THIAGO RAMIL LANÇA “TODO DIA”, QUARTO EP QUE FECHA ÁLBUM VISUAL INÉDITO

PRIMAVERA: Novo EP “Todo Dia”: https://links.altafonte.com/lqeorp

 

Assista ao clipe: https://www.youtube.com/watch?v=pexTqZPzUG4

 

“O Sol marca o Andar do tempo e a Imensidão do universo Todo dia” será o conjunto de quatro obras que passeiam pelas estações do ano e revelam a diversidade sonora e cromática das novas composições do artista gaúcho

 

“Todo Dia” é o quarto EP do álbum visual que Thiago Ramil vem apresentando durante o mês de Abril nas plataformas digitais, acompanhado de quatro curtas-metragens em seu canal de YouTube. Cada EP contou com um produtor musical e um videomaker diferente, unidos pela temática sonora e estética das estações do ano.  “Todo Dia” traz os ritmos da primavera, as cores vivas e o som pulsante com influências afro-latinas capitaneadas pela produtora Andressa Ferreira, expressadas pela arte visual de Guilherme Becker, ao captar os movimentos da bailarina Geórgia Macedo.

 

A crescente canção que abre o EP, “Voltar a Voar” (Thiago Ramil / Geórgia Macedo) foi composta na estrada, num período de muitas viagens, e toca em dois pontos importantes para Thiago hoje: O desejo de voar, de sair da condição pandêmica, e a importância de se incluir na natureza, tendo a imagem do pássaro como persona. “Às vezes o ser humano se acha separado, destacado da natureza, mas é importante perceber que fazemos parte desse todo”, sugere ele, que trouxe a viola de Ricardo Borges e as vozes da musicista Marisol Mwaba para a canção.

 

A segunda faixa, “Das Oito às Oito” (Thiago Ramil / Ricardo Borges), mistura inspirações astrológicas e realistas. A canção constrói uma narrativa poética e forte ao espelhar as fases da lua ao movimento das pessoas que vivem a noite em suas rotinas. É a única música não-inédita do álbum, premiada no festival Nova Era, no início de 2020. A gravação teve a participação de Gutcha Ramil nos vocais e da produtora do álbum Andressa Ferreira nos coros, além dos músicos Tomás Piccinini (saxofone) e Sérgio Boré, tocando steel pan , um instrumento percussivo e melódico com metais.

 

Fechando o EP e o álbum, “Aroma de Romã” (Thiago Ramil / François Muleka / Jairo Pereira / Jady Hauani) traz uma pegada mais latina e alto astral ao trabalho, reforçando os tons abertos da primavera. “Eu estava passando uma temporada na casa do François em São Paulo e começamos a criar juntos, em grupo, e a música saiu muito rápido. Acho que é a faixa mais leve de todo o repertório e traduz bem a primavera, o amor e a paixão”, sugere Thiago, que confessa ter dificuldades de compor sobre o tema. “Acho que porque já há muitas músicas sobre amor na MPB, mas desta vez a canção ficou muito viva pra mim”, vibra ele, que também convidou os irmãos  François Muleka e Marissol Mwaba para cantar junto na gravação.

 

ÁLBUM VISUAL: Ao longo do mês de Abril, Thiago Ramil lança quatro EPs. Cada um com um caminho sonoro e cromático diferente. “Cada estação do ano tem uma tonalidade predominante: Verão – amarelo; Outono – vermelho; Inverno – azul; Primavera – verde. Dentro de cada EP, as músicas vão variando de tonalidade, na medida que se afastam de uma estação e se aproximam da outra. Dessa forma, o ápice da tonalidade está nas músicas do meio de cada EP.  Assim, a variação da coloração das músicas faz com que o álbum completo represente uma espécie de degradê (arco-íris), em que a cores vão variando sutilmente até retornar ao início, completando a volta”, explica Thiago.

 

Confira os 4 EPs a serem lançados em Abril.

 

01/04 – EP O Sol Marca (Verão)

Produção Musical: Felipe Zancanaro e Vini Albernaz

Direção Álbum Visual – Ilha Maravilha (Vini Albernaz, Marcelo Gafanha e Alércio Pereira)
Intérprete criadora: Geórgia Macedo

 


08/04 – EP O Andar do Tempo (Outono)

Produção: Guilherme Ceron

Direção Álbum Visual: Lucas Reis
Intérprete criadora: Geórgia Macedo

 

15/04 – EP E a Imensidão do Universo (Inverno)

Produção: Pedro Dom

Direção Álbum Visual: Isabel Ramil e Geórgia Macedo
Intérprete criadora: Geórgia Macedo

 

22/04 – EP Todo Dia (Primavera)

Produção Musical: Andressa Ferreira

Direção Álbum Visual: Guilherme Becker

Intérprete criadora: Geórgia Macedo

 

29/04 – Álbum completo

 

 

“O sol marca O andar do tempo E a imensidão do universo Todo dia”.

 

 

 

 

 

MAIS INFORMAÇÕES: FOGO NO PAIOL MUSIC HUB  Comunicação e Marketing