Volpi The Artist reinventa a música pop com o EP “Incorrigível”

As quatro faixas da artista de 27 anos são alfinetadas na cultura machista, com letras sobre liberdade e empoderamento feminino

 

Originalidade para lidar com diversos ritmos e temáticas. É assim que a multiartista mineira Volpi The Artist se entrega no EP “Incorrigível”, lançado nesse 13 de dezembro nas plataformas de streaming. O EP tem quatro faixas autorais e inéditas, com feat. de sua conterrânea Alana Fox.

 

Escute o EP “Incorrigível” no Spotify | Assista os lyrics vídeos e o clipe de “Baby”

 

O nome do EP é uma referência direta à Maria, sua amiga que faleceu em 2022. Maria tatuou a palavra em sua pele. “Meus pais diziam que eu não tinha mais jeito, que eu era um caso perdido, incorrigível”, contou Maria à Volpi quando questionada sobre a tatuagem. O título rendeu uma boa escolha para o nome do EP, pois os versos de “Incorrigível” são transcendentais aos padrões sociais, principalmente quanto à conduta feminina.

 

“Maria ressignificou essa palavra, e eu comecei a enxerga-la como uma virtude que poucos possuem: a coragem de ser você mesmo. Existem várias coisas em mim que na opinião de muitas pessoas, precisa ser corrigido, como o tamanho do meu corpo ou minha sexualidade por exemplo, e quando eu precisei de um nome pro meu EP eu percebi que de certa forma, todas as faixas presentes no EP se conectaram através dessa palavra. Me orgulho de ser incorrigível, como a Maria era. Infelizmente a Maria veio a falecer em 2022, e essa foi uma forma que encontrei de homenagear ela.”, contou.

 

“Eu já tinha todas as composições quando tive a ideia, cada uma foi escrita em um momento diferente da minha vida, mas eu nunca acreditei em mim o suficiente pra realmente gravar e fazer acontecer o que eu sempre sonhei. Eu não tinha condições financeiras pra gravar minhas músicas e não tinha quem me ajudasse, sempre pareceu um sonho muito distante. Quando perdi Maria, minha melhor amiga, eu percebi que a vida não iria fazer sentido se eu não tentasse pelo menos uma vez ser a artista que sempre sonhei em ser, e foi quando me lembrei das composições que eu tanto amava e me divertia cantando sozinha.”

 

Como dito, o EP aborda questões sobre as mulheres, mas com olhar tão crítico quanto pessoalista e esperançoso quanto a dias melhores para elas. Assim, a primeira música, “Baby”, tem como temas a independência financeira, união e empoderamento entre as mulheres. A faixa “Gigante” é sobre aceitação, amor próprio e autoestima, enquanto “Âncora” fala de dores, revoltas, e a superação das feridas. “Boneca”, faixa de encerramento, retrata um romance entre duas mulheres, uma cis e uma travesti, e a mensagem central é de visibilidade a todos os tipos de relações, de amor e liberdade.

 

O EP tem uma sonoridade original e rica em diversidade, o que dificulta estabelecer um gênero específico. “É difícil colocar o ‘Incorrigível’ em uma caixinha, porque o ‘Incorrigível’ é um grande mousse dos meus ritmos favoritos. As músicas ‘Baby’ e ‘Gigante’ são trapfunks, ‘Boneca’ é um arrocha e ‘Âncora’ é um boombap com solos de guitarra. Eu queria mostrar no meu primeiro EP a minha versatilidade na música, quis me permitir fazer tudo que eu queria e do jeito que eu queria, ser ‘Incorrigível’ é sobre isso. Mas se fosse pra escolher um gênero, eu diria que esse é um EP de pop, porque o pop nacional/brasileiro é justamente isso, uma grande mistura de ritmos.”

 

Volpi reforça que o EP foi feito para mulheres que precisam se amar e se perdoar, e tem uma mensagem de empoderamento e aceitação. “Quero muito que mulheres de todas as cores, tamanhos e idades se identifiquem e dancem muito (e chorem muito também rs) ouvindo.”, convidou a artista.

