Universal Music celebra os 80 anos de Gilberto Gil com o lançamento do box “GILBERTO GIL – 80 ANOS”

Saiba mais em: https://www.umusicstore.com/gilberto-gil

 

Para celebrar os 80 anos de Gilberto Gil, a Universal Music lança, com venda exclusiva em seu site, um box com 12 CDs reunindo a obra gravada pelo artista durante os seus 10 primeiros anos de carreira, na gravadora Philips, entre 1967 e 1977.

 

O box “Gilberto Gil 80 Anos” repõe no mercado discos antológicos que estão há muito tempo fora de catálogo, com cuidadosa reprodução da arte original dos álbuns, letras das músicas e um texto sobre cada trabalho assinado pelo jornalista e produtor musical Thiago Marques Luiz.

 

A fase Philips é considerada a mais emblemática da discografia de Gilberto Gil e reúne álbuns antológicos que marcaram e delinearam a carreira do artista que conseguiu através de cada trabalho imprimir uma identidade única à sua música.  Cada álbum tem uma sonoridade específica e reflete o momento criativo de Gil, como se fosse uma fotografia do momento.

 

É o caso do álbum de estreia, “Louvação” (1967), que funcionou como um cartão de visitas de um compositor que já estava aparecendo através de algumas gravações com Elis Regina, Maria Bethânia e Elizeth Cardoso, que é o primeiro da caixa.  Foi nele que Gil se firmou como intérprete de personalidade das suas próprias obras.

 

O disco seguinte, que ficou conhecido como o álbum do fardão (por conta da foto da capa) já traz um Gilberto Gil consagrado pelo “Domingo no Parque”, do Festival da Record, e totalmente imerso no movimento tropicalista que ele criou com Caetano Veloso e as bases musicais do Rogério Duprat e dos Mutantes. Um clima que prosseguiu no trabalho seguinte, gravado pouco antes do artista ser exilado em Londres, em 1969. Nele, Gil aprimorou sua arte, incorporando-a ao experimentalismo que norteou seus próximos trabalhos.

 

Está no box também o disco em inglês gravado em 1971, em Londres, com forte influência do som que Gil estava absorvendo naquela época, principalmente o rock de Jimi Hendrix. Todas as canções são em inglês, sem nenhuma música “comercial” que pudesse ser trabalhada naquele momento pela Philips brasileira nas rádios. A parte instrumental do álbum foi basicamente toda gravada por Gil (violão, guitarra e percussão) e a parceria musical com Jorge Mautner, que também estava em Londres nessa época, nasceu com a explosiva “Crazy Pop Rock”, que encerra o álbum.

 

De volta ao Brasil, em 1972, fez “Expresso 2222”, considerado pela crítica uma de suas maiores obras. Gravado em 1972, em São Paulo, no estúdio Eldorado (o primeiro do Brasil a ter 16 canais), com abertura instrumental da Banda de Pífanos de Caruaru em “Pipoca Moderna”, é um trabalho que reconectou Gil às raízes mais brasileiras de sua música. Isso ficou marcado logo de cara com as releituras de dois grandes sucessos de Jackson do Pandeiro (“Chiclete com Banana” e “O Canto da Ema”), grande ídolo da juventude de Gil e uma influência que permeou a parte rítmica de sua música.

 

De volta também neste box o álbum duplo “Cidade do Salvador” (1974), que permaneceu inédito até o lançamento em 1998, na  caixa “Ensaio Geral”. Marcou um período que Gil estava inspiradíssimo, compondo muito. Originalmente, o álbum que se chamaria “Umeboshi” teve seu lançamento abortado por causa da agenda de Gil, na época.

 

Outros destaques são os álbuns “Refazenda” (1975) e “Refavela” (1977) que foram os dois últimos trabalhos de Gil pela Philips e que depois de alguns anos, na saída de Gil da gravadora, foram incorporados ao catálogo da gravadora Warner Music. Enquanto “Refazenda” é um disco inteiramente voltado para suas raízes nordestinas, “Refavela” se firmou dentro uma estética que misturou o pop e referências afro, que foram assimiladas pela viagem que Gil fez à Nigéria, naquela época.

 

Completam o box, quatro álbuns ao vivo: “Gilberto Gil ao Vivo” (1974), gravado no Tuca, em São Paulo, “Gilberto Gil ao Vivo na USP” (1973), “Doces Bárbaros” (o famoso disco duplo com Caetano Veloso, Gal Costa e Maria Bethânia, de 1976) e “Refestança” (1977), com Rita Lee.

