Tuyo dialoga sobre o ciclo de tentar e fracassar no segundo volume de Chegamos Sozinhos em Casa
Em oito canções, o trio paranaense traz participações de Lenine, Drik Barbosa, Jonathan Ferr, Shuna e RDD
“Chegamos Sozinhos em Casa é uma obra una, dividida em duas partes que, juntas, formam um mapa no qual podemos observar por quais lugares passamos para chegar até aqui”. Essa é uma das definições possíveis para o segundo disco da banda Tuyo – trio formado por Lio Soares, Lay Soares e Machado –, que dividiu o próprio processo de “adultecimento” em um álbum de dois volumes. Enquanto o primeiro, lançado em maio, traçou as transformações territoriais que inspiraram expectativas nos integrantes, o segundo se aprofunda nos sentimentos que atravessam a vida adulta independente do lugar. A inevitabilidade do fracasso, do fim de relações e da saudade que algumas rupturas deixam são alguns dos elementos que servem de combustível para as oito faixas de Chegamos Sozinhos em Casa vol. 02. Com patrocínio de Natura Musical, o disco chega hoje, dia 22 de julho (quinta-feira), nas plataformas de streaming, e traz parcerias com Lenine, Drik Barbosa e Jonathan Ferr. O DJ e produtor musical RDD (Rafa Dias, do ÀTTØØXXÁ) está presente na faixa “Do Lado De Dentro”, disponível com um videoclipe no canal oficial da Tuyo no YouTube .
Encarregada de iniciar o disco, “Do Lado De Dentro” traz versos que exaltam a possibilidade de uma pessoa se encontrar na outra (romanticamente ou não) e de se conectar sem filtros sociais. A sensação de intimidade se traduz no registro audiovisual – com direção de Lio e Marcão. “A gente, atualmente, até comemora algumas coisas, mas sempre debaixo da sombra de que algo difícil está acontecendo. No clipe, a gente mostra que dá pra comemorar e dançar, mesmo que seja só com o ombrinho e dentro de casa”, comenta Lio.
O clima intimista não se limita à primeira música. Ele é, inclusive, um dos elementos que costura a relação entre todas as composições. “Se o EP Pra Doer (2017) e o disco Pra Curar (2018) já aproximaram a gente de quem ouve Tuyo e acompanha a nossa trajetória, Chegamos Sozinhos Em Casa leva isso a outro nível por ser ainda mais íntimo”, destaca Lio ao falar das músicas, que versam sobre assuntos densos. É o caso de “Saudade Impura”, faixa escrita por Machado sobre a falta que sente do irmão que perdeu há quatro anos.
As temáticas que esbanjam sensibilidade se desdobram por outras canções. Em “Fracasso”, por exemplo, o trio fala sobre a necessidade de se responsabilizar pelas coisas que dão errado na vida. Para isso, contam com vocais do cantor pernambucano Lenine. “Sinto que essa música conversa com os trabalhos dele, com o jeito que ele fala verdades densas, mas de um jeito muito bonito e carinhoso”, observa Lay.
O repertório de Chegamos Sozinhos Em Casa vol. 02 também tem seus respiros, um deles com a participação da rapper Drik Barbosa, na música “Tem Dias”. Carregada de afeto, a canção mostra que o fim de relacionamento não é sinônimo de deletar momentos vividos. “É um final feliz pra uma história que podia terminar de forma triste. A gente tem aquela ideia de ficar junto pra sempre, mas, às vezes, esse prazo diminui”, explica Lio. “A Drik é a personificação do carinho e do sorriso, então a presença dela funciona como um ponto de luz no meio de um disco firme, de duras verdades”, complementa Lio.
