Tatiana Dauster lança plural novo álbum “Origami”

Destaque do alternativo carioca traz parceria com Jorge Mautner

 

A multiartista carioca Tatiana Dauster se desdobra em muitas em seu novo álbum de estúdio, “Origami”. Produzido por Emiliano Sette, o álbum reunirá poemas recriados em música, gravados com um espírito de performance livre ao vivo. O repertório do álbum é uma junção de composições com parceiros de longa data, como Jam da Silva, Wagner Pá e Magali, e inclui uma parceria com Jorge Mautner em “O Amor é Fatal”.

 

Ouça “Origami”: https://tratore.ffm.to/origamidauster 

 

“O Origami tem dobras, tem papel, tem poesia, tem brincadeira. Você cria diversas formas, é divertido e poético! Achei uma boa analogia para o que penso sobre esse disco, que se desdobra em diversos ritmos sem perder a unidade tímbrica”, conta Tatiana.

 

E o disco passa pelo samba (como “Mar” de Beto Brown com poesia de Fernando Pessoa), por uma explosão de alegria carnavalesca (“Chuá”, uma marchinha em parceria com Magali) e uma MPB leve (como em “Azul”,  em parceria com Guilherme Guimarães e Wagner Pá). Tudo para falar, com um olhar feminino, sobre o amor, a sensualidade, a boêmia, a política e o humor. Essa multiplicidade é a base de criação do álbum que tem como destaque a parceria com Mautner.

 

“O Mautner é um marco pro disco. Em 2015, eu o conheci e chamei ele para fazer o meu show no festival Verão no Castelinho. Nós lotamos o lugar e desde então, criamos um carinho um pelo outro. Na pandemia, eu falei que estava fazendo um disco e queria fazer uma música com ele e ele me ofereceu um poema”, ela conta.

 

Logo depois, inspirada pelo que ouviu, ela compôs a melodia sem mexer em nenhuma palavra do poema original. A faixa ganhará também um clipe especial dirigido pelo cineasta Roberto Berliner (“Nise – O coração da loucura”, “A pessoa é para o que nasce”, “Todos os corações do mundo” e clipes icônicos dos Paralamas do Sucesso).

 

Completando 30 anos de carreira neste ano, a artista deu seus primeiros passos na carreira nos anos 90, como backing vocal para a banda Acabou La Tequila e sua estreia, com um disco homônimo produzido por Pedro Luís, foi em 1998.

 

Assista o clipe de “Fora da Curva”: https://youtu.be/utiIt8Wm2Ks 

 

Agora, “Origami” marca uma nova fase. “Este é um disco muito espontâneo. Praticamente nós gravamos tudo ao vivo”, ela antecipa.

 

O álbum está disponível em todas as plataformas de música digital.

 

Ficha Técnica:

Direção Artística: Tatiana Dauster

Produção: Emiliano Sette

Mixagem e Masterização: Duda Mello

 

Emiliano Sette: Guitarra e Violão

Marcelo Sant’Anna: Bateria

Rique Bardana: Teclado e Piano

Rodrigo Sebastian: Baixo Elétrico e Acústico

 

Foto: Edu Monteiro

Capa: Mariana Hermeto

Escultura: Daisy Xavier

Galeria: Anita Schwartz

 

Músicos Convidados:

Alexandre Flautas: Flauta e Sax Alto

Maico: Trompete

Sandro Lustosa: Percussão

Thiagô: Sax Tenor (Arranjo de Naipe para “Another Day”)

 

Siga Tatiana Dauster

https://www.instagram.com/tatianadauster

 

Origami – por Júlio Moura

 

Origami é a arte de dobrar papel, sem cortes ou cola, que transforma uma folha plana quadrada numa escultura acabada.

Trata-se de um termo inclusivo para todas as práticas de dobradura, independente de sua cultura de origem.

 

Origami também é o título do novo álbum da cantora e compositora carioca Tatiana Dauster, já disponível em todas as plataformas. São doze faixas que se desdobram como papel fino para formar um mosaico de canções autorais, dela e de seus colegas de geração. Assim como o origami, a música de Tatiana é laminar, transformadora, inclusiva, surpreendente. Terna sem abrir mão da contundência.