 

A obra de Gilberto Gil nos seus 10 primeiros anos de carreira tem uma importância histórica porque traçou com régua e compasso todos os caminhos que sua música percorreu nas décadas seguintes, por isso esse box é tão especial e fundamental. É um presente tanto para o nosso homenageado, como para o público que há quase seis décadas reverencia uma obra ímpar e cada vez mais atual.

 

O box ‘Gilberto Gil 80 Anos’ está lindo e estamos muito orgulhosos desse lançamento. Gil é um artista de tamanha grandeza, que nos dá tanta alegria e merece todo nosso carinho e homenagens. Esse box está permeado de muitas canções de legado histórico da nossa MPB. O CD é uma relíquia que todos os que gostam verdadeiramente de música querem ter em casa e acreditamos que ele será muito bem recebido pelos fãs do Gil e por aqueles que apreciam música brasileira de primeira qualidade”, disse Paulo Lima, presidente da Universal Music Brasil.

 

 

 

 

Com informações: www.universalmusic.com.br

 Universal Music Brasil :: Departamento de Imprensa e Comunicação / PR

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 16/01, é aniversário do compositor e multiinstrumentista Johnny Boy @cjohnnyboy 

Baixista da banda IRA!

#johnnyboy #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 16/01, é aniversário da cantora e compositora Sade @sade que completa 67 anos.

#Sade #happybirthday #boomerangmusic
Em 14/01/1985, há exatamente 41 anos atrás era lançado 3° álbum de estúdio do cantor e compositor John Fogerty @johnfogerty "Centerfield".

Track Listing:

1. The Old Man Down the Road - John Fogerty (3.33)
2. Rock and Roll Girls - John Fogerty (3.26)
3. Big Train from Memphis - John Fogerty (2.58)
4. I Saw It On TV - John Fogerty (4.2)
5. Mr. Greed - John Fogerty (4.09)
6. Searchlight - John Fogerty (4.28)
7. Centerfield - John Fogerty (3.51)
8. I Can't Help Myself - John Fogerty (3.13)
9. Vanz Kant Danz - John Fogerty (5.3)

#johnfogerty #centerfield #boomerangmusic
Em 14/01/1980, há exatamente 46 anos atrás era lançado o 7° álbum de estúdio da banda Rush @rush "Permanent Weaves".

Line-up:

Geddy Lee (vocals, bass, keys)
Alex Lifeson (guitars)
Neil Peart (drums)

Track list:

	1.	The Spirit Of Radio
	2.	Freewill
	3.	Jacob’s Ladder
	4.	Entre Nous
	5.	Different Strings
	6.	Natural Science

#permanentwaves #rush #rushband #geddylee
Hoje, 14/01, é aniversário do guitarrista da banda Black Label Society, Mr. Zakk Wylde @zakkwyldebls que completa 59 anos.

#zakkwylde #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 14/01, é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Foo Fighters @foofighters Dave Grohl que completa 57 anos.

Foi baterista da banda Nirvana

#davegrohl #happybirthday #boomerangmusic
Em 13/01/1984, há exatamente 42 anos atrás era lançado o terceiro álbum de estúdio da banda The Pretenders @thepretendershq "Learning To Crawl"

The Pretenders

Chrissie Hynde – lead vocals (all but "Fast or Slow" and "Ramblin' Rob"), rhythm guitars, harmonica [uncredited], backing vocals

Robbie McIntosh – lead and rhythm guitars, backing vocals

Malcolm Foster – bass guitar, backing vocals

Martin Chambers – drums, backing vocals, lead vocals on "Fast or Slow", percussion

Tracklist

1. Middle Of The Road

2 Back On The Chain Gang

3 Time The Avenger

4 Watching The Clothes

5 Show Me

6 Thumbelina

7 My City Was Gone

8 Thin Line Between Love And Hate

9 I Hurt You

10 2000 Miles

#thepretenders #learningtocrawl #boomerangmusic
Em janeiro de 1985, há exatamente 41 anos era lançado o filme "Tuff Tuff - o Rebelde", filme de ação/comédia com James Spader e Robert Downey Jr. 

Classico Sessão da Tarde, dirigido por Fritz Kiersch.

#tufftuff #boomerangmusic