As dualidades contidas nas relações – até mesmo na conexão consigo – ganham ainda mais espaço em “Turvo”. “Ela fala sobre a contradição de só nos percebermos quando temos os outros pra comparar”, define Lay. Sentimentos contrastantes também permeiam a canção “Hoje Eu Quero Chorar”. Iniciada a partir de um acontecimento que despertou em Lay uma associação com o filme O Auto da Compadecida (2000), a letra ganhou mais camadas de interpretação quando ela mostrou o refrão a Lio. Com versos como “Hoje eu quero chorar, hoje eu quero dormir com medo”, a música entoa a libertação que é poder se sentir vulnerável.
Próxima ao fim, a faixa-título mergulha na sensação de se perceber em meio ao caos e se ver apenas “replicando o que seu meio faz”, como explica Machado. O trio encerra Chegamos Sozinhos Em Casa vol. 02 de forma sucinta, com a experimental “Pouco Espaço”. Em colaboração com o pianista carioca Jonathan Ferr e Shuna, da dupla YOÙN, todos dividindo a produção, o grupo destrincha as possibilidades sonoras de uma única frase: “pouco espaço, pouco tempo, sem tempo irmão”. As reflexões percorridas no disco se encerram, assim, como um apelo para “normalizar a ideia de que as pessoas adultas também têm os seus momentos de desequilíbrio”, como conclui Lio.
Tuyo foi selecionado pelo programa Natura Musical, por meio da lei federal de incentivo à cultura, ao lado de nomes como Elza Soares, Emicida, João Donato e Letrux. Ao longo dos 16 anos, Natura Musical já ofereceu recursos para mais de 140 projetos no âmbito nacional, como Lia de Itamaracá, Mariana Aydar, Jards Macalé e Elza Soares.
“Nós acreditamos no impacto transformador que a música pode ter no mundo. E os artistas, bandas e projetos de fomento à cena selecionados pelo edital Natura Musical têm essa potência de mobilizar o público na construção de um mundo mais bonito, cada vez mais plural, inclusivo e sustentável”, afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding.
Ficha Técnica: TUYO | Chegamos Sozinhos Em Casa vol. 02 Direção Musical: Janluska e Tuyo Produção musical: Lucas Silveira, Janluska, jvck, Machado, Bruno Giorgi, Lucs, RDD Mixagem: Guigo Berger Masterização: Red Traxx Mastering (Tichauer)
1- Do Lado de Dentro feat RDD Produção: RDD Composição: Lio, Lay Soares , Machado, RDD
2 – Fracasso feat Lenine Produção: Lucs Romero, Janluska Composição: Lio, Lay Soares, Machado
3 – Saudade Impura Produção: Janluska Composição: Lio, Lay Soares, Machado
4 – Tem Dias feat Drik Produção: jvck, Janluska Composição: Lio, Lay Soares, Machado
5 – Turvo Produção: Bruno Giorgi, Janluska
Composição: Lio, Lay Soares, Machado
6 – Hoje eu Quero Chorar Produção: Lucs Romero, Janluska Composição: Lio, Lay Soares, Machado
7 – Chegamos Sozinhos em Casa Produção: Bruno Giorgi, Janluska Composição: Lio, Lay Soares, Machado
8 – Pouco Espaço feat Jonathan Ferr, Shuna Produção: Jonathan Ferr, Shuna, Janluska
Composição: Lio, Lay Soares, Machado, Jonathan Ferr, Shuna
Sobre Natura Musical
Natura Musical é a plataforma de cultura da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu cerca de R$ 174,5 milhões no patrocínio de mais de 518 projetos – entre trabalhos de grandes nomes da música brasileira, lançamento e consolidação de novos artistas e projetos de fomento às cenas e impacto social positivo. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do País e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais. Em 2020, o edital do Natura Musical selecionou 43 projetos em todo o Brasil e promoveu mais de 300 produtos e experiências musicais, entre lançamentos de álbuns, clipes, festivais digitais, oficinas e conferências. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente da música brasileira, com uma programação contínua de lives, performances, bate-papos e conteúdos exclusivos, agora digitalmente.
Com informações: TROVOA Comunicação