 

“Todo dia é dia de renascer / e não temos tempo de temer o tempo / porque o tempo vai passar”, anunciam os versos de Nova Era, composição de Rodrigo Sebastian, responsável pelos contrabaixos do álbum, já na faixa de abertura. Escrita durante a pandemia, combina resignação e esperança, entre vírus de desigualdades e castelos de areia, sob um esperto groove setentista em ambiente roqueiro, com destaque para o piano honky tonky de Rick Bardana e a batera viralizante de Marcelo Santanna.

 

O Amor é Fatal tem música de Tatiana sobre poema de Jorge Mautner, o demiurgo profeta do Kaos, que fez a cabeça de diversas gerações, desde o início dos anos 70. “Conheci Mautner em 2015, na casa do (jornalista) Jorge Bastos Moreno e imediatamente o convidei para participar do meu show no Projeto Verão no Castelinho, no Rio. Ele topou no ato e desde então cultivamos uma relação de amizade e admiração mútua”, alinha Tatiana.

 

“Ligava para ele durante a pandemia e falávamos muito pelo telefone. Até que um dia ele recitou estes versos, que fui anotando com cuidado para não perder nada. Quando desliguei, a melodia veio instantaneamente”: “Despertar o amor de quem é mortal / e quer ter a beleza da natureza / o bom humor e lá em cima na centésima décima oitava dimensão / o amor e a paixão / compaixão”, filosofa o poeta. A música ganhou um clipe dirigido pelo cineasta Roberto Berliner da TV Zero.

 

Another Day, como o título indica, é uma canção em inglês, escrita pelo músico carioca radicado em Barcelona, Wagner Pa. Puxa para o reggae oitentista, em ambiente two tone de bandas como The Beat e The Specials, sobre o qual Dauster pulveriza o acento jazzy estiloso da escola Winehouse.

 

Chuá, primeiro single do álbum, lançado em maio, com letra de Tatiana e melodia bordada a quatro mãos com a compositora Magali, jorra gêneros em profusão: da marcha ao batidão, do frevo ao reggae com fumaça de cabaré. A letra inunda o balanço sanguíneo de uma parabeleza pop pós-concretista:

 

Parabeleza

Pararaios

Eu fui eu sou

Chi Chu

Chi Chuá

Hahahaha

Já fui já vim

Tô aqui pra falar

 

“Muitas das canções surgiram de poemas que escrevi e mostrei a parceiros. Magali puxou o cavaquinho e criamos uma música divertida, vibrante, um jato de vida. Passeia pela marchinha, vai pro reggae, desemboca no carnaval. Puro zig zag da existência”, destaca a cantora.

 

Surgida na cena musical no final dos anos 90, quando cantava com a banda Acabou La Tequila, Tatiana desde o início da carreira deu voz à turma que agitava o circuito carioca no período. Seu primeiro EP (1998) foi produzido por Pedro Luís, trazia uma composição de Rodrigo Maranhão, e contou com a participação de Rodrigo Amarante no show de lançamento. Em seu álbum de estreia, Tatiana Dauster (2004), com produção de Celso Fonseca, começava a desenvolver-se como compositora. No CD Medo e Força (2014), produzido por Alexandre Kohl, Tatiana assinou a autoria de quase todas as faixas do projeto.

 

Em Origami, a intérprete e a autora se complementam. Um dos destaques é Azul, parceria de Tatiana com Guilherme Guimarães, cantor do grupo Acorda Bamba, e o já citado Wagner Pá. Escrita há cerca de dez anos, a canção fora registrada no estúdio Garimpo, do produtor Emiliano Sette – responsável também pelas guitarras e a direção musical do trabalho – e permaneceu guardada. Durante a produção do álbum, Emiliano descobriu quase por acaso a gravação perdida, convocou os músicos e ajustaram as matizes: “refizemos minha voz e a de Wagner, modificamos a levada, mantivemos o violão e a voz do Guilherme da gravação original”, pontua Tatiana.

