles, de 2014, sendo o último).

Com “Flying With Angels”, Suzanne Vega reafirma sua posição como uma das grandes contadoras de histórias da música folk e promete entregar mais um disco repleto de profundidade e emoção.

Faixas 

01. “Speakers’ Corner”
02. “Flying with Angels”
03. “Witch”
04. “Chambermaid”
05. “Love Thief”
06. “Lucinda”
07. “Last Train from Mariupol”
08. “Alley”
09. “Rats”
10. “Galway”

#suzannevega #flyingwithangels #newalbum #boomerangmusic
Faleceu hoje (01/05), a cantora e compositora Nana Caymmi @nanacaymmi aos 84 anos.

#nanacaymmi #rip #MPB #boomerangmusic