 

Escute “Incorrigível”, que já está disponível nos principais streamings.

 

Faixa a faixa (por Volpi The Artist)

 

BABY: “Baby” é seu novo hino feminista! Trap, funk tamborzão, piano e elementos do funk dos anos 2000, tudo isso com rimas empoderadas e um refrão chiclete que não vai sair da sua mente!

 

GIGANTE: Essa música é a dose de autoestima que você precisa pra começar bem o dia! Muito dançante e com uma flautinha envolvente, “Gigante” é um trapfunk que fala sobre corpos reais, ambição e aceitação. É pra rebolar sem vergonha e sem medo de ser feliz.

 

ÂNCORA: Essa música é diferente de todas as outras presentes nesse EP. Trazendo solos de guitarra e um boom bap pesado, “Âncora” fala sobre minhas dores e revolta, uma faixa onde descarreguei toda minha raiva. Não, eu não sou rapper, sou poeta, e não tem outra palavra que define essa música se não poesia.

 

BONECA: E quem diria que um romance de carnaval iria render um arrocha? Inspirada em fatos reais, “Boneca” conta a história de duas mulheres (uma cis e uma travesti) que mal se viram e já foram se envolvendo, aquele romance de uma noite com gostinho de quero mais. E pra contar comigo essa história eu chamei minha amiga Alana Fox, que pra mim é uma referência no arrocha, piseiro e forró.

 

Sobre Volpi The Artist

 

Volpi The Artist tem 27 anos, nasceu e vive atualmente em Belo Horizonte, Minas Gerais. Em 2018, iniciou o projeto Foto de Mulher (@fotodemulher), com fotografia de nu artístico e pintura corporal, que inclui poesia e performance. Volpi também trabalha com fotografia comercial em vários segmentos (@photoartvolpi), e recentemente passou a realizar ensaios para capas de singles/álbuns. Volpi é artesã, pinta telas, MDF e roupas. Também é dançarina, estuda dança do ventre a dois anos e em 2025 pretende começar a competir em festivais. Além disso, Volpi ainda tem interesses como roteirista, diretora, atriz e dubladora de filmes e séries.

 

Na música, estreou em 2021 com o single “Remember”, parceria com o rapper capixaba Alex Emissário. Em 2022 e 2023 trabalhou nas composições do EP “Incorrigível”. No primeiro semestre de 2024 gravou as faixas com a parceria da cantora e produtora musical Alana Fox, lançando o EP em dezembro. No mesmo ano produziu e lançou o videoclipe da música “Baby”.

 

“A dança, a pintura, o teatro, a escrita, a fotografia, a música, eu diria que a Volpi é uma junção de tudo isso, e mais do que tudo minha persona artística é livre para fazer o que quiser e explorar as possibilidades. Algumas pessoas me questionam porque comecei tão tarde na música, e eu me pressionei muito pra finalmente começar, mas hoje eu entendo que estava me preparando, estudando, melhorando, pra quando chegar esse momento eu poder dar o meu melhor.”, disse ela.

 

Ficha técnica

 

Beat/mixagem/masterização/Produção musical de todas as faixas: Alana Fox

Composição de todas as faixas: Volpi the Artist

Guitarra da música “Âncora”: Filipe Bragio Konieczna

Participação na composição da música “Boneca”: Alana Fox

 

Siga Volpi The Artist

Instagram – TikTok – Youtube – Spotify

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: ASSESSORIA DE IMPRENSA: AGÊNCIA ASSESSART

#SIGA NO INSTAGRAM
Em 22/05/1990, há exatamente 36 anos atrás era o 2° álbum de estúdio do guitarra Steve Vai “Passion and Warfare”.