 

Outros compositores do universo de Dauster são os cariocas Raphael Gemal e Ernani Cal (em Serenata para São Sebastião), Beto Brown (que musicou o poema Mar, de Fernando Pessoa), o pernambucano Jam da Silva (que engrossa o caldo em Fora da Curva). Multicolor, Gnomos e Vento Sudoeste consolidam o trabalho até desaguar no suingue de Origami (Tatiana, Emiliano Sette e Rodrigo Sebastian). A faixa título arremata o álbum, repaginando os preceitos da delicada arte milenar:

 

Jogue fora aquilo que não cabe mais

Remova da cabeça

E deixe a brisa te pegar

Beba o sol, pegue o trem

E sinta que o fluxo saia da saia

 

“O origami tem dobras, tem papel, tem poesia, tem brincadeira. Você cria diversas formas, é divertido e poético. Este álbum também se desdobra em vários ritmos, sem perder a unidade dos timbres”, compara a cantora.

 

Como atesta o mestre do zen surfismo, Nelson Motta: “Tatiana é um talento carioca, cheia de suingue e bom humor. Vai longe e alto”.

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: BUILD UP MEDIA

#SIGA NO INSTAGRAM
Em 17/11/1998, há exatamente 27 anos atrás era lançado o 5° album de estúdio da banda The Offspring @theoffspring "WELCOME TO AMERICANA".

Integrantes:

Dexter Holland – vocal, guitarra
Noodles – guitarra, vocais de apoio
Greg K. – baixo
Ron Welty – bateria

Tracklist:

01 Welcome
02 Have You Ever
03 Staring at the Sun
04 Pretty Fly (for a White Guy)
05 The Kids Aren’t Alright
06 Feelings
07 She’s Got Issues
08 Walla Walla
09 The End of the Line
10 No Brakes
11 Why Don’t You Get a Job?
12 Americana
13 Pay the Man

#theoffspring #welcometoamericana #boomerangmusic
Em 17/11/1987, há exatamente 38 anos atrás era lançado o primeiro álbum de remixes da cantora Madonna @madonna ‘You Can Dance’.

Tracklist

1. Spotlight” Madonna / Stephen Bray / Curtis Hudson / John “Jellybean” Benitez 6:23
2. “Holiday” Hudson / Lisa Stevens / Benitez 6:32
3. “Everybody” Madonna / Mark Kamins / Bruce Forest / Frank Heller 6:43
4. “Physical Attraction” Reggie Lucas 6:20
5. “Over and Over” Madonna / Bray / Nile Rodgers / Steve Thompson / Michael Barbiero 7:11
6. “Into the Groove” Madonna / Bray / Shep Pettibone 8:26
7. “Where’s the Party” Madonna / Bray / Patrick Leonard / Pettibone 7:16

#Madonna #youcandance #boomerangmusic
Em 16/11/2000, há exatamente 25 anos atrás era lançado o 3° álbum de estúdio da banda Charlie Brown Jr.  @charliebrownjr "Nadando com os Tubarões".

Produzido por Tadeu Patolla @tadeupatolla 

Formação

Chorão: vocal
Champignon: baixo, vocal e beatbox
Marcão Britto: guitarra
Thiago Castanho: guitarra
Renato Pelado: bateria

Tracklist 

01 Rubão
02 Ralé
03 Não é Sério
04 O Penetra
05 A Banca
06 Tudo Mudar
07 Fichado
08 Ouviu-se Falar
09 Amor Pelas Ruas
10 Essa é por Quem Ficou pra Trás
11 Transar no Escuro
12 Fundão
13 Somos Extremes no Esporte e na Música
14 Talvez a Metade do Caminho
15 Pra Mais Tarde Fazermos a Cabeça
16 No Desafio, Ibiraboys ( Vinheta ) / A União Prevalece
17 Trocando uma Idéia com Deus

#charliebrownjr #nadandocomostubarões #boomerangmusic
Em 16/11/1987, há exatamente 38 anos atrás era lançado o álbum de estreia do cantor e compositor Rick Astley @officialrickastley "Whenever You Need Somebody".

