“Thriller”, de Michael Jackson, completa seu 35º aniversário

Ontem (2) a primeira transmissão do clipe de “Thriller”, de Michael Jackson, na MTV, completou o seu 35º aniversário.

 

Nenhum outro curta-metragem musical gerou tanto entusiasmo e chamou tanta atenção; prova é que, após mais de três décadas e meia, todos ainda o compartilhamos como uma lembrança coletiva. Um historiador escreveu que “Thriller é o Cidadão Kane dos curtas”. Thriller, de Michael Jackson, continua a ser o único videoclipe a ser incluído na elite do National Film Registry da Biblioteca do Congresso dos EUA.

 

Após superar os recordes da MTV com “Billie Jean” e “Beat It”, Michael revolucionou ainda mais a produção de vídeos musicais com este épico filme de 14 minutos em filme 35mm, legitimando como uma completa inovação artística e consolidando o lugar de Michael na história cultural como pioneiro de uma nova forma de arte.

 

O emblemático filme venceu três MTV Awards, dois AMAs e um Grammy.  Uma eterna favorita, a música “Thriller” voltou ao ranking Hot 100 em 20 de novembro de 2018, ocupando a posição 31, a mais alta desde 7 de abril de 1984.

 

Imagens disponíveis aqui – http://www.mjthriller.net/

 

FATOS SOBRE O THRILLER:

 

O curta-metragem Thriller foi escrito por John Landis e Michael Jackson e dirigido por Landis, tendo sido filmado em Los Angeles em outubro de 1983.  Amigos de Michael, como Marlon Brando, Fred Astaire, Rock Hudson e Jackie Kennedy Onassis fizeram questão de visitar o set.

 

A música faz parte do álbum Thriller, o mais vendido de todos os tempos, com performance de Michael Jackson e música e letra de Rod Temperton.   “Thriller” foi o 7º e último single do álbum, e o clipe fez com que o álbum estourasse as vendas.

Em uma exibição privada em novembro de 1983, a Vanity Fair escreveu “A classe mais alta compareceu… no histórico Crest Theatre, com capacidade para 500 pessoas: Diana Ross, Warren Beatty, Prince, Eddie Murphy. Catorze minutos após o início, o público estava de pé, aplaudindo e chorando, ‘Mais um! Mais um!’ e Eddie Murphy gritou “Mostre mais uma vez!” E eles mostraram.”

 

Michael Jackson’s THRILLER 3D estreou no Festival Internacional de Cinema de Veneza de 2016 e tornou-se o primeiro clipe musical lançado em IMAX 3D em setembro deste ano.

 

  • 722MM Visualizações Totais no Youtube
  • Primeiro clipe musical gravado em filme
  • Primeira estreia mundial de um clipe musical realizada pela MTV
  • Primeiro clipe musical a chegar às telonas
  • Primeiro (e único) clipe musical a ser introduzido no National Film Registry pela Biblioteca do Congresso dos EUA
  • Primeiro clipe musical a inspirar uma coreografia de dança viral
  • Primeiro clipe musical a ser lançado em IMAX 3D
  • A música “Thriller” voltou ao ranking Hot 100 em 20 de novembro de 2018, ocupando a posição 31, a mais alta desde 7 de abril de 1984
  • ## de visualizações do vídeo oficial no Youtube
  • Inspirou o maior flash mob (reconhecido pelo Guinness): 13.597 fãs realizaram a coreografia de Thriller na Cidade do México em agosto de 2009
  • “Thriller foi o Cidadão Kane dos curtas,” afirmou Joe Vogel, historiador da música.

 

Assessoria de Imprensa – Sony Music

#SIGA NO INSTAGRAM
Em 10/08/1984, há exatamente 42 anos atrás era lançado o álbum de estreia da banda The Red Hot Chilli Peppers 

Produzido por Andy Gill da banda Gang of Four.

Red Hot Chili Peppers

Anthony Kiedis – vocals
Jack Sherman – guitar
Flea – bass
Cliff Martinez – drums

#redhotchillipeppers #boomerangmusic

 #boomerangmusic #theredhotchilipeppers
Hoje, 10/08, é aniversário do baterista da banda Inxs @officialinxs Jon Farriss @jon_farriss que completa 65 anos.

#jonfarriss #happybirthday #boomerangmusic
Em 10/08/1984, há exatamente 42 anos atrás era lançado nos cinemas dos Estados Unidos o filme Cloak & Dagger, em português Os Heróis Não Tem Idade.

Dirigido por Richard Franklin

No elenco Henry Thomas, Dabney Coleman e grande elenco.

Filmaço! 

#cloakanddagger #osheroisnaotemidade #boomerangmusic
Hoje, 10/08, é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Jethro Tall @jethrotull_ Ian Anderson que completa 79 anos.

#iananderson #happybirthday #boomerangmusic
Em 09/08/1998, há exatamente 28 anos atrás era lançado o 13° álbum de estúdio do cantor e compositor Djavan @djavanoficial "Bicho Solto".

Tracklist 

1 Eu Te Devoro
2 Você É
3 Passou
4 Atitude
5 Amar É Tudo
6 A Carta
7 Pássaro
8 Retrato Da Vida
9 Be Fair
10 Tão Raro
11 Bicho Solto
12 Meu Bem-Querer

#bichosolto #djavan #boomerangmusic
Em 09/08/1982, há exatamente 44 anos atrás era lançado o 5° álbum de estúdio do cantor e compositor George Thorogood and the Destroyers "Bad to the Bone".

#boomerangmusic #GeorgeThorogood #badtothebon
Em 09/08/1982, há exatamente 44 anos atrás era lançado o single Save a Player, do álbum Rio, da banda Duran Duran @duranduran 

#duranduran #saveaplayer #boomerangmusic
Em 09/08/1986, há exatamente 40 anos atrás era lançado o 8° álbum de estúdio da banda Motörhead “Orgasmatron”.

Integrantes:

Lemmy Kilmister (vocals, bass)
Michael “Würzel” Burston (guitars)
Phil “Wizzö” Campbell (guitars)
Pete Gill (drums)

Track list:

	1.	Deaf Forever
	2.	Nothing Up My Sleeve
	3.	Ain’t My Crime
	4.	Claw
	5.	Mean Machine
	6.	Built For Speed
	7.	Ridin’ With The Driver
	8.	Doctor Rock
	9.	Orgasmatron

#motörhead #lemmykilmister #philcampbell  #orgasmatron