Integrantes:

Steve Vai (guitars, keys, bass)
Dave Rosenthal, Pia Vai, Bob Harris (keys)
Stu Hamm (bass)
Chris Frazier, Tris Imboden (drums)
Nancy Fagan, Jamie Firiotte (voice)

Track list:

	1.	Liberty
	2.	Erotic Nightmares
	3.	The Animal
	4.	Answers
	5.	The Riddle
	6.	Ballerina 12/24
	7.	For the Love of God
	8.	The Audience is Listening
	9.	I Would Love To
	10.	Blue Powder
	11.	Greasy Kid’s Stuff
	12.	Alien Water Kiss
	13.	Sisters
	14.	Love Secrets

#stevevai #daverosenthal #stuhamm #chrisfrazier #passionandwarfare
Em 22/05/2007, há exatamente 19 anos atrás era lançado o 10° álbum de estúdio do cantor e compositor Ozzy Osbourne @ozzyosbourne “Black Rain”.

Integrantes:

Ozzy Osbourne (vocals)
Zakk Wylde (guitars, keys)
Blasko (bass)
Mike Bordin (drums)
Additional musicians: Ralph ‘Stick’ Hermann (didgeridoo)

Track list:

	1.	Not Going Away
	2.	I Don’t Wanna Stop
	3.	Black Rain
	4.	Lay Your World On Me
	5.	The Almighty Dollar
	6.	Silver
	7.	Civilize The Universe
	8.	Here For You
	9.	Countdown’s Begun
	10.	Trap Door

#ozzyosbourne #blasko #zakkwylde #mikebordin #blackrain
Em 22/12/2012, há exatamente 14 anos atrás era lançado o 2° álbum de estúdio do guitarrista Slash @slash “Apocalyptic Love” released on May 22nd 2012.

Integrantes:

Myles Kennedy (vocals, guitars)
Slash (guitars)
Todd Kerns (bass)
Brent Fitz (drums, keys)

Track list:

	1.	Apocalyptic Love
	2.	One Last Thrill
	3.	Standing In The Sun
	4.	You’re a Lie
	5.	No More Heroes
	6.	Halo
	7.	We Will Roam
	8.	Anastasia
	9.	Not For Me
	10.	Bad Rain
	11.	Hard & Fast
	12.	Far and Away
	13.	Shots Fired

#slash #myleskennedy #apocalipticlove #toddkerns #brentfitz
Em 22/05/1989, há exatamente 37 anos atrás era lançado o 13° álbum de estúdio da banda Queen @officialqueenmusic “The Miracle”.

Integrantes:

Freddie Mercury (vocals, keys)
Brian May (guitars, keys)
John Deacon (bass, guitars, keys)
Roger Taylor (drums, keys)
Additional musicians: Brian Zellis (keys)

Track list:

	1.	Party
	2.	Khashoggi’s Ship
	3.	The Miracle
	4.	I Want It All
	5.	The Invisible Man
	6.	Breakthru
	7.	Rain Must Fall
	8.	Scandal
	9.	My Baby Does Me
	10.	Was It All Worth It
	11.	Hang on in There
	12.	Chinese Torture

#queen #freddiemercury #brianmay #rogertaylor#johndeacon
Hoje, 22/05, é aniversário do cantor, compositor e ex-vocalista da banda The Smiths @thesmithsofficial Morrissey que completa 67 anos

#morrissey #happybirthday #thesmiths #boomerangmusic
Hoje, 21/05, é aniversário do cantor e compositor Roberto Frejat @frejatoficial que completa 64 anos.

Foi vocalista da banda Barão Vermelho 

#robertofrejat #happybirthday #boomerangmusic
Em 20/05/1997, há exatamente 29 anos atrás era lançado o 2° álbum de estúdio da banda Foo Fighters @foofighters "The Colour and the Shape"

Integrantes:

Dave Grohl: guitarra, bateria, vocal
Pat Smear: guitarra, vocal de apoio
Nate Mendel: baixo
William Goldsmith: bateria

Faixas:

1.  Doll
2.  Monkey Wrench
3.  Hey, Johnny Park!
4.  My Poor Brain
5.  Wind Up
6.  Up In Arms
7.  My Hero
8.  See You
9.  Enough Space
10.  February Stars
11.  Everlong
12.  Walking After You
13.  New Way Home

#foofighters #thecolourandshape #boomerangmusic
Hoje, 20/05, é aniversário da cantora, compositora e atriz Cher @cher que completa 80 anos.

#cher #happybirthday #boomerangmusic