Tracklist

A1 – Never Gonna Give You Up – 3:32
A2 – Whenever You Need Somebody – 3:53
A3 – Together Forever – 3:25
A4 – It Would Take A Strong Strong Man – 3:40
A5 – The Love Has Gone – 4:20
B1 – Don’t Say Goodbye – 4:08
B2 – Slipping Away – 3:52
B3 – No More Looking For Love – 3:13
B4 – You Move Me – 3:42
B5 – When I Fall In Love – 3:02

#rickastley #wheneveryouneedsomebody #boomerangmusic
Em novembro de 2007, há exatamente 18 anos atrás era lançado o 8° álbum de estúdio da banda Charlie Brown Jr. "RITMO, RITUAL E RESPONSA", produzido por Chorão e Thiago Castanho.

Integrantes:

Chorão: vocal
Thiago Castanho: guitarra
Pinguim: bateria
Heitor Gomes: baixo

Tracklist:

01. Pontes Indestrutíveis
02. O que Ela Gosta é de Barriga
03. Não Viva em Vão
04. Ritmo, Ritual e Responsa
05. Be Myself
06. Uma Criança com Seu Olhar
07. Liberdade é Tudo
08. O Universo a Nosso Favor
09. Ninguém Entende Você
10. Quando Tudo Aconteceu
11. Beco Sem Saída
12. Sem Medo da Escuridão (Part. MV Bill)
13. Nua, Linda e Inigualável
14. Vida de Magnata (Part. de João Gordo)
15. Que Espécie de Vermes São Vocês?
16. Buscando um Novo Rumo
17. Vivendo a Vida Numa Louca Viagem
18. Curva de Hill
19. Direto e Reto Sempre
20. Skateboard Amor Eterno
21. Café Fundation
22. Paranormal
23. Senhor do Tempo

#ritmoritualeresponsa #charliebrownjr #boomerangmusic
Em 15/11/1983, há exatamente 42 anos atrás era lançado o 3° álbum de estúdio do cantor e compositor Ozzy Osbourne “Bark At The Moon”

Integrantes:

Ozzy Osbourne (vocals)
Jake E. Lee (guitars)
Don Airey (keys)
Bob Daisley (bass)
Tommy Aldridge (drums)
Additional musicians: Louis Clark (strings)

Track list:

	1.	Bark At The Moon
	2.	You’re No Different
	3.	Now You See It (Now You Don’t)
	4.	Rock ‘N’ Roll Rebel
	5.	Centre Of Eternity
	6.	So Tired
	7.	Slow Down
	8.	Waiting For Darkness

#ozzyosbourne #ozzy #barkatthemoon #jakeelee #bobdaisley #tommyaldridge #donairey #boomerangmusic
Em novembro de 1988, há exatamente 37 anos atrás era lançado o álbum de estreia do duo Milli Vanilli @millivanilli.official "All Of Nothing"

Integrantes:

Milli Vanilli

Rob Pilatus 
Fab Morvan 

Tracklist:

Lado A

1- Can't You Feel My Love 3:34
2- Boy In The Tree 3:11
3- Money 4:11
4- Dance With A Devil 4:11
5- I'm Gonna Miss You 4:00
6- All Or Nothing 3:44

Lado B

1- Baby Don't Forget My Number 4:08
2- Dreams To Remember 3:57
3- Is It Love 3:24
4- Ma Baker 4:23
5- Girl, You Know It's True 4:12

#millivanilli #boomerangmusic #allornothing
Em novembro de 2000, há exatamente 25 anos atrás era lançado o sexto álbum de estúdio da banda The Offspring @offspring "Conspiracy OF One", pela Columbia Records.

Integrantes:

Dexter Holland – Vocal e guitarra rítmica
Noodles – Guitarra líder e vocal de apoio
Greg K. – Baixo e vocal de apoio
Ron Welty – Bateria

Tracklist:

Lado A

1. Intro 0:05
2. Come Out Swinging 2:47
3. Original Prankster 3:40
4. Want You Bad 3:22
5. Million Miles Away 3:39
6. Dammit, I Changed Again 2:48
7. Living In Chaos 3:28

Lado B

1. Special Delivery 3:00
2. One Fine Day 2:44
3. All Along 1:38
4. Denial, Revisited 4:32
5. Vultures 3:34
6. Conspiracy Of One 2:17
7. 80 Times 2:05

#conspiracyofone #boomerangmusic #theoffspring