Vanguart lança versão para “Celeste”, de Renato Russo e Marisa Monte
Ouça aqui: https://vanguart.lnk.to/CelestePR
“Soul Parsifal” é uma jóia escondida no álbum “A Tempestade” (1996), da Legião Urbana. Composta por Renato Russo e Marisa Monte, originalmente ela se chamava “Celeste”, mas Renato alterou a letra e seu título quando gravou com a Legião Urbana. Ainda assim ela traz uma mensagem positiva num disco triste, que marcou a despedida do cantor e compositor.
Durante a pandemia Helio Flanders, vocalista do Vanguart ouviu muito esse disco. “Acho que tem algo muito tocante que é a vulnerabilidade do Renato Russo que se derrama por todo o álbum e essa faixa traz uma alegria, uma esperança, uma honestidade bem característica dele” – comentou. “Depois comecei a perceber que muitas pessoas não conheciam essa canção e sugeri para o Reginaldo regravarmos”. Eles optaram por gravar a versão original, que anos mais tarde foi lançada no álbum póstumo “Duetos”, Renato Russo (2010).
Assim, eles entraram no estúdio com o produtor Leonardo Marques e fizeram duas versões de “Celeste”, uma mais longa, de cerca de 5 minutos e uma edição mais curta de 3 minutos e quarenta.
Tanto para os fãs da Legião como para os fãs do Vanguart, é muito emocionante ouvir essa versão que contou com Hélio Flanders (voz e violão), Reginaldo Lincoln (baixo, guitarra, wurlitzer, hammond, harmonium e vocais), Kezo Nogueira (bateria) e Leonardo Marques (guitarra).
Recentemente o Vanguart lançou uma nova versão para “Demorou pra Ser”, de seu próprio repertório, com participação de Fernanda Takai.
Com informações: Piky – Mariana Candeias